Especial de Halloween GMN + QSV

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Galera e Asseclas da Guardiã, a partir de hoje até o dia 31/10 o QSV mais o blog Guardiã da Meia Noite farão um Especial de Halloween. com entrevistas, curiosidades, lendas… tudo que tem direito, dos mais variados seres misticos!
Fiquem ligados na Guardiã que Queria ser Vampira, em breve teremos mais novidades!! o/


 A Convicta do QSV, googleou para nós a Origem do Halloween...Confira!!

Mas falar de seres místicos sem explicar como surgiu o halloween é meio estranho não?! Então, o que é o Halloween?! De onde veio!?Quando você pensa em "Halloween", o que vem em sua mente?

Provavelmente vem em sua mente um costume dos americanos com crianças se divertindo com "doces ou travessuras" ("trick-or-treating"), adultos com fantasias de bruxas, fantasmas, caveiras e máscaras assustadoras representado os mortos e claro as tradicionais abóboras. Mas perguntamos se você conhece a conexão do Cristianismo com este dia sagrado?

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos.Surgiu entre o povo celta, que viviam na Irlanda, Escócia e etc. Para os Celtas o dia 1º de novembro marcava o início do Ano Novo e a chegada do inverno. Na passagem do Ano Novo eles celebravam o festival de "Samhain", o Lorde da Morte.

Nesta comemoração os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos mortos, vagavam por todo o ambiente, incluindo também os fantasmas, bruxas. A fim de espantar os espíritos considerados maus eles usavam mascaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam o nabo (naquela época utilizavam o nabo no lugar da abóbora) colocando no mesmo uma chama.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Em 835 o Papa Gregório IV transformou a celebração de Samhain para a comemoração do dia de todos os Mártires e mais tarde para o dia de Todos os Santos, que naquela época era comemorada no dia 13 de maio e passou para 1º de novembro.

A noite anterior 31 de outubro ficou então conhecida como "All Hallow´s Even" ou "holy evening" eventualmente a palavra foi encurtada para "Halloween"(Hallow=Santificar)

No dia 2 de novembro a Igreja celebrava o Dia de Todos os Santos com o propósito de lembrar os mortos, orando pelos mesmos a fim de ajudá-los em caso de estarem cumprindo alguma expiação no purgatório. Muitos destes costumes são agora associados ao "Halloween" como por exemplo podemos citar o costume de ir de porta em porta pedindo doces (comida) era praticado na Irlanda centenas de anos atrás e para os que davam a promessa de prosperidade era oferecida e para os que não davam a má sorte iria perseguí-los.

Legal huh?! Espera pra ver o que ainda está por vir! A partir de hoje, a Guardiã da Meia-Noite que Queria ser Vampira trarão um super especial com os principais seres místicos que desde os tempos mais primórdios habitam nossos pesadelos – e ultimamente passaram a habitar nossos sonhos proibidos ou não ;x

http://www.bairrovilaolimpia.com.br/0MuralCultural/HalloweenFeliz3110/HistoriaDoHalloween.htm
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

Carpe Noctem!! 

4 comentários

  1. Adorei!!!
    Vou ficar esperando os próximos posts.
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei a matéria! Vou acompanhar as próximas postagens com certeza!
    Aproveite para participar das promoções que estão rolando no blog Nessa News:
    O sorteio do livro Caixa de Desejos de Ana Cristina Melo
    http://newsnessa.blogspot.com/2010/10/promocao-caixa-de-desejos.html
    O sorteio do livro 2012 Uma Aventura no Fim do Mundo de Vanessa Bosso
    http://newsnessa.blogspot.com/2010/10/promocao-2012-uma-aventura-no-fim-do.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. To adorando o especial, e ainda acabei conehcendo o QSV, que até então não conhecia hehe

    ResponderExcluir
  4. Acompanhei todos os posts e esqueci de avisar nesse, é mole? u.u

    Enfim, tô adorando o especial até agora! \o/

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!