Resenha: City of Glass - Cassandra Clare

domingo, 21 de novembro de 2010

Sinopse: Para salvar a vida de sua mãe, Clary precisa viajar à Cidade de Vidro, lar ancestral dos Shadowhunters (Caçadores de Sombras) - não importa que entrar a cidade sem permissão seja contra a lei e que desobedecer às leis possa significar a morte. Para piorar as coisas, ela descobre que Jace não a quer lá, e que Simon foi jogado na prisão pelos Shadowhunters, os quais estão profundamente desconfiados de um vampiro que suporta a luz do dia.
Enquanto descobre mais coisas a respeito do passado de sua família, Clary encontra um aliado no misterioso o Shadowhunter Sebastian. Com Valentine juntando a força total de seu poder para destruir todos os Shadowhunters, a única chance destes sobreviverem é lutando ao lado de seus inimigos eternos. Mas conseguirão os Downworlders (Moradores do Submundo) e os Shadowhunters colocar seu ódio de lado a fim de trabalharem juntos? Enquanto Jace percebe exatamente quanto está disposto a arriscar por Clary, conseguirá ela dominar seus recém-descobertos poderes para ajudar a salvar a Cidade de Vidro - custe o que custar?
O amor é um pecado mortal e Clary e Jace descobrem que os segredos do passados podem ser fatais ao enfrentarem Valentine no último volume da trilogia The Mortal Instruments (Os Instrumentos Mortais), integrante da lista de mais vendidos do New York Times.

Review da Guardiã:  Acabei de ler City of Glass agora a pouco...e ainda não me recuperei...acho que a única coisa que eu poderia dizer à vocês que poderia meio que dar um vislumbre de sua magnitude seria...PERFEITO!!! SIMPLESMENTE PERFEITO!!!
Realmente eu estava cheia de expectativas pelo último livro da Trilogia Instrumentos Mortais...estava com o coração apertado querendo saber o que seria de Jace e Clary e como a história iria se desenrolar para preencher todas as lacunas e solucinar todos os mistérios lançados pela autora...e realmente Cassandra não me decepcionou em nada!
O enredo do livro 3 não teve tudo, menos leveza!! Desde o inicio a tensão estava carregada em todas as páginas...iniciamos o livro sob ataque dos esquecidos...Jace, Simon e os Lightwoods indo para Alicante através do portal aberto por Magnus onde Jace deixa Clary para trás no intuíto de protegê-la (eu não preciso nem dizer à vocês que isso não adiantou em nada não é??)...Clary desenha sua runa e abre seu próprio portal, arrastando Luke (Lucian) com ela rumo à Cidade de Vidro em busca da cura para sua mãe (Jocelyn) que ainda se encontra em um coma mágico misterioso...

Mas vou parando por aqui para não dar Spoilers...mas realmente a cada novo capítulo eu quase tive um treco...Simon até o livro 2 ainda não havia me convencido...mas em City of Glass ele realmente ganhou a minha simpatia, até porque o coitado é um verdadeiro apito de chamar loucos!! (falei!!) tudo o que tinha dar errado com ele, com certeza dava!! Mas mesmo assim ele foi forte e virtuoso, encarando de coração aberto e superando todas as adversidades! Realmente Simon foi uma grata surpresa neste último livro, assim como Alec que conseguiu deixar suas atitudes insossas de lado e finalmente assumir seus sentimentos e demonstrar alguma personalidade.
Izzy (Izabelle...e este também será o nome da minha sobrinha que está para nascer..heheheh), como sempre foi um sopro de rebeldia, garra e determinação durante toda a história e também não decepcionou! Pelo contrário, ela foi promovida à calavaria...o que eu achei simplesmente ótimo, pois sempre achava que este posto seria do Alec e não dela.

Nunca pensei que eu fosse dizer isto, mas também teve um momento (claro que foi um breve momento) em que eu fiquei com ódio inclusive da cara do Jace!

As batalhas e maquinações políticas nos tiraram o fôlego durante todo o livro...e os engodos de Valentine pareciam nunca ter fim, novos personagens se juntam à trama, apimentando  os supense e nos deixando boquiabertos em diversos momentos! (Sério povo, vários momentos PQP durante a leitura!).

A maldade de Valentine continua sem limites e sua personalidade amoral parece não haver freios!!! Ele tira vantagem das fraquesas, manipula e mente descaradamente não importando a quem ele destruirá no processo, mesmo que isto signifique a destruíção de seus próprios filhos! Apenas um vislumbre de humanidade em Valentine nos foi demonstrado por Cassandra durante toda esta tragetória e realmente este foi o momento mais triste de todo o livro...quase morri chorando!! Realmente não conseguia acreditar no que estava acontecendo...e havia muito tempo que eu não tinha um rompante de lágrimas tão intenso como este!! (o último foi somente em Shadow Kiss quando o Dimitri foi capturado e bom...vocês sabem o que aconteceu depois disto né?!) Claro que também isto tudo não foi por causa de Valentine especificamente...mas vocês vão ter que ficar curiosos e ir ler o livro para saber o porquê!

Clary está mais forte do que nunca e realmente deixa de ser aquele mocinha boba para demonstrar sua fibra, enquanto Jace (o nosso Fodástico Inquebrável) está mais frágil do que nunca...e é esta inversão de papéis que torna este livro tão maravilhoso e tão delicioso de ler!! E como esta resenha está ficando enorme...heheheeh...é melhor eu ir finalizando...apenas quero deixar à vocês algumas citações lindas que me encheram de suspiros durante o livro:

Eu te amei, então eu chamei estas marés dos homens em minhas mãos e
escrevi minha vontade através do céu em estrelas.

-T. E. Lawrence

E abaixo, segue o único Spoiler desta resenha...mas eu não tinha como não compartilhar parte deste diálogo com vocês!! Agora o contexto em que ele ocorre e quem é o autor desta declaração para Clary...bom...aí somente lendo o livro pra saber!

"...Clary, desde a primeira vez que eu vi você, eu tenho
pertencido a você completamente. Eu ainda tenho. Se você me quiser.”

O final deixa diversos ganchos para uma continuação na história...e ainda bem que vamos conseguir um livro 4...Agora é esperar City of Fallen Angels!

Carpe Noctem!!

6 comentários

  1. Amo a série, ja li o primeiro livro todinho!!!!!!!!!

    Adorei a resenha =D

    Parabens

    ResponderExcluir
  2. Ai muito linda essa declaração pra Claire.
    Cara essa é uma das únicas séries que li que é simplesmente PERFEITA do início ao fim!!!!!!!!!!!!!!
    Sem falar que definitivamente o Simon não tem nada do Jacobmala.
    Esperando ansiosamente o livro 4!!!!!!!!!

    Bye

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei a resenha!
    Já marquei como livro de cabeceira :D

    ResponderExcluir
  4. AAAAHA
    RESISTI À TENTAÇÃO E NÃO LI.
    Estou até orgulhosa de mim... Mas é tentador demais ler a resenha >_<

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  5. É, vi que você realmente gostou do livro! Tenho que ler pelo menos o primeiro livro, e logo. Vi a sua empolgação em relação a essa série, e confio na tua opinião.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!