Resenha - Beautiful Creatures - Dezesseis Luas - Margaret Stohl & Kami Garcia

terça-feira, 15 de março de 2011

Algumas paixões estão predestinadas...outras são amaldiçoadas.


Sinopse: Quando Lena chegou a Gatlin, eu só tinha certeza de uma coisa: ela não se parecia com ninguém que o pessoal daqui já vira. E as diferenças não estavam apenas na aparência.
Eu tinha certeza que já havíamos nos encontrado antes, talvez nos sonhos. É, sei que parece idiota, mas eu vinha sonhando com alguém há tempos, alguém que eu não conhecia, alguém que, no sonho, precisava ser salva, ou tipo isso.
Antes de Lena eu estava contando os meses para deixar Gatlin, mas agora era diferente: havia Lena. E havia algo entre nós, uma atração que eu não conseguia explicar. Eu precisava conhecê-la melhor e entender o que eu estava sentindo. Mas, para me aproximar, teria que enfrentar o tio com fama de louco dela; Amma, nossa governanta supersticiosa, que tinha praticamente me criado; meu pai, que desde a morte de minha mãe só ficava trancado no escritório “trabalhando”; meus amigos e inimigos, as garotas populares da escola… E ainda havia o segredo, um tipo de segredo que não ficaria oculto por muito tempo em um lugar como Gatlin, um tipo de segredo que pode mudar tudo a sua volta…

Uma das principais atrações do Evento Verão Sobrenatural da Editora Galera Record, Dezesseis Luas sem dúvida foi a estrela dos lançamentos de literatura fantástica desta temporada. Margaret e Kami realmente hoje estão em foco pois conseguiram com este livro dar novos ares ao tema sobrenatura e sobre tudo ao mundo místico das Bruxas sem parecer ou ter seu livro comparado com Harry Potter.
São 488 de magia pura que encanta o leitor e nos leva a uma viagem fantástica ao mundo dos Conjuradores e ao amor impossível de Lena e Ethan


Ethan sonha com uma garota, um sonho intenso e desesperador...a corrida para salvar uma vida...a angústia para não perdê-la...mas o que ele não sabe é que ela é real e a pessoa que ele busca salvar em sonhos, também é ele mesmo.

Sua vida vira de cabeça para baixo quando dirigindo um rabecão, vestido longo, cabelos negros e All Stars surrados Lena se materializa em sua frente e é literalmente a garota dos seus sonhos...e neste exato momento, tudo faz sentido! Principalmente a razão de sua existência.


As autoras Margaret e Kami conseguem com maestria tecer uma linda história de amor, com uma cidadezinha esquecida e patriótica como pano de fundo, nos transportam ao tradicionalismo sulista americano. A história viva como eles mesmo falam em Gatlin realmente é o que mantém seus habitantes vivos e vivendo de memórias de uma batalha ganha mas em uma guerra perdida. Gostei bastante da retratação da vida na Carolina do Sul, onde a guerra é o orgulho das famílias Sulistas e não houve como não comparar com nossa Revolução Farroupilha, onde nos levantamos contra nossos irmãos, não pelo algodão, mas pelo preço do charque. Os costumes preservados, a encenação da famosa batalha, as caracterizações típicas regados a muito orgulho e preconceito são o estopin para que Ethan mergulhe em um mundo sombrio que até então ele desconhecia.


Juntos Ethan e Lena irão descobrir muito sobre eles mesmos e sobre a ordem mágica que rege a vida dos conjuradores...o tempo está se esgotando, logo Lena escolherá ou será escolhida. Será que o amor será o suficiente para tudo vencer?

("os dias sem você sangram até que o tempo não é nada mais do que um obstáculo que temos que superar") Lena  -  página 220 - Dezesseis Luas
  
Sombriamente o destino nem sempre é tão claro sobre o que devemos fazer ou qual caminho seguir...uma história de amor do passado pode ser uma pista ou a continuação de uma grande maldição.
A leitura embora seja carregada com o elemento gótico (luz contra escuridão) o tempo todo, toma ares de leveza com as tiradas de Ethan afim de resgatar constantemente sua amada dela mesma. 


"Ela fechou  os olhos e enterrou o rosto no meu moleton. Eu sabia que devia estar fedendo como um gambá selvagem." Ethan - página 242 - Dezesseis Luas
 Embora muitas vezes Lena dê uma pirada a lá Carry a Estranha, Dezesseis Luas ainda assim consegue sair do clichê da combinação dos elementos já conhecidos pelos leitores (magia+telecinese+adolescente instável e com baixa auto-estima) e Ethan é sua fortaleza. Nada como um mocinho babaca esperando a mocinha sem noção se meter em encrenca para poder salvá-la. 
Eles estão mais para amor puro que transcende o mal, transcende a vida e a morte e sanidade imediata para o coração e mente de Lena.

Os personagens secundários são muito bem definidos, Ama e Tio Macon são um caso sério de estrelismo....realmente eles roubam a cena em diversos momentos do livro, suas tiradas engraçadas e o extra protecionismo de Ama para cima de Ethan e o Sarcarsmo de Macon em todas as ocasiões dão uma batida mais dinâmica à Dezesseis Luas. 
Toda a família de Lena estão divinamente bem embasados e com personalidades muito marcantes, com ensinamentos e muita magia, serão nossos tutores quando entrarmos de cabeça neste mundo. A única coisa que não achei tão legal foi que o como Ethan é um jogador do time de basquete da escola, o nome do time é Wild Cats (mesmo nome do time do High School Musical, a partir daí, não consegui mais imaginar o Ethan sem ser o Zac Afron...kkkkk).

 Clique na imagem para entrar no site oficial:

É assim que tudo termina não com um estrondo mas com um gemido - Lena recitando T.S. Eliot - página 405 - Dezesseis Luas
    Dezesseis luas, dezesseis anos
    Dezesseis dos seus mais profundos medos
    Dezesseis vezes você sonhou com minhas lágrimas
    Caindo, caindo ao longo dos anos...

 Como terminará esta história ou como começará esta saga?? Para saber, tem que ler!!!

Confira as capas de Beautiful Creatures por todo o mundo:

Dezesseis Luas vai virar Filme...

O filme baseado no primeiro livro da série Beautiful Creatures, Dezesseis Luas (saiba mais sobre ele ou leia seu primeiro capítulo clicando aqui), já tem até o nome de seu diretor: Richard LaGravenese. Ele quer adaptar o roteiro para o cinema e dirigir o longa.
Richard é o responsável pelo roteiro dos filmes Erin Brockovich, Paris, eu te amo e P.S. Eu te amo, que também dirigiu. Já deu para ver que vem filmaço por aí, né? Para melhorar, a empresa que vai produzir o filme é a Warner Bros.
Em entrevista ao site Next Movie, Kami Garcia e Margaret Stohl disseram que  estão felizes em ter LaGravenese como seu diretor e esperam que o filme entre em pré-produção ainda esse ano.

Querem ver quem Kami e Margaret imaginam como possíveis personagens do filme?
Lena: Lucy Hale (da série Pretty Little Liars) ou Emily Browning
Ethan: Logan Lerman ou Steven R. McQueen
Link: Chord Overstreet (da série Glee)
Ridley: Kristen Bell
Marian: Rashida Jones
Sarafine (mãe da Lena): Famke Janssen
Amma: Alfre Woodard
Macon (tio da Lena): Jeremy Irons


Fonte: Aqui


Assista ao Book Trailer:

11 comentários

  1. Ainda não tinha visto esse booktrailer, adorei!
    Admito que não tava com tanta vontade de ler esse livro, mas to começando a mudar de ideia. haha
    Adorei a resenha! =)

    ResponderExcluir
  2. Oii! Ótima resenha!!
    Ouvi falar desse livro há pouco tempo atrás, mas não fazia idéia do que se tratava, mas depois dessa resenha, lerei com certeza!!!!
    Bjoos

    ResponderExcluir
  3. Adquiro ou não adquiro eis a questão!

    Estou ficando enjoada de young adult, dois únicos motivos que farão adquirir (não sei quando) é a narração ser feita pelo garoto (diferente) e por causa da scheila que postou essa incomoda resenha ótima.

    Poxa gêmea de compra só me faz gastar hein?!?!

    Sobre os personagens mesmo não lendo sou mais Lucy Hale e Steven R. McQueen.

    Beijos

    P.S.: Sche que organização mulher kkkkkk (vc sabe o que refiro kkkkkkk)

    ResponderExcluir
  4. olá. ^^

    eu quero muito esse livro, espero ganhar de presente, hahahah.
    A história parece ser bem diferente e legal. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. To louca para ler esse livro!Gostei da sinopse.

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo e estou amandoooo!!!
    Fiquei com medinho de ler a resenha, mas não encontrei nenhum spoiler intrometido...hehehehe
    Adorei tb o booktrailer!
    Bjao.
    =D

    ResponderExcluir
  7. Eu estou querendo TAAAANTO esse livro, nossa DD:
    Caramba, preciso demais! Ainda mais com esse booktrailer ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amei!!!
    vc e a Paty estão sendo muito más...Eu já comprei mas tá na estante ainda me esperando...Vou ter que me virar em 10, pois vcs duas estão me deixando com água na boca por alguns livros...aff...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou super a fim de ler esse livro... Estou concorrendo a ele em uma promo, espero ganhar :D
    Ainda mais depois dessa resenha, minha vontade de ler aumentou umas dez vezes, hehehe!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu to sempre dando uma passadinha por akie e acabei de ler Dezesseis Luas'
    O livro acabou sendo mais do q eu esperava e agr só estou pesando na balança se quero ler Dezessete Luas' ou Instintos Crueis'
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Cara o filme e uma verdadeira porcqria --'

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!