GMN Movie's Review: O Retrato de Dorian Gray

quarta-feira, 6 de abril de 2011





Sinopse: Londres. Dorian Gray (Ben Barnes) é um belo e ingênuo jovem, levado à alta sociedade local por Henry Wotton (Colin Firth), que lhe apresenta os prazeres hedonistas da cidade. Basil Hallward (Ben Chaplin), um artista que frequenta este meio, resolve pintar um retrato de Dorian, de forma a capturar sua beleza jovial. Ao ver o quadro Dorian faz a promessa de que daria tudo, até mesmo sua alma, para permanecer sempre com o visual nele estampado. A partir de então Dorian não mais envelhece, mas todos os pecados que comete e a idade que chega são demonstrados no retrato, cada vez mais terrível. Para que ninguém mais o veja, Dorian decide esconder o retrato no sótão de sua casa. 

Review da Guardiã: Bom, eu vi este filme no PC mesmo pois depois de muito procurar em DVD, simplesmente não encontrei em nenhuma locadora. 
Como não é segredo para ninguém, eu nunca fui fã do Ben Burnes, ainda acho que ele não é um bom ator e para mim o único papel que lhe cai como uma luva é o do Príncipe Caspian em As Crônicas de Nárnia. Mesmo assim, o filme O Retrato de Dorian Gray (esta é uma re-filmagem pois o original data de 1945) inspirado no romance de Oscar Wilde é uma boa opção para relaxar durante um tempo. 
Como a Sinopse já conta, Dorian é um rapaz ingênuo e humilde que vai para Londres assumir os bens de um tio rico que bateu as botas, encantado pelos excessos da grande metrópole, juntamente com seu mais novo melhor amigo Lorde Hanry, ele entra de cabeça na depravação total. 


Sem escrúpulos e cada vez mais fascinado pela lacívia, desejado por todas as mulheres e alguns homens também, Dorian respira, come e bebe de sua vaidade e esta é como um câncer corrompendo seuas alma e deteriorando todos o seu caráter.






Entre uma orgia e outra, Dorian aceitas ser pintado por Basil, um amigo muito querido que nutre por ele uma admiração bem a quem do normal. Neste momento torna-se muito clara as intenções de Basil e para a época, temos que reverenciar Oscar Wilde por ter a coragem de deixar sub-entendida a paixão nutrida por ele em relação à Dorian.

O retrato motivo de orgulho e ostentação à sua vaidade de Dorian, passa a guardar não somente a essência de sua imagem, mas também a essência de sua alma corrompida, passando assim a envelhecer em seu lugar. 

Um filme bem produzido e que proporciona um bom divertimento. Recomendo!
 Definição da Wikipédia:
Este "Retrato de Dorian Gray" é curioso. Um jovem que se envaidece de si mesmo, que se torna amante de si mesmo e da arte abstrata e pura, e que em seu nome de inanidades sociais, insensibiliza, diagnóstica e se auto-desculpa. Não há redenção naquele jovem, mesmo quando acaba por querer mudar de vida, já que o faz pelo fato novidade, pelo amor ao novo, à arte de viver... Cheia de ilustrações que ele já quase tinha esgotado numa vida sensaborona e sem interesse humano do que a vilanização do ser...



Recentemente aqui no Brasil, foi lançado o livro O RETRATO DE DORIAN GRAY com o texto original de Oscar Wilde (não a primeira edição publicada em Londres onde teve diversos trechos suavisados para não escandalizar a sociedade da época) em edição bilíngüe e com a capa nova do ultimo filme lançado. (Eu já comprei o meu na Saraiva!!! Em breve a resenha completa aqui!!)

9 comentários

  1. Olha, nunca vi ninguém falar desse filme, apesar de eu conhecê-lo, mas também nunca assisti, minha irmã que viu uma vez mas detestou, talvez por ela só ter 14 anos e não entender certos aspectos, mas eu já conhecia a estória e quis ver, ainda não consegui, mas depois desse incentivo vou fazer uma forcinha!!
    Bjoos

    ResponderExcluir
  2. eu adoro o ator que faz o Dorian é lindo demais, adoro os filmes com ele. ^^
    Ainda não vi o filme, mas tenho muita vontade.
    O livro não me interessa muito. =/

    beijos Girls. ^^

    ResponderExcluir
  3. EU SOU SUPER FÃ DE BEN BARNES, ACHO QUE ELE TEM UM ESTILO ÚNICO E GOSTEI DO FILME.
    TALVEZ VOCÊ NÃO TENHA ENCONTRADO PARA ALUGAR PORQUE O FILME ENTROU NOS CINEMAS TEM UMAS TRÊS SEMANAS, APESAR DE JÁ TER PARA DOWNLOAD À UM TEMPO.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Que legal!
    Acho que vou ver o filme... E ler o livro, claro.
    *-*
    Beijokas
    Bianca
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Assisti e gostei muito desse filme! Gostei do final... Onda na minha opinião o amor sempre vence, de uma forma ou de outra...

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse ator, mas sabe que não me animei em assistir? Sei lá pode ser a minha vibe do momento rs...
    beijocas
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro esse filme e adoro o ator, e o livro eu tenho na versão capa dura lançamento da abril, mas me interessei por esse bilingue, é um filme bem diferenciado, tem que entender bem o conceito do livro para apreciar o filme

    ResponderExcluir
  8. Eu não li e nem vi o filme. E vou falar que não tinha muito interesse nesse livro até montar o blog, porém agora quero muito lê-lo e depois que li uma crítica sobre o filme,fiquei com vontade de vê-lo tbm.
    Agora, amiga, você me deixou mais interessada em vê-lo. Vou procurar...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. ahhh agora vou ter que ler o livro para poder ver o filme!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!