Resenha Especial: Destino - Ally Condie - @Suma_BR

terça-feira, 28 de junho de 2011



Destino
Ally Condie

Na distopia criada pela autora, o futuro parece muito tranquilo. Os indivíduos têm acesso à educação, emprego e todo o bem-estar que um governo pode proporcionar - as ruas são extremamente limpas e organizadas e os meios de transporte são moderníssimos. Mas é esse mesmo governo, a quem todos chamam agora de Sociedade, é que decide onde se deve morar, o que comer, onde trabalhar, como se divertir, com quem se casar e quando se deve morrer.
"Quando penso sobre de onde veio a idéia para este livro, tenho que dar todos os méritos ao meu marido", revela a autora. "Nós estávamos tendo uma conversa sobre casamento, e ele perguntou: e se o governo pudesse decidir com quem as pessoas deveriam casar, e se este sistema fosse realmente excelente? E então nós começamos a falar sobre a idéia das pessoas serem divididas por pares."
Em "Destino", primeiro livro de uma trilogia, a protagonista Cassia tem absoluta confiança nas escolhas que a Sociedade lhe reserva. Ter o futuro definido pelo sistema é um preço aparentemente pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável e pela escolha do companheiro perfeito para formar uma família. Como a maioria das meninas, aos 17 anos, ela já está pronta para conhecer seu Par. Após o anúncio oficial, a menina sente-se mais segura do que nunca. Romântica, sonhava há anos com o momento do Banquete do Par, a cerimônia em que a Sociedade aponta aos jovens com quem irão casar. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.
Na cerimônia, Cassia recebe um microcartão onde estão armazenadas todas as informações que precisa saber sobre seu futuro marido. Mas ao inseri-lo no terminal de sua casa, tem uma grande surpresa: a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo. É Ky Markham, um antigo vizinho, quem ela vê. Neste instante, o mundo de certezas absolutas que conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão.
A partir deste momento, a autora cria um clima de angústia e expectativa em função da culpa que a adolescente sente por estar se desviando do que a Sociedade espera. Ao contrário de outras obras de ficção científica, o livro não é centrado em cenas de ação. "O universo de Destino foi inspirado em uma série de pequenas experiências ao longo de minha vida. Coisas aparentemente simples, mas que me marcaram de forma profunda, como aquela conversa com meu marido sobre o futuro e o meu baile de formatura. E outras coisas ainda mais genéricas, como a sensação de se apaixonar ou ter o primeiro filho. Acho que o meu livro é diferente das obras do mesmo gênero exatamente por estar centrado em questões mais introspectivas."

Resenha da Guardiã: É Sábado a noite e acabo de ler Destino...e tentando focalizar por onde começar esta resenha. Não esperem nenhuma resenha técnica ou algo do gênero, pois realmente ainda estou emersa na história, não consigo respirar...tamanha a minha ansiedade e expectativa para continuar a leitura e tentar saber a continuação desta deliciosa história...alguém tem um comprimido verde para me dar?
A sinopse do livro que está disponível no site da Suma de Letras e nas melhores livrarias já revela muita coisa, então farei o possível para não dar Spoillers (mas não garanto nada! Vocês sabem como eu fico quando me empolgo com um livro).

Cassia é uma garota de 17 anos que sonha com seu par...conhecemos ela e seu melhor amigo Xander no trem aéreo a caminho do banquete onde irão conhecer seus futuros companheiros para o resto da vida..o Banquete do Par. Uma solenidade que marca um dos principais ritos de passagem para A Sociedade. Através do sistema à prova de falhas de seleção dos pares, A Sociedade garante a supremacia genética que permite filhos saudáveis e longevidade...e assim é a sua vida, eles escolhem tudo! Com quem casar, onde viver, qual a sua vocação e onde irá trabalhar, quais serão suas horas de laser, o que fará com elas e quando irá morrer.
...Cem Poemas, aqueles que a Sociedade escolheu guardar, quando decidiram que nossa cultura estava entulhada demais. Criaram comissões para escolher os cem melhores de tudo: Cem Canções, Cem Pinturas, Cem Histórias... O resto foi eliminado. Para sempre. Para melhor.
Cassia - Destino - página 23
Não precisamos saber tudo, cada um sabe apenas o que é necessário para as suas funções. Tal especialização evita que as pessoas se sobrecarreguem. Não precisamos compreender tudo. E, como nos lembra a Sociedade, existe uma diferença entre conhecimento e técnologia. O Conhecimento não nos falha.
Cassia - Destino - página 24

Ally narra Destino todo em primeira pessoa e é pelos olhos de Cassia que temos contato com toda a grandiosidade do sistema da Sociedade, por ela experimentamos  seu cotidiano satisfatório por pertencer a algo maior e melhor, e seu orgulho por tudo o que a Sociedade é e lhes proporciona. Experimentamos através dela toda a excitação de aguardar a escolha de seu par...e toda a felicidade ao descobrir quem ele era...alguém familiar, confiável e que ela já amava por conhecê-lo durante a vida toda...Xander, seu melhor amigo...mas houve um erro...mesmo a Sociedade não errando.
- Cassia Reyes, a Sociedade tem o prazer de lhe apresentar seu Par.
Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim.
Não é o rosto de Xander.
Cassia - Destino - página 24
E então, assim como Cassia, notamos Ky pela primeira vez...mesmo a Sociedade garantindo à ela que houve um erro e o rosto deste outro garoto não devesse estar no seu microcartão...a dúvida foi plantada...e ela florece.
Florece como as rosas rescem plantadas nos jardins, mas sobre tudo como a natureza em uma colina...e esta colina realmente é algo especial compartilhado com os leitores. Ahhhh, como eu suspiro ao lembrar de cada conversa, cada gesto, cada olhar...Ally consegue com poucas palavras, muitos rabiscos e uma poesia compartilhada apenas entre duas pessoas no mundo encantar aos leitores.

Passamos a fazer parte das dúvidas de Cassia, tanto quanto à Sociedade, quanto ao sistema de Pares que até então era uma das únicas coisas em que ela realmente tinha certeza e necessitava manter esta certeza acima de tudo.
Mantenho meus dedos presos aos dele enquanto andamos até o centro de recreação. Talvez, se eu não soltar, isso prove que nosso destino era ser mesmo um Par. Que aquele outro rosto na tela não significa nada: que foi só um defeito temporário no microcartão.
Cassia - Destino - página 29
Mas Ky também é bonito, mais do que isso, ele é sensível, seus olhos azuis profundos tem muitas histórias para contar e contam...nestes olhos...Cassia mergulha de cabeça em águas profundas, cheias de novidades, de pesares, mas sobre tudo de AMOR...e seu mundo se expande...e ela tem a certeza que com Ky ela pode conquistar o mundo.

Duas vidas.

Cassia passa a viver uma vida dupla, compartilhando experiências novas com Ky em uma colina encantada, tentando manter as aparências para a Sociedade executando suas tarefas como classificadora, comendo quando lhe mandam comer, dormindo quando tem que dormir e compartilhando o que se espera que será o seu futuro com seu Par escolhido por eles...Xander. Mas ela também ama Xander...ama sua confiabilidade, sua amabilidade e sua familiaridade...amar Xander é como vestir seu pijama favorito de flanela...mas será que isto ainda é o suficiente?

A dúvida plantada pelo erro, a dúvida plantada por um Poema de seu avô pouco antes de sua morte...nada mais será como antes.
Você acha que não tem nada aqui porque nós não tentamos resistir. Mas têm palavras nas nossas cabeças que ninguém mais conhece. E o meu avô morreu nos próprios termos dele, não nos seus. Nós temos coisas de valor, mas vocês nunca vão conseguir encontrar porque nem sabem onde procurar.
Cassia - Destino - página 136
Antes que eu conte todo o livro para vocês (vocês perceberam o quanto me empolguei ao ler Destino né??? ahhhh realmente estou de coração partido após a leitura...), vou deixando para vocês um pedacinho de uma alma...de alguém que luta para não ser notado, alguém inteligente, cujo o seu principal talento sempre foi passar despercebido...alguém de sorriso franco e olhos profundos...por quem com certeza você também irá se apaixonar.
A princípio quando a chuva caiu
Do céu tão grande e profunda
Tinha cheiro de sálvia, meu cheiro preferido.
Fui até o alto do morro para vê-la chegar
Ver os presentes que ela sempre trazia
Mas esta chuva mudou de azul para negro
E não deixou
Nada.
E mais uma citação de Cassia...onde o conflito interno e a reflexão já não são somente dela a muito tempo!!! Convido vocês para conhecer DESTINO.

Os dois desejos se enfrentam dentro de mim: o desejo de ficar em segurança e o desejo de saber. Não sei dizer qual dos dois vai ganhar.
Cassia - Destino - página 167


Assista ao Book Trailer de Destino.


Conheça a Capa de Crossed - Livro 2 da Trilogia Destino de Ally Condie

24 comentários

  1. Amei Destino! Não vejo a hora de ler Crossed *-* Mas acho que vai demorar para chegar, nem lançaram lá nos EUA... T-T
    Ótima resenha, adorei os quotes!
    Beijoss!
    Bianca,
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei a narrativa semelhante com Feios, talvez um pouco mais romantica, me interessei bastante pela história.

    E amiga vc arrasou na resenha, adorei as citações, e realmente incentivou a comprar o livro.

    Vou ver se compro em julho, já que a Sche cof cof cof vai fazer greve de compras cof cof cof Nossa que tosse deve ser o frio kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. A resenha ficou muito boa... mas não consigo ser convencida a ler esse livro.............

    ResponderExcluir
  5. faz tempo que to paquerando esse livro
    fiquei curiosissima pra ler :)

    ResponderExcluir
  6. Estou a muito tempo querendo ler esse livro. Nunca tinha lido uma resenha dele, mas adorei essa.
    Agora estou ansiosa para ler e conhecer Cassia, Xander e Ky.
    =*
    Nathi Mota.
    http://nathieseuslivros.blogspot.com/
    @Nathi_Cullen

    ResponderExcluir
  7. Eu to querendo esse livro já faz um tempinho :)
    Me interessei pela história e simplesmente me encantei pela capa (principalmente a capa de Crossed *-*)
    Beijocas ;*

    ResponderExcluir
  8. Gostei desse livro desde a primeira resenha que li, confesso não tão completa como a daqui.rsrs.Gostei muito da capa do primeiro livro, já do segundo não gostei muito, achei a roupa da moça muito sem graça.
    Quanto a história,achei interessante, mesmo porque apesar de um pouco exagerada, muitos governos já tentaram fazer exatamente o que o livro conta, comandar a mente das pessoas, dizer o que devem pensar, e não dando liberdade para se exprimirem.Quero muito ler esse livro.Bjkss

    ResponderExcluir
  9. A primeira coisa que eu gostei nesse livro foi a capa =X , é eu sei, não devia ser assim, mas ela é muito linda *-*
    Ai passando para a história , parece ser bem interessante e tbm dá pra ver uma lógica na capa.
    Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de historias distópicas vide Feios e Jogos Vorazes!!!! e Destino pelas resenhas q leio parece lembra Feios mas como vi na resenha é mais centrando no romance q tem poucas cenas de ação. Fica meio difícil porq gosto muito de ação mas basta ser uma distopia com uma SOCIEDADE controladora pra mim ler...Essa resenha acho q foi a mais empolgante q li de Destino.....Minha amiga tem o livro, vou emprestar se não ganhar na promo né?hah.

    ResponderExcluir
  11. Estou com vontade de ler Destino, mas confesso que achei que o livro tinha mais ação! A declaração da autora de que se baseou em alguns momentos da vida dela para escrever o livro diminuiram um pouco meu ânimo para a leitura, mas a sua resenha me reanimou o/
    Embora a história tenha um tema diferente, pelo que entendi, vemos mais uma vez uma moça e dois rapazes, mas não vou reclamar disso... só espero que tudo termine bem, fiquei procupada com seu coração partido, gosto de finais felizes xD
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha e o livro, não vejo a hora de ler porque o livro tem a ver com a nossa sociedade (minha opinião)
    Agora estou entendendo mais a capa do livro, a bola de cristal onde ela está representa a sociedade e no segundo livro ela vai quebrando a bola de cristal para se libertar dessa sociedade
    Ameiiiiiiiiiiii !!

    ResponderExcluir
  13. amei a resenha gostei muito e to muito curiosa pra poder descobrir junto com a personagen tudo ao redor dela e qual será a reação dela...Até que ela se cansa de ser mandada e se revolta com a sociedade...um ivro com uma tematica interessante

    ResponderExcluir
  14. poxa... este enredo dá o que falar. george orwell já falava disso em 1984 e o filme gattaca de certa forma também abordou o tema. este é um livro que suscita inúmeras discussões sobre um estado totalitário e as consequências de se agir desta forma. por isso e muito mais, quero ler esta saga.

    ResponderExcluir
  15. Depois dessa resenha, eu realmente preciso comprar esse livro! Fiquei muito curiosa sobre o que irá acontecer com a Cassia.
    Tenho curiosidade em ler livros que tratam sobre sociedades e vidas definidas pelas pessoas que fazem parte. Considero ficção cientifica um tema que pode ser abordado de diversas maneiras e acho que Destino teve uma abordagem diferente ao considerar essa paixão de Cassia.
    A capa do livro já é maravilhosa e a abordagem parece ser muito boa.
    Eu amo romances então irei adorar esse livro certamente.

    Beijos,
    Samyra Aquino.

    ResponderExcluir
  16. No começo da sua resenha,me pareceu que ser em Cuba no tempo de Fidel Castro...viver numa "sociedade" assim,Deus me livre...Gostei muito da estória,estou curiosa para ler.
    Eva Munhoz

    ResponderExcluir
  17. Esse é um dos livros, que quando ouvi os comentários passei longe. Mas, depois de ler a resenha, estou muito ansiosa pelo livro.
    Não me imaginaria vivendo em um sociedade que decide tudo por mim. Parece angustiante, ou algo assim, Mas, de certa maneira parece até mesmo atrativo.
    Com certeza esse é mais um livro que quero colocar na minha coleção ^^

    ResponderExcluir
  18. Puxa! Mais uma resenha excelente! Continue com o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  19. A resenha está ótima. Esse livro tem sido muito falado. Eu tô curiosa e agora louca pra ler. Show, show, show!! Sociedade sinistra...

    ResponderExcluir
  20. Nossa to doida para ler esse livro e foi a primeira resenha que li, a história parece ser bem interessante e já ouvi falar com uma amiga desse livro que disse que é muito bom.

    ResponderExcluir
  21. Nossa todas as resenhas que leio sobre esse livro me dão mais vontade para le-lo...a história é muito envolvente e estou muito curiosa para saber o que é a Sociedade!!

    bjus

    ResponderExcluir
  22. Até agora sao muito poucas criticas negativas que eu ouvi, parece até que todo mundo gostou! Adorei as frases que voce destacou da Cassia! Esse booktrailer é otimo!

    @Jennifer13d

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha... já li a trilogia de Scott Westerfeld e Destino parece ser bem semelhante
    à ela, adoraria lê-lo... aliás, as capas são lindas!! A de Crossed então...

    ResponderExcluir
  24. Meu primeiro contato com o tema distopia foi com a trilogia de Jogos Vorazes, e desde então me interessei muito, pois mesmo sendo distopia, alguns aspectos por eles abordados se encaixam facilmente em nossa sociedade!
    O romance sempre foi usado em vários gêneros de livros, e nesse não seria diferente, acho que quando se tem uma boa história, um bom autor e coragem pra combinar tais elementos, o resultado pode ser surpreendente.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!