Resenha Especial: Jogos Vorazes - Suzanne Collins - @rocco

sábado, 30 de julho de 2011


Jogos Vorazes

Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Resenha da Guardiã: Desde o ano passado que Jogos Vorazes estava na minha estante...muita gente já leu e me falou o quanto o livro é bom, mas não sei porque nunca havia me chamado a atenção...até que eu vi o pôster animado do filme. Foi paixão a primeira vista e já fiquei na mega expectativa para o lançamento. Fiz uma promessa para mim mesma, "este não será como Harry Potter onde eu assisti todos os filmes no dia da estréia nos cinemas, mas não li nenhum dos livros até agora!" E por isso em 3 dias eu simplesmente fui devorada vorazmente por Jogos Vorazes!!!

Suzanne conseguiu com maestria reunir uma aventura épica digna de culto por todas as idades! Através dos olhos de Katniss Everdeen nós leitores vivenciamos toda a miséria de uma América do Norte pós-apocalipse, sua luta para sobreviver e alimentar sua irmã menor e mãe após a morte de seu pai nas minas de carvão, assim como toda a beleza contida nas coisas simples...e mais do que tudo...a brutalidade da Capital no controle de seus distritos através do sangrento reality show Jogos Vorazes.

"Distrito 12, onde você pode morrer de fome em segurança".
Katniss - Jogos Vorazes - página 12

Após o derretimento das calotas polares e outras catástrofes, o que sobreviveu dos EUA foi dividido entre 13 distritos que após uma rebelião mau sucedida contra a Capital, foram reduzidos à 12. Após a morte de seu pai, Katniss se vê tendo que assumir a chefia da família, passa suas horas caçando na floresta para trazer o sustento para sua mãe e irmã, juntamente com seu melhor amigo Gale (que também necessita alimentar muitas bocas em casa). A vida é dura e simples. Caçar e colher na floresta para encher a barriga, fazer escambo da caça e frutas restantes no prego e garantir a sobrevivência...isto até a época do festival da colheita, data em que são sorteados os participantes dos Jogos Vorazes.

Os Jogos Vorazes são a lembrança da Capital para o lembrar ao povo o que pode acontecer à quem se levanta contra eles. 2 tributos (1 menino e 1 menina) com idade entre 12 e 17 anos são sorteados em cada distrito, para lutar até a morte neste realityshow do horror. Somente 1 sobrevive.

Com uma narrativa fluída e envolvente, Jogos Vorazes é capaz de prender a atenção do leitor já desde o 1° capítulo. As conversas entre Katiniss e Gale e o tempo que passam juntos na floresta no cativam. Mergulhamos de cabeça no dia-a-dia de Katniss, acompanhamos seu desespero com o sorteio de sua irmã Prim para a participação nos jogos e sua decisão em tomar seu lugar e embarcamos com ela e Peeta direto para a preparação para a Arena.

Vocês devem estar pensando: "mais uma distopia literária?" Sim!! Eu lhes respondo. Mais uma distopia que leva ao leitor a questionar o sistema também. Podemos não viver em Pannem, mas estamos sobcontrole do governo em muitos momentos de nossas vidas.

"É vantajoso para a Capital nos deixar divididos."
Gale - Jogos Vorares - página 20

Embarcamos no trem que leva à Capital juntamente com Katniss e Peeta (o tributo masculino do distrito 12). Agora é matar ou morrer.

Realmente a trama é apaixonante e fascinante! Pelos olhos de dela vivenciamos todos os momentos, desde a fome corrosiva nas ruas do distrito tentando salvar sua vida e de sua família após a morte de seu pai, aos momentos de preparação para os jogos...onde nos é apresentado Katniss "a garota quente!".

Estratégias e uma luta diária pela sobrevivência nos faz sofrer junto com ela...e uma trama é cuidadosamente tecida por ela e seu mentor, juntamente com o agora seu parceiro de jogos Peeta para alcançar a vitória...mas a pergunta é...a quem ela está enganando? A audiência? Os organizadores? Peeta ou ela mesma?

A única coisa certa é: Não há como escapar!

Quando Stephenie Meyer disse na contra-capa: " A história me fez passar várias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler, ficava acordada pensando. Jogos Vorazes é surpreendente!" Eu ainda tinha algumas dúvidas. Mas agora, tenho que concordar! Eu simplesmente não conseguia mais parar de pensar em Katniss e Peeta na arena e em como se daria o desfecho deste primeiro livro.

Chorei quando ela chorou! Prendi a respiração com medo de ser descoberta pelos inimigos na arena enquanto ela se escondia e compartilhei todos os momentos raros de encantamento lhe foi permitido!

Suzanne trabalhou tão bem na construção das personagens, que é impossível não se apaixonar por eles. Katniss, Peeta, Gale, Prim, Rue, Cinna e todos os outros, sempre terão cadeiras cativas nos corações dos leitores que se renderem aos Jogos!

P.S.:  Me apaixonei pelo Peeta desde o flashback de Katniss relembrando o momento em que ela achou que iria morrer de inanição, mas ele estava lá para lhe salvar. Nunca gostei dos loiros (exceto o Jace é claro!!) mas Peeta realmente tem meu coração!




Conforme já publicado aqui, Jogos Vorazes estreia dia 23/03/2012 nos Cinemas, confira o cast para o nosso trio favorito:
Da sua esquerda para a direita temos Gale, Katniss e Peeta (realmente eu detestei o menino que escolheram para representar o Peeta...fala sério...este nanico não dá nem pro cheiro de pão quentinho dele! kkkkkkk)
Achei também uma tirinha muito engraçada representando os dois disputando a atenção dela...confira! kkkkk


12 comentários

  1. Já ouvi falar muito bem desse livro, mas ainda não tive oportunidades de comprar. Dizem que Em Chamas é melhor ainda, né?!
    A tua resenha me fez ter mais vontade de lê-lo ainda, hehe.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amo JV *-* é mt mt mt bom.. e tambem nao gostei de colocarem o Josh como Peeta. Para mim ele tem carinha de bebê .-. e nao vejo ele com cabelo claro, nao mesmo. O Liam eu achei que até dava pro gasto como Gale mas pelas fotos que saíram .. sei la.. nao gostei não :/
    mas espero que saia um filme bom.
    E quanto aos livros, eu estou prestes a subir pelas paredes porque ainda nao tive oportunidade de ler Em chamas.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é fantástico, né? =D Eu resisti um pouco pra começar a ler, mas quando realmente dei uma chance a ele eu não consegui mais largar!! Faço propaganda gratuita mesmo dele, e meu irmão e minha prima vão comprar o livro.. ou melhor, meu irmão comprou o dele ontem!!! :D YAY!!!
    Tbm <3 o Peeta, o pão! hahaha :D

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  4. She, você me convenceu... eu vou procurar este livro para me viciar também... kkk e tenho que ler antes de ver o filme... para reclamar da adaptação.

    Beijos,
    @Ci_FotoseLivros

    ResponderExcluir
  5. Show, show, show. Gostei muito da resenha. Já tô meio de olho nesse livro há um tempo, mas agora eu TENHO que ler. Qual dos dois garotos é o melhor, hein?

    ResponderExcluir
  6. A-D-O-R-E-I
    como eu disse na resenha de Em Chamas,eu estou louca para ler esse livro e quero muito comprar, mas eu acabei gastando meu dinheiro com outra coisa agora só mês que vem
    Quero muito ler

    ResponderExcluir
  7. Cada vez que eu entro nesse blog eu sô obrigada a colocar um livro na minha lista para comprar !!
    A resenha ficou muito legal
    Sabia que eu já tinha ouvido falar desse livro mas nunca parei para ler a resenha porque eu pensava que era um livro chato, mas eu adorei

    ResponderExcluir
  8. EU NÃO IA LER A RESENHA!!!! FIQUEI ENROLANDO MAS ENFIM EU DECIDI A LER!!!!! E ESTOU ARREPENDIDA,pois fiquei com uma baita vontade de ler o livro.

    Sche vc é danada, como pode fazer isso com a tua gêmea, droga amanha vou ter que assaltar mais velhinhas na saida do banco kkkkkkkkk

    Adorei a resenha, vc simplesmente superou!!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou louca para ler este livro. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. tava catando no blog e parei pra ler a resenha!!
    Resultado:AMEI MUITO!!!!
    quero o livro pra ontem!!!

    bjus!!

    ResponderExcluir
  11. Deve ser muito legal esse livro, estou com vontade de conhecer as aventuras de Katiniss e Gale. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  12. Poxa só de pensar do confronto entre Katniss e Peeta já fico pensativa imagino vivendo essa história capítulo por capítulo.
    Essa trilogia já está dando oq ue falar e o Em chamas já comentam que é bem melhor. Ótima resenha.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!