Resenha: Antes que eu vá - Lauren Oliver

terça-feira, 9 de agosto de 2011


TALVEZ você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo.
Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez.

Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento.

Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.

 
Resenha da Guardiã: Recebi “antes que eu vá” da Intrínseca para a preparação do evento que ocorreu aqui em Porto Alegre no último sábado, de cara já adorei a capa visto que achei a imagem sensível e de bom gosto. Após começar a leitura, aos poucos realmente fui descobrindo uma história prazerosa e bem contada.

Narrado em 1ª pessoa, acompanhamos os desenrolar dos fatos pelos olhos de Sammantha, uma garota popular do ensino médio, que só pensa em festas e seu mundo gira em torno de sim mesma, roupas, gatos e das amigas.

Inicialmente, Lauren nos apresenta um mundo de futilidades adolescentes, onde a popularidade e o próprio umbigo de Sam são o centro de seu universo. Durante todo o desenrolar do 1° capítulo realmente me perguntei se realmente valia a pena continuar a leitura, visto que tanta futilidade já estava realmente me dando nos nervos. Mas valeu a pena a insistência.
Lauren Oliver foi brilhante na voz de Sam. Que  após um terrível acidente tem a chance de rever suas atitudes e repensar sua vida.

O livro é sensível e remete seus leitores à reflexão. Abordando assuntos como bullying e as inconsequências da adolescência, Lauren nos permite avaliarmos a nós mesmos diariamente, tanto durante nossa trajetória na escola, quanto no dia-a-dia atualmente, afinal, hipócrita de quem afirma nunca ter sofrido ou praticado o bullying...e foi bem este o assunto que discutimos muito durante o encontro de lançamento do livro. Histórias tocantes foram reveladas....assim como alguns arrependimentos que ainda em tempo puderam ser corrigidos.

“Antes que eu vá” é um livro polêmico por assim dizer, pois toca em muitas feridas da nossa adolescência...modas destrutivas e pensamentos feios que deixamos embaixo do tapete de nossa memória me vieram a tona durante a leitura e também nos foram compartilhados durante o encontro. Convido vocês a conhecer Sam e sua vida. Conhecer suas piores ações, assim como se fazer a grande pergunta juntamente com ela.

O que você mudaria se tivesse uma última chance?

 


Veja o que rolou no Evento "antes que eu vá"




Nos reunimos na Saraiva do Praia de Belas Shopping, que como sempre foi MARAVILHOSA nos cedendo o espaço e apoiando no que for necessário. Agradeço à Intrínseca por nos brindar com mais este evento Mega Evento em Porto Alegre.

A organização e mediação do evento foram feitas por mim aqui do GMN e a Guta do Murphy's Library e também contamos com o apoio do Bruninho do Vida de Leitor.

Este foi um evento muito diferente. Não contamos com brincadeira, mas sim com muita conversa e reflexão. As perguntas foram polêmicas e foi muito interessante ver o quanto todos que compareceram ao evento foram sinceros, sem restrições aos debates.




Só tenho a agradecer à todos que prestigiaram ao nosso encontro.
Até a próxima!




35 comentários

  1. A capa é mesmo de super bom gosto, né? Acho muuuito linda! Tô super ansiosa pra ler esse livro, muito mesmo! Tanto é que será a minha próxima leitura! ;)
    Pena que não pude ir aos eventos, pq moro no fim do mundo rsrs
    Beijinho :*

    ResponderExcluir
  2. Estava doida para saber a tua opinião do livro...

    Tava indecisa,mas estou precisando de uma leitura sensível, e com certeza será minha próxima aquisição.

    Sche que história é essa de evento da Meg ?????

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Já li alguns livros com esse tema e gosto muito,reflexoes sobre a vida, sobre as coisas que realmente importam sempre faz bem.Fora a capa do livro que é muito linda.
    Quanto ao evento parece ter sido realmente diferente, mas acho que todos gostaram,né?Adoraria ter id.Bjkss

    ResponderExcluir
  4. Ai , eu acho que eu ia chorar muito quando ler,
    Depois do evento (daqui de SP )eu nunca mais briguei com meus pais dá um medo que eu vá sem eles me perdoarem.

    Ah vale lembrar que a escola é a nº 1 em suicidios , será que ela se matou ?

    ResponderExcluir
  5. A capa realmente dá um impacto e nos leva a ler a sinopse. Eu me interessei pelo livro ainda quando o vi em inglês e achei mesmo que se trataria de uma estória tocante, para realmente se pensar. Com a resenha, não tenho mais dúvidas. Acho que, para mim, esta é uma boa hora para conhecer a vida de Sam e eu realmente não saberia responder se eu tivesse uma última chance; provavelmente mudaria muitas coisas, mas nenhuma ao mesmo tempo. É tão confuso e complicado! Mal posso esperar para ler, já tenho ctz que irei chorar muito!

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  6. Nossa que capa linda! A sinopse e sua resenha me deixaram ainda mais curiosa *-*

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Desde do lançamento desse livro que eu estou com uma super vontade de lê-lo. Parece ser muito emocionante e lindo! Adorei a história, e quero lê-lo muito em breve!
    Amo livros narrados em primeira pessoa, me deixa mais perto do personagem. *-*
    Aqui teve evento, mas não pude ir. :(
    Deve ter sido maravilhoso! *-*

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  8. Logo que a intrinseca avisou sobre o lançamento desse livro eu fiquei babando, a capa é linda demais ...

    Essa é a primeira resenha que leio sobre ele ... e OMG preciso ler ... preciso ... tipo assim para ontem ... tem como? rs

    ResponderExcluir
  9. Meu sonho ir a um evento desses, mas acho que aqui em RO nunca vai ter um, mimimi! Quem sabe quando eu estiver viajando por aí não tenho a oportunidade de ir...
    O livro tem uma história boa, espero que não seja muito repetitivo por ela voltar tqantas vezes para o mesmo dia...

    @joelmaalves

    ResponderExcluir
  10. EU ADOREI A RESENHA !!
    O LIVRO PARECE SER MUITO BOM, QUERO MUITO LER PRINCIPALMENTE PORQUE EU ADOREI A CAPA !!
    EU QUERIA TER IDO TANTO NO EVENTO

    ResponderExcluir
  11. Esse livro deve ser incrível! A resenha ficou ótima.
    As questões do livro geraram várias opiniões diferentes no evento.
    Adorei.
    Beijinhos
    Perdida entre Livros

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece mtmtm bom!! quero mtmtm ler!!
    a capa eh linda!! *-*
    adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  13. A capa e bem bonita mesmo! Acho que ainda não li um livros assim se tratando de futilidades e bullyng pra reflexão.....vc disse que o começo é meio futil, isso seria um ploblema mas depois melhora né?...quando ler já sei.

    ResponderExcluir
  14. :) Que resenha fofa. Também tô com uma pulga atrás da orelha por esse livro desde que vi a capa. É linda *-*. Não tinha entendido muito a sinopse da contra capa, então aqui entendi direito. Parece ser mesmo muito fofo. Vou ganhar!

    ResponderExcluir
  15. Com certeza vou me emocionar e chorar rios lendo esse livro! Até pq tudo que me remente a adolescência me causa uma imensa saudade e nostalgia! Amei sua resenha, amo livros que de alguma forma nos levam a reflexão e esse é um livro assim! Vou ler com certeza, bjo!

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da sua resenha...A capa e o título desse livro já nos faz começar a refletir,Já havia lido outras resenhas,mas nenhuam foi taõ profunda quanto essa.Ah! se tívessemos a oportunidade de mudar as coisas que aconteceram na nossa vida,seria tão bom.Bj.
    Eva Munhoz.

    ResponderExcluir
  17. Ah!! Quero muito este livro , parece ser tão lindo.
    Parabéns pela resenha !!!

    ResponderExcluir
  18. Aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhh eu tô louca pra ler esse livroooo.....ele tem que ser meu!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a historia do livr. Parece ser muito interessante, é do tipo daqueles que te fazem parar para pensar nas atitudes tomadas.
    Muito curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  20. Estou ansiosa para ler este livro!! Achei a capa linda, me conquistou! Além disso, vi excelentes comentários sobre o livro quando ele ainda nem havia sido lançado no Brasil!
    Gosto de livros que me façam refletir e repensar minha atitudes, estou com expectativas altas para "Antes que eu vá"
    E para finalizar, queria muito ter ido ao evento em Porto Alegre, as fotos estão lindas!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela resenha! Continue o seu ótimo trabalho. Quero ler este livro!

    ResponderExcluir
  22. "Antes que eu vá" me parece bastante inspirador.Poder ver a perspectiva de uma garota que após a morte,percebe o significado da vida...Quero muito ler!O booktrailler está realmente lindo e o evento em Porto muito animado!

    ResponderExcluir
  23. Nossa, adorei a sinopse do livro. Já pensou você ter, não uma segunda chance, mas sete para viver? o.O Fiquei curiosa para saber o desfecho dessa história, fora que a capa é simplesmente linda, adorei *-*

    @Tibiux

    ResponderExcluir
  24. adoreiiiii a resenha,eu sempre penso que se eu voltasse no tempo sera que eu faria tudo a mesma coisa,adorei mesmo,esotu louca para ler.

    ResponderExcluir
  25. Pelo que vi, o assunto é bem polêmico, o livro deve ser muito bom,se pudesse voltar no tempo, como será que seria e o que será que "consertaríamos"?É viajante!Saudades e tudo de bom!

    Passe lá no Simbolista!
    http://www.osimbolista.blogspot.com

    Adorei demais o novo layout!

    ResponderExcluir
  26. Eu já estou apaixonada pelo livro sem ao menos tê-lo lido...
    Adorei a resenha e estou completamente louca para lê-lo.
    acho que eu precisaria de uma chance para consertar alguns erros...rsrsrs...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  27. Nossa! Adorei a resenha. Estou curiosíssima para ler este livro.

    BeijoS NegroS^^

    ResponderExcluir
  28. A capa é bonita, a resenha bem escrita. Se todo mundo tivesse uma segunda chance, concerteza muitas coisas seriam melhores no mundo.
    beijão.

    ResponderExcluir
  29. mesmo a sinopse parecendo meio cliché ele desperta interesse e curiosidade sobre como é. Tá, tudo bem que muitos livros são assim, mas... esse é especial para mim, acho que eu tive um imprinting desde o dia que eu entrei na saraiva e dei de cara com esse lançamento e então (oh-meu-deus-eu-quero-pra-mim) e eu estou babando por ele,haha.

    ResponderExcluir
  30. Eu adoro a capa desse livro, e estava louca para que lançassem ele logo. *-*

    A sinopse do livro me chamou a atenção pelo fato de ela ter 7 chances de reviver o dia da morte, porém, fiquei com o pé atrás por se tratar de uma garota-popular-que-tem-tudo-e-todo-mundo-aos-pés. Elas me dão nos nervos.

    Mas lendo a sua resenha, acho que vou dar uma chance para o livro sim. Gostei da parte em que falou do bullyng, também concordo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. A capa é linda mesmo, e a história parece ser uma verdadeira lição de vida para essas garotinhas fúteis e mimadas que existem sim no mundo real. A história me chamou atenção também porque ela vai poder ver os erros que cometeu. Adorei e quero sim ler o livro.

    ResponderExcluir
  32. adorei a resenha

    capa linda, o book trailer me deixou mais curiosa pra ler o livro
    quero MUITO ler serio

    ResponderExcluir
  33. Sou encantada pela capa deste livro, não vejo a hora de ler. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  34. Desde que lançou, eu fui a unica voada que não quis ler esse livro rs Não sabia porque ficaram tão felizes, pois eu nunca tinha ouvido falar dessa autora. Depois de ler algumas resenhas me apaixonei pela história, pelas futilidades dos adolescentes. Adoro qualquer coisa que retrate essa época, me encanta muito. Espero ler em breve.
    Nossa o evento foi lindo, e que flores são essas??? Mais uma vez fico chupando o dedo :(
    Bj

    ResponderExcluir
  35. Quero o livro desde que saiu as datas dos eventos (e não pude ir no de SP #mimimi)
    Toda essa parte de bullyng no livro acho muito diwo! É raro ver livros com o assunto (pelo menos eu só sei de Antes que eu vá mesmo...)
    Enfim, estou doidinha pra ler logo esse livro que deve ser lindo e emocionante!
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!