Estudos sobre Veneno é um romance que impressiona ao mesclar fantasia, suspense e aventura, sendo o primeiro livro da trilogia “As Lendas de Yelena Zaltana”
"As histórias fantásticas de Maria V. Snyder prendem o leitor (...) ao unir o estilo inteligente e político de George R.R. Martin (autor de Crônicas de Gelo e Fogo)com um toque sutil e poderoso de romance"
PublishersWeekly

RESENHA
O Território de Ixia é dividido em 9 distritos militares, cada um comandado por um general, e todos os distritos são governados pelo Comandante Ambrose, e os cidadãos viviam sobre as regras do rígido Código de Conduta, dependendo do delito, o cidadão seria retido no calabouço do Comandante Ambrose, até seu julgamento que no caso de Yelena seria a forca, acusada de assassinar o filho de um dos generais distritais.
Yelena é órfã, foi criada pelo General Brazell desde de pequena, aprendeu a ler, escrever e também passar bastante infortúnios nas mãos do General e seu filho Reyad, mas no dia que ela acha que será executada ela receberá um chance, ser provadora de comida do Comandante Ambrose, que consiste em verificar se há veneno ou não, e se tiver pode ser letal, porém...
... Ela será treinada por Valek, chefe da segurança pessoal do Comandante, irá aprender a identificar cada veneno, o que poderá salvar a sua vida, o que a faz pensar enquanto isso numa possível fuga, porém Valek lhe dá um veneno denominado Pó de Borboleta, ou seja ela continuará presa, já que terá que tomar o antídoto todos os dias, senão será fatal.
Realmente tudo que citei até agora, está na sinopse, parece ser bastante informação, mas não é..., a narrativa que Maria V. Snyder construiu há intrigas políticas, magia, romance com personagens cativantes, além de uma diferente estrutura política, cultural e social. Com certeza foi o melhor livro que li nesse semestre, como disse Charlaine Harris, autora do best seller de Clube dos Vampiros, "Um livro difícil de ser deixado de lado."
Estrutura Política
A autora não definiu um período para história, apenas sabemos que a história se passa na transição de uma monarquia para o militarismo, onde o território de Ixia é dividido em 9 distritos militares, onde as regras são respeitadas através de um Código de Conduta, no qual é rígido e sem privilégios, qualquer cidadão de qualquer classe social será punido se desrespeitar alguma leis contidas no Código, todas decisões passa pelo Comandante Ambrose, ele delega para os generais responsáveis pelos distritos algumas decisões, mas praticamente as essenciais são decididas por ele, e pelos seus conselheiros, por exemplo, a construção de uma fábrica, por mais que seja no distrito do general quem pode autorizar é apenas o Comandante.
Estrutura Territorial
No Território de Ixia é proibido magia, praticamente todos os magos foram mortos ou partiram para Sitia, na época da monarquia, os bruxos, feiticeiros eram vangloriados, mas no decorrer do livro descobriremos o verdadeiro motivo para o Comandante abominar a magia. E por falar em Sitia, quando ocorreu a mudança alguns cidadãos foram refugiar em Sitia, onde a magia é liberada e a autoridade do Comandante não é presente.
Estrutura Cultural e Social
Algo que achei interessante é que nesse sistema as mulheres são livres para desempenharem qualquer função de acordo com a capacidade, na época da monarquia as mulheres apenas podiam desempenhar funções subalternas, mas nesse sistema a mulher é valorizada por sua capacidade.
"(...) Parte dos conselheiros do Comandante atribuía funções baseando-se na habilidade e na inteligência, não no sexo da pessoa."
Outra particularidade é a questão das roupas, todos deveriam usar uniformes, o Código de Conduta era para todos os tipos de regras, se alguém não tivesse usando uniforme seria punido, e pelo que li no livro da punição com certeza ninguém iria andar sem uniforme.
O uniforme era obrigatório para identificar as profissões de cada um e até do distrito que pertence, através de cores de diamantes na roupa.
Magia
Abordagem da magia nesse livro é sutil, na metade do livro para o final, ela aparece um pouco mais, já que ela aparece através das descobertas de Yelena sobre ela mesmo, e aparece também por trás das intrigas políticas, a autora mostra ao leitor uma magia bem madura, sem situações clichês, algo inovador e adulto.
Valek tem uma relação interessante com a magia, acho que nos próximos livros teremos revelações.
Personagens
Yelena
Yelena inicialmente nem sabe a família que pertence, já que desde muito pequena estava sobre a guarda de Brazell, e realmente ela passou bastante trabalho nas mãos do general e também do filho, eles tinham a intenção de subjulgá-la tanto por propósitos pessoais como políticos.
"Notei um movimento à minha esquerda. Mãos agarraram o meu braço e me puxaram para dentro. A porta fechou-se ruidosamente. Fui envolvida pela mais completa escuridão e atirada de cara contra uma parede de pedra. O impacto expulsou ar de meus pulmões. Eu me virei. De costas para a parede. Procurei recuperar o fôlego.
- Fique quieta – rosnou uma voz masculina.
Desferi um pontapé frontal em direção da voz, mas encontrei apenas o vazio. Uma risada zombou de mim. Uma vela foi descoberta. O tênue brilho amarelado refletiu-se em uma comprida lâmina pareada. Apavorada, segui com os olhos a fica até a mão, depois, braço acima, até chegar ao rosto,... (...)"
Ela é uma personagem forte, que passa a narrativa toda sendo perseguida pelo general, tem visões com o fantasma de Reyad, e ainda tem a feiticeira sitiana.
Por mais contraditório que seja, a Yelena mesmo estando sobre pressão tanto pelo trabalho que exerce ou pelas perseguições, ela começa a encontrar o seu lugar no quartel do Comandante.
"(...) – Eu não contei para ninguém. – Permiti que a raiva alterasse a minha voz. – Como pode acreditar que eu colocaria minha própria vida em risco?
- Por que deveria acreditar em você? A única outra pessoa que sabia era o Comandante.
- Ora, Valek, você é o mestre dos espiões. Será que alguém não poderia ter escutado a conversa? Quem mais tem acesso a esta sala? Você deixou suas anotações bem à vista sobre a escrivaninha. – Antes que ele pudesse chegar a outra conclusão precipitada, apressei-me em dizer: - Estavam bem visíveis. Se eu as notei com um simples olhar rápido, elas estavam implorando para serem inspecionadas por alguém procurando informações.
- O que está dizendo? Quem você está acusando?
(...)
- Tenho minhas suspeitas – eu informei. – Contudo, recuso-me acusar alguém sem provas. É injusto, e quem iria acreditar em mim?
- Ninguém."
A autora consegue nos mostrar uma personagem forte, decidida porém sensível, delicada, ela equilibra a personalidade de Yelena, sendo a personagem que narra todo o livro, ela que passa ao leitor as informações, então na parte das perseguições a ela, você fica angustiado junto com ela.
Valek é um assassino frio, e o braço direito do Comandante Ambrose, ele foi importante na tomada de poder do militarismo, ele também é rígido, sarcástico e apaixonante.
"(...) Seus perigosos e brilhantes olhos azuis sempre conquistavam a minha atenção. Eu aprendera a ler as suas expressões faciais como tática de sobrevivência, porém jamais havia olhado para ele desse modo. Valek era um estudo de contradições. O homem que entalhava delicadas estatuetas também era capaz de desarmar sete adversários sem se esforçar muito. Minhas interações com Valek lembravam uma apresentação na corda bamba. Em um instante, sentia-me confiante e equilibrada, no outro, insegura e instável."
O fato que iremos aprendendo a gostar de Valek na mesma progressão que Yelena, por trás de toda austeridade de Valek, tem um homem leal aos seus ideais, com princípios, e também veremos uma vulnerabilidade em relação a Yelena, muitas vezes os testes de lealdade que ele a submete e mais uma garantia para ele confiar realmente nela, e não se decepcionar...
Outros Personagens
Inicialmente conhecemos Maarg a governanta pessoal de Valek e do Comandante, que detesta Yelena, o que causa alguns transtornos. Tem Rand, o cozinheiro do Comandante, amigo de Yelana, porém ele está com problemas e acaba prejudicando Yelena. Tem Irys a feticeira sitiana, que inicialmente tenta assassinar Yelena, mas no decorrer do livro a autora nos explica o motivo, e após o surgimento de Irys que a magia entrará permanentemente na narrativa.
A parte cômica do livro realmente é dos personagens Janco e Ari, dois soldados que serão fiéis a Yelena, já que ela os ajudou em um determinada situação, os diálogos deles são ótimos.
Segredos e Intrigas
"(...) – Yelena, não podemos
- Por que uma feiticeira do sul está tentando me matar?
- Uma boa pergunta. A mesma que eu estava para fazer para você.
- E como é que eu vou saber? – Dei de ombros em sinal de frustração. – Os guardas de Brazell, eu posso entender. Porém, feiticeiras! Não é como se eu andasse por aí irritando feiticeiras.
- Ahhh... Que pena. Visto que você tem um talento e tanto para irritar as pessoas."
Várias revelações serão encontrados no decorrer da leitura, desde segredos, até espionagem, atentados, pessoais que você menos desconfiava estão envolvidas, e as pessoas muitas vezes que você tinha certeza que estava por trás de alguma coisa, elas não estavam, muito bem desenvolvida a trama.
" O resto da jornada foi sem incidentes, com exceção do fato perturbador de que, quando mais perto chegávamos de castelo de Brazell, mais inexpressivo ficava o rosto do Comandante. Ele parara de dar ordens e de se interessar pelo que acontecia à sua volta. O brilho inteligente e penetrante que tornava o seu olhar mortífero desaparecida a cada passo, deixando em seu lugar uma expressão vazia e sem vida."
Não posso dizer que ela tentou enganar o leitor, mas realmente ela nos mostrou o que estava acontecendo, porém não mostrou como estava acontecendo, ou seja, você realmente irá ter certeza somente no final do livro, e irá se surpreender.Romance
O desenvolvimento do romance é gradativo, nada de paixões arrebatadoras, ou adocicado demais, é envolvente, e o leitor irá se apaixonando pelos personagens na medida que eles irão se apaixonando no decorrer do livro.
"- Já voltou? Tão cedo assim? – ele indagou. – É uma pena, eu estava prestes a organizar uma busca pelo seu cadáver. O que houve quando bateu à porta da feiticeira sulista para se sacrificar? Eles a botaram para fora, achando que era burra demais para perderem tempo com você?
(...)
Quando ele ficou quieto, perguntei:
- Terminou?
- O quê? Nenhuma refutação?
Sacudi minha cabeça.
- Nesse caso, terminei.
- Ótimo – eu disse. – Visto que já está de mau humor, é melhor eu lhe dizer logo o que aconteceu enquanto eu estava na cozinha. Na verdade, foram duas coisas: uma ruim, uma boa. Qual quer escutar primeiro?"
Eles começam a gostar um do outro por admiração mútua, por causa de uma situação, além dos ensinamentos sobre veneno, eles passam a conviver mais um com outro, e com o passar do tempo irão se conhecendo.
"Antes que eu pudesse me impedir, encaixei-me atrás de Valek e comecei a lhe massagear os ombros. O álcool assumiu por completo o comando de meus movimentos e a pequenina seção sóbria de meu cérebro conseguia apenas gritar repreensões inúteis."
Mesmo sendo a narrativa é toda em primeira pessoa, ou seja, na pessoa de Yelena, a autora cria diálogos, ou até expressões de Valek que Yelena identifica, mostrando a mudança de sentimentos dele por ela.
É um romance com diálogos inteligentes, sensuais e adultos. E sem deixar de ser romântico.
Conclusão
Uma narrativa criativa, desde a construção dos personagens, até uma estrutura social, politica e cultural diferente, não é um simples livro, é simplesmente o melhor livro que li este ano, Maria V. Snyder foi espetacular.
A autora conseguiu através dos olhos de Yelena nos mostrar todos os detalhes da narrativa, em nenhum momento ser monótomo, até as explicações politicas, culturais que tendem a atrapalhar o ritmo do livro, no caso de Estudos sobre Veneno, ela conseguiu colocar nos momentos certos sem quebrar o desenvolvimento da leitura.
Recomendo o livro tanto para o público feminino e masculino, tem elementos para agradar ambos, e duvido que se começarem a ler irão querer parar, ele é viciante.

MARCADOR DE TEXTO
(para imprimir)
LINKS
(redes sociais da editora, primeiro capítulo, onde comprar...)

Eu confesso que não li… meu livro chegou ontem e pretendo ler logo… então… para não me influenciar… não li… mas amei as montagens.
ResponderExcluirVc está arrasando nesta imagens com links!
Vc faz essa super resenha, me coloca o Ian nas montagens ... e ainda vem dizendo no twitter qe o Valek é seu? Aham sentá lá Paty hauhaauahuaua
ResponderExcluirAH, vou fazer coro com a Nathy_bells:
ResponderExcluirSenta lá Paty!! rsrrssr
Covardia colocar o Ian nas montagens. Precisei voltar o texto duas vezes porque me distrai rrsrsrs. Ok, Valek já me ganhou.
Preciso demais desse livro. Amei as montagens e a resenha, mais uma vez, me deixou louca pra botar os dedinhos nesse livro. Adorei os quotes. Aquela "Na verdade, foram duas coisas: uma ruim, uma boa. Qual quer escutar primeiro?" Como isso continua??? Só lendo, né?
Beijoooooooos
Ok, Ok.
ResponderExcluirPrimeiro preciso pedir desculpas por ter sumido, faz muito tempo q não passo por aqui e sinto falta. Dizer pra She que amei a nova cara do Blog, tah lindo msm e dizer pra Paty que ela arrasou!
Já tinha me dito q o livro era bom, mas essa resenha me matou, parece ser mesmo mto bom e ser for metade do q a resenha diz ser eu sei q adorarei!!
Beijos pras duas!!
http://kastmaker.blogspot.com/
Nossa!
ResponderExcluirMe deu vontade de ler o livro agora.
Estou te seguindo.
Me segue também?
www.minhavidadevampira.blogspot.com
paros28 seus post ficam mais TOP a cada dia!
ResponderExcluiradorei a resenha, da uma curiosidade imença com todas estas imagens,frases e sua opinião! Para ser sincera u adorei, fiquei super afim de ler a historia por caausa da sua resenha. mal posso esperar para ter o livro em minhas mãos.
esperando anciosa por mais TOP resenhas ♥
nossssaaaaaa que tudo!!! Amei a resenha e principalmente fiquei curiosíssima pelo Valek.
ResponderExcluirCara eu AMO as resenhas da Paty só por causa das imagens!
ResponderExcluirE claro, vc escreve de um jeito que meio que obriga a gente a querer ler o livro!
*----*
Nossa, quantas folhas ele tem? Pq pra tantas características tem que ser bem grande pra historia fluir direito. Parece bem diferente do que eu esperava, pensei que era um romance mais meloso, mas é bem diferente. Também gostei do Valek, adoro mocinho sarcástico rs
ResponderExcluirBem, estou loka por ele.
Bj
Nossa, que interessante. Essas imagens das resenhas, sempre me deixam com muiiita vontade de ler os livros.
ResponderExcluirbeijinhos,
Camile.
http://perdida-entrelivros.blogspot.com/
Tenho muita vontade de ler esse livro, as capas são demais, a Harlequin os lançou bem rápido o 1º e o 2º, uma pena é que as páginas são brancas...
ResponderExcluirNão conheço nenhum livro dessa escritora, e Paty, as montagens que você fez como sempre estão bem legais, quero aprender como você coloca esse link localizado, depois me ensina, passa lá no Simbolista:
http://www.osimbolista.blogspot.com
Não só a resenha tá linda, completa como a página tá num capricho... linda mesmo! Parabéns!
ResponderExcluirEu quero ler muito esse livro. Me lembra muito uma outra série de livros chamada Sword of Truth. A resenha está muito legal. E as capas são muito lindas *--*
ResponderExcluirParabéns.
Bjs
Adorei tudo, acho as imagens ficaram muito boas.
ResponderExcluirPela resenha já vi que vou adorar a protagonista, ela parece ser uma otima personagem!
Bjs
Mega curiosa pra ler esse livro!
ResponderExcluirTinha lido já uma resenha da Ana Death sobre o livro e já tava com vontade de ler, depois de ler a sua, só me fez querer ler mais ainda.
Depois de ler Guerra dos Tronos me apaixonei por ficção & fantasia politíca :)
Beijos
Essa resenha me prendeu a atenção de forma surprendente. O livro mistura tudo o que eu mais gosto, magia, romance e o que sofre Yelena. Quero muito ler o livro para saber o que vai acontecer, coitada da Yelena por ser condenada, mas o que será que o filho do comandante fez para ela matá-lo?Adoreii a resenha e por descobrir um novo livro.
ResponderExcluirBye, Mahn. XD
Parece mt bom. Yelena parece ser uma ótima personagem, e tenho certeza que ela vai ser envolver com Valek.
ResponderExcluirEssa mistura de magia,jogos de poder e romace parece ser tudo de bom.
Depois da resenha to louca pra ler o livro!!
Bjs
mademoisellelovebooks.blogspot.com
UUIIIII Valek , é cada personagem masculino que criam que deixa a gente doida.
ResponderExcluirnão vejo a hora de ler .
beijãoo
Pensando nos meus livros favoritos, me vem a mente que todos criam universos paralelos, mas não apenas universos mas realidades quase palpáveis,este livro parece ser assim depois de tantos detalhes físicos, políticos, culturais e sobre cada personagem! Resultado? Quero um livro pra mim já? Fiquei hiper curiosa!!
ResponderExcluirMiquilis
Bruna Costenaro
oi
ResponderExcluireu gostaria de entar em contato com voce atravez de email,se tiver como entre em contato comigo por favor carla_paulag3@yahoo.com.br
ResponderExcluirEsse livro parece ser muito bom, Ctz vai se uma otima série...
ResponderExcluirEstou curiosa para ler esse livro, achei linda a capa.
Beiijo
Muito curiosa para ler. Adoro tudo que envolva magia e mistério e esse livro parece englobar os dois em uma ótima combinação!
ResponderExcluirCaraca! Muito empolgante. Quero muito ganhar esse livro, na boa! masomoaspm. Um abraço.
ResponderExcluirEsse livro parece ser muito bom! Gostei da capa e da sinopse, que nos mostra um tema diferente!
ResponderExcluirAparenta ser um livro com os elementos certos para prender o leitor! Estou com muita vontade de ler!
Beijos!!
Mais uma série que promete ser maravilhosa e imperdível.
ResponderExcluirAs passagens escolhidas para as montagens dão água na boca e muuita vontade de ler. Já coloquei na lista de desejos.
Bjkas,
Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar
Realmente esse livro me parece incrível. Não apenas por envolver magia (assunto me me interessa muito) mas também por misturar história no meio, não sendo apenas um romance com travessuras de Helloween, mas sim uma história onde se pode aprender muito...
ResponderExcluirEstou com muita vontade de ler ele^^
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAhhh.. Fiquei com preguicinha de ler.. Mas eu li o comecinho e fiquei com mt mt mt vontade de ler o livro completo! Vou ter que comentar sobre o resenha completa amanhã pois a minha querida mãezinha está me chamando pra sair agora, e estou sem tempo.. Mas prometo que amanhã à tarde eu comento, sem falta!
ResponderExcluir(espero que isso não me elimine da promoção!)
Eu adoro suas resenhas elas são muito boas, e as partes das quotes, sempre me deixam doida pelo livro, ponto pra você ;D.
ResponderExcluirA parte "É um romance com diálogos inteligentes, sensuais e adultos. E sem deixar de ser romântico." adorei saber pois livros com dialogos fracos, e infantis..to cheia.
beijos.
Nunca li nada parecido... é bem interessante ver que a estória é muito criativa quanto ao local onde se passa e como acontece.
ResponderExcluirAdoro romances, então provavelmente este seja mais um livro que vou adorar.
Poxa isso foi legal vc gostou mesmo do livro o que me pareceu muito bom.e diferente tambem e espero me surpreender de verdade com termino do livro adorei as fotos do ian gostei da sua resenha bem cheias de detales
ResponderExcluirNossa, que estranho. Eu jurava que eu já tinha comentado essa resenha. Vi esse post no dia que foi lançado... :/ Enfim, eu adorei essa resenha. Já tinha visto esse livro, ouvido falar e tals, mas nunca me interessei... cara, por isso que eu amo as resenhas que eu leio nesse site. Sei lá quantos livros que eu mudei a minha opnião aqui. Adoro essas resenhas cheias de monstagens e tals. Tá ótima mesmo e eu tenho certeza que eu vou me apaixonar por esse cara... GATO!
ResponderExcluirQue que isso 0.0 resenha simplismente maravilhosa, por vários motivos: primeiro, só lendo sobre o Valek ja da água na boca e pra pior a coisa colocam o Ian como Valek 0.0. É pra deixar todas loucas mesmo. Segundo, eu adoro como voce faz suas resenha, tão organizada e mutio bem escrita, agora eu tenho que ler a séria!!!
ResponderExcluirObrigada!!
Eu estou loca para ter esse livro! No clube do livro aqui em natal as meninas falaram sobre ele e simplesmente me apaixonei! mas com sua resenha fiquei com MAIS vontade de ter e ler toda a série!!!
ResponderExcluirBjinhos
Jô - Universo de Leitura da Jô
http://joaninha-lovebooks.blogspot.com