Resenha: Círculo Secreto - L. J. Smith e @galerarecord

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Círculo Secreto
L.J. Smith
 
Sinopse: A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja – mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição. 

A série de televisão inspirada no livro estreou nos Estados Unidos em setembro no canal CW e na segunda semana de novembro ganha as telas brasileiras pela Warner Channel.

Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e bestseller do New York Times, Os diários do vampiro que deu origem a série de TV da Warner Vampire Diaries. 



Fiquei hiper contente quando a Vivi da Record me chamou para fazer o evento de Círculo Secreto aqui em Porto Alegre, principalmente porque eu já havia começado a assistir ao Seriado e estava mega curiosa para conhecer o livro e como boa fã comparar os dois e entender as diferenças e qual era o melhor.
Pois bem, confesso que estava um pouquinho receosa depois do estrondoso sucesso do Seriado The Vampire Diaries onde o Ian e a nova trama televisiva nem um pouco a ver com os livros acabou ofuscando a série literária...assim, realmente esperava que o seriado tivesse completamente desconfigurado em relação ao livro, e....eu não me enganei neste ponto. 
Mas, me enganei profundamente em pensar que o seriado poderia já ter ofuscado a minha percepção da obra literária! Círculo Secreto é simplesmente ADORÁVEL!!!

Muito melhor do que o seriado!!!

A Galera Record realmente está de parabéns! A capa Brazuca ficou linda (realmente muito melhor que as originais), a diagramação e revisão ficaram primorosas e realmente a Smith consegue encantar com sua narrativa em 3a. pessoa.
Conhecemos Cassie, uma menina muito tímida que apenas passa férias e Cape Code com uma amiga insuportável e que vê seu mundo dando um giro de 360° quando é informada por sua mãe que as duas se mudariam para New Salém para morar com sua avó (que ela aliás nunca havia visto na vida!).

Cassie é muito tímida e boba (muito diferente da do Seriado, que embora eu ache ingênua não é tão inocente assim), e realmente sente que é diferente...ou melhor dizendo, ultimamente vem sentindo sensações que lhe são diferentes.

O encanto está a cada virada de páginas, junto com ela, nos apaixonamos à primeira vista por um garoto com cabelo ruivo e um olhar profundo...ela mesmo frágil e amedrontada salva o príncipe ao invés de ser salva...um momento mágico, mas que aos poucos vai se perdendo...sendo lembrado por ela apenas nos sonhos...que em New Salém, muitas vezes podem se transformar no seu pior pesadelo.

Sua vida transforma-se em um inferno! Feye e sua gang passam a atormentá-la, até que uma bela loira com a doçura e o jeito de uma fada vem a seu resgate, Diana. Infinitamente mais cativante do que a série de TV, A Iniciação realmente explora toda a amizade que surge entre Cassie e Diana, assim como as personalidades de cada personagem do Círculo que no livro ao invés de 6, conta com 12 pessoas.

Smith consegue transmitir todo o poder e o carisma de Diane, assim como sua doçura e liderança, assim como, a fragilidade e imaturidade de Cassie, sua insegurança quanto a tudo e todos o tempo todo realmente me cançou, porém, no desenrolar da trama, simplesmente foi a cereja que faltava no bolo para o campanhamento de seu desenvolvimento daqui por diante. Mesmo tendo sido escrito em 1992 podemos ver uma narrativa madura e muito bem amarrada e embora trate principalmente de fantasia e drama adolescente nos tráz uma trama muito bem elaborada e coesa, assim como empolgante e que deixa o leitor com o coração na mão e lágrimas nos olhos principalmente durante o clímax da cena da praia entre Cassie e Adam.
Eles tem muito o que aprender sobre magia, mas principalmente sobre a sim mesmos!
  
Ah e se você acha a Feye do seriado uma vaca, pode ir se preparando pois perto da Feye do livro, esta é uma santinha!!! Realmente Smith deu um novo significado o termo "vadia odiosa do inferno" quando escreveu esta personagem.

E Adam?? Ahhhhh **suspira** realmente em seu livro, Smith consegue realmente criar mais um queridinho para nós...muito melhor, mais sábio e decidido, mas sobre tudo misterioso e mais bonito que o menino do seriado, este ruivinho vai arrebatar o coração de todas as leitoras e não somente de Cassie...hehehehe
Eles estavam realmente se encarando. A partir do momento em que seus olhos se encontraram, nennhum dos dois desviou. Cassie via o espanto em seu rosto. Como se ele estivesse surpreso por vê-la, como Cassie estava por vê-lo ali - mas como poderia ser? Ele a encontrara; devia estar procurando por ela.
Cassie - pág 195
Muito drama e suspense são os temperos finais para este poção realmente mágica!
- Cassie - disse ele, numa voz que ela nunca o ouvira usar, e naquele som seu coração se dissolveu e saiu do corpo, evaporando pelas solas dos pés e as palmas das mãos, pelas pontas dos dedos. Ela jamais seria a mesma de novo.
- Eu te amo - completou.
Adam - pág 240
Mas a culpa também fará parte da Iniciação!

Sua amiga, melhor....sua irmã Diana...Adam pertence à ela e não à Cassie...estou louca aqui roendo unha para saber como ficará este verdadeiro bafão literário! hehehehe

Convido vocês para serem iniciados em nosso Círculo, se você já é fã do seriado...com certeza vai amar muito mais a história original!

The Secret Circle é uma trilogia:

The Initiation (1992) – A Iniciação

The Captive (1992) – O Cativo (ou Priasioneiro)

The Power (1992) – O Poder

Veja as capas originais: 

4 comentários

  1. Já fiquei mais interessada em saber que ele é uma trilogia e pelo que pude ler na resenha a narrativa é ótima!!!!!

    Me convenceu amiga a gastar mais um pouco kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Talvez eu goste do seriado, mas dos livros... não sei... não fui muito com a cara não...

    ResponderExcluir
  3. Não assisti o seriado e também não li o livro uashuahsuahsuhas
    Mas ficam as dicas né?
    Gostei bastante da sua resenha!


    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhh, fiquei com mais vontade ainda de adquirir esses livros... mas como tenho agonia de cliffhangers, acho q vai ficar pro ano que vem, e ae compro logo os 3, em inglês mesmo, pq tenho pânico de esperar xD
    Beijos, Sche! =D

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!