Eu fiquei super feliz ao receber esse livro - foi como se meu subconsciente soubesse que eu precisava dele -, mas o primeiro pensamento que tive quando comecei a le-lo foi que num mundo onde Cuchulainn é nome de guerreiro, Epona é nome de deusa, Elphame é uma mistura de humano com algo divino, ser casada com um centauro traz outra perspectiva à expressão "Levar um pe na bunda".
- Amazon [inglês]
- Book Depository [inglês]
- Livraria Cultura
Embora muitas garotas pensem que são diferentes, Elphame tem certeza de que é única. Uma mistura perfeita entre humano, centauro e deusa. Ninguém em Partholon possuía as mesmas habilidades que ela. Nem uma ligação tão direta com Epona, a divindade de seu povo. Ainda que ela nunca a tivesse sentido… Para completar, havia chegado a hora de Elphame descobrir seu destino. E ela queria partir logo para o Castelo MacCallan, um lugar amaldiçoado depois da invasão dos fomorianos, e reconstruí-lo das ruínas. Mas eles ainda estavam à espreita, ameaçando a continuidade de Partholon. Elphame seria capaz de salvar seu reino e ainda redimir sua alma gêmea de uma terrível profecia? Sua escolha poderia levar todos à desgraça. Ou a um futuro em que não estaria sozinha…
Por mais que eu estivesse empolgada com o livro, existia ainda uma pequena ressalva por ele ser escrito pela Cast - não me levem a mal, mas ela avacalhou tanto HoN que essa se tornou a primeira série que eu definitivamente abandonei. Eu tinha medo dela se enrolar na história e acabar perdendo o fio da meada; mas graças a Epona, esse foi um livro unico, com inicio meio e fim!
A Escolha de Elphame é simplesmente sublime; principalmente quando o assunto é autoconhecimento e autoconfiança. Acredito que assim como eu, muitos de vocês ja passaram por aquela fase em que se está perdido, sem rumo - "caminhando contra o vento, sem lenço sem documento... -, onde aquele sentimento de 'não pertencer' é a unica coisa que te preenche.
"Sou diferente. E não importa o quanto deseje acreditar que me encaixo, não é a mesma coisa comigo. É por isso que devo partir."Elphame, p.29
Bem, Elphame sentiu isso desde o dia em que nasceu. Nascida em Partholon - que me trouxe belas memorias de minha saudosa Avalon - como a primeira filha da Escolhida de Epona, Elphame foi tocada pela deusa, e de uma forma muito peculiar. E mesmo assim, ela nunca se sentiu amada elas pessoas alem dos seus familiares. Tendo sido tocada pela deusa, ela era venerada, adorada, idolatrada...mas Elphame queria PERTENCER, e seu coração a dizia que algo lhe faltava em Partholon. Partindo em buca respostas e liberdade, Elphame encontra um lar, amigos, um amor, e a certeza de que pertencia àquele lugar que fora tão claramente destinado a ela.
"Seria isso o que andei perdendo por todos esses anos? Esta excitação ansiosa de tirar o fôlego? Como alguém que estivesse prestes a girar uma chave dentro de si e liberar algo mágico?"Elphame, p.53
A media em que Elphame passa a se conhecer e a acreditar em si mesma, a historia se desenrola e nos mostra outras personagens tão lindas, tão cheias de vida que em um dado momento acabei me esquecendo da "Escolha de Elphame", e só tinha olhos para a pequena curandeira chamada Brenna. Tão sofrida, tão bela, tão sábia... tão diferente, e ao mesmo tempo tão parecida com Elphame.
"Admito que o quero, mas não sei se estou disposta a deixar que você entre em meu coração. Se eu deixar, e depois perde-lo, temo que seria uma ferida da qual talvez nunca vá me recuperar."Brenna, p.309
Enfim, esse livro é meio que um Glee literario - "Todo mundo tem o direito de brilhar" ou algo parecido. Muitas das vezes, nós encontramos varios 'motivos' que nos impedem de sermos especiais, mas a verdade é que existe apenas um. Se voce nao brilha, não é porque esta desfigurada fisicamente como a Brenna, ou porque tem ideias diferentes dos seu familiares como Brighid, ou ainda por não se achar NADA especial mesmo sendo alguém claramente tocado pelo divino como a Elphame. Se você não brilha é porque você não se permite.
E assim como no livro, veja quanta coisa boa voce pode estar deixando passar. Brenna se permitiu amar - e foi uma das historias de amor mais lindas que ja li, chegando ate a ofuscar a historia principal do livro. Brighid encontrou AMIGOS; aqueles que ela pode verdadeiramente chamar de familia. E a Elphame... ela fez sua escolha, escolheu acreditar no quão especial e unica era. E isso fez a diferença; não toda, mas talvez a diferença necessaria naquele momento. As vezes, a diferença que você faz pode não ser suficiente para os outros, mas com certeza ela é especial e necessária para você.
A escolha de Elphame me fez pensar muito no modo como eu levo a minha vida. Eu não posso fazer com que as pessoas me vejam como eu me vejo, mas posso viver o mais transparentemente possivel pra que cada um - inclusive eu - possa tirar suas proprias conclusões a meu respeito.
--Embora esse final tenha ficado meio cartão Hallmark, eu realmente adorei ter a possibilidade de ler esse livro e recomendo a todas!!
S gêmea amada do meu coração MUITO OBRIGADA pelo presente - cheio das intensões! ^^
Debs! Antes de qualquer coisa: que resenha maravilhosa!
ResponderExcluirJá estava louca para começar a ler, porque sou mega fã da P.C Cast, mas depois de ler sua resenha estou louquinha para tê-lo em mãos!
Beijinhos,
www.primeiro-livro.com
Amanda! A Cast realmente me impressionou nesse livro. Todo brilhantismo que de repente sumiu de HoN eu encontrei aqui.
ResponderExcluirLeia, ele vale muito a pena!!!
E obrigada pelo elogio! ^^
Ahhhhhh amiga..parabéns pela resenha!!! Ficou realmente muito boa e realmente fiquei muito curiosa para ler A Escolha de Elphame...e tenho que concordar com você...depois da avacalhação em que virou HON todas ficamos com vários pés atrás com a Cast.
ResponderExcluirFico muito feliz em saber que o livro tem inicio, meio e fim e não vai virar aquela encheção de linguiça do inferno só para arrancar dinheiro dos leitores!!
AMEI!! Realmente pretendo ler este livro em breve!
Realmente SOO vc deu um novo sentido a frase "empolgação a livros de P.C Cast",essa foi uma dakelas resenhas MOTIVAÇÃO,que deixa a gente pirado pra ler. Parabéns!
ResponderExcluirAinda bem que é um livro único, pq depois de HON fique com o corpo inteiro atrás, mas realmente achei interessante apesar de ser da PC Cast.
ResponderExcluirAceito presentes kkkkk, natal tá chegando... meu aniver é 3 dias depois kkkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira, o livro vai entrar nas minhas orações
Fiquei curiosa, quero ler o livro A Escolha de Elphame, vou ler para ver!!!
ResponderExcluir