RESENHA O PERFUME DA ROSA - HAYDEE VICTORETTE



adquira o seu
acesse a página da editora
participe do grupo
siga a editora
RESENHA
Os frequentadores do blog devem estar estranhando um romance histórico sem nada de sobrenatural, mas esse é especial, já que é de uma autora nacional, Haydee Victorette, é o seu primeiro romance histórico, e também esse é o primeiro livro de uma série.
Já havia postado essa resenha no Fotos e Livros, mas para prestigiar a litertura nacional, o trouxe para o Guardiã da Meia Noite. O livro da resenha de hoje O Perfume da Rosa é uma trama envolvente de assassinatos, suspense e romance.
O primeiro livro da série Irmãs Standford, O Perfume da Rosa. A série irá nos mostrar o desenvolvimento das irmãs Elizabeth e Samanta, meninas órfãs que ficam sob a tutela de Ruth a Duquesa de Devonshire para apresentá-las a sociedade, a duquesa ordena o seu sobrinho Arthur o Duque de Devonshire um famoso libertino fique encarregado de acompanhar Elizabeth nos eventos da sociedade, já que Samanta ainda não tem idade para os bailes.
Por enquanto tudo normal, para quem lê romances históricos temos todos os elementos básicos, mas o livro tem alguns diferenciais, um deles começa pela autora, Haydee Victorette (até agora tenho que consultar o nome para digitar) além de um nome estrangeiro, ela é bem nacional, podem me corrigir, mas depois de Perdida (clique aqui para ler a resenha) da autora Carina Rissi, que não foi totalmente histórico, já que se dividia no presente também, então posso considerar, é o primeiro romance histórico de uma autora nacional.
Outro diferencial, que é um romance voltado para o mistério e o suspense, já que na temporada está ocorrendo alguns crimes, todos com mulheres, uma espécie de serial killer, que mata suas vitimas a punhaladas, e deixa um rosa ao lado do corpo da vitima, e todas as mulheres tem ligação com o Duque de Devonshire, ou seja, o personagem masculino principal se torna o maior suspeito.
A autora escreveu uma trama coesa, nos indicando vários suspeitos,  porém o que mais intrigava é que não sabíamos com a motivação dos suspeitos para cometerem os crimes, realmente me lembra muito da Agatha Christie, vários suspeitos, com muitas interrogações, e somente no final, ou você até tem alguma idéia quem seja, porém não sabe o real motivo.
As cenas suspenses também foram bem escritas, o leitor ficava na apreensão para saber o desfecho, quase sempre todas essas cenas tinham como vitima Elizabeth, já que ela começou a ser vista com o duque, e também por outros motivos que só iremos saber no final do livro com a revelação do assassino, ela acaba se tornando um alvo.
Elizabeth é uma moça com idéias próprias, um pouco tempestuosa, exemplo a cena dela com a rainha, que cena???? Vão ler o livro... Que perdeu a mãe e o pai e tem que conviver com vários costumes da sociedade, apesar de ter sido bem educada, ela tinha uma vida livre no campo.

O primeiro obstáculo realmente é suportar o desejo que tem pelo duque, um homem bonito, porém tem uma amante, Evellyn, além de ser bastante devasso e vive importunando Elizabeth com insinuações e beijos roubados, porém com o passar do tempo os sentimentos irão mudar... e mesmo mudando os embates entre os dois continuam, ele com seu jeito cinico e envolvente e ela com respostas afiadas.

A narrativa do livro é dividida em vários personagens, a maior parte da narrativa é de Elizabeth, mas conseguimos sentir os aspectos emocionais de cada personagem principal, e pela autora optar por esse tipo, achei que ela poderia desenvolver mais o lado emocional tanto de Arthur como de Elizabeth, senti falta de um desenvolvimento maior dos dois.
O livro é ambientado na Inglaterra, e a autora conseguiu descrever divinamente todos os costumes, lugares e todas as relações dessa época, para quem está acostumada a romances históricos irá encontrar vários elementos vistos em outros livros.

É tão difícil, um histórico ser lançado aqui no Brasil, tendo em visto, quanto tempo já faz que lançaram algum livro de livraria histórico, acho que o último se não me engano é Liberte meu Coração, ou seja, uns bons meses, então quando li que O Perfume da Rosa era um romance histórico e melhor ainda de uma autora brasileira, que também a maioria das autoras nacionais escrevem mais romances contemporâneos. E não me arrependi de ter comprado, adorei o trabalho da Haydee, como um primeiro romance está excelente.
Realmente o que faltou foi esse desenvolvimento maior, pois Elizabeth e Arthur eram personagens com grande potencial aliado a excelente escrita de Haydee ficaria ainda melhor do que já é o livro.
E fiquei mais contente sabendo que temos o próximo, que é da irmã de Elizabeth, Samanta, acho que vai ser ainda mais interessante, pelo que conheci  da personalidade de Samantha, ela será uma personagem intempestiva, dará bastante trabalho a seu pretendente (que aparece no final do livro),  é que Samantha faz muitas anotações em um caderninho, me diverti bastante com ela.
Indico muito o livro, um romance gosto de ler, com personagens cativantes, com suspense e mistério na medida certa, poderia comparar os elementos da obra de Haydee, é uma mistura de Jane Austen, Candace Camp e Agatha Christie.

MARCADOR
DE
LIVRO


Acesse o blog da autora
adicione o livro no skoob
curta a autora
siga a autora

3 comentários:

  1. Linda resenha!
    Preciso desse livro urgentemente.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  2. Embora não seja o meu estilo, achei o livro muito interessante! Realment a Carina foi a melhor surpresa em 2011 na literatura nacional, mas é tão bom ver outras autoras florecendo e também ganhando o nosso coração com bons livros!

    Realmente adorei a resenha e este com certeza vai para a minha lista (acho que está na hora de eu crescer um pouco e diferenciar um pouco o meu foco! hehehe).

    ResponderExcluir
  3. Ai q tudo!!
    Amei amigaaa!!
    Mais um livro pra minha lista...ai meu bolso!! kkk

    Vc arrasa, ótima resenha, lindas montagens e uma marcador show...peguei pra mim...kkk

    Beijooos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Morda este Post e Comente!

 
Layout Desenvolvido por: Caroline Gehrke || Todos os Direitos Reservados.