Resenha: Crescendo - Becca Fitzpatrick - @intrinseca

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Crescendo - Hush, Hush - Vol. 2
Editora: Intrinseca
 
Sinopse:  A vida de Nora Grey ainda está longe de ser perfeita. Sofrer uma tentativa de assassinato não foi a melhor das experiências, mas, pelo menos, Nora ganhou um anjo da guarda: Patch, que de angelical não tem absolutamente nada. Ele é lindo, irresistível, misterioso... e está com ela. O problema é que ele tem sido cada vez mais evasivo, e, o pior: parece muito interessado na grande inimiga de Nora, Marcie Millar.

 Não fosse isso, Nora jamais teria notado Scott Parnell, velho amigo da família que acaba de voltar para a cidade. Ainda que Scott a deixe furiosa na maior parte do tempo, é impossível não se sentir atraída. Lá no fundo, porém, ela tem certeza de que ele guarda um segredo.
 Atormentada por repetidas visões do pai, inexplicavelmente assassinado anos antes, Nora começa se perguntar se haveria alguma conexão entre a morte dele e o fato de pertencerem a uma linhagem de nefilins. Ela quer descobrir o que realmente aconteceu, mas isso é muito arriscado. Algumas verdades ficam melhor mortas e enterradas — do contrário, podem destruir tudo em que você acredita.
 
É isso aí...realmente peço desculpas por demorar tanto para publicar esta resenha, mas mesmo tendo comprado Crescendo assim que foi lançado, após o seqüestro dele por parte da Carol para leitura e vários empréstimos posteriores, acabou faltando tempo.
Mas como o amor por Patch é algo sempre ininterrupto e inabalável (pelo menos por minha parte!) e acabei de receber Silêncio para me preparar para o nosso glorioso evento em POA...não resisti e agarrei MEU Anjo novamente!! hehehe
O verão de Nora tinha tudo para ser perfeito! O sol brilha e ela está com o Anjo mais maravilhoso que possa ter pisado algum dia na terra...Patch! E mesmo a trágica morte de seu pai já não lhe doía tanto quanto antes.
Eu não via por que razão deveria permanecer agarrada ao passado quando tinha tudo o que queria neste momento. E eu precisava agradecer à Patch por isso.
Nora Grey - Crescendo - Pág. 20
Simplesmente tudo estava perfeito e a estação prometia muito...isso até a insegurança dos hormônios e a desconfiança serem plantadas entre eles.
Marcie Millar voltava a atacar! Não adianta, sempre existe uma mocréia que se acha a gostosa em toda a escola e se dá o direito de infernizar a vida alheia por puro sádico prazer. Esta é Marcie atormentando Nora.

E, embora vejamos Nora tentar reagir em alguns momentos, o placar ainda é liderado por Marcie...esta guerrinha adolescente apimenta as páginas de Crescendo como nunca, mas principalmente compõe uma das peças principais para os desenrolar de diversos eventos importantes durante a trama.
 
E infelizmente Marcie tem unhas compridas em suas garras...e Nora não consegue impedi-la  de agarrar Patch.
Canalha?, ele perguntou nos meus pensamentos, com a voz fria e cortante. Estou tentando seguir as regras. Não devo me apaixonar por você. Nós dois sabemos que isso não tem relação com Marcie. Tem a ver com como me sinto em relação a você. Preciso me segurar. Caminho em uma corda bamba. Foi por me apaixonar que arranjei problemas, da primeira vez. Não posso ficar com você do jeito que eu quero.
Patch - Crescendo - Pág. 43
 O castelo de areia de verão de Nora começa a ruir. Nada parece em seu lugar. Arcanjos, Marcie, mas principalmente o nebuloso passado de Patch são grandes impecílios para que este amor voe mais alto...assim, como o fantasma do mistério a cerca da morte de seu pai...a pressão é horrível...e com certeza ela explode em diversos momentos e da pior maneira.

O que eu fiz? Nada de definitivo com toda a certeza, nada de definitivo. Amanhã nos veríamos e tudo voltaria a ser como era antes. Foi apenas uma briga. Uma briga idiota. Não era o fim. (...)
Nora - Crescendo - Pág. 46
Após devorar Crescendo (eu o li em apenas 2 dias) tenho que dar a mão a palmatória, Becca realmente se supera a cada livro!!!
Com uma narrativa flúida e empolgante em 1a. pessoa, o livro todo é narrado sob a perspectiva de Nora Grey, mergulhamos de cabeça em seu mundo adolescênte, suas inseguranças, medos e paranóias, assim como o frescor e alegria do cotidiano do ensino médio.
 
Você deve estar se perguntando: O quê isso tem de diferente de outras tantas séries YA que encontramos por aí??
Bom, a resposta é muito simples! Becca realmente dá vida à Nora! Sua pesquisa e incorporação de uma típica adolescente de 16 anos são perfeitas. Eu como mãe e a algum tempo atrás adolescente também consegui me transportar diretamente para as páginas de Crescendo, seja brigando com a Nora por ter atitudes tão egoístas e egocêntricas quanto a minha filha de 14 está tendo últimamente ou por ver meus erros do passado através de suas atitudes impulsivas.

Crescendo é carregado de suspense em cada página e o romance mais esperado dos céus acaba ficando um pouco em segundo plano e embora eu quisesse matar a Nora a cada novo capítulo, reconheço que este segundo livro foi um marco para o desenvolvimento da personagem na Saga e que ao que tudo indica quebrará diversos paradigmas agora a partir de Silêncio, principalmente agora em que finalmente está percebendo que seu umbigo não é o centro do universo.

A Intrínseca como sempre caprichou muito na capa (tanto na imagem, quanto na textura rugosa e fosca) e diagramação, proporcionando aos leitores um belo exemplar para se ter em todas as estantes.

7 comentários

  1. Parabéns pela resenha Scheila! Já li Sussurro e Crescendo e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai ai... Eu odeio a Marcie Millar. Eu briguei tanto com ela, mas tanto enquanto eu lia que construi esse ódio pela personagem. Enfim, estava passando por uma situação onde na minha vida tinha uma MArcie Millar então o ódio cresceu ainda mais hahaha

    Eu amo essa série. Acho que a Becca escreve de uma maneira linda. E ela ainda conseguiu criar um personagem como o Patch <3

    Sou apaixonada por ele, apesar dele me deixar louca em algumas cenas desse livro!

    Adorei a resenha! Gabi

    ResponderExcluir
  3. Eu me vi entrando pelas páginas...invadindo as palavras...vivendo a história e ESBOFETEANDO O PATCH...rs...mas é claro que depois de esfriar a minha cabeça eu percebi os muitos equívocos da minha parte e da parte da Nora...rs...e aos poucos tudo foi ficando claro...mas confesso que fiquei com muita...mas muita raiva dele...e em alguns momentos dela tb...que acabava "bloqueando" a verdade.

    Agora estou MEGA ANSIOSA para ler Silêncio...e saber como irei reagir aquela situação...pq sinceramente...estou com pena da Nora.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Está rolando uma promoção bem legal lá no blog! Confere lá: http://migre.me/7zrwC

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Scheila tudo bem?
    Bóra fazer uma promoção silencio HUSH HUSH ?

    se aceitar a parceria me dá um toque!
    beijo.

    ResponderExcluir
  6. aaaaah eu li crescendo e amei, a becca realmente da vida a nora e é um romance com um susence maravilhoso que tem aquele gosto de quero mais. a historia para mim foi imprevisivel do começo ao fim!
    a intriseca realmente caprixou nesta capas maravilhosas e na testura.!
    parabens pela resenha e parabens a editora que sempre nos trs otimos lançamentos alem é claro da becca que criou o MEU patch (sempre erro na escrita rs) rs

    PS: eu tambem devorei crescendo em 2 dias rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Oi . eu já li todos os livros lançados até agora . Pelo que eu me lembro eu li sussurro em Apenas 1 dia e meio(li logo quando foi lançado) . Crescendo em 2 dias( li depois de dois meses de lançado) . e Silencio em 1 dia e meio tambem(No mesmo dia que chegou nas livrarias eu comprei). muito bom os livros estou esperando por Finale alquem sabe quando lança ? .
    Tou muito ancioso pelo 4°livro .

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!