RESENHA O VALE DO SILÊNCIO - NORA ROBERTS (3º LIVRO DA TRILOGIA DO CÍRCULO)

sábado, 14 de janeiro de 2012


Título Original: Valley of Silence              
Tradutor: Ana Beatriz Manier
ISBN: 8528614700
Gênero: Romance estrangeiro
Coleção: Trilogia do Círculo
Páginas: 350
Editora: Bertrand Brasil

SINOPSE
Com elementos mágicos e toques fascinantes de suspense e sedução, Nora Roberts, autora número 1 da lista de bestsellers do New York Times, apresenta O Vale do Silêncio, último volume da Trilogia do Círculo. 


No reino de Geall, a erudita Moira ergue a espada em nome de seu povo. Agora, como rainha, deve preparar os súditos para a maior batalha de suas vidas contra um inimigo mais pérfido do que qualquer outro que jamais conheceram. Afinal, Lilith, a vampira mais poderosa do mundo, seguiu o círculo de seis através do tempo, rumo a Geall.

Com um cenário descrito com extrema habilidade, Nora Roberts une cenas de ação a intervalos de paixão, desejo e magia. Os personagens são bem-desenvolvidos e, apesar de mágicos, possuem sentimentos bastante humanos e reais. Uma trilogia de fantasia com forte apelo para os fãs de todos os gêneros.


RESENHA


O livro Vale do Silêncio, o terceiro e último livro da Trilogia do Círculo da autora Nora Roberts, é o mais aguardado da série, não somente por ser o último, mas também para obter algumas respostas e esclarecer algumas curiosidades.


Acho que uma das maiores curiosidades é o velho contador de histórias que inicia cada livro, e garanto que somente será revelado no final mesmo, porque não tem como realmente saber, pois a Nora até no segundo livro enredou ainda mais confundindo o leitor.


Outro motivo de expectativa são os personagens principais, Moira e Cian, em relação ao último mais ainda, pelas características pode-se dizer é um personagem cativante, não somente por ser o vampiro, mas todo o charme, a personalidade sarcástica, irônica e sensual que o envolve, em O Vale do Silêncio descobrimos um pouco mais, desde a sua transformação, e também por mais que pareça cínico e fingir não se importar com as pessoas, existe um vampiro com sentimentos principalmente por Moira.


Quem já leu o primeiro livro, nunca podia imaginar que a personagem Moira, uma jovem princesa e delicada formaria um casal com Cian, por terem personalidades inicialmente antagônicas, e toda a carga do passado de Moira em relação a vampiros, e o igualmente cínico Cian, mas durante o decorrer do segundo livro, e essencialmente esse livro, veremos que Moira não é tão ingênua, delicada... pelo contrário, com personalidade forte, que sabe muito bem o que deseja.


Obvio que a Nora tanto com Cian quanto com Moira, não os modificou radicalmente, além de ser gradativo de um livro para outro, nesse ainda vimos ambos com seus temores, suas fragilidades, e isso é algo fascinante na narrativa e no desenvolvimento dos personagens de Nora nessa trilogia.


Um personagem que ganhou destaque nesse livro em relação aos outros é Lilith, descobrimos o porquê de toda essa maldade, como ela foi criada, o que posso dizer que ela já era desequilibrada quando era humana, e com tudo que aconteceu antes de se tornar vampira ficou pior depois de transformada. Outras curiosidades também foram esclarecidas, como Davey a criança vampira que a Lilith tem como filho, já que até esse livro a autora não tinha revelado a ligação da criança com a Lilith.


Os demais personagens, que no caso, os demais casais, Hoyt e Glenna, Blair e Larkin, aparecem bastante nesse livro, a autora realmente conseguiu equilibrar o destaque ao casal principal, sem se descuidar dos demais personagens. 

"- Vá na forma de um animal pequeno – lembrou-lhe Blair. (...)
- É, bem... – Enfiou um pedaço de pão na boca. – Um rato é bem pequeno e já funcionou antes. Vai demorar mais do que demoraria como lobo ou alce. – Tirou a cruz do pescoço. – Terás que ficar com isso para mim.
- Detesto esta parte. – Balir pegou a cruz. – Detesto você saindo sem arma ou escudo.
- Tenha fé. – Ele lhe segurou o queixo, beijou-a. Em seguida, recuando, transformou-se num camundongo.
- Não posso acreditar que acabei de beijar isso – murmurou Blair (...)."

Temos diálogos engraçados de Blair, Larkin, Cian e até mesmo Hoyt está mais relaxado, apesar de toda a tragédia que ocorreu durante o livro, a autora conseguia minimizar através desses diálogos, de algumas situações descontraídas.

"- Agora parece que estou te querendo de novo. Preciso te seduzir?
- Tarde demais para isso.
O sorriso de Moira aumentou de intensidade á medida que se aproximava da cama.
- Ouvi dizer... e li... que um homem precisa de um pouco de tempo entre duas rodadas.
- Você está me forçando a ser repetitivo. Não sou um homem."
E outro aspecto interessante do livro, esse é o mais romântico dos três, e não é por causa dos outros casais, até porque o romance foi só explorado no casal principal, e além de serem muito sensuais, ou seja, a autora deixou o melhor em todos os sentidos para o livro final.


"- Você está bem? – perguntou Glenna. – A primeira vez é quase sempre difícil ou um pouco decepcionante.
Agora Moira riu abertamente.
- Foi lindo, excitante e mais do que imaginava. Nada que eu tenha imaginado se aproximou do que aconteceu na verdade.
- Um cara que não fosse bom nisso após algumas centenas de anos de prática – especulou Blair – seria um caso perdido."
Além de romântico, engraçado e emocionante, principalmente a difícil decisão de Cian ter que se separar de Moira, já que ele é vampiro e ela é a rainha de Gaell, ou outra solução que realmente essa foi impactante e surpreendente


Até agora não me referi em nenhum momento da batalha final, que realmente ocorreu, e acho que foi o único ponto "negativo" do livro, pois depois de tanta preparação, foi uma batalha rápida, teve alguns embates interessantes, mas esperava bem mais em relação essa parte.


Concluindo, a autora abordou bem mais sobre sentimentos dos personagens, mesmo com o ponto negativo, o livro tem um desenvolvimento envolvente que cativa o leitor do início ao fim, realmente Nora pode dizer que sabe escrever de tudo, independente do gênero ela nos conta uma história original, equilibrada, inteligente e apaixonante.

PROMOÇÃO!!!!
Promoção válida até dia 23/01/2011
(serão válidos somente comentários coerentes)

GANHE UM CUPOM DE DESCONTO DA LOJA DIGERATI




MARCADOR DE LIVRO




confira a resenha
siga a editora no twitter
confira outros títulos da editora
confira o site da autora
adquira já!
adquira já!
adquira já!
adicione o livro no skoob
adicione o livro no skoob
adicione o livro no skoob
leia a resenha
leia a resenha


16 comentários

  1. Nunca li nada da Nora, mas depois de uma resenha dessa eu já marquei como desejado no skoob. XD
    Pelo que você descreveu esse livro tem tudo o que há de bom em uma série, um balanço entre cenas de romance e guerra.

    Abraços,
    http://www.vidadeleitor.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu sugiro vc começar por essa série, ela é bastante interessante, ou senão Mortal a serie policial futurística da autora, porém são mais de 30 livros, 17 lançados no Brasil e agora em fevereiro serão 18 anos, já que está previsto o lançamento de Dilema Mortal. Mas garanto que ambas são ótimas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho apenas os 2 primeiros livros desta trilogia e ainda nem abri eles...kkkkk...mas a cada nova resenha da Paty eu fico me remoendo de vontade de lê-los! Mas fala sério...30 livros na série Mortal?? Tu é doida de se atirar...ainda mais levando em consideração que custam uma fortuna cada livro!
    Eu tenho toda a série da Mediadora que também nem li, o único livro da Nora que li na vida até agora foi Insaciável...e AMEI!! Não vejo a hora de ler Over Bite!

    Parabéns pela resenha amiga!

    ResponderExcluir
  4. Ah, Nora e vampiros... Como não se apaixonar?? Tenho os três, mas ainda não li nenhum! Seria uma excelente opção para assim que eu acabar com Sob a Luz da Lua e A Abadia de Northanger... Resenha como sempre excelente, com imagens maravilhosas... Ainda mais usando Ian para Cian! "Assim você me mata..." hahahahaha Não li nenhuma crítica negativa sobre essa série. Mas as resenhas da patthy são para mim um termômetro muito grande... Por dois motivos... Temos gostos muito parecidos... E todos os livros que li e comprei por causa das resenhas dela não me decepcionaram em nada!!! Minha vez de dizer patthy: Quando eu crescer (que não seja pros lados...) quero fazer resenha igual a você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amiga, com certeza vc vai te identificar com Cian, ele é um verdadeiro Damon kkkkk.
      Acho que melhor começar a ler a trilogia rapidinho, até porque quero ver tua resenha.
      Beijão obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Parabéns pela resenha Patrícia! Já li A Cruz de Morrigan e amei! Estou ansiosa para ler O Baile dos Deuses e O Vale do Silêncio! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Afff...
    Esse livro foi o fechamento perfeito para a trilogia. Toda a narrativa e a condução da história em si são muito envolventes. O Cian mostra completamente o que dava indícios nos outros livros, ser um TDB de primeira. Já falei que tenho problemas com vampirões do mal??? Fiquei com saudades agora...
    E o que são os slides? Perfeitos! Adorei tudo Paty!
    O que achou do final, era o que esperava?
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O velho foi uma surpresa e tanto, e o final foi perfeito!!!!!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Esse foi um dos melhores livros que li no ano de 2011!

    A Trilogia é perfeita, e o final maravilhoso!!

    Adorei sua resenha, como sempre kkkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Fica muito difícil ler a resenha com o moço da montagem ali olhando pra mim kkkkkkkk
    Mas falando sério, esse é o livro que eu estava aguardando, desde que iniciei a trilogia. CIan é TDB!!! Perdi a promo do submarino (o livro tava por 9,90 com frete gratis *bate a cabeça na parede*), mas ele nao me escapa no próximo mês! rs
    Nem vou falar das montagens... *suspira*

    Beijão, amiga!!

    Carina Rissi

    ResponderExcluir
  10. Ai, já faz tempo que estou querendo ler essa série!!
    E cada vez que leio suas resenhas fico ainda mais tentada.
    adoro esses elementos místicos e romances é comigo mesmo!! kkkkkk
    Simplesmente AMEI as montagens...rs'

    Beijooos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. nao participei det promo, to atrasada, tava sem net estes dias rsrsr
    quando eu vi o nome nora roberts e umas imagens maravilhosas do meu Ian eu ja parei para ler
    bem apesar dos pontos negativos que toda historia deve e tem para ficar mas legal, eu acho que amaria ler ete livro por que vc mesmo disse que ele é envolvente e tenho certeza que vai valer a pena ler.
    PS: se ja nao bastasse as imagens estes trexos do livro me matam de curiosidade. UI!
    lindo
    bjs

    ResponderExcluir
  12. nao participei det promo, to atrasada, tava sem net estes dias rsrsr
    quando eu vi o nome nora roberts e umas imagens maravilhosas do meu Ian eu ja parei para ler
    bem apesar dos pontos negativos que toda historia deve e tem para ficar mas legal, eu acho que amaria ler ete livro por que vc mesmo disse que ele é envolvente e tenho certeza que vai valer a pena ler.
    PS: se ja nao bastasse as imagens estes trexos do livro me matam de curiosidade. UI!
    lindo
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Cian é o eu Damon. Desde o 1° livro que reparei isso. O livro 2 da série foi bem fraco. Eu comecei a ler Vale do Silêncio e está bem melhor que o livro 1 e 2. Moira não deixa barato correndo atrá do Cian AHAHA
    Espero ter mais livros sobrenaturais da Nora por aqui e que façam uma capa capa mais bonita que dessa trilogia.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  14. oohh inveja... cá em portugal aind nao saiu o terceiro livro!!! tou morta d curiosidade!!! os livros demoram a chegar cá a este lado, ai ja saiu a trilogio inteira e ca so ha pouco tempo e q saiu o segundo!!!
    tenho q aguentar, e esperar!!
    parabens pelo site, mto bom

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!