Viagem GMN: Miragem - A Livraria dos Sonhos na Serra Gaúcha

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Livraria Miragem, Rua Júlio de Castilhos, 603
São Francisco de Paula - RS - Brasil


Pessoal, já fazia tempos que eu queria fazer uma matéria sobre esta livraria MARAVILHOSA que conheci em São Chico visitando a tia do meu esposo...realmente o lugar é mágico!! A história, a Cultura e a Literatura estão presentes em cada canto, em cada parede um novo suspiro de criatividade.


A Miragem é simplesmente mais que uma livraria, é sebo...museu e centro histórico da Cidade de São Francisco de Paulo aqui na Serra Gaúcha.
Realmente perdi a noção do tempo durante a minha ultima visitação, mesmo com dor e com dificuldades para me locomover, não deixei de explorar cada cantinho deste lugar mágico.
A organização e o capricho são a costura que une todas as peças literárias, passado, presente e futuro em cada canto da Miragem.

O mais legal é saber que a Miragem nasceu como uma homenagem de Dona Luciana professora aposentada e que AMA a leitura para seu pai.
Apresento à vocês a Dona Luciana, uma mulher admirável, amante da boa leitura, fã de literatura russa, defensora dos animais e realmente uma mulher de muitas convicções.

Eu e o Beto nos perdemos no papo com ela...e trouxemos um pouco desta entrevista informal para vocês conferirem aqui GMN.

Pra começar ela já teve mais de 200 cachorros...nossa! Muito legal ver o quanto ela cuida de sua cachorrinha e ela tem passagem livre na Miragem. Promoveu inclusive um desfile pelas ruas da cidade com toda a sua familia canina...neste momento ela possui apenas 26 em sua residência.

GMN: Conversando, questionei-a sobre o que ela acha destas releituras de grandes obras que focadas na literatura fantástica que estão invadindo as prateleiras ultimamente?
Luciana: Desde que a televisão chegou, ninguém mais tem tempo para a introspecção e criatividade e por isso estão fazendo tantas releituras dos grandes ao invés de criar algo novo que cative ao jovem.
A mediocridade e a falta de introspecção mataram a criatividade!
GMN: Ela falou muito das grandes livrarias "por atacado" como a Saraiva e a Cultura não terem acervo de grandes autores, principalmente os Russos. Questionada por nós se ela ainda acha que no RS ainda há público para estas grandes obras?
Luciana: Se a livraria tiver o livro, então SIM! Ela terá o público!

GMN: Luciana, o que você mais gosta na Miragem?
Luciana: A espiritualidade do lugar e o quanto ela ressoa nos seus clientes.

GMN: Que livro você indicaria para que uma pessoa leia para a vida dela?
Luciana:  Cartas à um Jovem Poeta do Rilke.
GMN: Por quê?
Luciana: Porque ele é profundo, em sua essência diz que tens que procurar o mai profundo em sua alma e viver com os riscos desta resposta.

  • Paris, fevereiro de 1903. Rainer Maria Rilke (1875-1926) recebe uma carta de um jovem chamado Franz Kappus, que aspira tornar-se poeta e que pede conselhos ao já famoso escritor.

    Tal missiva dá início a uma troca de correspondência na qual Rilke responde aos questionamentos do rapaz e, muito mais do que isso, expõe suas opiniões sobre o que considerava os aspectos verdadeiros da vida.

    A criação artística, a necessidade de escrever, Deus, o sexo e o relacionamento entre os homens, o valor nulo da crítica e a solidão inelutável do ser humano: estas e outras questões são abordadas pelo maior poeta de língua alemã do século XX, em algumas das suas mais belas páginas de prosa.



  • Editora: L&PM
  • Autor: RAINER MARIA RILKE
  • ISBN: 8525415669
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2006
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 91
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Bolso 

Achamos algumas raridades...como estas primeiras edições lançadas pela Record...este exemplar de Tocaia Grande foi lançado em 1984 e Tieta do Agreste em 1977...tudo original e em ótimo estado!
E no meio de tudo isso...ainda conseguimos achar uma preteleira inteira de YA...hehehehe

A ala infantil é maravilhosa e cheia de princípios...segundo a dona Luciana, não há nenhum exemplar de história em quadrinhos e nem nenhum livro com imagens de animais aprisionados.
E ai gostaram??? Então comente muito e indique este post!! Tendo a oportunidade de visitar a Serra Gaúcha, não deixe de conhecer a Miragem!

6 comentários

  1. Nossa! Esta livraria me lembrou aqueles locais de leituras que propiciam magia e espiritualidade (como a próprio dona do estabelecimento disse) que vejo em alguns filmes.
    Parece que toda a arquitetura parou maravilhosamente bem no tempo... amei o relógios antigos e a iluminação... Parabéns pelas fotos (saíram perfeitas).
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  2. aaaaah, amei, a unica livrar aki perto da minha casa fica a kilometros de dstancia aff e por isto acabo comprando mais pela net *-* ai se ei pudesse ia ai por que esta livraria parecer ser maravilhosa, ainda mais por que mereceu ium post especial aki
    bjs. espero um dia vizitar esta livraria muito especial

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma livraria dos sonhos mesmo, daquelas de filmes e livros antigos :D AMEI! Quero conhecer...

    Beijos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho é ter uma livraria *____* ou trabalhar em uma para mim está bom também rsrsrs Imagina trabalhar em uma livraria dessas 0.0 Eu acho que acho no rio não tem uma livraria assim, tem muitas na verdade, mas não com esse toque de elegancia e charme *-* muito linda =P
    @anasofichang

    ResponderExcluir
  5. Ai que biblioteca linda.
    Aqui no Rio tem uma biblioteca antiga mas não tão charmosa e pequena como essa.
    Uma vez eu quase li li Tocaia Grande mas era meio grande o livro e o prazo de devolver não era então eu desisti. kkk
    Gostei de ver a prateleira de YA lindinha lá tambpem.

    ----Leituras & Fofuras----
    www.leiturasefofuras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nooooossa, mano... Com uma livraria dessas aqui, meus pais iam acabar esquecendo que tem filha, kkkkkk
    Apaixonei por ela!! Linda demais!! Toda de madeira, bem cuidada, super fofa! E eu adoro essas coisas meio antigas.. Parece que cuidaram dos mínimos detalhes
    Somente uma amante de literatura mesmo para fazer uma loja tão linda!
    Se um dia eu for no RS, com certeza vou passar nessa livraria^^
    Beijão^.^

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!