Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.
Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.
Fonte: Wickipédia
*** A Dominação Distópica foi criada por Ana “Catnip” (conhecida como Ana Death Duarte) do blog @icultgen e a segunda em comando é a Bell do @nemumpoucoepico ***
jogos
Atendendo prontamente à convocação, 12blogs distritos trarão muitas curiosidade, séries Literárias, Filmes, Seriados de TV e tudo o mais que abrange o cada universo Distópico espelhado pelo mundo e...o melhor de tudo: um monte de sorteios para seus participantes. Você tem o necessário para sobreviver à Dominação Distópica?
Atendendo prontamente à convocação, 12
Para triunfar e conseguir muitos adeptos, teremos regras bem simples e que tornarão
sua participação seu alistamento bem divertido e desafiador.
Seremos o blog distrito 12. E como esse distrito é o responsável por manter o "Aquecimento" de todos, prometemos incendiar a blogosfera dando início aos Jogos Vorazes Dominação Distópica!
Mais informações, apenas quando o primeiro post com todas as regras forem ao ar no blog Capitol.
Iniciando os trabalhos para a derrubada do sistema, vamos falar hoje sobre True Blood.
Baseada na série de livros The Southern Vampire Mysteries escritos por Charlaine Harris foi lançada pelo HBO em 07/09/2008.
Ambientada na cidade de Bon Temps - Luisiana, True Blood retrata o cotidiano de uma cidade pequena e a sociedade americana nos dias atuais convivendo agora quase que em pé de igualdade com os Vampiros, após a criação de um Sangue Sintético desenvolvido pelos japoneses que agora permite que as duas raças co-existam em "relativa paz". Sookie a personagem principal é uma garçonete com poderes telepáticos e uma forte atração por um vampirão muito sexy chamado Bill Compton.
Ok, mas o que True Blood tem de Distópico?!?!?!?!?!
Embora os ingredientes que apurem o sabor de True Blood sejam o sexo e os seres sobrenaturais, podemos observar o uso desta nova substância desenvolvida através da tecnologia japonesa como uma arma para a sociedade vampírica, até então ainda apenas aos poucos sendo desmargilizada tentar dominar a raça humana. Em contra-partida, ainda há a politicagem humana tentando manipular as informações para criar o pânico ou defender seus interesses enquanto a situação lhes for vantajosa ou lhe permitir o controle das massas.
Quer ganhar 4 lindos descanso de copos de True Blood??
a Rafflecopter giveaway
Qualquer dúvida de como usar o Rafflecopter..dê uma lida no artigo preparado pelo iCultGen, veja esse artigo aqui. Lembrando que você não tem que fazer um cadastro, nem ter Facebook para participar.
É um conceito interessante esse de Distopia,e é mais interessante quando associado ao universo de True Blood
ResponderExcluirEstou me sentindo na arena e olha que o meu tempo para participar dos Jogos já passou D= Katniss sua linda cadê você para nos salvar????
ResponderExcluirVampiros + distopia + investiggação + seres sobrenaturais além de vampiros + caras gostosos + mil coisas legais! Muito amor, neh?
ResponderExcluirAna Death Duarte
a.k.a.
Ana Catnip Kirk
Não fiz as coisas extras pq naum tenho CaraLivro xD
ResponderExcluirAmei a promo-teaser!
VAMOS DOMINAR O MUNDO!
ABAIXO O CAPITOL!
ANACATNIP KIRK
Realmente True Blood é uma baita de uma distopia e como não amar que uma distopia dessas fosse verdade!
ResponderExcluirBeijos
Susana
To adorando essa dominação distópica!!
ResponderExcluirAchei bem interessante essa colocação de True Blood como distópico, eu nunca havia reparado nisso, mas faz todo o sentido! =D
Adorei a promo e já estou participando o/
Nunca parei pra pensar na distopia de True Blood, muito boa essa dominação distópica. Participando da promoção \o/
ResponderExcluirAdorei o tema da proposta, as distopias estão em alta mesmo, provavelmente porque olhar para o presente e ver algo ruim crie uma enorme angústia que é jogada para o futuro como certeza de piora, de fato acredito que coisas vão piorar para alguns, mas acredito que boa parte das coisas vão melhorar, mas para aqueles que querem o bem =P
ResponderExcluirParticipando da dominação, mas de forma otimista hahaha!
Miquilis: Bruna Costenaro
Adorei a ideia da dominação distópica de True Blood.
ResponderExcluirParticipando.
Achei interessante isso sobre distópica de true blood,é legal ver esse lado cientifico da história nunca tinha parado pra pensar sobre isso!Gostei mesmo''
ResponderExcluirGostei de terem feito essa analogia, englobando vários aspectos da distopia e associando com a cultura pop (=
ResponderExcluirAdoro distopias e adoro True Blood, mas nunca tinha pensando nesse lado da série.
ResponderExcluirQuero muito esses descansos!
Beijos,
Celle
Sche, tem um pessoal que tá querendo o sorteio do livro tb... como já o sorteei no meu, o primeiro, vc não tem como conseguir com a Agir? - v-
ResponderExcluirEu nunca tinha pensado em True Blood como distopia, mas concordo com você. É legal ver posts assim, que abrem um novo ponto de vista.
ResponderExcluirEu nunca tinha pensado em True Blood como distopia, mas concordo com você. É legal ver posts assim, que abrem um novo ponto de vista. [2]
ResponderExcluirAchei muito interessante essa idéia, adoro obras que tragam em si uma boa distopia. Aprendemos muito com isso.
Ideia interessante!
ResponderExcluirMuito legal a apresentação de todo o contexto! Adorei!
ResponderExcluir