Resenha Premiada: Um Mundo Brilhante - T. Greenwood - @Novo_Conceito

quinta-feira, 22 de março de 2012

Um Mundo Brilhante
T. Greenwood
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219411
Ano: 2012
Páginas: 336

Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. 
Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. 
Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.



O inverno fascina completamente o professor de historia Ben Bailey,um dos muito moradores da cidade de  Flagstaff. A neve foi o principal motivo da mudança de Ben para a cidade, mas nesse ano ela chegou antes do previsto, mas ainda assim, muito bem recebida.

Ben, mantém uma vida vida relativamente normal, trabalhando como professor de historia durante as manhãs, e como Barman a noite em um restaurante da cidade chamado  Jack's.
O dia para Ben começa cedo, acordar, recolher o jornal, tomar café e sair para o seu primeiro trabalho, mas hoje o dia promete ser diferente, acordar e se deparar com a grande quantidade de neve foi algo surpreendente, só o que ele não podia imaginar é que as surpresar continuariam a aparecer, e nem todas elas continuariam a ser agradáveis.
"Há muito tempo, tudo estava inteiro. Ben se lembrava daquela época como se ela pertencesse a algum outro Ben. Um Ben feliz, sorridente e distante. Uma vida parecida com um filme de Super 8 tremeluzente, projetado em um lençol estendido na parede de um porão"

Ao abrir a porta, para soltar o cachorro e recolher o jornal, depara-se com uma cena chocante, um jovem rapaz encontrasse deitado na calçada de sua casa, e ao aproximar-se do lugar, nota que ele está coberto de neve, mas o que o deixa ainda mais chocado, é a grande quantidade de sangue ao redor do garoto, sua aparência é de alguem que levou uma boa surra, olhos inchados, sangue escorrendo livremente de seu nariz. Em uma tentativa de ajudar, Ben tenta localizar seus batimentos cardíacos, mas só encontra silencio, em um momento de desnorteio acorda sua noiva Sarah, que também é enfermeira do hospital da cidade. O menino acaba sendo levado para o hospital, em estado gravissimo, mas o fato desencadeia uma serie de acontecimentos.

Sem conseguir esquecer tudo o que aconteceu no quintal de sua casa, Ben vai até o hospital para tentar descobrir o real estado do garoto. Assim que chega ao hospital é informado de que o nome do rapaz é Rick Begay, um indígena da  tribo dos navajos que veio para a cidade em busca de uma nova vida, mas que lamentavelmente não irá sobreviver ao ataque sofrido. Em meio ao misto de emoções, surge a informação que que Rick possui uma irmã na cidade. Decidido a  dar as condolências à irmã do garoto, Ben espera por ela, mas o que ele não poderia prever é o seu encanto instantâneo por Shadi, uma garota simples, mas decidida e que vê nele um grande aliado para descobrir o que realmente aconteceu com seu irmão.
“Esperou que alguém viesse explicar o que aconteceria a seguir. O que ele deveria esperar. Não para ele, ou para seus pais, mas para ela. Mas nem sua mãe, nem seu pai lhe deram explicações alguma. O céu não existia naquela casa. Nem Deus. ”.

Após o inesperado encontro com Shadi no hospital, Ben passa a questionar sua  própria vida. Noivo de Sarah a seis anos, vem adiando o casamento a bastante tempo, seu relacionamento desgastado vem deteriorando-se cada dia,  sem que ele tenha a coragem de por um ponto final. 
Descobrir que nem mesmo a sua tão sonhada profissão de professor de historia lhe da mais prazer é um choque, tudo que ele idealizou não faz mais sentido.
Tendo cada dia mais  a necessidade de estar no Shadi,  Ben passa a mentir para Sarah, colocando seu relacionamento em uma situação ainda mais critica.
 “Segredos. Como pequenos sapos escondidos em seu bolso. Não se pode esquecer deles porque estão sempre se mexendo ali dentro, contorcendo-se, tentando escapar. Você sabe que, a qualquer momento, um deles pode conseguir subir e pular para fora do seu bolso, revelando-se para o mundo com um coaxado estridente. E quanto mais você se esforça para tentar contê-los, para tentar escondê-los, mais se esforçam para escapar. Ben havia ligado cinco vezes para Shadi desde que voltara para Phoenix”.

O livro é divido em cinco partes: Mundo Vermelho, Mundo Azul, Mundo Amarelo, Mundo Preto e Branco e  Mundo Brilhante, que aparentemente descrevem cada momento da vida de Ben. Ao todo são 66 capítulos (curtíssimos), cada um deles com no máximo seis ou sete paginas. Narrado em terceira pessoa, o livro é uma leitura fácil e com uma escrita simples, mas que muitas vezes, pela quantidade excessiva de detalhes, passa a ser cansativa.

Quando li a sinopse , fiquei imaginando que seria um romance policial, que tudo ficaria em torno da misteriosa morte, mas me enganei completamente, o livro na realidade tenta fazer com que o leitor refleta sobre sua própria vida e suas decisões, te fazendo questionar várias atitudes, assim como o protagonista, mas sempre tendo de pano de fundo assuntos polêmicos, como preconceito racial, álcool entre outros.

Em geral o livro é legal, e muito bem escrito, confesso que tive (muita) dificuldade em ler, pois esse estilo realmente não me prende, mas para quem gosta de um bom romance/drama é uma ótima pedida, provavelmente os adoradores de Nicholas Sparks vão ficar encantados com essa obra muito bem escrita da autora T. Greenwood.


Quer ganhar 1 MEGAKIT de Um Mundo Brilhante??
Livro + Marcador + Caixa Decorada + Capa de Chuva

Basta seguir as Regrinhas:
  • Ser residente no Brasil;
  • Seguir publicamente o Guardiã da Meia Noite no Google Friends Connect;
  • Curtir o GMN no Facebook;
  • Seguir a @blogdaguardia e @Novo_Conceito no Twitter
  •  Twittar pelo menos 1 vez a Frase: Quero ter #UmMundoBrilhante e vou ganhar o meu Exemplar no sorteio da @blogdaguardia + @Novo_Conceito  - http://bit.ly/GLLnbI
  • Fazer um comentário válido nesta resenha e colar o link de divulgação do seu Tweet.


O sorteio ocorrerá quando atingirmos 15 comentários na resenha ou até a data especificada.

16 comentários

  1. Parabéns pela resenha Scheila! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros com capítulos curtos, e achei interessante a divisão por cores. Confesso que não gosto muito de histórias sobre personagens repensando suas vidas e tal, mas já ouvi falar super bem desse livro, vale tentar!

    Link de divulgação no Twitter
    https://twitter.com/#!/ca_sirio/status/182667388972572673

    ResponderExcluir
  3. Eu admito que gosto bastante de livros dramáticos. A verdade é que adoro ainda mais livros que me façam refletir sobre as questões da vida, que me façam rever conceitos e até mesmo que me lancem em aventuras para responder questões sobre mim mesma. Não é a primeira resenha que eu li sobre "Ah, eu achava que a estória ficaria limitada ao caso do rapaz que morreu e tal, que seria um romance policial", o que não deixaria de ser interessante, pois também adoro romance policial. Mas enfim, eu quero muito ler "Um mundo brilhante" e ter uma opinião sobre o mesmo.

    Link de divulgação no Twitter:
    https://twitter.com/#!/ericona/status/182784182009860098

    ResponderExcluir
  4. Um estilo que eu não costumo ler muito é de livros dramáticos. Sempre fugi de Daniele Steel e similares. Mas aparentemente a Novo Conceito tem investido em autores com histórias diferentes e tramas que parecem ser cativantes.

    Ter uma narrativa com foco no personagem masculino admitindo que seu relacionamento está degastado e talvez tomando uma atitude para mudar isso é bastante interessante, já que a maioria dos homens não gostam de ser aquele que toma a decisão de separação em
    um casal.

    Se não for uma narrativa extremamente descritiva me interesso em conhecer a autora e realmente decidir se drama é ou não minha praia.

    Link de divulgação: https://twitter.com/#!/Samara_MaiMa/status/182818262030090240

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da história em si, mas detestei Ben com todas as minhas forças. Odeio pessoas que deixam suas vidas nas mãos de outras pessoas. Que não tomam decisões e nem assumem riscos. bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu ouvi falar muito sobre este livro e ele a me deixando curiosa,apesar de não gostar de livros com ponto de vista masculino,mas eu posso abrir uma exceção ^^'
    Ótima resenha,como sempre,bjo'

    https://twitter.com/#!/dyalmeida_/status/182849269655552000

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais nada, eu simplesmente AMO essa capa!! Amo mesmo, com todas as minhas forças. Infelizmente ainda não consegui ver o livro de perto, não o encontro nas livrarias... :(

    Eu adoro drama. Acredito que vou adorar conhecer a história do Ben, quero muito ler o livro e quero mais ainda esse kit maravilhoso!!!

    Ju

    Divulgação no twitter: https://twitter.com/#!/PalcoseLivros/status/182863451935358976

    ResponderExcluir
  8. Gostei da comparação com Nicholas Sparks, o livro é assim, assim, mas é bom!
    Linda resenha, beijos

    ResponderExcluir
  9. Realmente pela sinopse da a entender que vai ser um romance policial coisa que eu amo, mas um livro mais lá Nicolas Sparks também me deixa curiosa já que eu nunca li nada dele ainda ( é verdade ) Adorei a resenha, estou louca pra ganhar esse kit e poder ter a chance de ver o que eu acho do livro *-* Obrigada

    https://twitter.com/#!/AnaSofiaChang/status/182953038623932418

    ResponderExcluir
  10. Muito interesante a resenha. Mostra que o livro é recheado
    de conflitos que vão surgir na vida de Ben após ele encontrar
    o indígena Rick. Adoro esses livros que nos fazem refletir mais
    sobre a vida que levamos e o que temos feito. Parabéns pelo site!

    https://twitter.com/#!/diegords/status/183033786559246336

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha, muito boa mesmo.Me deixou muito curiosa para saber mais sobre essa história. Amo romance/drama. *-*

    https://twitter.com/#!/MariiGomesXD/status/183255247613984768

    ResponderExcluir
  12. Não leio muitos livros desse gênero, acho que nenhum tinha me chamado atenção ainda.

    Porém esse me despertou curiosidade, pois tem um pouco de romance policial o que eu particularmente adoro. Sem falar, o modo de como o livro é dividido é bastante interessante, tornando assim um livro rapido e facil de ler acho eu.

    Ah, sem falar que a capa é muito linda uahshus e parabéns pela resenha, ficou ótima *-*

    https://twitter.com/#!/aique_erotico/status/183374363603632128

    ResponderExcluir
  13. A cada resenha que leio sobre esse livro tenho mais vontade de ler. O fato de ser uma mistura de romance policial e drama, uma história cheia de conflitos e descobertas pessoais me atrai muito.
    https://twitter.com/#!/mcrisaragao/status/185573303379968001

    ResponderExcluir
  14. Vi vários sites e blogs dando ótimos comentários sobre esse livro. São poucos os que li com narração masculina, mas estou ansiosa para ler este. Parece ser um bom livro que retrata questões "da vida". Vou ler!

    Link da divulgação:
    https://twitter.com/#!/_kelcmp/status/185847366836948992

    ResponderExcluir
  15. Ahhh eu queria dizer que eu fui a uma livraria hoje e vi o livro mundo brilhante e é LINDO minha gente *-* que livro fofo e brilha mesmo rsrsrsr Eu estou apaixonada e queria muito ganhar o kit *-*
    Que a sorte esteja do meu lado rsrsrsr Obrigada!!1

    https://twitter.com/#!/AnaSofiaChang/status/186280391500500992

    ResponderExcluir
  16. Eu não dei muita bola para esse livro inicialmente, mas pela tua resenha os personagens tem um aprofundamento psicológico o que torna a leitura muito mais interessante. Viver por anos sem ter um norte definido até ser surpreendido por um menino brutalmente agredido na porta de casa... Parece um livro que marca que o lê.

    https://twitter.com/#!/moripony/status/186535743752110081

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!