RESENHA CONSELHOS AMOROSOS DE EMILY BRONTË - ANNE DONOVAN

quinta-feira, 5 de abril de 2012


SINOPSE

Tradução: Caroline Chang

Título Original: Being Emily
Revisão: Beatriz Moreira
Páginas: 352 páginas
ISBN: 9788576658061
Formato: 16 x 23 cm.
Selo: Essência
Nº de Edição: 1
Publicação: Março 2012




RESENHA

Esse é um dos livros que não tinha intenção de comprar, tinha visto no blog da editora Essência, até por não ser muito fã da Emily Brontë, apesar de O Morro dos Ventos Uivantes eu já li mais de uma vez, além de assistir os filmes de 1940 com o Lawrence Olivier e o de 1992 com Ralph Fiennes, acho o livro excelente, quem ainda não leu, recomendo e muito o livro.



Mas Conselhos Amorosos de Emily Brontë, é da autora Anne Donovan, a personagem principal do livro, Fiona, é uma grande fã da autora Emily Brontë, e que influencia em algumas decisões da sua vida, desde pessoais até profissionais.


Fiona, é a segunda filha de uma família de 3 irmãos, Mona e Rona, as gêmeas e Patrick o irmão mais velho, vivem em Glasgow, na Escócia, já no inicio Fiona nos mostra a presença de Brontë no seu cotidiano, ela compara o seu dia a dia a Brontë, já que Fiona não se limita apenas a obr, mas também na vida familiar da escritora com a dela.


Através dessa adoração pela autora, Jas o colega de classe de Fiona, que é apaixonado por Shelley se aproxima de Fiona, e começam um relacionamento, até essa parte do livro a vida de Fiona é comum, o primeiro namorado, a rotina familiar...


Porém após descobrir com ajuda de Jas um talento particular para artes, ela começa a ter outra perspectiva na vida, já que sempre se achou comum, vimos Fiona mais segura de si, porém com morte da mãe, Fiona se desestrutura um pouco e isso influencia sua vida amorosa, familiar e por um distanciamento de Brontë.


Não sei se a autora quis mostrar a insegurança e a mudança de vida de Fiona, as escolhas erradas, o desapego da família, uma visa amorosa vazia, gerou um afastamento de Brontë, até momentos da comparação tornam mais sarcásticos e depressivos, já li algumas resenhas, e não vi ninguém comentar essa situação, talvez seja apenas um ponto de vista próprio.


O livro é interessante por isso, quase sempre você tem raiva, ou fica indignada com as atitudes erradas da personagem, porém no caso de Fiona, você a entende todos os passos errados, e admira a força de superação da personagem, ela levanta vários questionamentos, e além da consciência dos seus erros, realmente muito interessante como a autora colocou a personagem cheia de problemas e como eles foram solucionados e superados.


Fiona é o narrador de todo o livro, então você tem se vê como Fiona o tempo todo, e em nenhum momento sentimos falta da visão dos outros personagens, acho que foi por isso que realmente admirei Fiona, e também vi como uma pessoa quase real, que errou, ou erraram com ela, e perdoo e foi perdoada, mostrando generosa em algumas situações, e mesmo se não fosse talvez não poderíamos classificar de ter tido atitudes egoístas.


Sinceramente é um livro despretensioso, às vezes algumas divagações da personagem um pouco cansativas, mas o desenvolvimento dos personagens, e o talento da autora juntar momentos da obra e da vida da autora Emily Brontë com momentos da vida da personagem, foram bem equilibrados, e transformar uma personagem fictícia em humana.





Adicione na sua estante
Adquira o seu!!!!
Curta o facebook!
Siga a editora!
Curta o facebook da editora!
Acesse e confira as novidades!
Acesse!!!
Acesse!

4 comentários

  1. Você gostou mesmo Paty? Posso ler? Acho que quando o tempo melhorar... vou ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty..não sei bem o que achei desse livro, me passou a impressão que ele é meio paradão posso até estar enganada, mas não senti aquele "nossa que estória quero ler" acho que deve ser como vc comentou "interessante" mas não do nivel, os melhores.. rsrs, mas gostei de alguns quotes que vc colocou além do bom desenvolvimento da resenha que é um dos elementos que eu adoro nas suas resenhas.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty!

    Estou curiosa para saber o que vou achar desse livro, gostei bastante da sinopse \o/

    Bjs!
    Carla
    http://www.historias-semfim.com

    ResponderExcluir
  4. Um livro cujo o título e capa me chamaram a atenção. Porém lendo tua resenha percebo que gostou do livro, mas não sentiu aquela emoção característica que sente lendo outros livros! Ai Patthy, posso estar errada, mas de tanto ler tuas resenhas consigo perceber que livro ou não posso comprar porque vou me apaixonar. E sinto que esse é um eu gostaria de ler, mas sem muitas expectativas e quando eu não tiver outras prioridades! hahahaha Adorei a resenha, sabe que sou fã de tuas resenhas!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!