Resenha Premiada: Garota Replay - Tammy Luciano - @Novo_Conceito

segunda-feira, 18 de junho de 2012


Garota Replay 
Tammy Luciano

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630076
Ano: 2012
Páginas: 144

 
O que você faria se encontrasse você mesma?

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também... 



"Queria muito viver um grande amor, fosse lá como fosse um grande amor."


Thizi é uma garota de 20 anos, mora parcialmente sozinha em um apartamento na Barra da Tijuca. Seus pais, um casal aventureiro, passam a maior parte do tempo viajando pelo mundo, aproveitando a vida em uma extensa segunda lua de mel, deixando-a sozinha dez meses por ano apenas sobre os cuidados da sempre atenciosa Nil, a empregada da casa, mas que com o passar dos anos acaba se tornando a única figura materna para Thizi.

(...)Nessas horas, eu podia gastar meu verbo,falar algo muito importante e e nenhum dos dois escutava.Só conseguiam falar dos macacos raros que conhecereiam , das trilhas  secretas abertas para visitação,dos olhos arregalados de um bicho raro, dos cheiro de paises distantes, das ervas  pperfumadas e das borboletas de asas enormes que pousariam na sua janela do hotel...Meus pais me assustavam com tamanha vontade  de ver o mundo.(...)

Thizi namora Tadeu, um bad boy arrogante e nenhum um pouco fiel, o que faz com que a pobre garota seja constantemente alvo de fofocas na sua escola, mas como todo bom canalha, Tadeu tem uma "lábia" e tanto, e logo a convence de que as fofocas não tem fundamento e que não passam de intrigas de pessoas que não suportam ver a felicidade alheia sem ter que interferir. Mas, Thizi tem Tito em sua vida, seu melhor amigo e confidente. Um cara super gente boa que esteve ao seu lado em todos os momentos e que sempre a avisou que seu namorado não era a pessoa que fingia ser, mas assim como todos que tentaram abrir os olhos dela, foi ignorado e a maioria das vezes até mesmo acusado de intrigueiro.

(...)Vamos direto ao ponto.Você pode achar que escolhi o cara errado e que Tito deveria ser meu namorado. Também acho, mas desde quando a vida real segue o rumo certo? Mesmo que a sua vida tenha ares de versão cinematográfica, no mundo verdadeiro mocinha de verdade são abandonadas,cachorros sofrem maus-tratos e finais felizes contamos nos dedos.(...)

Mas como todos sabemos, a mentira tem perna curta. Certo dia em uma festa frequentada por quase todos os amigos de Thizi, Tadeu é flagrado aos beijos com outra garota por ninguém menos que Tito, que vendo oportunidade perfeita para alertar a melhor amiga sobre a índole de seu namorado, tira uma foto. Sem conseguir conter a vontade de esfregar a cara de Tadeu a prova de sua traição, Tito o confronta , o que provoca uma grave briga entre os dois, a qual resulta em um nariz quebrado para Tito e um grave acidente de carro causado por Tadeu que usando da combinação mortal de Álcool + direção, acabou com o carro destruído contra um muro, ficando gravemente ferido e deixando seu melhor amigo Gabiru em coma.

A repercussão da malfadada festa foi gigantesca, até mesmo reporters de televisão apareceram na cidade para relatar o acidente. A vida de Thizi está de pernas para o ar, o que antes era epenas fofoca que rolava aos cochichos nos grupinhos, agora era algo explícito.

(...)Concluí, emocionada, que costumava escolher os caras errados, aqueles que nada têm a ver comigo, os péssimos no trato e que não fazem minha vida andar para a frente, destruindo minha paz. Isso eu precisava mudar imediatamente. Abaixo os errados, fora os blefes, adeus aos que mentem, tiram onda de pegador e só me querem para colocar em álbum de conquistas.(...)

Cansada de ser alvo de fofocas, resolve sair para espairecer e é aí que o mais estranho encontro de sua vida acontece. No meio da pista de dança de uma badalada festa, Thizi encontra a si mesma, em uma versão completamente melhorada, dançando e curtindo a vida de uma maneira que a verdadeira Thizi a muito não fazia. Chocada com o  intrigante encontro, resolve procurar a sua Replay para descobrir a verdade. 

Será que possuía uma irmã gemea? ou era uma alucinação de sua cabeça?

(...)Ali, me vendo, ou vendo alguém tão parecida comigo, com aquele astral tão vencedor, imaginei que poderia ter conseguido muito mais do que fiz até ali.(...) Nunca me imaginara tão bonita. Mas eu estava ali, na minha frente, inacreditavelmente linda, uma explosão de mim mesma.(...)

O encontro com a sua suposta gemea foi ainda mais chocante, não havia penas semelhanças entre ela e a garota, elas eram idênticas, e a Replay ainda parecia saber todas as respostas sobre sua vida e sobre suas escolhas, o que deixa Thizi ainda mais intrigada.

Sabe quando você começa a ler um livro cheia de espectativa, e ao longo da leitura você percebe que todas essas espectativas foram superadas? Pois é, foi isso que aconteceu com  Garota Replay. A bastante tempo eu vinha "namorando" esse livro e quando surgiu a oportunidade de resenhá-lo, fiquei mais do que contente. 
Este livro também foi um desafio, como resenhar apenas 144 paginas, sem revelar tudo ou muito pouco? Ainda mais quando se está completamente apaixonada e envolvida pela historia.

Garota Replay é um livro curtinho (uma pena, poderia ter umas 400 páginas que não me cansaria do Tito. *-*), de leitura fácil e completamente viciante. Como o próprio título já diz, ele nos trás a historia de Thizi, uma garota em meio a uma crise, que tem a oportunidade de um inesperado encontro com si mesma, e de "visualizar" o seu futuro próximo(só quem ler o livro vai entender o porque de visualizar esta entre aspas.hahaha).

Tammy Luciano soube sustentar o enredo até a última página do livro, mantendo o leitor completamente envolvido pela historia. A narrativa é muito divertida, sendo contada a partir da perspetiva da protagonista, uma garota de vinte anos, em meio a uma crise existencial. Confesso que senti um pouco a falta de diálogos ao longo da historia e o pouco desenvolvimento de alguns personagens, como Beta, a melhor amiga de Thizi, e até mesmo dos pais dela, que mesmo estando pouco presentes na historia nos deixam com promessa de serem um casal super divertido.

Apesar das críticas sobre a personalidade infantil de Thizi, eu discordo completamente, confesso que me vi um pouco nela, em suas inseguranças, medos e o desafio de uma garota dessa idade a dizer que é completamente resolvida, tanto no amor, quanto nos estudos.
A parte gráfica do livro também é surpreendente,  com uma capa P.E.R.F.E.I.T.A  e  sem erros de revisão (eu não consegui encontrar nada, e vocês?), Garota Replay é mais uma ótima publicação da editora NOVO CONCEITO.

O livro também nos passa uma mensagem super simples mais muito importante:
"Ser nós mesmos pode não ser fácil, mas encarar quem somos é a melhor maneira de construir uma historia de verdade."

Sobre a  autora:
Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Escreveu os livros Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada. Adora chocolate, madrugada, natureza, cachorros, Frida Kahlo, amor de verdade, viajar e conhecer pessoas. Além de escrever, Tammy grava os vídeos do projeto Crônica Falada (www.youtube.com/tammyluciano) e viaja o Brasil todo para encontrar leitores em livrarias e Feiras.
Tammy também é muito atenciosa com os seus fãs, para vocês terem uma ideia, ela me mandou recado no skoob depois de ler os meus historicos de leitura, me agradecendo pelo carinho com o livro.(tem como ser mais fofa? *o*)


 P.S. da Scheila: A Tammy realmente é uma fofa, super simpática com os fãs, realmente uma pessoa ímpar que tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente durante a Feira do Livro de Porto Alegre em 2010 (com direito a bate papo na praça de alimentação e muitas fotinhos...hehehe)
Quer ganhar um Kit Garota Replay??
Basta ser residente no Brasil e comentar a resenha deixando o seu Twitter (mas tem que ser um comentário válido que expresse sua opinião sobre a resenha, livro, autora e etc).

7 comentários

  1. Olá!

    Esse livro é bem fofo mesmo!

    E a Tammy é uma graça \o/

    Super simpática, de bom humor, carinhosa e atenciosa com todos \o/

    Parabéns! Você merece todo o sucesso!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Tá aí um livro que foi me conquistando aos poucos, no início não estava tão empolgada com a trama, mas na medida que fui avançando fui me apegando e cheguei mesmo a me surpreender com o final inusitado e que eu nem tinha imaginado.

    Vanessa - http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. serio, adorei sua resenha e tambm tenho certeza que vou me ver um pouco nela, sei lá, é o meu tipo de leitura com certeza rs a capa tambem é linda, a primeira coisa queeu vi e amei, depois a sinopse me conquistou e sua resenha me fez amar o livro + ainda, tava um pouco de medo pq dizem da personalidade da personagem, mas agora sem medo, quero so ler e curtir a leitura que essa escritura tudo de bom escreveu para nos.
    bjs
    @aryanecampideli

    ResponderExcluir
  4. Olha, confesso que quando saiu o lançamento de Garota Replay fiquei meio com o pé atrás, nem tive vontade de lê-lo. Mas aí os kits chegaram aos parceiros da NC, começou a pipocar resenha BOA sobre ele e sobre esse final surpreendente que já estou quase tendo um treco por ainda não ter tido a oportunidade de ler esse livro. E concordo em número, gênero e grau, a Tammy é uma foooofaaaaa!

    @mcaroliinaq

    ResponderExcluir
  5. Oiee como vai?
    Louca pra ler esse livro! Outro dia o encontrei na Livraria Cultura, mas tava sem um $$ pra poder comprar rsrrs
    Adorei a resenha, ficou ótima tbm e só aumentou minha vontade de ler!
    Parabéns para a autora!
    Beijos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro e gostei muito da história.
    É bem diferente do que estou acostumada a ler e eu não esperava aquele final. Eu realmente gostei muito.
    Ficou muito legala resenha.
    Muito legal a Tammy sentar com os fãs para bater um papo.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tem uma história super interessante. É um que está na minha lista para ler. Acho que apresentou muito bem o livro, não contou todo o enredo e deixou eu com mais vontade de ler. A capa é realmente perfeita. A Novo Conceito só lança coisas boas.
    @elispaulina
    elis.elger@yahoo.com

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!