Resenha: Predestinados - Josephine Angelini - @intrinseca

terça-feira, 11 de setembro de 2012

PREDESTINADOS
Josephine Angelini
I.S.B.N.: 9788580572209

Sinopse: Helen Hamilton passou os dezesseis anos de sua vida tentando esconder o quão diferente é — tarefa nada fácil em uma pequena ilha do Atlântico. E está ficando cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque às vezes, sem motivo aparente, é atacada por pessoas estranhas, mas também porque ela teme que esteja perdendo o juízo. Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e alucinações com três mulheres derramando lágrimas de sangue a têm atormentado noite e dia.
Quando se vê atraída por Lucas, um dos rapazes da glamorosa e misteriosa família Delos, Helen não tem como saber que os dois estão destinados a representar os papéis principais em uma tragédia que o destino insiste em repetir através dos tempos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem e revela os segredos de seus ancestrais, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças muito antigas.
Um AMOR escrito nas estrelas...
Uma DISPUTA que começou na Grécia Antiga...
Uma MALDIÇÃO que nem os deuses podem desfazer.

RESENHA
Quando a Helô esteve aqui em Porto Alegre com a turnê Intrínseca eu já havia ficado muito interessada pela proposta de Predestinados, mas assim que comecei a ler, acabei recebendo um banho de água fria.
Helen é uma menina esquisita, tímida, ela praticamente não tem amigos. Passa a maior parte do tempo se escondendo de si mesma e tentando não ser notada na escola, principalmente porque ela sabe que é diferente de todos. Pensei, lá vem mais YA com a mocinha bonita e desajeitada que acha que todo mundo é bom de mais pra ela, afundada em auto-piedade e sem a mínima noção da sua beleza e o poder que ela exerce sobre o sexo oposto.
Pois bem, Predestinados acabou não conseguindo fugir de alguns destes clichês...mas mesmo assim...EU MORDI A MINHA LÍNGUA!!! O LIVRO É MARAVILHOSO!!!
Helen vive com o pai em uma pequena ilha e com sua melhor amiga Claire, tenta sobreviver tentando passar despercebida pelo ensino médio. Ela sabe que é diferente, mas não sabe o porquê...tem consciência de que é mais rápida e mais forte do que os demais e exatamente por isso se esconde até de si mesma para evitar o status de aberração.
Uma estranha alucinação vem tirando o sono de Helen, assim como a chegada de uma nova família à ilha. Os Delos são a fofoca da ilha, ricos, bonitos e numerosos, estão agitando a vida social na pequena ilha de Nantucket, mas juntamente com as visões que lhe assombram, a simples menção destes novos moradores também acaba com sua paz de espírito lhe tirando do sério.
Mesmo sem nunca ter visto Lucas Delos, Helen o reconheceu imediatamente quando o encontrou no corredor da escola. Ele é incrivelmente bonito e mesmo assim o único desejo de Helen por ele é por seu sangue.
Ela precisa matá-lo...custe o que custar!
Entramos junto com Helen na luta contra a família Delos. Uma sede de sangue inexplicável à assola e junto com seus talentos e agora constantes alucinações, passa a consumir sua vontade e sanidade. 
E então?, perguntava uma vozinha dentro da cabeça dela. Enforcá-lo até a morte!, respondeu outra.Os olhos incrivelmente azuis de Lucas arregalaram-se de surpresa. Helen estava ganhando. Uma de suas longas unhas roçou a pele pulsante que cobria a artéria gorda que ela desejava cortar. Então, antes de conseguir entender o que estava acontecendo, Lucas a girou e a imobilizou contra o peito prensando seus braços contra os seios e posicionando-se entre as pernas dela.Predestinados - página 34
Quem é você? Qual a sua casa? Lucas perguntava desesperado à ela. Mesmo sem compreender, a sede de sangue continuava consumindo-a.
Predestinados é uma deliciosa Ilíada moderna, onde a mitologia, a disputa pelo poder, o amor e a vingança andam lado a lado.
Josephine Angelini conseguiu tecer uma trama maravilhosa, repleta de aventura e magia, cativando assim até mesmo o mais cético dos leitores. Com maestria ela foi costurando, bordando e enredando diversos personagens fortes e cativantes, todos com um Q mitológico com características muito bom descritas e faces apaixonantes. Personalidades marcantes que te conquistam a cada parágrafo.
Junto com Helen e Lucas, entramos de cabeça nas lendas da mitologia Grega. Como descendentes da Guerra de Tróia todos tem um papel em uma não auspiciosa profecia.
As casas devem permanecer separadas ou os Deuses descerão à terra e a guerra terá início novamente.
Assim como aconteceu com Paris e Helena, Helen e Lucas carregam o peso de um panteão nas costas. Ela é a descendente da casa de Atreus (filhas de Aphrodite)  e ele de Delos (filhos de Apolo). 
Helen tem o rosto que lançou 1.000 navios ao mar, mas isso não é uma dádiva e sim uma maldição, assim como foi para Helena em Tróia.
Muitas lendas, profecias e um amor capaz de acabar com o mundo que nós conhecemos são os elementos que vão te enlouquecer juntamente com este casal fascinante durante a leitura.
Embora Helen ainda não saiba exatamente o quê ela é e do que é capaz, aos poucos ela vai tomando consciência de tudo o que envolve sua existência, seu passado e seu futuro e o patinho feio (só ela que achava isso) não se torna apenas uma princesa...mas sim uma guerreira, capaz de tudo...inclusive descer até ao inferno por aqueles que ama.
Narrado em 3a. pessoa, Predestinado tem uma narrativa dinâmica e viciante. O leitor é preso por todo encanto dos Deuses, assim como suas lendas e heróis. Josephine fez sua lição de casa com uma tragédia Grega muito bem embasada. 
O ponto alto da estória são os personagens, todos muito cativantes acabam sendo reencarnações de diversos Deuses, mas mesmo tendendo a repetir os padrões históricos que acompanham a sina dos descendentes, todos tem personalidades marcantes e um papel magnífico na trama. 
Conheçam alguns deles:
Helen Hamilton: Personificação de Helena de Tróia, herdeira da casa de Atreus e muito mais talentosa do que apenas bonita. (não vou revelar os melhores talentos de Helen, pois é isso que dá emoção e sentido à trama).
Lucas Delos: Personificação de Paris, lindo e com olhos azuis que lhe prendem. É caloroso, otimista e dedicado, é honrado e completamente dedicado à família. Um de seus principais "talentos" é saber voar.
Hector Delos: Primo mais velho de Lucas, ranzinza e sarcástico na maior parte do tempo. Esta parede de músculos é todo coração e estratégia militar. (ele é o meu favorito!!! Apaixonante sem dúvida, mesmo não sendo o personagem principal...ele acaba roubando várias cenas...hehehehe).
Ariadne e Jason:  Gêmeos. Generosos, bem humorados são o esteio calmante para os demais. Seu principal "talento" é o dom da cura.
Cassandra: O oráculo.
Claire Aoki: Melhor amiga de Helen. Baixinha, esquentada e mega inteligente, esta japinha é a força motriz que desemperra o enredo em diversos momentos e dá leveza e humor à trama.
Matt: amigo caladão, já foi a fim de Helen, mas sua participação promete agregar muito à estória.
E aí...ficaram curiosos??? Pois vou deixar um último quote especificamente para aguçar a curiosidade do vocês.
Helen, amada pela deusa do amor, desceu as escadas para se enfiar na cama vazia enquanto Lucas, filho do sol, se inclinava para trás apoiando-se nos cotovelos e assistindo a seu deus-pai fazer brilhar as tábuas de madeira crua da sacada de Helen.
Predestinados - página: 315

A Intrínseca realmente está de parabéns, o livro ficou lindo e a capa seguiu o padrão americano, o que eu gosto bastante. A diagramação e toda a parte gráfica tornam Predestinados uma ótima aquisição para qualquer estante.

O segundo volume da série chama-se Dreamless (algo como Sem Sonhos) e já foi lançado nos EUA e eu já estou devorando aqui...hehehe...e digo pra vocês...a coisa fica pegada no livro 2. Muito mais drama, aventura e confusão vão apimentar a estória e nos enlouquecer ainda mais nos fazendo devorar cada página. Não vejo a hora de Intrínseca lançar ele por aqui.

Gostou da resenha?? Então comenta! hehehehe



8 comentários

  1. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii a resenha tá perfeita

    louca para ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk comentei com a conta do meu marido do Google deixa ele ver que tá louca para ler....kkkkkkkkkk

    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Vozinha dentro da cabeça dela???? Ai Meu Deus outra deusa interior, mas essa é assassina???? NÃOOOOOOOOOOOOOO!!!!

    Interessante o tema do livro, e tem uma variedade de personagens.

    Ia colocar mais coisas, mas vou me comportar kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver com a Deusa interior da Ana não! As fúrias não são de brincadeira e chorando sangue impelem cada descendente das casas rivais a matar um ao outro até pagar a dívida de sangue com elas...muito tenso o negócio.

      E o livro é muito legal...toda a mitologia envolvida o tempo todo e todas as lendas e maldições costuradas à vida de cada um deles...é fantástico!

      Excluir
  4. Oiie!!

    Adorei sua resenha e estou LOUCAAAA para ler esse livro, eu simplesmente amo tudo que é relacionado as lendas gregas!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha,kkkk' Espero mesmo gostar do livro,já ta na minha listinha ^^

    ResponderExcluir
  6. O livro me parece ser bom (apesar de nao ter gostado muito da capa) o tema do livro me chamou atenção, pois faz um certo tempo ue eu parei de ler esse genero. Os persoagens tambem me parecem serem otimos.

    ResponderExcluir
  7. nossa eu adoro esse blog de vocês e as resenhas nunca tenho nada pra reclamar sempre impecaveis, parabéns. obs vocês podiam colocar um FeedBurner pra gente assinar né ? shashuah so uma sugestãozinha.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!