Resenha Premiada: Adormecida - Anna Sheehan - @luadepapel_BRA

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Adormecida
Anna Sheehan
ISBN: 856306648x

Sinopse: Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo.
Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança.
A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.


Um longo, longo sono, um famoso sono

Que ao dia não se apresenta

Pelo esticar de um membro ou movimento de uma pálpebra
Um sono independente.
Terá sido a ociosidade sempre assim?
Encerrada em uma lage de pedra
A desfrutar o passar dos séculos
Sem nunca a tarde fitar?
Emily Dickinson
Rose foi encontrada em seu caixão de vidro no subsolo do condomínio Unicórnio. Seu Príncipe encantado a despertou após os procedimentos de ressucitação em primeiros socorros...ela dormiu simplesmente por 62 anos. Seu mundo, seus amigos, sua família e seu amor...não existem mais.
Após 62 anos fora do ar  suspensa em um tubo de estase, Rose agora tem que se situar novamente no mundo, mas sobre tudo, reaprender a viver nele.
Herdeira de um império interplanetário, é a única sobrevivente da família Fitzroy, ela não sabe o que aconteceu com o mundo após os tempos sombrios, como pereceram as pessoas que ela amava, mas sobretudo, como ela foi esquecida suspensa por tanto tempo.

Adormecida é uma fábula futurista, onde o mundo se modernizou e se aprimorou de tal maneira que passar férias em uma colônia lunar é tão comum como viajar para o Caribe. Os supertablets dominam o cotidiano e após a população da Terra quase ter sido exterminada durante os tempos sombrios...agora tudo é mais eficiente.
Mas Rose está deslocada, perdeu os pais e principalmente seu grande amor Xavier, ela não entende o mundo, não compreende a si mesma...e a profunda tristeza que a acompanha por ter perdido a sua época a faz sentir mais como um fantasma do que como a Bela Adormecida, apelido este que ela ganhou dos jornalistas após a milagrosa descoberta da única Fitzroy viva, mesmo após tantas décadas em animação suspensa.
Mesmo após 62 anos, Rose ainda é uma adolescente e com ela voltamos à escola e também aos terríveis problemas do cotidiano, como aulas incompreensíveis e o terror de ser o aluno novo...o que para ela foi muito pior dada a sua condição e nada mais, nada menos do que 6 décadas de atraso em gírias e traquejo social teen.

Tenho que confessar que demorou um pouco para eu entrar no clima de Adormecida e engrenar na leitura, estava achando que seria mais um YA e os dilemas cotidianos da Rose estavam me cansando um pouco. Mas a partir da página 100, o livro vai adquirindo um rítimo muito mais intenso e além da ação por conta de seu perseguidor assassino, passamos a ver a vida de Rose por outro prisma e junto com ela nos engajamos à procura das peças que montam o quebra-cabeças de sua vida passada, sua animação suspensa, seu presente e seu futuro.

Anna Sheehan criou um mundo futurista muito interessante, muita tecnologia e  saídas que a humanidade encontrou para sobreviver ao longo dos tempos.  Tomamos conhecimento sobre tudo o que ocorreu com a humanidade durante os "tempos sombrios" e assim como hoje, podemos refletir que não demora muito para que Peste, Guerra,  Fome e Morte cavalgam juntos sobre a terra de tempos em tempos e assim como quando houve o holocausto, em qualquer tempo raças podem ser subjugadas ou utilizadas como experimento científico.
Assim, conhecemos Otto, um dos amigos de Bren (o salvador de Rose), um experimento da Unicorp (mega império galático de Rose), o resultado do cruzamento do DNA humano com uma bactéria alienígena. Diferente e sensível, Otto é apaixonante, sua história emocionante acaba se enlaçando com os caminhos de Rose em diversos momentos, proporcionando aos leitores diversos vislumbres de uma bonita amizade que é construída, assim como, de duas histórias muito tristes e que nos cativam a cada novo parágrafo. A relação tumultuada de amizade e amor platônico desenvolvida entre ela e Bren também dão um show à parte.
- Sei que eu poderia. Que eu poderia gostar de você, cuidar de você de verdade. Mas se eu o fizesse, simplesmente sei que iria me atirar cada vez mais dentro deste abismo e nunca conseguiria preenchê-lo. Rose, você simplesmente precisa de muito mais do que eu tenho para lhe oferecer. Há tanta dor que eu sei que nunca poderia curar, mas iria querer fazê-lo. Eu acabaria secando e murchando muito antes de conseguir fazer com que você melhorasse. E, no fim, seria pior para nós dois.
Bren - Adormecida - pág. 191



 Aos poucos vamos vendo Rose romper seu casulo, lutar por sua vida e sobre tudo aprender a fazer valer a sua vontade. Realmente chorei horrores ao ir encaixando as peças que faltavam entre a relação dela com os pais, mas sobre tudo com Xavier (seu grande amor agora perdido) e apesar do final emocionante e triste, fiquei ávida por mais, visto que Ana deixa várias arestas que dão ao leitor o entendimento de que a Saga de Rose continuará, mas ainda não encontrei informações a respeito. 
Nos EUA até o momento temos apenas o primeiro volume lançado como A Long, Long Sleep (Um longo, longo sono).

Narrado em 1a. pessoa, Anna nos contempla com uma escrita fluída e gostosa. Adormecida foi muito caprichado, com uma capa linda, diagramação e projeto gráfico muito bem elaborados,  fazem com que os erros de revisão encontrados não impacte na qualidade final da obra. 
Os personagens que aos poucos vão dando uma grande virada fugindo do esteriótipo mocinhos de YA também são um diferencial. Aos poucos vamos acompanhando Rose saindo de passiva e servil para guerreira e destemida. Otto de estranho para encantador. Bren de gatinho para  guerreiro destemido príncipe encantado estrategista e amigo...e Xavier de irmão mais novo, melhor amigo, amor de sua vida à família...e este é um assunto que abordo apenas superficialmente na resenha visto que é a grande emoção do livro, assim como um dos pilares principais para a guinada de Rose.

A reflexão principal é:  Quem nunca desejou dormir e só acordar depois que a tempestade tenha passado? Eu já desejei isso muitas vezes...e Rose tem esta possibilidade...e juntamente com ela os leitores vão descobrindo que toda a fuga infelizmente tem um preço.





Bora participar da nossa promo!!
- Tem que ser residente no Brasil;
- Seguir o GMN no Google Friends Connect;
- Comentar esta resenha validando a sua participação;
- Atender aos requisitos do Rafflecopter para aumentar suas chances de ganhar.

a Rafflecopter giveaway

31 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vou confessar que, num primeiro momento, o livro me pareceu meio 'estranho' por ser um distópico aparentemente beeeeem futurístico, mas tenho lido algumas resenhas e, assim como vc, todas falam que Adormecida é intenso, emocional e que após as primeiras páginas a estória realmente te prende. Um livro, digamos, diferente, mas que me deixou muito curiosa, principalmente, para saber o porquê Rose foi deixada para trás, esquecida propositalmente. Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  3. Essa é a primeira resenha que li sobre esse livro e devo confessar que realmente me surpreendi! A história parece ser muito original e emocionante! Principalmente esse fato de Rose ser "herdeira de um império interplanetário" chamou muito minha atenção!

    Gostei da premissa da história, e fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu enquanto a protagonista estava dormindo!!
    Já adicionei a minha lista de leituras, estou participando da promo ;)

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico - http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha e também acabei de ler o livro... É realmente tudo isso que vc nos disse Scheila, e muito mais... Que livro bom! Comparei com Jogos Vorazes, só que achei ainda melhor, este é mais emocionante.
    Beijo e parabéns

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha esse é um livro bem intrigante adoraria ler,fiquei bem curiosa ...Imagina dormir esse tempo todo e acordar ricassa kkkk' Meu sonho ia gastar tudo em livros! ^^

    ResponderExcluir
  6. Uma historia bem diferente né, e como é a primeira resenha que leio desse livro, já é uma primeira impressão, e foi um ótima impressão! A capa é lindíssima, fiquei muito a fim de ler agora! Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, e da proposta do livro, tive ele em mãos hoje na livraria, com certeza está na minha estante em breve...

    Claro se eu não ganhar o sorteio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. O livro chamou a minha atenção pela capa, que é belíssima. A sinopse é interessante, mas não "aquela coisa". Sua resenha me convenceu e me deixou super curiosa!

    Bjs
    Pamela Chris
    www.pamelachris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Desde quando eu vi a capa desse livro ja fiquei super curiosa para ler alguma resenha sobre ele para saber se realemente é bom. Pelo que pude perceber o livro vai ser do tipo que começa tedioso e ao decorrer das paginas o leitor começa a se envolver na leitura, gostei muito de saber que a autora realmente criou um mundo futurista (adoro livros que tenham essa coisa de futuro, tecnologia etc.) encaixndo-o na historia. só de ler a resenha ja adorei os personagens eles vao se evoluindo ao decorrer da historia todas.

    Ps1: Tedioso pelo fato da historia ser quase (ou parecida nao sei) com o conto de fadas da Bela Adormecida.

    ResponderExcluir
  10. Genta a capa desse livro é linda sem falar que a história parece ser otima também ! Otima resenha estou com muita vontade de ler esse livro e espero ganhar essa promo!

    ResponderExcluir
  11. De fato são algumas vezes que queremos dormir e acordar depois do problema resolvido, e as vezes acontece de acordarmos e o problema parecer menor neh...

    Sou louca por contos de fadas então essa versão me atrai mto, e ainda mais que não se trata de mais um YA repetitivo hehehe...

    A capa é bem legal!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gostei muito da proposta do blog,adoro histórias fantásticas,sou apaixonadas por elas.Não conhecia Adormecida,mas gostei da proposta do livro e com relação ao começo,já aconteceu comigo tb,já tive dificuldades em engrenar em uma história,mas depois de alguns capítulos o livro se apresenta de verdade para nós.Por isso nunca desisto de um livro acreditando que toda leitura é válida.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Não tinha lido nenhuma resenha deste livro, e o que me chamou mais atenção foi a curiosidade de saber mais sobre Xavier!
    parece um livro muito bom, cheio de aventuras, espero eu !

    Ficaria feliz em te-lo!

    ResponderExcluir
  14. 1 - a capa desse livro é sensacional XD.

    Agora falando da resenha, ainda bem que você falou que é a partir da página 100 que no negócio engrena, porque tem livro que é tão cansativo que se ninguém avisar coisa do tipo a gente já desiste antes. Espero gostar também!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a capa do livro, fiquei muito curioso para ler toda a historia do livro , a tematica do livro é muito intereessante e chamou minha atenção, otima resenha , parabenss

    ResponderExcluir
  16. participandoo
    http://vampleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei a historia da Rose , que acordou depois de muito tempo adormecida, adoraria ler o livro, com certeza tem muito suspense ..

    ResponderExcluir
  18. Essa distopia parece ser o OH do borogodó e eu confesso, tb já quis dormir e só despertar qd a tempestade passou.

    ResponderExcluir
  19. É a primeira resenha que leio ,e já quero ler, gostei muito, tinha visto a capa em outro blog e já tinha gostado, ele realmente tem muitas coisas que eu gosto e quem não gostaria de fugir de uma tempestade, é o um livro bem diferente.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não conhecia o livro,mas deve ser emocionante está estória de dormir e acordar num mundo novo,sem família e seu amor.
    E foge um pouco das leituras q estou acostuma da a ler.
    Adorei a sua resenha muito linda.
    Alexandra

    ResponderExcluir
  21. Eu conheci o livro no seu face e já me encantei... Mas preciso confessar que não li a resenha porque ultimamente tenho lido resenhas e me empolgado demais e me decepcionado com os livros, então, como eu quero esse o quanto antes pela sinopse, resolvi não ler mais nada dele. Prometo que te conto depois o que eu achei dele, tá???

    Lica


    PS: A preguiça de trocar os logins me fez comentar só com o nome, tem problema? (Se tiver comento logada depois...rs)

    ResponderExcluir
  22. Eu curti a capa, achei linda e já estava de olho no livro. Ao saber um pouco mais e ler sua resenha fiquei mais do que curiosa, principalmente porque quem nunca pensou em dormir e só acordar quando tudo o que incomoda já passou?

    ResponderExcluir
  23. Resenha muito interessante, bem escrita, aguçando a curiosidade do leitor, convidando-o a ler o livro, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  24. Adorei o livro e as resenhas que venho vendo dele só me deixam mais curiosa. A história é bem legal e gostei do que vi.

    ResponderExcluir
  25. Eu me encantei logo de cara pelo livro. Amei a capa.

    Depois que li a sinopse e algumas coisas sobre ele, mais ainda.Adorei a forma como você descreve os sentimentos e conflitos dos personagens.

    E, respondendo a pergunta retórica, mas que eu adoraria responder...Acho que todo mundo tem vontade de dormir e só acordar quando a confusão acabar...rsrs

    AMEI!!!!

    ResponderExcluir
  26. O que me chamou a atenção nesse livro foi a capa, achei muito bonita. Quanto a historia sinceramente não estou assim, super impolgada, não. Mas de qualquer forma gostaria de ler, acho que deve valer para aqueles dias que vc quer ler algo bem levinho.Bjksss

    ResponderExcluir
  27. legal ver um conto futurista, recontado, de um clássico. a coisa só começa apartir da página 100, espero então que o livro seja grande

    ResponderExcluir
  28. Fiquei bem interessada pela história. Realmente, há situações em que dá vontade de dormir e acordar só depois da "tempestade" ter passado. Então é provável que venha mais uma série por aí? De qualquer forma, achei o enredo bem diferente e pareceu ser interessante. Gostaria de ler, sim.

    ResponderExcluir
  29. Fiquei com mais vontade ainda de ler depois da sua resenha. Eu gosto quando a protagonista não se parece tanto com outros livros que leio , isso já está cansando.

    bye

    ResponderExcluir
  30. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

    Eu ganhei!!!

    O livro mais que perfeito!!!

    OMG!!!

    Que felicidade!!!!

    Já respondi o email...que alegria!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi, mandei outro email, ainda não tive resposta, não sei se vocês receberam o meu.
    =/

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!