Eduardo Spohr, Raphael Draccon, Carolina Munhóz e Leonel Caldela na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Seguindo a cobertura de eventos da Feira do Livro, e aproveitando essa incrível oportunidade de conhecer e trocar ideias com os escritores que tanto apreciamos (e, é claro, comprar muitos livros por um ótimo preço, hehehe), estive presente no bate-papo com os autores de literatura fantástica Eduardo Spohr, Raphael Draccon, Carolina Munhóz e Leonel Caldela.

Carolina Munhóz e Raphael Draccon

O bate-papo estava muito bom, e, como tem acontecido desde 2010 (primeira vez que o grupo realizou o bate-papo na feira do livro, mas sem a escritora Carolina Munhóz, que começou a participar em 2011), os autores responderam as perguntas do público, esclarecendo dúvidas sobre a realidade de ser um escritor profissional - como Draccon os identifica - e viver de literatura fantástica no Brasil.

Leonel Caldela e Eduardo Spohr

Já os autores Leonel Caldela, e o best-seller Eduardo Spohr, agradaram especialmente o público nerd (que caracterizou a grande maioria dos leitores que se encontravam no evento) e junto com Draccon e Carolina deram uma aula sobre a carreira literária e os desafios de ser um escritor de literatura fantástica, além de dissertarem sobre a importância dos meios de comunicação com os leitores para promover a obra. Falaram sobre podcasts - programas de áudio nos quais são discutidos os mais diversos assuntos - e também deram destaque ao valor de se ter um planejamento de sua obra literária antes de começar a escrever.

Fila para pegar autógrafos com o autor Eduardo Spohr

Após o bate-papo abriu-se um momento para pegar autógrafos os escritores na Praça de Autógrafos da Feira do Livro, e pelo visto a fila já havia começado antes mesmo do final do bate-papo, pois estava quilométrica. O destaque foi para o Spohr, cuja fila chegou a dar mais de duas voltas, e tiveram fãs que esperaram quase duas horas (como a nossa querida Paty, por exemplo) para pegar um autógrafo.

Carolina Munhóz e minha pessoa

A simpaticíssima Carolina Munhóz estava autografando seu novo livro, Inverno das Fadas - assim como o seu primeiro livro, A Fada, também - e foi muito querida e atenciosa. Eu admito que estava lá pelos outros autores, mas após conhecer a Carolina, me despertou muito interesse pelos livros dela, e prometi para a autora que ano que vem com certeza eu iria estar lá com os livros dela para autografar.

Eu e o grande Leonel Caldela (e +2 de dano!)

Após falar com a fada foi hora de conversar com nosso conterrâneo Leonel Caldela, que além de escritor da Trilogia Tormenta - O Inimigo do Mundo, O Crãnio e o Corvo, O Terceiro Deus - e dos romances O Caçador de Apóstolos e Deus Máquina, também participa da equipe de escritores do cenário nacional de RPG Tormenta, e eu, como grande fã de Tormenta e jogador de RPG, não poderia perder a oportunidade de autografar meu manual básico do Tormenta RPG!

Eu de novo e o Raphael Draccon

Aproveitei o dia especialmente para pegar o autógrafo do mais novo livro do Raphael Draccon, Fios de Prata (que logo mais será resenhado aqui no blog). Draccon, que também é escritos da série Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas, Corações de Neve e Círculos de Chuva - e do livro Espíritos de Gelo, é um verdadeiro poeta e sempre escreve lindas dedicatórias ao autografar os livros. Tenho a grande honra de possuir os três Dragões de Éter autografados e agora o Fios de Prata!

Eduardo Spohr e eu novamente

E o destaque da noite com certeza foi o autor do best-seller A Batalha do Apocalipse, Eduardo Spohr, que também estava autografando seu livro mais recente, Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida, cuja continuação, Anjos da Morte, esta prevista para o primeiro semestre de 2013. O autor atraiu um imenso público nerd para o evento, o qual se converteu em uma fila quilométrica. Além de grande simpatia, Eduardo se mostrou, como sempre, muito atencioso com os fãs, e eu, mesmo já tendo todos os seus livros autografados, não pude deixar de prestigiar esse grande autor da nossa literatura fantástica nacional e enfrentei mais de uma hora de fila para poder dar um aperto de mão e tirar uma foto com ele para o blog.

Após esse grande evento, fico na esperança de que eles voltem ano que vem para mais um bate-papo.
Abaixo deixo o twitter de cada um dos autores, e também seus sites, para quem tenha interesse em comprar seus livros e se deliciar com essas maravilhosas fantasias dos nossos escritores de literatura fantástica.

Eduardo Spohr - @eduardospohr

Raphael Draccon - @raphaeldraccon

Carolina Munhóz - @carolinamunhoz

Leonel Caldela - @leonelcaldela


1 comentários

  1. É Murilo, duas horas na fila, mas valeu a pena, mesmo depois desse tempo todo autografando o Spohr foi bastante simpático.

    E parabéns pela cobertura, perfeita!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!