Resenha: Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor - @intrinseca

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Feita de Fumaça e Osso
Laini Taylor
I.S.B.N.: 9788580572483

Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.
Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo.
E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.
O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.


“Quando começar a ler, cancele tudo;  você não vai querer largar este livro.”
ENTERTAINMENT WEEKLY


Karou é uma jovem estudante de arte que mora sozinha em Praga. Divide o seu tempo entre Zuzane sua melhor amiga, a escola de artes, tentar despistar Kaz (seu ex-namorado mala e metido a conquistador barato) e servicinhos diversos para uma criatura muito estranha e enigmática por todo o mundo.

Karou é muito talentosa e entre a vida e a arte ela equilibra a estranha verdade que envolve a sua existência. Sendo a garota de coleta de um monstro que vive em outra dimensão, ela vive tentando ter uma vida normal, mesmo que dela dependa a coleta de um material muito estranho em várias partes do mundo. Dentes.


Karou não sabe porque tem cabelo azul. Não sabe o que a criatura faz com os dentes que ela recolhe pelo mundo. Não sabe ao certo nem quem ela é, apenas sabe que é muito diferente da s pessoas normais, e não é apenas porque foi criada por monstros...na verdade Quimeras (partes humanas combinadas com diversos animais) os quais aprendeu a chamar de família. Mas, sobre tudo, Karou não sabe porque se sente vazia.

Eu me apaixonei por Feita de Fumaça e Osso assim que vi a capa no blog das Séries da Intrínseca e quando o kit chegou...ahhhhhhhh...eu caí de joelhos...hehehehe...o livro é lindo! A capa é maravilhosa e o bom gosto da diagramação e revisão também ficaram show!!

Laini Taylor consegue com a sua narrativa em 3ª pessoa, fluída e encantadora cativar os fãs de romances de fantasia já no primeiro capítulo. Com uma riqueza de detalhes ímpar, somos transportados desde o inverno congelante de Praga, suas cores, sabores, pontos turísticos à quente e úmida Marrakesh juntamente com Karou.

Junto com ela embarcamos na odisseia que é sua vida, mas principalmente na angústia de não saber quem é. Não ter passado e sobre tudo, continuar incerta sobre o futuro.

Conhecemos criaturas magníficas e a guerra.
Mergulhamos no amor e nas garras do destino.

Akiva com seu olhar de tigre é um predador, um anjo em uma missão. Destruir o portal do feiticeiro demônio-fera para o mundo humano e assim dar a vantagem aos Serafins contra os Quimeras em uma guerra que já se arrasta a séculos. Mas em seu caminho ele encontra uma garota de cabelo cor de joia  Com a alma brilhante e o ímpeto de uma guerreira. Ele encontra Karou. E, quando seus olhares se cruzam...simplesmente é o certo. Tudo parece certo. O mundo finalmente está onde deve estar.

“Eu só existo por causa da guerra... uma guerra que começou a mil anos, com o massacre do meu povo – explicou ele, com a voz falhando. – Bebês, idosos, ninguém foi poupado (...). Minha vida é sangue porque meu mundo é feito de feras.”
Akiva - Feita de Fumaça e Osso – página 197
Ele é o inimigo. E Karou sabe isso desde o fundo de sua alma, mas a atração entre eles é mais forte do que o perigo e a certaza de que seu corpo e principalmente sua alma clamam por ele são um enigma para ela.

Feita de Fumaça e Osso é um livro deliciosamente intenso. Um romance cheio de magia e expectativa que não nos decepciona.
Ficamos maravilhados com o mundo e as criaturas criados por Laini, mas sobre tudo com a fabulosa história de amor que nos é apresentada. Uma de guerra e intolerânica, mas principalmente uma história mágica, que fala sobre esperança e amor.

Karou descobrirá a importância dos dentes recolhidos por ela para a guerra, mas também que do passado depende seu futuro e do futuro, somente a esperança poderá cuidar.

“- Quero que saiba...- Ele engoliu em seco. - Preciso que saiba que fui atraído até você...até você, Karou... antes do osso da sorte. Antes de eu saber eu acho... acho que sempre a encontraria, não importa quão bem estivesse escondida. - Ele a olhava fixamente, com extraordinária instensidade. - Sua alma canta para a minha. Minha alma é sua, e sempre será, em qualquer mundo. (...)”
Akiva - Feita de Fumaça e Osso – página 278

Amei a leitura. Os personagens são fortes e cativantes. O romance é muito bem embasado e nos faz ficar inquietos, apaixonados, tristes e saudosos junto com o par central da trama que são Karou e Akyva.
Várias questões que fazem parte da história da humanidade também são levantadas pela autora, a guerra mesmo que num mundo mágico e distante é cruel e sem sentido muitas vezes, assim como o preconceito e os motivos fúteis como a sede pelo poder e a vingança estarão presentes e tentando separá-los.

“- O amor é um luxo.- Não. O amor é um elemento.Um elemento. Como o ar que respiramos, a terra em que pisamos. A certeza firme da voz dele fez com que ela sentisse um calafrio pelo corpo (...)”
Feita de Fumaça e Osso – página 331
 
E quando a Guta me disse que este é o livro que a Lauren Kate gostaria de ter escrito, eu tenho que concordar com ela.
Um romance consistente e arrebatador, Feita de Fumaça e Osso me conquistou e agora estou apaixonada pela série e morrendo de ansiedade para continuar a leitura, principalmente porque o final deste primeiro volume é muito tenso e triste. A perda de Karou também nos açoita e a incerteza nos dilacera junto com ela.



3 comentários

  1. Resenha interessante,curioso a história se passar em Praga.Adorei a capa, quero acompanhar a história de Karou,e descobrir o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, fiquei interessada pelo livro... ainda mais sendo personagens marcantes, acho que esse é um ponto importante.
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Ai, que droga! É nisso que dá resenhas bem feitas de livros possíveis, eles viram desejados... Mais um pra lista, hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!