RESENHA: CONSELHO DE AMIGA - SIOBHAN VIVIAN

terça-feira, 4 de dezembro de 2012



Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219305
Ano: 2012
Páginas: 224

Sinopse:
Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Resenha
Se não dá para confiar em seus amigos, em quem confiar?
O aniversário de 16 anos é um marco na vida de qualquer menina, enfim a liberdade sonhada, o inicio da adolescência e a expectativa de que a partir desse dia, tudo mudara. Com Ruby não é diferente, ela só espera poder sair com as amigas e curtir a noite, já que a situação financeira de sua mãe não permite uma festa de arrasar, mas ela não se importa com isso, já faz tempo que sua vida não é como a das outras garotas. Desde que seu pai foi embora de casa, Ruby vem passando por uma fase delicada, mas é exatamente do dia de seu 16º aniversário que sei ausente pai resolve dar as caras.

“(...) E o que ele queria que eu dissesse? “Oi! Ah, isso é constrangedor, qual é mesmo seu nome? Ah, é claro, Pai. Quase não te reconheci! Quer um pedaço de bolo?” (...)”

Depois de seis anos sem a procurar, seu pai surge na soleira da porta, como uma inesperada e desagradável surpresa de aniversário. Completamente desnorteada, Ruby sai correndo de casa, levando consigo, apenas sua câmera fotográfica (presente de aniversário de sua mãe), e suas três melhores amigas, Beth, Maria e Katherine. E é exatamente nesse momento que o pesadelo recomeça.

Com sua vida de pernas para o ar novamente, ela não consegue parar de pensar em seu pai, e nos motivos que o levaram a abandonar. Porque foi embora? Porque não a procurou antes? Porque voltar exatamente no dia de seu aniversário e estragar tudo?
Essas e outras perguntas giram na mente de Ruby, e ela tem apenas Beth como conselheira, já que sua mãe se recusa a conversar sobre o assunto.

“(...) Estou sentada como um indiano dentro do closet, tentando me proteger do campo minado em que minha vida se transformou. Há pequenos explosivos a meu redor e não sei onde é seguro pisar. Tenho medo de detonar algo. Uma foto, uma joia, a felicidade de alguém. Tudo parece perigoso (...).”

Beth é sua melhor amiga há muito anos, sempre a primeira, a saber, de tudo em sua vida, a sua conselheira particular desde que o seu mundo veio abaixo com o divorcio de seus pais, mas essa fidelidade passa a ser questionada quando ocasionalmente Ruby encontra um envelope o bolso da calça de sua amiga; uma carta destinada a ela, de ninguém menos que seu pai, avisando que ainda esta na cidade e espera que ela o encontre.

Como forçar sua melhor amiga a confessar que não esta sendo honesta? Pois bem, essa agora é mais um problema que Ruby vai ter de enfrentar. Decidida a descobrir toda a verdade, ela é obrigada a questionar a amiga, mas o que ela não imagina é que não é apenas esse fato que ela vem escondendo, sua melhor amiga sabe mais sobre sua vida do que ela mesma, inclusive, possui a resposta para a maior de suas perguntas: porque Jim (seu pai) saiu de casa?

Sabe aquele momento em que você pega um livro e pensa: "hmm, vai ser ruim". Pois é, quando olhei para a capa de "Conselho de Amiga", logo imaginei que seria mais um livro estilo "ala Gossip Girl", cheio de intrigas, fofocas, romances, traições e briguinhas fúteis entre amiga/inimigas! Mas eu estava completamente enganada, não tem nada disso, pelo contrario, possui uma mensagem super bacana, com uma personagem forte e marcante, e que apesar de todos os seus problemas, encara a vida da melhor maneira que consegue, sempre ao lado dos amigos.

A meu ver, a escritora desenvolveu muito pouco vários personagens que poderiam ter acrescentado bem mais a historia, um bom exemplo é o pai de Ruby, seria interessante ter uma visão maior sobre o seu ponto de vista, até mesmo Beth, que é uma personagem central, também é pouco "utilizada" no desenvolvimento do enredo. Outro ponto negativo é os erros de revisão! São muitos e berrantes, chegando ao ponto de dificultar a compreensão da frase, uma surpresa, já que a Novo Conceito é sempre impecável nesse ponto. Não vou negar que de inicio tive grandes problemas em prosseguir com a leitura, a historia é bem fraquinha inicialmente, mas melhora ao decorrer, o que é uma pena, já que o livro possui apenas 224 paginas, e quando você começa a pegar o ritmo da historia já acabou. O final, apesar de todas as criticas que venho lendo, é o que mais me agradou, não existe um "felizes para sempre", Ruby apenas é obrigada a aceitar a sua situação e aprender a viver com o que lhe foi destinado.

Conselho de amiga é mais uma obra de Siobhan Vivian, a mesma autora de "Não sou este tipo de garota", que também foi publicado recentemente pela mesma editora.

2 comentários

  1. OI Pá!

    Eu não gostei desse livro =(

    Faltou algo na história para me consquitar.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Não é o meu estilo de leitura, e sinceramente, acho que não vou gostar desse livro. Esse fica de fora da minha lista no skoob.

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!