Resenha: Circo dos Condenados - Laurell K. Hamilton - Série Anita Blake volume 3

sábado, 30 de março de 2013


Circo dos Condenados
Laurell K. Hamilton
I.S.B.N.: 9788532526533

Sinopse: Quando a polícia começa a encontrar corpos de pessoas assassinadas por um grupo de vampiros, Anita Blake é chamada para ajudar o detetive Dolph Storr nas investigações. O problema é que, para a funcionária da Animators, Inc., outubro é o mês de levantar zumbis, e ela precisa escolher entre seu trabalho na empresa de Bert Vaughn e a colaboração com a Equipe Regional de Investigação do Sobrenatural. Irritado por não contar com a dedicação exclusiva de Anita em um período com tantos clientes, Bert decide contratar mais um reanimador: Lawrence Kirkland, um jovem de 20 anos.








Resenha GMN


Assim como a boate Prazeres Malditos e o clube de comédia O Cadáver que Ri, O Circo dos Condenados também é mais um empreendimento do nosso belo vampiro francês de olhos azuis meia noite Jean Claude. O que diga-se de passagem já está o tornando praticamente o dono de um holding...hehehehe.

Neste terceiro livro Laurell nos brinda com mais um pouco de flash backs que testemunhamos através da narrativa em 1ª pessoa através de Anita Blake a nossa heroína, necromante, levanta zumbis e fodástica matadora de vampiros, recapitulando em sua mente em muitos (e quando digo muitos, é um monte mesmo!) momentos as coisas que já se passaram entre ela e o Vampirão Francês nos dois primeiros livros, assim como em sua trajetória que a tornou a badass que ela é hoje.

As pessoas que me conhecem sabem que eu não havia gostado muito dos primeiros livros da Série Anita Blake, acabei pegando para ler os primeiros 2 apenas por insistência do Eduardo, assim como a leitura do livro 3 também só se deu pois eu estava de ressaca literária após me apaixonar por O Inferno de Gabriel, mas no fim tenho a dizer que acabei gostando muito do Circo dos Condenados, o que me fez até dar uma chance maior à série.



Embora a narrativa da Laurell me canse um pouco, visto que em diversos momentos em que estamos prestes a testemunhar uma cena de luta de tirar o fôlego e ela acaba parando tudo por conta da tagarelice mental que a Anita faz o tempo todo (e em especial em momentos cruciais), Circo dos Condenados acabou se revelando um ótimo thriller e as merdas que aconteceram com a Anita neste livro, acabaram me convencendo de que a série realmente pode ser muito boa, assim como os personagens a partir daí podem dar muito mais de si para tornar as próximas aventuras realmente interessantes.

Em Circo dos Condenados, todo mundo resolve desafiar Jean Claude para usurpar o cargo de “Mestre da Cidade”,  assim Saint Louis passa a ser infestada por outros vampiros mestres que passam a caçar Anita na busca da localização e da identidade  do Mestre da Cidade. O Dia das Bruxas está chegando e com ele realmente muitos problemas para Anita.
Todos querem o que há na mente dela e uma fatia cada vez maior de monstros agora também querem o seu poder e o seu corpo.

Acompanhamos toda a luta e correria de Anita por sua própria vida no decorrer do livro, como sempre, nossa heroína é um apito de chamar monstros...hehehehe...mas também entramos em um outro patamar da personalidade durona dela.

Anita acaba sendo confrontada com sentimentos e certezas que ela não gostaria de pensar ou repensar naquele momento.

- Conte para mim, Richard. Estou falando sério.
- Jean Claude levantou a cabeça com o rosto coberto de sangue e disse:  “Só esperei esse tempo todo para ter o que quero porque desejo que ela me dê livremente. É uma tentação.” Então ele olhou para você e havia alguma coisa na cara dele. Anita, foi apavorante. Ele realmente acredita que você vai mudar de ideia. Que você vai...amá-lo. 
- Vampiros não amam.
- Tem certeza?
Circo dos Condenados – página 284

A meu ver, realmente ela ama Jean Claude de alguma forma e esta consciência passa a atormentá-la freneticamente. Afinal, ela não é capaz de se quer cogitar alguma coisa com alguém que não seja humano, mesmo assim, correndo por fora, ainda entra no páreo o fofo do Richard, um professor de ciências do ensino médio, gostoso e tudo de bom capaz de provocar em Anita um verdadeiro “tesão instantâneo” (segundo palavras dela mesma).

Esta abertura romântica que passa a também figurar a trama de Anita Blake a partir de agora é que me chamou mais a atenção. Não me intendam mau, pois gosto muito da aventura e de todas as lutas onde ela chuta o traseiro de tudo quanto é monstro, mas como sou mulherzinha, um pouquinho de romance mela cueca veio bem a calhar agora...hehehehe.

Como sempre, mesmo que eu não tenha comprado o livro, pois pra variar este também foi um empréstimo do Edu, tenho a dizer que gostei mais desta capa do que as anteriores, embora ainda ache a qualidade delas inversamente proporcional ao preço do livro. Isso sem falar na demora da editora para a publicação dos livros da série que além de ser enorme, nesta velocidade os leitores irão terminar de comprar seus exemplares, somente em 2050 (isso se forem bem otimistas...hehehe). Achei também alguns poucos erros de revisão, nada que prejudique a leitura ou o entendimento, mas mesmo assim sempre incomoda.

No geral gostei muito da leitura e ri bastante em diversos momentos, assim, recomendo que leiam Circo dos Condenados. Para as leitoras, deixo uma última citação que nos faz pensar muito sobre a vida amorosa de Anita e quem sabe das nossas próprias...hehehehe.

Jean Claude não desistiu. Continua me mandando presentes. Eu continuo recusando todos. Tenho que ficar dizendo não até ele desistir, ou até ele congelar, ou o que vier primeiro.
A maioria das mulheres reclama que não existem mais homens héteros solteiros. Eu só queria conhecer um que fosse humano.

Circo dos Condenados – página 319

3 comentários

  1. Doida pra ler esses livros, amo Anita Blake e apesar da editora praticamente dá uma de calendário de copa do mundo e publicar eles de 4 em 4 anos, é uma ótima leitura, são sensuais, divertidos e com bastante ação.

    Ótima resenha Sche!!!!


    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar dessa autora, mas nunca li nada dela '-'
    gostei da capa *_*

    Beeijos!

    http://bibliotecadaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Amita, pena que leva uma vida pros livores serem publicados no Brasil, e quem perde somos nós com essa demora.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!