RESENHA: SEDUÇÃO (NOTORIOUS #1) - NICOLE JORDAN

segunda-feira, 17 de junho de 2013



Título Original: The Seduction
Série: Notorious
ISBN: 978-85-7665-458-2
Formato: 16x23 cm
Nº Páginas: 336
Gênero: Romance histórico
Tradutor: Olga Cafalcchio
Data da Publicação: Agosto/2009
Trecho do livro: clique aqui

Sinopse: Lord Damien Sinclair dedica todo seu tempo a seu próprio prazer, ou seja, jogos e mulheres. Mas essa rotina muda quando sua irmã Olivia sofre um acidente em uma situação comprometedora, que pode deixar sua reputação abalada.

Damien jura vingança contra Aubrey, o nobre que teria causado mal a Olivia, mas não esperava encontrar um obstáculo tão... sedutor:  Vanessa Wyndham, a irmã do rapaz. Ela se oferece para cuidar de Olivia, que perdeu os movimentos das pernas e está presa à cama. Damien aceita, com uma escandalosa condição: Vanessa também teria de ser sua amante. Nesse romance de intriga e sedução, a autora explora sentimentos que nem sempre são revelados. Será que os corações escaparão ilesos quando o acordo for posto em prática?





Nesse momento do mercado editorial está borbulhando com lançamentos de livros do gênero erótico, alguns excelentes outros nem tantos, e uma maioria deles a narrativa é uma repetição dos outros.  E minha opinião está começando a saturar, mesmo gostando da leitura é um gênero que em excesso torna cansativo, não só esse como qualquer outro, e o que se tornaria um estilo interessante de leitura irá esgotar,  e futuramente irá sumir no mercado, o que poderia se tornar mais uma opção de gênero literário, será esquecido pelas editoras.  Mas no Brasil é algo bastante comum.


E sempre que lia algum livro do gênero erótico minha memória me levava para um livro que tinha lido uns 2 ou 3 anos atrás, e nessa época antes do estouro dos eróticos, muitas editoras em cenas picantes amenizavam essas cenas, transformando em simples cenas sensuais, ou até palavrões e nomes de órgãos sexuais eram utilizados metáforas do que a transcrever a cena original, e isso foi uma das vantagens dos lançamentos dos eróticos no Brasil, abriu tanto a mente das editoras quanto a mente dos leitores.


Porém a editora Planeta através do Selo Essência ousou e lançou o livro do gênero romance histórico, Sedução que faz parte de uma série intitulada Notorious da autora Nicole Jordan, com uma narrativa envolvente, com personagens sensuais e cenas com um toque de erotismo dão o tom do livro.


Já tinha feito essa resenha para o blog Fotos e Livros há uns dois anos atrás, e relendo a resenha percebi como mudei em estilos literários e até minha visão como leitora. 

Revendo a resenha reclamei bastante de narrativas que tenham sexo gratuito para preencher lacunas, mas hoje ainda tenho certas ressalvas com alguns livros mesmo os eróticos por não saberem equilibrar a narrativa e o sexo mostrado, e hoje vejo que Sedução foi uma primeira experiência com um livro “quase” erótico.


Mas Nicole Jordan mesmo nos mostrando cenas bem ousadas, ela conseguiu fazer uma coesão entre o romance e a sexualidade das cenas, e por isso o livro me conquistou completamente, e não podia ser diferente, essa sensualidade é personificada pelo personagem masculino Damien Sinclair, o Lord Sin.


Lord Sin, pode-se se dizer é um libertino, quer ser livre principalmente sexualmente falando, tanto que a primeira cena do livro mostra bem o seu estilo de vida. Ele é um dos lideres da Liga do Fogo do Inferno, um grupo de homens libertinos (cada livro da série e de um dos homens dessa liga) que se juntam para promover orgias, além de competições de cunho sexual. Porém nessa cena também vemos um Lord Sin um pouco frustrado e aborrecido com a vida de devassidão.


Nesse meio tempo a irmã do Sinclair sofre um acidente, ao descobrir o motivo, ele destrói a vida da pessoa que em sua opinião foi responsável pelo acidente, porém não só a pessoa é afetada como toda a sua família, dentre esses pessoas está Vanessa Wyndham, irmã do jovem e irresponsável,  Aubrey no qual Sinclair destruiu, e Vanessa tentará convencer Lord Sin a ser mais piedoso e perdoar algumas dívidas contraídas por Aubrey diretamente provocadas por Lord Sin.


Vanessa Wyndham, uma viúva que também se viu na pobreza após a morte do marido um jogador inveterado e irresponsável que provocou infelicidades durante o casamento, mas uma linda mulher e tentará de qualquer maneira salvar o bem estar da sua família, principalmente das suas irmãs mais novas e da sua mãe inválida.


Então Vanessa decide encontrar  Lord Sin para fazer um acordo ou tentar comove-lo pela infelicidade da família, mas ele está irredutível pelo que aconteceu com a irmã, porém a beleza física de Vanessa e a coragem de suas atitudes o atraem e ele lhe faz uma proposta, ele salda a dívida se ela aceitar ser sua amante.


Vanessa com poucas opções, senão aceitar ela e sua família estariam na pobreza, e se aceitar ela poderá comprometer sua reputação, mas ao mesmo tempo o jeito sensual e devasso de Damien desperta sua curiosidade e também por ter sido tão reprimida pelo marido, ela acha que Damien perderá logo seu  interesse por ela.


Para Damien, Vanessa aguça sua curiosidade pelo jeito peculiar, apesar de ser viúva, e naquela época viúvas poderiam ter casos sem a sociedade julga-las, mas Vanessa era tímida e certa ingenuidade o que levou Damien a ficar interessado em seduzi-la por ter um perfil diferente de mulher no qual ele estava acostumado a conquistar...


Depois de uma abordagem mais ofensiva, Vanessa concordo em ser amante de Damien, e para proteger um pouco sua reputação ela aceita, porém com uma condição, que ela seja dama de companhia para a irmã dele, Olivia, que ainda está em recuperação após o acidente.


Apesar de Vanessa inicialmente pensar que Damien iria seduzi-la abruptamente, porém Damien irá seduzindo-a aos poucos... Com diálogos honestos entre dois, um dose de malícia e um ambiente com muita sensualidade, ele consegue derrubar suas barreiras, e quanto mais passa o tempo com Vanessa, o sedutor Damien poderá virar o seduzido.


Praticamente todo o livro tem um clima de sensualidade, desde os diálogos, das descrição das cenas, unindo a isso tem o outro lado, Damien descobrirá que relacionamentos não são tediosos quando encontra a parceira certa.


Mas apesar do idílio amoroso entre os dois, começam acontecer às pressões, enquanto Damien sente intimidado por esses novos sentimentos, já Vanessa sente que sua reputação apesar de todos os cuidados não será a mesma após um possível término de relacionamento.


Vanessa toma uma decisão e quer a ajuda de Damien para realiza-la, mesmo não gostando da ideia, ele aceita ensinar o que sabe sobre sedução e perversidade para Vanessa, essa fase do livro mostra um clima de erotismo maravilhoso, pois além das cenas sexuais o sentimento entre ambos está amadurecendo.


Dessas cenas sexuais, cito duas interessantes, uma quando Damien ensina Vanessa usar as pétalas de rosas e a outra, ambos têm uma relação sexual dentro de um bordel, todas essas relações mesmo sendo aparentemente frias por ambos, são regadas de sentimentos e frustações por não conseguirem revelar os sentimentos o que torna as cenas eróticas sem serem vulgares.


Mas para o casal ficar juntos terão que enfrentar seus medos e receios na relação, e ambos são bastante resistentes a expô-los.


Conclusão:
Sedução é um livro que deveria ser lido antes de ler qualquer  livro de gênero erótico, mesmo ele sendo um gênero histórico, ainda o considero melhor que muitos eróticos contemporâneos lançados atualmente.


Talvez pela ambientação de época e o livro ser ousado as pessoas não deram devido valor a ele, hoje em dia como falar anteriormente, os leitores estão com mente mais aberta tanto na parte sexual do livro quanto no gênero que ocorre a narrativa.


Nicole consegue aliar sensualidade, romances e personagens fortes numa narrativa inebriante. As características de Damien são vistas em muitos dos personagens de livros eróticos, tirando os excessos de tormentos dos personagens atuais, Damien é sensual, confiante, sarcástico e de uma beleza predadora.


Outro aspecto interessante, é que a personagem feminina apesar de ares de ingenuidade é uma mulher inteligente, lutadora, generosa que quer o bem da sua família, inclusive ter profundos sentimentos com Olivia, que praticamente viram irmãs.


Nesse livro aparecem outros membros da Liga do Fogo do Inferno, apesar de aparecerem pouco, mas destaco Lorde Clune, tem uma personalidade interessante, talvez o pior dos membros da liga, e o livro dele apesar de ser último da série que pelo jeito irá demorar ser lançado por aqui.


Mas tenho boas noticias, a Editora Planeta anunciou na sua página do facebook que nesse ano ainda publicará o segundo dessa série... então... vamos aguardar...


Queria parabenizar a editora Essência/Planeta, por nos presentear com a publicação dessa série no Brasil, e aguardamos a publicação dos outros quatros livros e que sejam breves, e sonhar não custa nada, a editora poderia também lançar outros títulos dessa maravilhosa autora.

Curta a fanpage brasileira da autora Curta a autora no facebook! Confira o site da autora! Curta o Selo Essência Siga o Selo Essência Confira o site!!! Curta a página da Editora Confira o Youtube da Editora! Siga a editora Confira o site da editora! Sem resenha! Sem resenha! Sem resenha! Sem resenha! Confira a resenha! Adicione na sua estante! Adicione na sua estante! Adicione na sua estante! Adicione na sua estante! Adicione na sua estante!

7 comentários

  1. Parabéns pela resenha Pati! Já li Sedução há alguns anos atrás e amei! Ah, as pétalas de rosas... rs. Recebi ele da editora semana passada e mal posso esperar para reler e me reencontrar com Lord Sin...#Suspira. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é bem estilo banca de jornal, né?
    Adorei a resenha e o livro parece ser ótimo mesmo.
    Você fez a resenha muito bem, as imagens ficaram perfeitas.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  3. Que resenha é essa??? Claro que o livro merecia,eu sou apaixonada por ele... conheci por acaso,comprei pela capa e me apaixonei pela narrativa,pelos personagens.. tudo...

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Patthy, já na época em que li a sua resenha no Fotos e Livros fiquei com água na boca! Agora muito mais... Ele está na minha lista faz um tempão, mas o preço meio salgado fez com que eu deixasse ele de lado e comprasse outros. Mas não tem mais como adiar... Ainda mais agora com essa onda de romances de época! Eu tb tenho ficado um tanto saturada dos lançamentos, mas mesmo assim irei comprar os eróticos que mais me interessarem, mesmo que não os leia de imediato. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  5. Uma resenha caprichada e muito sofisticada! Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Paty, eu quero e preciso desse livro... sua resenha me deixou desesperada para ler e conhecer um pouco mais deste Lorde Sin, que de vez em quando ouço falar nos grupos que frequento... Meu aniversário é mês que vem, quem sabe eu consigo ganhar???
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Paty, concordo com tudo que foi dito nessa resenha. Amei demais esse livro, sem dúvidas o melhor erótico que já li. Ainda bem que a Planeta vai lançar os outros. =)
    Ficou incrível o Ian de Lord Sin! Não poderia ser outro! <3

    beijos!

    Carina

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!