RESENHA: ALERTA FINAL - LEE CHILD

terça-feira, 2 de julho de 2013


Título Original: Tripwire
Tradutor: Daniel Estill
EAN: 9788528615982
Gênero: Policial
Páginas: 462
Formato: 16 x 23 cm
Editora: Bertrand
Preço: R$ 49,00
Skoob: clique aqui

Sinopse: Aventura, suspense e um final imprevisível. Essa é a mistura apresentada por Lee Child no seu novo lançamento no Brasil: Alerta Final. Terceiro título com o protagonista Jack Reacher, ex-policial do exército, o livro figurou na lista de mais vendidos do New York Times por várias semanas. O autor é hoje um dos três autores de livro policial mais vendido no mundo.

Mais uma vez, Child acerta ao exibir seu jeito único de escrever: claro, direto e duro. Assim como Jack Reacher. Sem entrelinhas e sem enrolações, cada palavra do livro é um tiro certeiro e imediato.Alerta Final possui cenas marcadas, entradas e saídas definidas, cores, iluminação e até um posicionamento de câmera. Ideal para um roteiro de cinema. As imagens vêm prontas, cadenciadas e com ligações perfeitas entre os capítulos, que servem também como boas e necessárias pausas para que o leitor recupere o fôlego.

Após sua última aventura, Reacher vive solitário no sul da Flórida, cavando piscinas e trabalhando como segurança em uma casa de strip. Quando um investigador particular viaja até a pequena Cidade onde está o ex-militar e começa a perguntar por ele, rapidamente é assassinado por dois desconhecidos. Agora, por mais que queira manter sua vida tranquila, o ex-militar vê-se obrigado a descobrir quem procura por ele e porque não querem que o encontre.

O primeiro filme baseado nos livros de Lee Child estreou nos Estados Unidos em dezembro do ano passado intitulado O Último Tiro e tem como protagonista o ator Tom Cruise.

Depois de algumas leituras fiquei encantada com o gênero policial, então através da parceria da Bertrand tive a oportunidade de conhecer o autor Lee Child, e de encantada passei a viciada, porque realmente o livro Alerta Final é impossível não ficar apaixonada pela narrativa e principalmente pelo personagem Jack Reacher.


Alerta Final é o terceiro livro da série que tem como personagem principal Jack Reacher, e apesar dos livros serem independentes entre si, e não ter começado pelo primeiro livro, senti alguma falta de informações sobre o personagem,  vi em alguns comentários, por exemplo, que ele é bastante mulherengo faz um estilo James Bond, porém sem o glamour e a elegância que o agente secreto inglês demonstra, pelo contrário Jack é um cara simples e sem luxo.


Jack Reacher é um ex-soldado, atuou na Polícia do Exército durante um tempo, após liderou a Unidade de Investigações Especiais, mas resolveu dar baixa e vive como andarilho, sem lugar fixo, trabalhando prestando serviços gerais, nesse livro ele é segurando e também limpa piscinas, e intercalando essa vida pacata, ele se mete em algumas confusões, ou por vontade própria ou por estar na hora errada no lugar errado, ou simplesmente porque pedem sua ajuda para resolver alguns problemas.


Nesse livro ele se vê envolvido em uma investigação deixada pelo seu antigo comandante na academia militar, o general Leon Garber. Infelizmente quando Jack vai ao seu encontro, o general tinha falecido recentemente, porém sua filha Jodie o informou o que sabia da investigação do pai.


Jodie Jacob, uma advogada, divorciada porém usa o sobrenome do marido, pode-se dizer que uma antiga paixão de Jack, na época que se conheceram ela tinha 15 anos, e Jack que via o general como um pai, não teve coragem de assumir seus sentimentos, e também por achar que Jodie o encarava com um irmão mais velho, já que na época a diferença de idade representava alguma coisa, ele tinha 25 anos, mas agora Jodie é uma linda mulher e com uma carreira brilhante, o que desperta os sentimentos de Jack.


Quem já leu os demais livros da série de Jack Reacher, comentam que esse livro é o mais romântico e sentimental da série, até porque Jack só tinha relacionamentos artificiais, em relação a Jodie são 10 anos de sentimentos reprimidos que agora ele poderá ter a oportunidade de desfrutá-los, e ele se surpreenderá que Jodie também compartilha desses sentimentos.



Apesar do romance no ar, Jack e Jodie por causa da investigação irão incomodar uma pessoa que não quer ser encontrada, ao prestar o serviço de investigação ao pais de um soldado perdido em combate, Jack descobre uma trama bem maior, que o leva a investigação de um simples desaparecimento a um esquema que envolve pessoas ligadas ao exército.



Paralelamente a investigação de Jack, Chaster Stone um rico empresário a beira da falência, precisa urgentemente de um empréstimo e devido a isso pede ajuda a um credor,  Hook Hobie, um homem frio, que exerce a função de um agiota empresarial, ele empresta dinheiro a poderosos que estão à falência, porém acordos com Hook é praticamente um negócio de mão única, ele ganha dinheiro, mas o credor fica permanentemente preso em suas mãos, além de sofrer ameaças Stone se vê envolvido em uma armadilha que pode colocar sua vida em perigo, mas principalmente de sua esposa Marilyn entre outras pessoas em sua volta.


Lee Child consegue no decorrer unir essas duas tramas em uma só, apesar do leitor ter conhecimento da ligação de ambas, mas a revelação no final do livro é impactante, Jack talvez não encontre o que ele procura mas ele desvendará um grande esquema entre golpes financeiros a assassinatos cometidos por essas pessoas.


Conclusão: Confesso que tenho dificuldades ainda de escrever resenhas de tramas policiais, porque qualquer informação a mais poderá se tornar um spoiler.

O autor Lee Child consegue prender o leitor do inicio ao fim do livro, é quase impossível você largar quando começa a ser desvendada a trama, tem momentos que você não acredita que ele terá como interligar as situações, mas aos poucos ele alinhava todos os acontecimentos, e quando você supõe que são investigações diferentes, na realidade tudo está encaminhando por um desfecho único que responderá todas as perguntas expostas na narrativa.


Além desse livro em especial, até o momento, mostrar um Jack mais sentimental e relaxado devido seu relacionamento com Jodie, mas o ponto forte do livro continua sendo a trama investigativa e policial.


Outro aspecto que vi nesse livro e pelo visto é assim nos outros, o personagem Jack Reacher parece que interage com o leitor, através dos seus pensamentos e de seus próximos passos, desde uma cena de luta até o desenrolar de suas conclusões nas investigações.


Para concluir, depois que você lê um livro de Lee Child fica impossível não se apaixonar pelo gênero policial, a narrativa do autor é envolvente, e acho desnecessário comparar Jack Reacher com James Bond, Jack não precisa de grandes equipamentos elaborados e nem de roupas elegantes, o charme de Jack está na simplicidade, com uma arma de U$ 1,00 dólar, e com seu corpo de 1,98 m e 100 quilos só precisa de inteligência e punhos para desvendar as tramas, e de vez em quando uma mulher bonita como companhia, por que não???

Ele não é “Reacher, Jack Reacher”, ele é simplesmente Jack Reacher, ou melhor, ele não é ninguém, porque se ele não te conhece, ele não irá se identificar...




Jack Reacher no cinema

Os direitos do livro "Destino: Inferno" e de outros títulos do escritor Lee Child já foram comprados pela Paramount Pictures.
O estúdio lançou esse ano o filme Jack Reacher: O Último Tiro

Sinopse: O ex-investigador militar Jack Reacher (Tom Cruise, Missão Impossível: Protocolo Fantasma) surge das páginas do livro de Lee Child e invade as telas, neste explosivo filme de suspense que os críticos consideram "um thriller superior." 
Quando cinco pessoas são assassinadas e todas as evidências apontam alguém que jura ser inocente, somente um homem está treinado para pegar os verdadeiros criminosos. A lei tem limites, mas Jack Reacher não, neste sucesso de ação máxima. 

Atores Principais: Tom Cruise, Rosamund Pike, Richard Jenkins e Robert Duvall 

Direção: Cristopher McQuarrie 


Livro O Último Tiro (One Shot) - Lee Child

Sinopse: Aventura, suspense e um final imprevisível. Essa é a mistura apresentada por Lee Child nos seusbest sellers, publicados em mais de 20 países. O último tiro, lançado anteriormente como Um tiro e considerado um dos melhores livros do autor, chega aos cinemas brasileiros no começo de 2013. O autor é hoje um dos três escritores do gênero policial mais vendidos no mundo.
O livro tem início com a descrição dos passos de um franco-atirador em direção a um massacre iminente: com controle, precisão, tranquilidade e seis disparos, cinco alvos são atingidos. Pânico, notícia e mistério: todas as evidências apontam para James Barr, um veterano da Guerra do Golfo, como o principal suspeito dos crimes. Barr, no entanto, se diz inocente. E sabe que apenas um homem terá coragem e tenacidade para perseguir a verdade: Jack Reacher, protagonista de todos os títulos de Lee Child.


 “Não se contentando em escrever um suspense estrondoso, Lee Child ainda nos apresenta um dos heróis verdadeiramente durões e memoráveis da ficção atual.”  - Jeffery Deaver

“Todos os romances com Jack Reacher têm histórias interessantíssimas.” - Stephen King

"Lee Child continua a sua ascensão meteórica e mostra domínio da escrita.” - Michael Connelly

“Os livros de Lee Child têm mais ação do que quaisquer outros títulos do gênero.” - Chicago Tribune

Outros títulos do autor lançados no Brasil:



3 comentários

  1. Oi Paty, ainda não assisti a este filme, e sinto que preciso fazer isto pra ontem. Quanto a sua resenha, eu simplesmente me encantei pelo livro através dela. Você me deixou com muita vontade de ler este livro e conferir todas as emoções que ele parece ter passado pra você. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que apenas quatro livros tenham sido traduzidos para pt, Graças a Seleções de Livros, conheci Child em correndo a cegas, agora traduzido pela Bertrand como caçadas as cegas, se vc amou alerta final vai amar caçadas as cegas é sensacional!!! Dos vinte livros escritos por Child estou no sexto graças ao Seleções! Espero que a Bertrand continue traduzindo os livros de Child!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia

    VOCÊ PRECISA DE UM EMPRÉSTIMO?
    Você está interessado de obter qualquer tipo de empréstimo?
    Você está preocupado financeira? Ou você precisa de um empréstimo para saldar a sua dívida e contas ?, email
    Queremos dar empréstimo para quem nunca que está na necessidade de um empréstimo a baixa taxa de juros de 2%, damos o empréstimo a partir do mínimo de 5.000,00 USD para o máximo de 100 milhões de dólares, libras, euros, Se estiver interessado, Contacte-nos via e-mail: jsemkffloaninvestment@gmail.com
    Candidatos a empréstimos interessados ​​devem preencher e devolver o empréstimo borrower`s informações abaixo para o processamento da transferência:

    (MUTUÁRIOS INFORMAÇÃO)

    Nome completo:......................
    IDADE.............................
    ESTADO CIVIL..................
    Endereço de contato:................
    País.........................
    Telefone:..........................
    Ocupação:.....................
    Renda Mensal: .........................
    Religião:..............................
    Descendente:.......................
    (Informações de empréstimo)
    Montante necessário como Empréstimo: ..........
    Empréstimo Duração: ..................
    Colateral: .....................
    Meio de pagamento: mensal ou anual ...............
    Você já pediu um empréstimo antes? ...................

    Graças como nós aguardamos seus responde rápidas.

    Cumprimentos,
    Jeff Michael

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!