Resenha + Sorteio: O Projeto Rosie - Graeme Simsion

sábado, 13 de julho de 2013

O Projeto

Rosie

I.S.B.N.: 9788501402219
Acabamento : Brochura
Edição : 1 / 2013
Idioma : Português
Número de Paginas : 320

Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.
















Don Tillman é o melhor esteriótipo do Nerd Cientista a lá Big Bang Theory. Com todos os seus atos milimetricamente programados e cronometrados em seu dia, ele vive de forma regrada sua rotina diária.

Don é um especialista em genética, professor de uma Universidade na Austrália e está acostumado a levar sua vida estruturada em fatos e dados. Tudo é preto no branco em sua vida. Bit 0 e 1, visto que como bom cientista nerd ele é completamente pragmático.

Todo o argumento deve ser embasado. Ele não está acostumado a interações sociais com indivíduos do sexo oposto e muito menos consegue adotar um comportamento adequado ás expectativas das mulheres que lhe são selecionadas/indicadas para projetos de encontros com fins românticos ou para coito e procriação...hehehehe...eu sei...o cara chega a ser o Sheldon Cooper do seriado né? mas é exatamente assim que Don vive e que a narrativa de Graeme Simsion em 1ª pessoa nos expõe seu cotidiano e suas experiências de vida peculiares.


O livro se baseia principalmente na inaptidão social de Don em suas interações com o sexo oposto na busca pela parceira ideal...a final...todo mundo quer ter alguém para chamar de seu não é? 
Ele é um cientista muito sem noção e assim como o nosso amado nerd do seriado nos faz dar boas risadas com as suas esquisitices e falta de traquejo social.

Cansado das interações sociais inadequadas na busca por uma parceira, Don resolve desenvolver um questionário de recrutamento, para otimizar o tempo e já descartar as candidatas inadequadas ao Projeto Esposa.

Mesmo sendo uma pessoa com sua vida baseada completamente e irrevogavelmente sobre fatos e dados, onde ele mais parece um robô programado para executar minuciosamente o seu cotidiano, aos poucos vamos acompanhando as rachaduras surgindo através do gelo da frieza científica em que Don vive. E, isso se deve à uma variável inesperada adicionada à equação de sua vida: Rosie.

E é quando a candidata mais inadequada ao Projeto Esposa entra em sua vida que realmente vamos acompanhando Don começando a realmente viver.

Rosie é quase um mistério científico para Don. Ele não a entende. Não entende suas motivações, suas ações e principalmente como uma pessoa assim tão inadequada pode fazer ele querer gastar tanto tempo de sua rotina milimetricamente calculada em tentar atender às suas expectativas.

Foi muito interessante acompanhar a transição de Don de Robô para ser humano. Em alguns momentos foi super cativante vê-lo como simplesmente um menino descobrindo o mundo através do "sentir", "vivenciar" e "divertir" pelo simples fato de deixar rolar. Sem testes, sem teorias e sem comprovações.

A causa da minha confusão era o fato de eu estar lidando com uma equação que possuía tanto imensos valores negativos (mais seriamente as perturbações na rotina) quanto positivos (as maravilhosas experiências resultantes disso). Minha incapacidade de quantificar esses fatores de modo preciso significava que eu não era capaz de determinar se o resultado líquido era positivo ou negativo. E a margem de erro era gigantesca.
O Projeto Rosie - página 152


O simples fato de Rosie o fazer sair de sua zona de conforto tornasse o fator determinante para o fascínico de Don por ela e o seu engajamento ao projeto Pai. 
Aos poucos vamos acompanhando as mudanças em sua vida. Seus pretextos para continuar a procurar o verdadeiro pai dela e a crescente necessidade de estar com ela.
Saber dela.
Ficar perto dela.
Sentir...ela.

O Projeto Rosie é uma deliciosa ficção que bem poderia ser verdade? Um conto que poderia se tornar fato? Uma equação que definitivamente gostaríamos de vivenciar na vida real.
Gostei bastante da leitura, pois como boa geek e ex-esposa de um Don sei bem o que é viver com alguém super inteligente, mas que faz os outros sofrerem por seu TOC...isso sem falar nas dificuldades de interação social.

Mas o bom de Don é vê-lo desabrochar. Ver a doçura eclodindo e derrubando o TOC. Mas, principalmente é vê-lo se apaixonar não apenas por Rosie, mas principalmente por viver!!!

Quer ganhar 1 exemplar e conhecer o Projeto de Don??
Bora participar da nossa promo!! Basta comentar a resenha!!

  • O sorteio será feito através do Random.org e os números serão correspondentes a ordem dos comentários na resenha.
  • Somente serão considerados comentários válidos (nada de apenas gostei, ok, legal, participando) que reflitam a opinião sobre a resenha lida.
  • Ser residente no Brasil;
  • Promoção válida de 13 a 27/07/2012

19 comentários

  1. Não conhecia este livro e achei a história super interessante. Lembrou-me o filme "Melhor Impossível", que fala de como o amor pode mudar a vida das pessoas. E até sanar doenças e manias. Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro The big bang theory e como não podia deixar de ser Sheldon Cooper é o meu personagem favorito da série, então o simples fato de que o personagem principal desse livro tem tanto em comum com ele já é motivo mais do que suficiente para eu me interessar pela leitura. Além de tudo a capa do livro é super lindinha e a trama parece ser bem legal e a história bem desenvolvida.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei a história tão bonitinha,e adorei essa pegada nerd que ele tem e adoro esses personagens que passam por uma evolução no decorrer do livro por isso me interessei.

    ResponderExcluir
  4. Segue o mesmo estilo de O Teorema Katherine? Buscar na lógica os motivos para se apaixonar?

    ResponderExcluir
  5. Devo admitir que tenho uma dose de TOC na minha vida, mas como psicóloga tb sei que é normal ter suas regras desde que não gerem sofrimento. Tô bem curiosa para conhecer o personagem, para fazer uma análise básica dele =P

    Boa Resenha!
    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Que livro doce e tocante, eu adorei a resenha. Uma pena que seja ficção, mas dá para notas que nos dias de hoje muita gente está seletiva com seus parceiros, o que achei mais legal foi que o Don (Juan) faz tudo programado, nunca tentei, mas deve ser tão tedioso. rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma história bem bonita. Vi algumas outras resenhas dele e já deu pra perceber que deixa uma boa impressão em quem lê, parece ser uma boa história. Já gostei da trama só de sinopse, então devo gostar da leitura também. Tem um tema bem interessante e acho que foi bem feito, é bonito e legal de ler.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito interessada pela história, que parece ter momentos de humor associados a romantismo, a novas descobertas. Achei bem bacana essa coisa de acompanhar a evolução do personagem, a sua transformação. É uma história que me deixou com muita vontade de ler, principalmente para a ver a bagunça que a Rosie faz na vida arrumadinha de Don.
    @VanildaP

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro a capa já me ganhou de tão fofa a história bem que poderia ser verdade não é mesmo tão lindinha a bagunça que vai acontecendo na vida de Don, quero descobrir tudo nessa leitura.Muito curiosa todo mundo está falando super bem.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. A capa é tão linda <3 Quero muito ler O Projeto
    Rosie, o livro tem uma temática que me deixou bastante curiosa. espero ler em breve!
    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu estou bem curiosa para ler este livro. Todas as resenhas que leio falam super bem dele e outra que é raro eu ler livros com protagonistas homens, acho que chegou a hora.
    Gosteio muito dessa temática.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii,
    Eu fiquei super interessada nesse livro, parece uma história diferente. Achei diferente por ser um protagonista homem já que não temos tantos livros assim. Fiquei curiosa para saber mais sobre a vida de Don, posso estar errada mas lendo lembou-me o filme O Virgem de 40 Anos. A capa também é uma graça.
    Beijos.
    Katielle

    ResponderExcluir
  14. A capa e a sinopse já atraem de cara. E lendo as resenhas dá ainda mais vontade de ler. Juntar essas personalidades tão diferentes deve criar um ótimo enredo. E claro, o Don parece ser um nerd super legal!

    Participando e torcendo por mim mesma...

    Até mais!

    ResponderExcluir
  15. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro, e que só aumenta a vontade de ler esse livro. As semelhanças com o Sheldon é que mais me cativam! haahah Mas também a transição do Don - que já fiz o teste e não sou compatível! kkk Desde que li a sinopse e vi a capa super me interessei, me encantei mesmo. Agora lendo resenhas a respeito, a vontade de lê-lo só aumenta!

    @kamillaevely :)

    ResponderExcluir
  16. Amei!!! Estou bem curiosa para ler este livro. Todas as resenhas que leio falam muito bem dele, além de ter uma capa super linda. Mil Bjs participando. Email - mira.jessicacaroline@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus, eu necessito desse livro! Eu sou a própria personificação da não-interação social juntamente com o interesse científico. Seria muito legal ler sobre alguem parecido e descobrir como ele saiu dessa. :D

    "E a margem de erro era gigantesca." I know that feeling, Don!

    @bento_bruna

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus, estou completamente louca para ler esse livro, a cada resenha que leio, fico com mais vontade. Desejo muito ter ele na minha estante. Parabéns pela resenha, ficou clara e objetiva, adorei.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. http://praquetantolivro.blogspot.com.br/2014/02/sorteio.html
    no meu blog tbm tem sorteio! participa lá ;)

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!