RESENHA A CIDADE SOMBRIA (O MESTRE DAS RELÍQUIAS #1) - CATHERINE FISHER

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


Título Original: The Dark City
Tradutor: Bruna Hartstein
EAN: 9788528616880
Gênero: Jovem Adulto
Coleção: O Mestre das Relíquias
Páginas: 336
Formato: 16 x 23 cm
Editora: Bertrand Brasil

Sinopse: Após o grande sucesso de O círculo negro, chega às livrarias A cidade sombria, primeiro volume da Série O Mestre das Relíquias. Considerada uma das melhores escritoras contemporâneas de livros de fantasia pelo jornal The Independent, Catherine Fisher tem seus romances sempre presentes nas principais listas de mais vendidos dos EUA e da Grã-Bretanha.

A única esperança para Anara, um mundo às portas da total devastação, se encontra em um mestre, seu aprendiz e nas antigas e ilegais relíquias com poderes misteriosos que eles colecionam. Ao saírem à procura de uma delas, escondida há séculos, Raffi e Galen serão caçados, espionados e testados além dos seus limites, pois existem monstros — alguns deles humanos; outros, não — que também desejam o poder desta relíquia e lutarão por ela até o fim.

Em A cidade sombria, o mundo construído pela autora é incrível, e os personagens, inesquecíveis. Com certeza, o leitor será surpreendido com o desenrolar da trama e o final estarrecedor. Um livro que agradará a todos que procuram aventura e magia.
Fisher recebeu o prêmio de Melhor Livro do Ano de 2011 pelo The Washington Post, o Kirkus Reviews e o Publishers Weekly.


MAPA DE ANARA QUE ESTÁ ADICIONADO AO LIVRO

“Uma história corajosa e de leitura mais que agradável, que se equilibra na linha divisória entre a fantasia e a ficção científica.” (Publishers Weekly)

“A qualidade da escrita de Fisher, associada à popularidade desse gênero distópico, garante um ótimo público para a série. Além de tudo, o livro é excelente.” (School Library Journal)

“Uma história bem-contada, que prende do começo ao fim.” (Kirkus Reviews)


Há tempos atrás o gênero fantasia, principalmente em períodos medievais faziam parte dos meus favoritos gostos literários, principalmente Terry Goodkind com a série Espada da Verdade, infelizmente o Brasil somente publicou um livro, A Primeira Regra do Mago que até originou uma série Legend of The Seeker, maravilhosa série que infelizmente durou duas temporadas, outro que fez parte das minhas leituras foi obviamente J. R. R. Tolkien o autora de Senhor dos Anéis (esse faz parte até hoje), mas atualmente leio pouco desse gênero...

Até que a Editora Bertrand enviou de cortesia o livro A Cidade Sombria da autora Catherine Fisher (a editora já publicou outro livro da autora "Círculo Negro"), primeiro livro da série O Mestre das Relíquias, e só tenho que dizer a editora MUITO OBRIGADA!!! Catherine Fisher trouxe de volta a magia e a excelente escrita de gêneros fantasia, misturado com ficção científica em um ambiente bem descrito e original.


A Cidade Sombria nos traz Galen e Raffi na sua longa jornada atrás de relíquias sagradas e também para recuperar o mundo Anara, desde que os Vigias os dominaram e capturam todos os mestres e qualquer outro membro da ordem dos Guardiões.


Inicialmente fiquei um pouco perdida, até devido não estar acostumada com o gênero, porém no decorrer da leitura fui entendendo um pouco do que realmente estava acontecendo, a autora optou por deixar as explicações iniciais nas citações que aparecem em cada inicio de capítulo, e isso melhorou a dinâmica da narrativa, pois ficamos com a ação sem que tivesse uma abundância de informações na narrativa. 



Raffi é aprendiz de guardião, que tem como Galen seu tutor, são andarilhos e fugindo dos Vigias, que perseguem todos os guardiões com o intuito de exterminar a Ordem dos Guardiões.


Os Vigias são homens que não acreditam em magias, e julgam que os guardiões inventam que possuem magias para intimidar as pessoas, ou seja, é uma disputa de poder. A ordem dos Vigias atualmente dominam Anara.


Enquanto Galen e seu aprendiz Raffi buscam relíquias sagradas perdidas, e outros guardiões para tentar restaurar a Ordem, no caso desse livro específico os motivos principalmente de Galen são pessoais, porém depois de serem enganados, eles também irão em busca de um Sekoi, uma raça diferente, são mais altos que os humanos, magros, o rosto pontiagudo e peludo como o de um gato, e os dedos compridos eram marcados por desenhos tribais, ele teria roubado de Alberic (chefe de um bando de ladrões) e ele queria os objetos de volta.


Porém o Sekoi foi para cidade de Tasceron, a cidade dos Criadores que agora é dominada pelos Vigias, e junta essa busca junta-se Carys.



Esse primeiro livro, a autora apenas nos situou nos personagens e seus objetivos, mas acho que futuramente teremos outras buscas, nesse livro foi direcionada ao problema de Galen, e a busca do Corvo um símbolo dos Criadores que para alguns foi extinto devido a perseguição dos Vigias.


Como citei anteriormente, conseguimos descobrir algumas coisas através da citações no inicio dos capítulos, deu para entender que a queda dos guardiões deu-se ao fato de uma traição de um dos guardiões, algumas coisas foram esclarecidas, outras apenas com a continuidade da série.


Para quem gosta de uma excelente fantasia, com toques de grandes autores de fantasia indico completamente esse livros, Catherine nos prende numa leitura muito interessante, instigante e realmente é difícil largar o livro quando começa a leitura.


Outro destaque do livro foi por parte da Editora Bertrand, parabéns pela diagramação e pelo mapa lindo adicionado ao livro, realmente deu um grande incentivo a leitura do livro.


O que posso concluir que essa série promete, pela riqueza dos personagens descritos, e as várias possibilidades em aberta para continuidade da série, A Cidade Sombria foi apenas uma amostra do que vem por aí, e para amantes de fantasia é leitura obrigatória.

Adicione na sua estante! Adicione na sua estante! Adicione na sua estante! Clique aqui e curta a editora! Clique aqui e siga a editora! Clique e acesse o site da editora! Clique aqui! Clique aqui! Clique aqui! Adicione na sua estante! Sem resenha! Sem resenha! Sem resenha! Clique aqui para ler a resenha!

4 comentários

  1. Oi Paty,
    Adorei a resenha.
    Logo quando esse livro foi anunciado e não fiquei nenhum pouco interessada, mas agora depois de ler o quando esse livro é maravilhoso com certeza irei ler.
    Mais uma vez amei os quotes e todas essas imagens, tu sempre arrasa.
    Colocarei esse livro na minha imensa lista de desejados.
    Beijos.
    Katielle

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha! Adoro livros com fantasia e fiquei muito interessada e curiosa para conhecer esse novo mundo criado pela autora! Amei as imagens e frases, parece ser mesmo um ótimo livro! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser ótima, também adoro o gênero fantasia e esse me deixou bem interessada, parece ser repleto de ação e de uma caçada longa, oque me chamou bastante a atenção.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  4. I always used to read post in news papers but
    now as I am a user of internet so from now I am using
    net for content, thanks to web.

    My website home repair nightmares ()

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!