Resenha: A desconstrução de Mara Dyer - Michelle Hodkin - @galerarecord

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

a

desconstrução 
de mara dyer
MICHELLE HODKIN
I.S.B.N.: 9788501098580
Sinopse: Mara Dyer não sabe se é louca ou apenas assombrada. Tudo o que sabe é que tudo à sua volta morre. Basta ela querer... Mara Dyer acha impossível algo pior do que acordar em um hospital, sem memória. Ela acredita ter sido uma fatalidade o acidente que matou seus amigos e do qual ela escapou sem sequelas... físicas. E, depois de tudo o que aconteceu, ela acredita que seria impossível se apaixonar. Mara Dyer está errada...




Eu não sabia muito bem o que esperar de A desconstrução de Mara Dyer. Eu amei a capa e fiquei louca pela sinopse assim que me deparei com ele ao ser lançado pela Galera Record no ano passado e realmente estava com a expectativa super elevada quando comecei a devorá-lo. E este foi realmente o caso.
DEVOREI O LIVRO!

Com uma narrativa em capítulos curtos e pelo ponto de vista de Mara, vamos acompanhando todo o drama em torno de seu trauma sofrido por conta de um acidente onde um prédio desabou e ela acabou sendo a única sobrevivente.
Sem as memórias sobre o que de fato ocorreu naquela noite, Mara vive atormentada pela falta de sua melhor amiga Rachel e tentando encaixar as peças de sua memória fragmentada.

A dor é insuportável, Mara acha que não conseguirá agüentar a vida sem sua melhor amiga. O pior de tudo é não lembrar. Não saber o que houve, mas ter certeza de que algo está errado. Muito errado.

Em busca de um novo começo, ela e sua família mudam-se para a Flórida. Uma nova escola, uma nova vida, a tentativa de deixar o passado para trás através de novos amigos, era isso que Mara precisava, pena que os fantasmas de seu passado tinham outros planos. E por onde quer que ela vá, mais corpos se acumulam pelo seu caminho.

Michelle Hodkin nos desafia a embarcar no tormento de Mara. Com uma narrativa intensa e muito bem estruturada, a autora vai nos envolvendo na trama e nos instigando a tentar ir encaixando as peças do quebra-cabeças que se tornou a vida e mente de Mara. Seu tormento, sua loucura e assim como ela irá descobrindo aos poucos, sua maldição.

Achei muito boa a construção dos personagens, onde temos a família de Mara como coadjuvantes de grande importância, principalmente no que diz respeito a seu irmão mais velho Daniel (que além de fofo e inteligente, passa a ser o fiel escudeiro dela) e a figura de seu irmãozinho Joseph (achei ele brilhante e super divertido).
Embora o livro não fuja o ambiente High School onde além dos amigos de fé, ainda há a horda de piriguetes do mal, neste caso composta por Ana, seu fiel capacho Aiden (ainda não saquei qual é a dele) e todas as outras garotas dispensadas por Noah (o mocinho lindo, com fama de badboy conquistador, mas que na verdade é muito mais do que aparenta ser). Temos uma trama que realmente embora tenha muitos clichês de YA conseguiu me cativar e sobre tudo me surpreender.
Queria agarra-la. Queria cuspir na cara de Ana. Queria beijar Noah. Queria acertar uma joelhada na virilha de Aiden Davis. A civilidade venceu, e ordenei que cada nervo do meu corpo respondesse ao sinal que o cérebro enviava e tocasse os dedos dele com os meus. Uma corrente viajou das pontas dos dedos até o vazio que costumava ser meu estômago.E simplesmente assim, eu era total, completa e inteiramente,Dele.
 A única reclamação que tenho é que esperava ver mais de Jamie neste livro (um dos poucos amigos que Mara faz na nova escola), quando ele finalmente começou a mostrar para o quê veio, acabou saindo de cena e sendo colocado na geladeira (pelo menos por enquanto). Espero que no próximo livro ele volte com tudo e acabe se tornando uma peça chave para a solução das coisas e a reconstrução de Mara por assim dizer.

Mas, voltemos a falar de Noah. Gente do céu, o que é este garoto???
Michelle consegue deixar este belo mocinho muito mais interessante do que o normal. Claro que o fato de ele ser lindo, boa gente e principalmente super arrogante e sarcástico acaba colaborando para que não somente Mara, mas sim todas nós acabemos babando por ele. Mas, a forma como ela conseguiu dosar os contrastes, além de os segredos dele revelando sua real personalidade aos poucos e principalmente sua real “condição” no meio da confusão toda em que se tornou a vida de Mara dão muito mais peso e credibilidade à trama, tornando A desconstrução de Mara Dyer um livro ótimo e com uma pegada de suspense bem sombrio.
Por que o quê? - O que eu poderia dizer? Noah apesar de ser um babaca, ou talvez justamente por causa disso, gostaria de arrancar suas roupas e ser a mãe dos seus filhos. Não conte a ninguém.
Como mencionei antes, a capa ficou muito boa, assim como a diagramação e tradução. Embora eu tenha encontrado alguns pequenos erros de revisão, o livro ficou muito bom e a Galera como sempre está de parabéns por nos trazer um livro assim tão bom.

Michelle conseguiu me surpreender muito com o final e realmente me deixou atônita e de boca aberta, assim como Mara e fiquei louca para ler a continuação, pois estou ansiosa para ver para onde tudo vai nos levar a partir de agora.

Em um resumo geral, o livro é bonito, tem uma trama convincente e envolvente, personagens fortes e cativantes. Adorei o casal de mocinhos (Mara e Noah), achei que os dois funcionaram muito bem juntos e gostei bastante do lance meio Yin e Yang que rola entre eles, onde um é a luz para a escuridão do outro e como nem tudo é o que parece tanto para Mara, quanto para nós leitores, este livro entra para a minha lista de favoritos.
Noah escancarou a porta, e tentei me recompor. Aquilo não mudava nada. Nada mesmo. Noah Shaw ainda era um mulherengo, um babaca, e ainda era, dolorosamente, areia demais para o meu caminhãozinho. Aquele seria meu mantra interno, o qual repeti diversas vezes até que Noah virou a cabeça para falar.- Você vai entrar?Sim. Sim, eu ia.

12 comentários

  1. Adoro livros assim, e estou louca para lê-lo. E já estou terminando o livro O Visconde que Amo, simplesmente estou amando, ler depois a descontrução de Mara Dyer

    ResponderExcluir
  2. ''não sabe se é louca ou apenas assombrada''kkk
    esse livro parece ser muito bom preciso ler!!
    gostei muito do Estilo do livro!

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço esse livro tem um tempo , mas eu ainda não li ele . A sua resenha é a primeira que eu leio , parece ser bom , gosto de estórias assim .. Gostei :)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma curiosidade enorme por este livro! Todas as resenhas que leio sobre ele, só me deixam mais curiosa!
    Adorei a sua, ficou perfeita!
    Tbm sou apaixonada por essa capa, é linda demais, e passa um desespero maior por estar na água...

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. O nome do livro por si só já é bem diferente, com o auxílio da capa e da sinopse já abre um leque diferencial desse livro. Como você disse, pode haver alguns clichês mais a maneira como é contado e algumas coisinhas a mais que não vou contar, faz com que esse livro se torne um dos nossos favoritos.
    Pra mim foi uma leitura gostosa e surpreendente, recomendadíssimo. ;-)

    ResponderExcluir
  6. Gostei da estoria do livro, fiquei bem curiosa para saber como ela decorre, a capa ficou mesmo linda. Pretendo lê-lo, só não sei quando porque minha lista de futuras leitura esta enorme...

    Meu Mundo, Meu Estilo
    Participe do TOP Comentarista de Fevereiro

    ResponderExcluir
  7. Quando li a sinopse desse livro , eu já fiquei curiosa para lê-lo , eu estou louca para lê-lo e farei isso o mais rápido possível *-*
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ser um livro bom, não me agrada muito rsrs.
    Não sei se foi porque li várias resenhas negativas, mas boa leitura para quem gostou.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  9. Eu amei a capa deste livro desde que o vi nos lançamentos. Achei a sinopse até que interessante, mas depois de um tempo perdi o interesse.
    Não parece o tipo de estória que vá me prender.

    ResponderExcluir
  10. Preciso deste livro xD, amei demais nossa o livro realmente parecer ser muito bom e capa é linda .
    Nome de Seguidor: Lays snaps
    Email: lays_snaps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. É a primeira vez que ouço falar a
    respeito deste livro, e parece ser
    muito interessante. Amo livros que
    tem uma boa dose de suspense...
    Ham... este livro é sobrenatural???

    ResponderExcluir
  12. Nossa eu AMEI essa capa, a sua resenha ficou tão boa, mas tão boa, que não li o primeiro (que é esse) e já quero o segundo (kkkkk). Muito instigante a historia ao redor da Mara, estou louca para descobrir o que te deixou de boca aberta no final.
    =)

    http://leitorapsicotica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!