Resenha : A outra Vida - Susane Winnacker.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Editora: Novo Conceito
Autor: Susanne Winnacker
Serie : Weepers
Titulo Original : The other life
ISBN: 9788581631516
Ano: 2013
Páginas: 272
Tradutor: Shirley Gomes

Sinopse:
O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?
 Resenha :

Não julgue um livro pela capa. É isso que eu sempre falo para mim mesma quando estou comprando livros, mas a verdade é que eu nunca escuto o meu próprio conselho, e as vezes surge surpresas como "A outra vida".
Falando serio, quem acha a capa deste livro atrativa? Bem, eu particularmente achei super sem graça, e por este fato, o livro estava meio esquecido na minha pilha de livros para ler, mas aconteceu algo inusitado.Ao limpar a estante o marcador personalizado da Editora para este livro caiu, e ele sim me chamou  a atenção. Para quem não viu ainda, o marcador é uma mão saindo da terra, como um zombie levantando da sepultura. Owwnn, para TUDO. Sim, isso é um tema que me agrada!! Dai fui dar uma lida na sinopse, mais um lidinha na contra capa e quando me dei por conta, já estava na metade do livro e não conseguia parar de ler. Exagero?? NÃOOO.

Quando iniciamos a leitura conhecemos Sherry e sua família, que a muito tempo se encontra trancada em um abrigo subterrâneo construído por seu pai, para fugir da epidemia de raiva que estava devastando as cidades e transformando seus cuidadões em monstros sanguinários.
Quando o vírus da doença mutou e chegou a seu ápice, o governo desesperado mandou que as famílias estocassem água e comida para permanecer nos abrigos subterrâneos por tempo indeterminado. Logo que isto aconteceu, a população continuava recebendo informativos sobre o que estava ocorrendo na superfície, mas como o passar dos meses, qualquer tipo de contato foi perdido.
" Estava de olhos fechados enquanto ouvia os sons a minha volta. Tec,tec. Vovó tricotando.
Shu-shu-shu e , de vez enquanto, o clique de uma tecla. Papai tentando se comunicar através de seu radioamador.
Um suspiro profundo. Mamãe perdendo a paciência.
Nada de canto de pássaros,nada de vento sacudindo as folhas das arvores.Nada com que se divertir.Nunca."
Mais de um ano se passou e Sherry e sua família continuavam escondida, mas a comida estocada estava acabando. Continuar escondido, e morrer de fome, ou sair e correr o risco de morrer contaminado pelo vírus da raiva ou morto por alguma das feras já infectadas? Essa é a questão que Sherry e seu pai precisam tomar, e já que o risco é melhor do que a certeza de morrer por inanição, ambos saem atrás de comida.
Quando emergem na superfície a visão é desoladora, a cidade esta deserta, grande parte dos prédios estão destruídos, como se algum bombardeio houvesse ocorrido. Assustados com a visão, e com medo do que pode estar a espreita, Sherry e seu pai seguem para o supermercado da cidade, esperando que lá encontrem algum tipo de suprimento. Mas ao chegar no local, o que eles encontram é um grupo de pessoas contaminadas, feras peludas que se alimentam de carne humana.
"Esta cidade não era Los Angeles.Esta era uma cidade morta, como a cidade fantasma no deserto do Mojave, que visitamos alguns anos atrás.Parecia um cadáver, do qual haviam sugado toda a energia."
Sendo totalmente sincera, e sem exagerar, ok!? Este livro é uma das melhores distopias que eu já li. Sem querer fazer comparações, mas já fazendo, segue o mesmo estilo Jogos Vorazes e Divergente. Na verdade, durante a leitura eu me lembrei muito de um filme que eu assisti a pouco tempo, "Guerra mundial Z",é suspense, adrenalina e romance, tudo misturado de forma super harmoniosa.
Susanne Winnacker construiu uma trama ágil e bem elaborada, mantendo sempre uma pitada de suspense e mistério. Ela soube dosar muito bem a quantidade de informações reveladas para o leitor, deixando sempre pontos em aberto para elaborar a trama dos livros que ainda estão por vir, já que este é o primeiro livro de uma serie.
Como não poderia deixar de ser, existe um romance acontecendo paralelamente na trama, mas não é o ponto central. É o tipo de romance que se desenvolve na adversidade, Sherry e Joshua são sobreviventes que se encontram e descobrem que podem fazer parte da vida um do outro, mesmo que a situação não seja muito boa.
Joshua faz o tipo de mocinho sedutor, mas que na verdade é uma fachada para alguém que já sofreu muito e se esconde atrás do sarcasmo e da coragem.
Sherry faz jus a idade que tem. Ela é uma tipica adolescente de 15 anos, mas que começa aprender (na marra), que a vida não é um conto de fadas, e que com o decorrer dos acontecimentos,maquiagem e roupas da moda são as ultimas coisas que ela precisa.

Enfim, este livro possui uma narrativa leve e fluida, é fácil perder a noção do tempo quando se esta lendo. O enredo é distópico, e trás novamente os zombies de volta.(apesar de eu não saber se os "chorões" podem ser classificados como tais.) É um tema saturado, mas desenvolvido com maestria, de forma que deixa de ser o clichê que estamos acostumados.
E sim, é um livro voltado para o publico jovem,e como sempre acontece no primeiro livro de uma serie, nem tudo é desenvolvido.
Mas, voltando a falar da capa,que não é lá grande coisa, na verdade, todo o livro tem uma diagramação pouco apropriada ao tema, para você ter uma ideia, as divisões dos capítulos são marcadas por borboletas.  Outro diferencial é que cada capitulo é iniciado com uma passagem sobre a "Outra vida" de Sherry, quando ela era apenas uma adolescente despreocupada, o que é ótimo, pois podemos acompanhar a evolução da personagem.
Fora a essa diagramação pouco apropriada, o trabalho da editora foi bem feito, a revisão esta ótima, a fonte esta super agradável para a leitura.
Nem preciso dizer que super recomendo a leitura, não é?

Book trailer:

9 comentários

  1. Sério eu olhei a capa eu achei que fosse um daqueles livros de auto ajuda sabe, nunca teria imaginado um livro sobre o pós apocalipse.
    A história parece bem legal adoraria ler.

    ResponderExcluir
  2. Ha Geeh! Eu gostei da capa! kkkkkkk
    Como sempre, amei sua resenha, este é um dos livros que estão na minha listinha de desejados, adoro livros sobre zumbis e claro que quero ler este! ;)

    Sua comparação com JV e Divergente só me deixou mais curiosa! kkkkk

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Já vi este livro mas livrarias mas nunca parei pra ler pq achei que fosse outro tipo de leitura mas depois desta resenha preciso deste livro .

    ResponderExcluir
  4. Gente, adorei essa resenha. Olhando a capa, pensei em um drama, sei lá. Adorei, beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Também não gostei da capa , mas a sinopse.. Eu fiquei com muita vontade de ler *-*
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  6. Eu acho a capa linda u.u e o marcador é demais *-------* , eu acabei ganhando este livro no mês de janeiro em um Top comentarista . Ainda não pude ler , mas irei ler sim . Eu estava na duvida se era um distopia ou não , pq de início , pela sinopse até que parece rs , obrigado por esclarecer isso para mim . Pela sinopse eu achei mais parecido com Sangue Quente e um pouco de Starters , tbm uma distopia .
    Mas vou ler sim , em breve .. :)

    ResponderExcluir
  7. Li este livro e gostei muito , é uma boa distopia , ótima aliás estou ansiosa para ler a continuação , não aguento mais de tanta ansiedade .

    ResponderExcluir
  8. Eu li , e gostei , acho a capa bonita , é uma boa distopia , e pretendo ler o outro , espero que lancem longo :)

    ResponderExcluir
  9. Nunca gostei muito de livros relacionados a mutantes, mas a resenha desse livro achei interessante e com certeza leria se tivesse oportunidade.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!