Será que alguém havia decidido que a verdade era pior do que perder o poder, ou o controle? Ou seria algo mais profundo e sinistro?
Mas você sabe o que é Distopia?
Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.
Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.
Fonte: Wickipédia
SILO é uma comunidade de pessoas que vivem em um bunker de 15o andares enterrado, quando uma pessoa comete um crime ou pede para sair, imediatamente é enviado ao mundo externo para a limpeza das câmeras que fornecem o único contato com o mundo externo.
Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.
Fonte: Wickipédia
SILO é uma comunidade de pessoas que vivem em um bunker de 15o andares enterrado, quando uma pessoa comete um crime ou pede para sair, imediatamente é enviado ao mundo externo para a limpeza das câmeras que fornecem o único contato com o mundo externo.
Confinados em vários andares subterrâneos, a cafeteria é o nível mais próximo da superfície, onde os governantes mantém uma grande tela com vista sobre as colinas desoladas de um mundo que se tornou tóxico. Esta tela tem a intenção de lembrar às pessoas do SILO que a superfície é prejudicial e inabitável.
Regularmente uma pessoa é enviada para limpeza, que envolve lavar as câmaras exteriores de modo que os dados de imagem no refeitório permaneçam fiéis ao ambiente externo e o lembrete vivo para seus habitantes.
Mas até quando um ambiente tão restrito como o SILO poderia conter a real natureza humana?
Assim como em outras Distopias, os leitores são brindados com uma série e "por quês?" refletindo sobre o passado da humanidade, o estado atual e o que nos reserva para o futuro.
Assim como em Puros também da editora Intrínseca, temos um ambiente muito restrito e controlado em que a vida utópica dentro do SILO ou do Domo em algum momento inevitavelmente passa a ser questionada e investigada.
É da natureza humana o "inconformismo natural", foi assim que evoluímos em tecnologia e leis trabalhistas por exemplo. Saímos da ditadura para a democracia e continuamos as reivindicações e o desafio constantes dos "status quo" e a distopias vem como uma ferramenta poderosa para instigar aos leitores a exercitar este pensamento muitas vezes.
A necessidade de controle de ferro para manter a "utopia" viva por parte dos governos, assim como o uso da tecnologia como fator restritivo e punitivo para os divergentes de opinião são a espinha dorsal para este gênero literário que angaria milhões de fãs a cada ano para as livrarias e agora mais recentemente para os cinemas.
Todas as hipóteses são possíveis e profundamente factíveis. E em determinados romances, assim como em SILO, vários destes fatores já são evidenciados hoje em nossa sociedade, seja por algumas formas de governo, pela manipulação da mídia, da opinião pública e da tecnologia nos remete a refletir.
Será que o mundo em que estamos hoje, não seria uma Distopia???
Vale a pena viver sem ter esperança de mudança???
Compartilhe conosco sua opinião sobre os Distópicos, um dos gêneros literários em alta no momento.
Compartilhe conosco sua opinião sobre os Distópicos, um dos gêneros literários em alta no momento.
Queremos ouvir a sua opinião!
Valendo o sorteio de 2 MEGA KITs INTRÍNSECA - Contendo: 1 camiseta + 2 modelos de bottons + adesivo - Que tal????
- O sorteio será realizado entre os comentaristas deste post da #SemanaSILO;
- O sorteio será realizado através do random.org seguindo a ordem dos comentários publicados na postagem;
- Serão levados em consideração apenas comentários válidos que expressem a opinião do leitor sobre o assunto;
- Promoção válida somente para pessoas residentes no Brasil.
- Promoção válida de 09 a 13/04/2014 - sendo o sorteio realizado no dia 14/04/2014;
ResponderExcluirSerá que o mundo em que estamos hoje, não seria uma Distopia???
Ainda nao, mais estamos muito proximos de considerar esta epoca distopica.
O que faremos quando o mundo que conhecemos acabar???
Infelismeste nao podemos fazer nada, pois o momento é agora, mais trade nao sera possivel resolver nada.
Vale a pena viver sem ter esperança de mudança???
Sim, pois a esperanca e a ultima que morre.
Vivemos sim em uma distopia, claro mascarada para que sejamos guiados e controlados, esse gênero narra exatamente isso, acredito que é um meio de tentar nos alertar do que pode e está acontecendo em várias partes do mundo.
ResponderExcluirPor isso é necessário ter ação, mistério e morte, podemos ver o quanto a tecnologia avança e o mundo está sempre em perigo, é uma história que nos mostra a verdade acima de tudo e quando está é escondida todos sofrem, que a vida não é um conto de fadas, logo temos que nos rebelar contra as injustiças, o autoritarismo, lutar pela nossa liberdade (que aos poucos nos é tirada), acredito que tudo tem uma solução, a mudança depende única e exclusivamente de nós desde que estejemos dispostos a pagar o preço.
Necessito deste livro. O tema que ele aborda é totalmente a minha cara. Espero que eu consiga <3
ResponderExcluirdecaranasletras.blogspot.com
sergiohenj@gmail.com
Olha eu nunca tinha parado para pensar se estamos vivendo em uma distopia, sempre fico chocada com os livros que leio, quando encontro o mundo em um verdadeiro caos, mas analisando sua pergunta, não estamos também perto do caos, olha aqui em SP onde moro, as represas por mais que chova, não enchem, o racionamento é quase realidade, ou seja, um mundo sem água é algo que não parece tão longe, imagina, uns terem outros não, o primeiro passo para uma nova ordem. Bjos!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou muito curiosa pra ler esse livro, nossa gosto muito de distopias e essa é muito do meu gosto de leitura.
ResponderExcluirGostei da foto de como seria um "Silo".
Eu não curto muito o gênero distopia, mas já tive a oportunidade de ler boas histórias deste gênero.
ResponderExcluirFiquei curiosa em relação a maneira que o autor vai desenvolver esta história.
Eu não acho que vivemos uma distopia. Acho que vivemos uma realidade absurda e que temos que ter a coragem de mudar as coisas para que possamos ter a chance de um futuro melhor.
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Eu não leio muitos livros de distopias, não tenho muito para comentar, estou querendo entrar nesse mundo de distopias e sair um pouco dos de romances fofinhos. E Silo é um dos livros de distopia que mais me deixou interessada, estou morrendo de vontade de ler, parece ser tão bom esse livro <3 Beijos :*
ResponderExcluirLarissa - Srtabookaholic.blogspot.com.br
O mundo que vivemos hoje não é distopia, é apenas o que fizemos dele com nossas escolhas. Quando esse mundo que conhecemos acabar, acabou. Vamos apenas nos adaptar no novo e quem não se adaptar já era. Estamos vivendo até hoje na Terra né, e em vários momentos teve aqueles momentos que não tinha momento sem esperança de mundança. Só se a Terra ficar em mil pedacinhos não vai ter mudanças.
ResponderExcluirAinda não achei nenhuma série distópica que me consquistasse, começam bem, ficam regulares e tem final de merda.
Espiral dos Sonhos
Erica sua sumida!!! Nunca mais tinha dado as caras por aqui!! #saudades
ExcluirEu adoro distopias, algumas nos levam mesmo a pensar que talvez, um dia, o mundo termine daquele jeito, outras no entanto, só servem mesmo para divertir.
ResponderExcluirDo pouco que li sobre Silos, creio que o livro retrata um pouco do momento que estamos vivendo... não que em breve teremos que vier em silos, mas como a Natureza anda tão "destrutiva", creio que algo assim possa acontecer!
Estou adorando os posts sobre o livro, parabéns!
rockanapcm1@gmail.com
bjo bjo^^
Eu acho incríveis Distopias, pena que só vi esse post hoje e não pude participar do sorteio :(
ResponderExcluirTo morrendo de vontade de ler esse livro ele será o proximo que eu vou comprar com certeza <3
Adorei a resenha! Mas eu tenho sérios problemas com distopias! Não sei porque, mas só consigo curtir distopias em filmes, livros é um pouco complicado! Salvo raras exceções! Se surgir oportunidade tentarei ler esse. Vai que me prenda!
ResponderExcluirEstou louca querendo esse livro. E achei INCRÍVEL esse desenha da casa subterrânea, também quero uma hahaha. Pena que também perdi o sorteio mas já estou participando de outro aqui no blog.
ResponderExcluirNós já estamos entrado numa distopia. Daqui a alguns anos vai acontecer o que o autor escreve em O Silo, estão destruindo o nosso mundo, estamos sendo oprimidos pelos bandidos (e estou falando também de deputados), cada vez mais o nosso país está morrendo. Não vai ter lugar para a gente viver se o mundo continuar assim.
ResponderExcluirOi, nossa essa pergunta é difícil, eu ainda não me aventurei nesse gênero, não sei exatamente como ele funciona hehehe mas o mundo de Silo é uma coisa impressionante, e realmente agora ficou a pergunta na minha cabeça, será que o mundo em que vivemos é uma distopia?
ResponderExcluirBeijos!!!