Resenha: De repente acontece - Susane Colasanti

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Autor : Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Titulo original : When  it happens
ISBN: 9788581633183
Ano: 2014
Páginas: 288
Tradutor: Vera Caputo

Sinopse:
De repente acontece fala daquelas paixões que começam do jeito errado e têm tudo para terminar errado – mas, depois de ler a última página, a gente acredita que o amor existe. Se você é uma menina, este livro vai ajudá-la a entender o que se passa na cabeça dos garotos. Se é um menino... Bem, se você é um menino, também vai gostar de De repente acontece. Uma história simpática, com cara de vida real. E que poderia acontecer com você ou com a sua melhor amiga!
Resenha:


Então,  Susane Colasanti é um nome que me assusta, a editora Novo Conceito já publicou vários títulos da autora, mas até então eu não havia me arriscado a ler nenhum. Motivo: a divergência de opiniões e a grande quantidade de criticas negativas.
Mas então veio De Repente acontece, confesso que este me pegou pela capa, e resolvi tirar as minhas próprias conclusões. Bem, sinceramente, não é nada muito além das minhas expectativas, não. O livro possui uma narrativa simples, mas que inicialmente é super confusa, pois alterna entre o ponto de vista de Sara e Tobey, o casal de protagonistas, o que seria uma ideia fantásticas, eu amo ponto de vista alternado, mas precisa especificar quem está narrando,  pois como é quase sempre ambientado no mesmo lugar, é bem difícil distinguir quem está narrando. Este é o primeiro ponto negativo da trama, o segundo, é que não tem trama, é um romance adolescente sem nada a acrescentar, trás só mais do mesmo, a insegurança sobre a primeira vez, as más influencias na escola, a importância da faculdade, traições e afins, apesar de a autora ter abordado de forma bem sutil a gravidez na adolescência, quando conhecemos a historia da mãe de Sara, que engravidou cedo, foi abandonada e obrigada a assumir responsabilidades que não estava preparada, e em como isso reflete em seu relacionamento com a filha.Mas este não é realmente o foco da historia, mas sim a busca de Sara pelo cara perfeito que vai abalar a sua vida, o seu namorado idealizado.
"Não quero me interessar por um babaca qualquer só porque ele está mais próximo. Quero um namorado com tudo que tem direto. O pacote completo."
Antes das ferias começarem o menino mais cobiçado da escola pediu o telefone de Sara, mas para desespero dela, não passou disso, pois ele não ligou durante todo o verão.
As aulas estão de volta e a possibilidade de ver Dave novamente está deixando a menina com os nervos a flor da pele. Quando ele aparece no refeitório e se senta na mesa com ela e suas amigas, seu coração dispara, as mãos ficam suadas, típicos sintomas de paixonite. O relacionamento entre eles evolui, mas o que era para ser um conto de fadas acaba por perder toda a magia. Sara começa a perceber que Dave não é nada do que ela imaginou e que não chega nem perto de ser o garoto de seus sonhos. Mas entre a decepção com Dave e a sua ascensão como garota popular na escola ao lado dele, Sara nota Tobey, um dos rebeles sem causa de sua sala, que nunca faz os trabalhos propostos pelos professores , não se preocupa com as notas e que não tem intensão de ir para a faculdade, mas que é dono de um par de olhos azuis intensos e intrigantes, que sempre deixam Sara hipnotizada.
"O problema do Tobey são os seus incríveis olhos azuis.... Provavelmente esses olhos azuis estão interferindo no meu pensamento lógico. Seja como for, pretendentes a roqueiros famosos não fazem meu tipo. "
Realmente, um livro totalmente cliché, mais previsível impossível, mas não deixa de ter seu encanto. É um romance fofinho, bem desenvolvido, com personagens carismáticos, mas totalmente voltado para o publico infanto-juvenil, não é uma historia que vá prender outro tipo de leitor. É uma leitura bem dinâmica, direto aos fatos, mas se passa em um escola de ensino médio, sobre o ponto de vista de dois adolescente.
Susane Colassanti tem uma escrita leve e simples, a leitura flui fácil, quem quiser se arriscar no universo teen novamente, pode apostar neste título.
No quesito diagramação, o livro é super bonitinho também, a revisão está super boa, quase sem erros, a capa condiz com o enredo,  a fonte é agradável para a leitura e com paginas amareladas.

Sobre a autora:



Susane Colasanti também é o autora de "Tipo Destino", "Bem mais perto" e "Esperando por você". Antes de se tornar escritora em tempo integral, Susane foi professora de ensino médio,lecionando Física e Ciências, por quase 10 anos. Atualmente ela vive em Nova York.

4 comentários

  1. Oi Geeh! Tava com saudade das suas resenhas! rsrsrsrrsr

    Definitivamente, não faz meu tipo de leitura, mas tbm gostei muito da capa. Leria se o ganhasse!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu gosto dos livros dela pq é bem legal para passar o tempo sabe kkk e esse quero muito ler, pois amei a capa e a sinopse me atraiu muito :)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-ideia-lucas-chagas.html
    Comente ;))

    ResponderExcluir
  3. A capa é mesmo muito linda, mas a história é muito comum e isso faz o livro perder a graça :/

    ResponderExcluir
  4. Oiee! ^^ Achoo muito bonita a capa desse livro, mas o enredo pelo o que Você falou não chamou a atenção!!
    Beijoos!
    Sou do Blog: http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!