Resenha: O Teste - Joelle Charbonneeau.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Autor: Joelle Charbonneau
Titulo original :The Testing
Editora: Única
ISBN: 9788567028231
Ano: 2014
Páginas: 320
Tradutor: Santiago Nazarian.

Sinopse:
"Mantenha seus amigos por perto e os inimigos mais perto ainda,não é o que dizem? Mas como agir quando amigos e inimigos são as mesmas pessoas? "
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

"Eu Devorei a leitura. É tensão do inicio ao fim." - Charlaine Harris, autora da serie de livros que deram origem a produção da HBO True Blood.

Resenha:

Este livro é um prato cheio para quem gosta de distopias, segue a linha de Jogos Vorazes, Divergente, Legend e Mazze Runner, aquele tipo de narrativa que te prende do inicio ao fim, uma mistura de suspensão e tensão, com aquela pitada imprescindível e romance, mas sem o clichê triangulo amoroso.
Em O Teste,grande parte da população mundial, incluindo nações inteiras, foram destruídas nos Sete Estágios de Guerra, que contaminou lagos, destruiu o solo, impossibilitando a sobrevivência de grande parte de plantas e animais, causando mutações genéticas inclusive nos seres humanos, os que de alguma forma conseguiram sobreviver, hoje tentam a todo custo amenizar os danos causados pelas bombas e a guerra biológica.
Foi no antigo Estados Unidos da América surgiu a Comunidade das Nações Unificadas, um conjunto de pequenas colônias quase que independentes, que sobrevive na medida do possível, e fazem de tudo para revitalizar o solo destruído e a vida no planeta, cada qual com suas especialidades. Mas o centro, o governo, esta localizado em Tosu City, e é lá que acontece O Teste, e para onde a maioria dos jovens almeja ir.
“Cuidado com quem você confia, Cia. Faça isso e tudo ficará bem.” 
Quando iniciamos a leitura, somos apresentados a Malencia Vale, mas conhecida como Cia, moradora da colônia Cinco Lagos e que está prestes a se formar no ensino médio. O sonho de Cia é ser escolhida para O Teste, que é uma serie de provas elaboradas pela Comunidade das Nações Unificadas para os melhores alunos de cada colônia, e dentre eles será decidido quem ingressara na faculdade,a partir dos resultados dos testes. Os escolhidos para participar, não mais retornam para suas casas, sendo designados para outras colonias nas quais seus serviços são mais necessitados.

Quando chega o dia de formatura de Cia, tudo que ela espera é ser escolhida, Já que seu pai foi um dos que passaram pelo Teste.
Depois de anos em que nenhum estudante de Cinco Lagos  era selecionado, Cia e mais três amigos são convocados para participar, e a recusa será punida como traição, ou seja , com a morte.
Mas Cia esta determinada, ela quer ir, mesmo que seus pais, principalmente sua mãe, sejam contra.  No dia em que descobre que foi uma das escolhidas, o pai faz uma revelação a ela, sobre suas lembranças do teste e tudo que Cia desejou e suas convicções, são colocadas em jogo, assim como sua própria segurança.
"Engraçado, mas desistir é a última coisa que eu faria. Não depois de tudo o que testemunhamos e as coisas que fomos forçados a fazer. Desistir seria como admitir que nada importou. E precisa importar. Precisa ser lembrado."
Como eu falei lá em cima, o livro é uma mistura de varias badaladas distopias do momento, mas apesar disso, consegue trazer para o leitor elementos únicos que tornam a leitura completamente viciante. Quando Cia é escolhida para O Teste, ela acha que vai passar por provas de conhecimento, já que só os melhores alunos são escolhidos, mas isso é um grande equivoco, já que o teste se mostra de uma crueldade sem tamanho, são provas que levam os adolescentes ao limite, e as consequências para quem não consegue conclui-las é a morte. No ultimo estagio do Teste, os sobreviventes são largados no meio do nada, em uma área devastada pela guerra, sem água ou comida, e com apenas três itens que podem escolher antes da partida. Regras não existem, vale tudo, inclusive matar. Quem chegar a Tosu City, garante sua vaga na universidade.
O livro em si tem a mesma ideia geral bem semelhante a de Jogos Vorazes, mostra o quanto as pessoas podem ser cruéis e se corromperem quando estão obstinadas a conseguir algo, e também enfatiza o quanto uma guerra pode ser devastadora, e como pode sair do controle a qualquer momento, destruindo tudo e todos.
Joelle Charbonneau nos brindou com uma distopia de tirar o folego, com uma narrativa envolvente, personagens cativantes, uma historia bem desenvolvida e que flui super fácil, é impossível não devorar este livro.
O Teste é o primeiro livro de uma trilogia, o segundo volume vai ser lançado pela editora Única ainda esse ano, intitulado "Estudo Independente". Os diretos também já foram vendidos para a Paramount , o que significa que podemos ter a esperança de uma filme.

Sobre a obra em si, é um livro lindo, a diagramação é simples mas, perfeitas, e encontrei poucos erros de revisão. O tamanho da fonte é bem agradável para a leitura, as páginas são amareladas , a capa é fantástica, só quem pegar para ler vai entender o seu significado.

Sobre a autora:



Escritora de coração, Joelle já produziu e estrelou diversas operas e musicais na região de Chicago antes de se tornar uma escritora em tempo integral. Além de adorar dar aulas de canto. Estreou na literatura com a série Rebecca Robins, mas ganhou o mundo com a trilogia distópica Teste.

12 comentários

  1. Tem como não amar uma série que "bebe da fonte" das melhores do gênero?!?! Sou apaixonado por distopias e tento ler o máximo possível delas. Fico feliz que esse tenha uma pegada parecida com a de "Jogos Vorazes". Melhor ainda é saber que a distopia é o principal aqui. Sou do grupo "Mais distopias, menos amor". kkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Essa resenha só fez minha curiosidade aumentar , fiquei com medo desse livro , eu amoo distópias e esta parece ser ótima . *---*

    ResponderExcluir
  3. Oi Geeh!

    Oi estou super curiosa para ler este livro, adoro distopias e se vc gostou, tenho certeza que vou gostar tbm!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Olá Geeh!! Quase impossível não ficar morrendo de vontade de ler este livro depois de conferir esta tua resenha =)Sou uma super fã de distopias e este livro com certeza esta na minha lista de desejados! E sua resenha somente me animou ainda mais!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler esse livro , a capa é linda , tem uma ótima resenha , e aos poucos esta conquistado os leitores . Gostei da resenha , esta bem feita , apesar de saber que isso de parecer com outros distopias ser enjoativo , eu pretendo ler .

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro, falam que esse livro é muto bom, e a cada resenha que leio, fico mais ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh quero MUITO ler =D
    Amo o gênero e tenho lido tanta coisa positiva sobre o livro que aumenta minha curiosidade. Espero não me decepcionar =/

    ResponderExcluir
  8. Quero muito muito ler esse livro, tenho vontade de devorá-lo desde o lançamento dele, e agora com a continuação estou ficando louca..
    Estou curiosa também porque não é um triângulo amoroso O.o
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  9. Esse livro já me persegue á dias e a sua resenha ainda me deu mais vontade ainda de o ler. Amo distopias e se esse livro é parecido com Hunger Games e comp. é garatido que vou amar. *-*

    ResponderExcluir
  10. Este livro parece ser incrivel faz tempo q quero comprar ele ,gostei da resenha e ela me deixou ainda mais curiosa sobre este livro .

    ResponderExcluir

  11. Mas um livro que chamou minha atenção completamente. Já tem um tempo que eu venho querendo ler, só que estou lotada de livros aqui em casa, e eu gosto de ler um livro de cada vez. Vou esperar mais um pouco e ver se compro ele.

    ResponderExcluir
  12. Tenho certeza que vou adorar esse livro, ja li Jogos vorazes, ja li Divergente, ja li Maze Runner e amei todos *-*
    ri com o nome Melancia... hahahaha
    ja está na minha lista de desejados :)

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!