Resenha: Boneca de Ossos - Holly Black

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Autor: Holly Black
Editora:Novo Conceito
 Selo :#Irado
ISBN: 9788581633916
Ano: 2014
Páginas: 224

Sinopse:
POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Resenha:

Quando se fala em Holly Black o povo já fica todo "ouriçado". Quem aqui não conhece  "As Cronicas de Spiderwick"?? Pois então, tocar no nome da autora já é sinônimo de aceitação do publico em geral, e não foi diferente comigo quando coloquei os olhos em "Boneca de Ossos".  A agradável surpresa começou quando o pacote da editora chegou, um capricho só, ele veio em um pacote pardo, com um marcador da bonequinha, exatamente um pacote amarrado com barbantes,  super misterioso.

Em Boneca de Ossos, Holly Black nos brinda com uma aventura de tirar o folego, protagonizada por Poppy, Zach e Alice, um trio de amigo que adora brincar de viver incríveis aventuras sem sair do quintal de suas casas, brincando com seus bonecos. Os três seguem o ritual diário de se reunir depois das aulas para brincar, usando apenas a imaginação e seus bonecos surrado, as historias seguem um fluxo constante e a cada dia de brincadeira a saga de seus personagens continua, quase como se fossem reais nas vidas de seus criadores.
A historia principal, e que se desenrola quase que diariamente, gira em torno da Rainha, uma boneca feita de porcelana de ossos, que a mãe de Poppy mantem dentro de uma cristaleira em sua casa,  uma boneca antiga e de grande valor, mas de aparência sombria,e que amedronta o trio com o seu olhar vítreo.
Mas como as crianças são terminantemente proibidas de tocar na boneca, a Brincadeira segue sempre em torno de como os mocinhos da historia de Zach, Poppy e Alice vão conseguir liberar a Rainha, que comanda todos os reinos, mas que é amaldiçoada e não pode sair de sua torre de vidro no alto da montanha.
"A Rainha era uma boneca de porcelana de ossos com cachos dourados num tom de palha e a pele branca como papel."

Só que certo dia um imprevisto acontece. O pai de Zach, que havia saído de casa e abandonado a família, retorna e decide que o garoto já é crescidinho o bastante para brincar com bonecos, e joga todos os brinquedos no lixo. Quando Zach descobre, fica totalmente desnorteado, pois como a brincadeira vai continuar se William, a lamina , o seu personagem principal, não mais existe?
Desesperado e com raiva do pai, Zach decide que não vai contar para suas amigas o que aconteceu.Sendo assim, ele coloca um basta na brincadeira. É claro que Poppy e Alice não aceitam a sua desculpa de que já está crescido demais para brincar, e começam a pressionar o garoto, que resoluto, faz de tudo para evitar as amigas e o que lembre suas historias, apesar de ser atormentado pelo constante pensamento de como tudo se desenvolveria se ainda tivesse seus preciosos bonecos.
Só que Zach não poderia prever, é que a Brincadeira poderia vir até ele, de forma inusitado e realmente assustadora, uma verdadeira aventura de tirar o folego.

Quando Poppy e Alice batem na janela de Zach no meio da madrugada, ele imagina que seja apenas mais uma das muitas tentativas das garotas de resgatar a brincadeira, mas a revelação de Poppy sobre seu sonho deixa tudo realmente intrigante e assustador.
Ela afirmar ter sonhado com a Rainha, onde ela revela ser o espirito de uma menina que foi morta em situação suspeita e seus ossos transformados na porcelana de osso que compõem a Rainha, e que por não ter tido um funeral e ser devidamente sepultada, está presa no corpo da boneca junto com seus restos mortais.
Sendo assim, o trio parte em uma aventura eletrizante em busca da sepultura vazia da Rainha, para enterra-la devidamente e dar paz ao seu espirito.
“Virando-se para onde a boneca estava, fora do círculo dos braços de Poppy, Zach pensou em outras coisas impossíveis. Um fantasma tinha mesmo bagunçado o acampamento deles? Eleanor o estava observando pelos olhos de vidro da boneca? Um frio subiu pela sua coluna. Lá fora, no meio do nada, com um fantasma furioso e sem ideia de como chegar ao túmulo dele. Estavam mesmo encrencados.” 
Esse é realmente um livro que faz jus ao gênero, é um infanto juvenil clássico, mas aquele tipo de historia que vai agradar o publico de 8 a 80 anos, sem distinção. O livro trás aventura, suspense, terror e uma pitada de humor e romance, é um prato cheio para quem está procurando uma leitura para relaxar e se divertir bastante. 
Os personagens são super bem elaborados, cada qual com sua personalidade marcante e forte, do inicio ao fim, sem perder suas características iniciais, até mesmo os secundários, são todos extremamente carismáticos.  A autora mesclou temas sobrenaturais e fantásticos com a realidade, abordando temas importantes e desenvolvendo a bagagem emocional dos personagens, os tornando ainda mais reais e amáveis. Toda a trama em si é super bem elaborada, confesso que em certos momentos até bateu aquele "medinho" básico, já que a Rainha é realmente um fantasma #IRADO. hahaha.
A edição deste livro é realmente uma obra a parte, que merece ser comentada, tem uma diagramação linda, e impecável, o livro é repleto de ilustrações de algumas cenas, a na contra capa vem um desenho dos três personagens, como eu fotografei lá no inicio da resenha, chama a atenção de qualquer um, indiferente de ser criança ou não. Possui também uma revisão impecável, sem erros aparente, folhas amareladas e uma fonte bem agradável para a leitura. A capa é um show aparte, condiz exatamente com a historia e o clima sombrio, e é a mesma da edição americana.
Este também é o primeiro livro publicado pela editora Novo Conceito com o selo #IRADO, que trás vários títulos incríveis para o publico infanto-juvenil.

Sobre a autora:

Holly Black é uma escritora norte-americana que mora em West Long Beach, New Jersey. Ela ficou mundialmente famosa após escrever a série de livros As Crônicas de Spiderwick. Holly Black é uma grande colecionadora de livros raros de folclore. Em seus primeiros anos de vida ela morou em uma mansão abandonada em estilo vitoriano com sua mãe, que contava a ela várias estórias de fantasmas e fadas. Seu primeiro livro, Tithe: A Modern Faerie Tale, foi muito bem recebido pela crítica e foi publicado no outono de 2002. A escritora só viria a ficar famosa um pouco mais tarde, com o lançamento do livro As Crônicas de Spiderwick: O Guia de Campo, primeiro livro da série As Crônicas de Spiderwick.

17 comentários

  1. Olha eu sinceramente tenho que dizer que adorei a sua resenha.
    Tenho muito interesse de ler esse livro, mas não tive chance de compra-lo ainda. Espero poder ler logo, porque sua resenha me chamou bastante atenção e corri aqui pra vim conferir, porque é minha primeira vez aqui. Vi seu link no blog de uma amiga. Enfim...Quero te dar os parabens pelo blog e pela sua resenha. Espero que possamos ser boas amigas =]

    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    JÁ ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG TÁ?

    ResponderExcluir
  2. Oi , O livro parece ser otimo ! eu amo livros de aventuras , e humor , a sua resenha é otima e me deixou bem intrigada , pode ser loucura mais nunca tinha ouvido falar do livro As Cronicas de Spiderwick , kkk me julgue , psé eu amei essas ilustraçoes que tem no livro !

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser ótimo, adoro histórias com aventura, suspense, terror e uma pitada de humor e romance, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  4. Oi Geeh!

    Eu quero muito este livro! Vou acabar comprando-o na bienal, a capa é perfeita e como vc gostou, tenho certeza que tbm vou gostar!

    bjo bj^^

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li As Crônicas de Spiderwick estou sempre adiando e nunca tenho tempo. Fiquei bastante curiosa sobre esse novo livro da autora me interessei muito pela historia e amei a capa que está incrível! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gente, Holly Black, weeeeee!!! Eu li todos os livros das Crônicas de Spiderwick e amei mesmo! Tbm gosto do co-autor, Tony, e comprei os livros de Wondla que ele escreveu. É legal, pq quando eu olho assim pra Boneca de Ossos, eu pensei "gente, me lembra uma autora" e quando eu vi Holly Black, logo pensei: Só podia ser! O livro é a cara dela. Adoro quando o autor tem estilo assim, fantasioso, com um toque "fofo" mas meio sinistro!! hehehe

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse livro, pena que era emprestado... :(
    eu tenho que comprar esse livro....

    ResponderExcluir
  8. Boneca de Ossos e livro com conteudo muito rico cara !
    A historia e frases sao tão ''amei'' ;
    O que me chamou atenção foi que ser passa em mundo piratas
    e ladrões, sereias e guerreiros
    tudo que adoro e sem duvidas quero muito ler livro
    li em outros blogs de livros com otimas criticas
    positivas e por isso que muito
    obter este livro alem de ser ter capa lindona

    ResponderExcluir
  9. Oieee
    Eu adoro "As Crônicas de Spiderwick" então tenho certeza que vou gostar desse livro também.Sou muito medrosa e mesmo o terror não sendo numa dosagem muito alta eu acabo ficando assustada.
    Tenho algo com as bonecas,elas sempre me assustam kkk mas o livro é maravilhoso gostaria muito de ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Depois de ler tantas resenhas sobre este livro, despertou a curiosidade de ler, vou comprar assim que possível.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas quero muito .
    Não sabia que ela a autora de As Crônicas de Spiderwick, mas gostei, apesar de nunca ter lido os livros sei que são ótimos *-----*

    ResponderExcluir
  12. Já tenho este livro na estante e não vejo a hora de poder realizar a leitura dele pois esta não é a primeira positiva que leio sobre a historia....Pretendo conferir assim que possível!

    ResponderExcluir
  13. Achei a trama de Boneca de Ossos bem interessante, mas por enquanto não pretendo lê-lo porque tenho um medinho de bonecas de porcelana =X E acho que teria pesadelos com a Rainha durante e depois de ler o livro.
    Quem sabe um dia eu crio coragem e leio o livro... rs

    ResponderExcluir
  14. Ai que tudo, ainda não tinha lido uma resenha dele, mas agora me apaixonei mesmo. Ainda bem que a boneca não tem aquela cara de boneca de porcelana tradicional ~a lá Anabelle~ se não eu não conseguiria ler nem com bomba kkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Este livro está na minha lista de desejos e pretendo comprá-lo logo pois achei-o muito interessante. Depois de ler a resenha então, fiquei mais curiosa ainda. Acho que a leitura vai ser bem agradável!

    ResponderExcluir
  16. Achei a capa bem legal e to doido pra ler esse livro, mesmo sendo pra um publico infanto juvenil *_*
    este livro ja está na minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  17. Acredito que o livro seja ótimo mesmo, principalmente pela maneira com que buscou atingir o seu público. Confesso que isso que me lembrou um pouco o Chuck - Boneco Assassino, mas ao mesmo tempo me lembrou de Toy Story, então eu torço do fundo do meu coração que eu tenha uma visão mais sob o ponto de vista de Toy Story quando eu for ler, porque tenho um medo terrível de bonecos. hahaha No entanto acredito que estarei muito envolvida com as aventuras que irei descobrir durante a leitura.
    As ilustrações deste livro ganharam o meu coração e Holly Black é tão aplaudida que eu fiquei mais animada ainda.

    Beijocas,
    Samy Aquino

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!