Resenha : Colin Fisher - Ashley Edward Miller & Zack Stentz .

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Autores: Ashley Edward Miller e Zack Stentz
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634166
Ano: 2014
Páginas: 176
Tradutor: Henrique Monteiro

Sinopse:
Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…

 Resenha:


“Às vezes, obtemos respostas a perguntas que nunca pensamos fazer. E, às vezes, as respostas nos fazem desejar nunca ter feito as perguntas, em primeiro lugar.”
Colin Fischer é aquele tipo de livro que você sente a necessidade de comentar com os amigos, quase induzi-los a ler, para que assim como você eles possam desfrutar de um livro simples, mas incrivelmente fantástico e delicado. Pois é, é exatamente assim que eu me sinto sobre esse livro, indicar Colin Fischer é uma necessidade, tenho a sensação de estar fazendo um bem ao mundo. Ok, aposto que você esta achando que é exagero meu, mas só lendo para entender esse sentimento.

Logo que iniciamos a leitura, somos introduzidos no mundo de Colin Fischer, um garoto autista que esta iniciando o ensino médio em uma escola regular. Como se não bastasse o fato de o ensino médio ser terrorizante para qualquer adolescente, Colin precisa enfrentar o olhar curioso de todos.
Colin foi diagnosticado com Síndrome de Asperger, que é uma forma mais branda do autismo, que possibilita a fala e convívio social, mesmo com algumas dificuldade, como no caso dele, que não suporta o toque e tem dificuldade de expressar e entender as emoções.
 Para tentar superar as dificuldades traumáticas do colegial, Colin desenvolve uma especia e dicionario das expressões, que nada mais é do que desenhos feitos a mão retratando as feições do rosto quando expressa determinado sentimento.
“Eu pensava que as pessoas fazem isso porque são ruins em matemática, mas a verdade é porque são jogadores. Deixam passar boas oportunidades que estão bem na sua frente em troca de outras imaginadas melhores e que quase nunca se materializam. É por isso que confio na matemática e não nas pessoas. A matemática produz melhores decisões.” 
A verdade é que Colin é incrivelmente inteligente, mas a sua tendencia a levar tudo ao pé da letra o coloca em grandes confusões com seus colegas, principalmente com Wayne Conelly , um garoto valentão que tem como hobby o azucrinar desde a infância.
Só que quando Colin pensou que a sua experiencia no ensino médio não podia ficar pior, ele embarca em uma grande aventura.
Uma arma de fogo dispara no meio do refeitório no horário do almoço e Wayne é o principal suspeito. Mas Colin sabe que isso não é verdade, e vai usar de toda a sua inteligencia e seu faro investigativo para provar que ele não é o culpado, apesar de tudo.

Este livro é fantástico, como eu já falei lá em cima, mas o mais interessante é o modo como os autores abordaram o problema do Colin, o autismo, nunca se referindo ao garoto como alguém "doente" ou "deficiente", como muitos imaginam e que não é verdade, mas o mostrando como alguém forte,determinado e inteligente, jamais como o coitadinho excluído.
Outro ponto positivo é a forma como é dividido os capítulos, sempre com uma introdução do próprio Colin sobre algo que ele viveu ou estudou, sempre algo interessante e que de alguma forma se relaciona com o que a historia vai abordar naquele estagio. O livro também possui bastante notas de rodapé, com explicações sobre alguma referencia, ou simplesmente para explicar o que aquele momento significa para o garoto ou o porque. Isso foi interessante, mas acho que os autores pecaram, pois ouve um exagero, e na minha opinião, essas notas quebram o ritmo da leitura desnecessariamente.
Todo o enredo e a historia de Colin é repleta de investigações, referencias a cultura pop, com a introdução de elementos super atuais, e apesar de ser uma leitura rápida, é completa, com todos os requisitos para agradar o leitor, inclusive uma pitada de humor e romance.
Eu li este livro em apenas um dia, é um livro simples e leve, uma leitura rápida mas cheia de significado, não é um livro sobre um garoto com limitações, é um livro sobre um garoto que esta tentando se adaptar ao mundo.
Enfim, nem preciso dizer que recomendo a leitura, acho que todos deveriam ler, é um livro simples e lindo. O trabalho da editora também esta impecável, a capa é linda e a diagramação esta ótima, sem erros de revisão aparente e com uma fonte agradável para a leitura.


Sobre os autores:

Ashley Edward Miller e Zack Stentz se conheceram na internet, em consequência de uma paixão em comum por qualquer coisa que tenha a ver com Jornada nas Estrelas. Juntos eles escreveram e /ou produziram mais de cem horas de televisão, trabalhando nas series Fringe e Terminator : The Sarah Connor Chronicles.Mais recentemente eles contribuíram para o roteiro dos filmes de X-men : Primeira classe e Thor. Ambos moram em Los Angeles.

13 comentários

  1. Oi Geeh!

    Saudade das suas resenhas!!!! u.u
    Adorei essa, não fazia ideia do que o livro tratava, pq não gostei muito da capa, ai nem li a sinopse! rsrsrsrsrsrs Mas, depois de ler sua resenha fiquei curiosa qto ao enredo, parace ser um livro gostoso de ler, quem sabe eu acabe comprando!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiii. Adorei sua resenha. Tô muito curiosa, apesar de ser um livro fininho traz uma grande história!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, adorei sua resenha o livro tem poucas paginas mas o conteúdo dele foi otimo..
    eu recomendo esse livro,

    ResponderExcluir
  4. Autismo, tema muito interessante, fiquei bastante curiosa pra conferi esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Nossa tive muito vontade de lê-lo, já o havia visto, mas nunca lido uma resenha ou mesmo a sinopse, parece ser muito bom, ainda mais sobre esse tema do autismo :)
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  6. Eu só fui saber que o personagem era autista depois de ler a resenha. É legl isso, pq ao ler nos sensibiliza mais para o autismo e muda mtos dos nossos pontos de vista. O mais legal é os cartões de memorização. hehe
    Mas já pensou, inocentar logo o cara que te pertuba? Pequeno o livro, mas deve ser divertido e longe de ser cansativo. Só não curtir mto essa capa, hehe :))

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da resenha, ainda não li nenhum livro no qual o protagonista fosse autista, creio que Colin Fisher seja um ótimo livro e que irá me agradar muito, e que temos muito que aprender com esse livro, imagino o quanto ele deve ser incrível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi , Adorei sua resenha , Ja tinha ouvido falar desse livro e confesso que tenho um pouco de interesse por esse livro so pelo fato de ele ser autista , pois nunca li nenhum livro assim !

    ResponderExcluir
  9. A história até tem um desenrolar curioso porem mostrar a relação de um adolescente com Síndrome de Asperger com a escola e com outros adolescentes, o livro mostra como a família lida com as diferenças de Colin

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler Colin Fisher, apesar da história não ser "aquela coca-cola toda", acredito que vou gostar. Ainda não li o livro, mas se tiver oportunidade, vou sim. Parece ser legal, e gostei do detalhe das notas de rodapé :-)

    ResponderExcluir
  11. Livro muito bom, uma história de superação, onde mostra que as pessoas não precisam se prender a doença. O Colin é muito inteligente mesmo, investigador e muito diferente por ter uma doença como o autismo. O livro deve ser muito bom não otimo quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar muito nesse livro, mas nunca me interessei, e ainda não sei se vou ler, mas quem sabe futuramente, mas a sua resenha me deixou curiosa...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  13. Nossa! este livro é deve ser muito bom! acho uma ótima ideia livros com pessoas autistas como principal porque nos mostra que autista são pessoas como nos só que são muitas vezes mau interpretado. Gostaria muito de ler este livro para descobrir o que acontece na vida do Colin Fisher. Deveria ter mais livros com personagens deficientes. Espero que eu consiga lê-lo o quanto antes. Beijos <3

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!