Resenha: As Batidas Perdidas do Coração - Bianca Briones

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

As Batidas Perdidas do Coração
Bianca Briones
I.S.B.N. 9788576863229

Sinopse: Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro. Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre.• Para leitores da série Belo Desastre.• Bianca Briones é muito conhecida por seu blog literário e tem cerca de 30 mil seguidores no Twitter.• Primeiro livro nacional do gênero New Adult a ser publicado pela Verus.
 Cativante, delicado, mas profundamente realista e visceral.  
Um romance sobre a dor e a resiliência necessária para superá-la. Perdi várias batidas em suas páginas.

Viviane chora a perda de seu amado pai. Vítima de um câncer fulminante, ela lutou junto com ele, teve esperanças e cuidou da família enquanto ele estava hospitalizado.
Mas agora sem ele, a vida é quase dura de mais para ser suportada. Juntamente com o que sobrou de sua mãe, Viviane e seu irmão Rodrigo tentam juntar os cacos e tentar superar a ausência do homem que durante toda a sua vida foi tudo para eles, seu pai.

Rafael é um rebelde. Um garoto com os braços tatuados e o peso do mundo em suas costas.
Já destruído pela morte do pai em um assalto a alguns anos atrás, hoje ele enterra a irmã mais nova, o primo e os tios.
Dor é tudo o que ele sente. Tudo o que Rafa vive...até cruzar com um casaco cor de rosa e um olhar que reflete a mesma dor que ele carrega.
Até encontrar Viviane.

"A vida é muito mais que uma sucessão de fatos ao acaso. Quando você acha que nada mais pode acontecer, é exatamente aí que tudo muda."

 As Batidas Perdidas do Coração é o romance de estréia de Bianca Briones pela Verus e com certeza fez jus ao talento da autora, à equipe linda que trabalhou muito para tornar este livro tão bom em uma obra inesquecível ao coração de quem o ler.
Com muita sensibilidade, Bianca aborda temas delicados como a dor da perda, situações em que o luto acaba por corroer a esperança daqueles que ficaram para trás, o amor e o amadurecimento perante as situações difíceis que a vida nos apresenta.

Viviane e Rafael vivem em mundos completamente opostos. Ela é uma princesinha dos Jardins em SP, ele é um cara simples, um barman rude mas talentoso, mas sobre tudo um cara que sabe como esconder sua dor, enterrando-a até que ela lhe enterre.

O tempo é capaz de desfocar as nossas dores e nos distrair com a vida que segue, mas a dor nunca some por completo. Nós a colocamos em um arquivo do coração e evitamos mexer nela.
As Batidas Perdidas do Coração - pág. 19

Bianca Briones ilustrou magnificamente os contrastes entre a elite e a periferia, assim como também construiu personagens muito fortes e cativantes que acabam por nos despir de rótulos e preconceitos assim como acontece com eles próprios durante a evolução da trama.

Uma porta se imaginária se abriu entre nós. Não sabemos como começou ou quem a abriu. Simplesmente está escancarada e cabe a nós lidar com isso. Ou fechamos ou entramos. Não há meio termo.
As Batidas Perdidas do Coração - pág. 65
Viviane que começa como uma patricinha mimada e infantil, sempre demonstrou caráter e força de vontade para mesmo em meio ao turbilhão de suas perdas manter o altruísmo em pensar sempre naqueles que ama em primeiro lugar. Aos poucos vamos acompanhando seu amadurecimento frente as decepções que aos poucos vão lhe tirando a inocência que uma vida tão protegida acabou por lhe incutir em sua personalidade.

Rafael é um sobrevivente. Já caiu diversas vezes, mas a morte ainda teima em lhe castigar com o seu cajado e Viviane foi a luz no fim do seu túnel. A June para sua alma tão torturada quanto da de Johnny Cash.
Mas será que apenas o amor pode ser o farol necessário para guiá-lo definitivamente para fora da escuridão em que ele se afunda cada vez mais?
- Acho que perdi a tal batida. Não, perdi várias. Perdi todas. Não sou mais nada se seu coração não estiver aqui, batendo comigo. -As palavras me escapam e sei que nunca disse nada parecido antes.
As Batidas Perdidas do Coração - pág. 204

Narrado em primeira pessoa, Bianca vai alternando os capítulos entre o ponto de vista de Viviane e Rafael, dando assim ao leitor todas as versões dos fatos e principalmente dos conflitos internos do casal principal.
Cada capítulo é lindamente introduzido por um trecho de belíssimas músicas e que totalmente casam com o momento vivenciado por eles durante aquele trecho, deliciando o leitor com este poderoso plus para nos envolver na narrativa.
Bianca Briones foi muito delicada, sutil e atenciosa aos detalhes. Vivi e Rafael são um apanhando de cultura pop e nossas músicas favoritas (e mesmo aquelas poucas que eu não conhecia, acabaram se tornando preferidas na minha playlist após esta leitura). Desde nuances até das roupas de Viviane entrelaçadas a sua evolução e as coisas que ela foi para trás em sua vida, até a atitudes e interações do cotidiano entre eles e os demais personagens do livro.

Resolvi seguir o conselho da mãe da Guta Bauer e não li As Batidas Perdidas do Coração rápido de mais, visto que este é um livro a ser apreciado e não simplesmente devorado. Mas ao final da leitura não pude evitar carregar um certo peso em meu coração.
Não por eu ter perdido alguém que amo, mas pelo fato de infelizmente um dia já ter tentado salvar um badboy (não sei se este seria o termo aplicado ao caso, mas por ter tentado resgatar alguém que mergulhou no vício para lidar com a morte do pai). Admirei a coragem resoluta de Viviane durante tudo o que ela passou, mas após a leitura e refletindo sobre o assunto, não pude deixar de chegar a conclusão de que no meu caso não valeu metade do que passei e com certeza nunca mais faria de novo as coisas que Viviane fez.

O livro é simplesmente lindo. Não tem como não colocá-lo na lista de seus queridinhos da estante e do Skoob.

Um show a parte ainda foram os personagens secundários muito bem desenvolvidos. Nos apaixonamos pela vibe positiva de Rodrigo (irmão de Viviane), pela fofura de Lucas (primo de Rafael), pelo carinho de Bernardo (amigo de infância de Viviane e Rodrigo), as amigas/primas malucas de Vivi, o sexy e totalmente bom moço Lex e o cabeça dura turrão quase mafioso avô dentre outros. O que nos faz torcer para um próximo livro abordando estes outros personagens que foram tão fortes, reais e cativantes que simplesmente entram para a nossa família e com certeza após a leitura de As Batidas Perdidas do Coração ainda não estamos prontos para dizer adeus.

Espero que tenham gostado da resenha e se tiverem a oportunidade de ler o livro, que gostem tanto quanto eu gostei...e comentem! Indiquem aos amigos, façam suas amigas se apaixonarem por As Batidas Perdidas do Coração assim, terão pessoas para conversar e trocar figurinhas sobre ele...hehehehe.


7 comentários

  1. Olha eu fiquei boba com sua resenha, porque vc parece que transmitiu com suas palavras tudo que vc sentiu ao ler esse livro. Olha tenho que te dar os parabéns, até porque não é fácil qualquer pessoa se expressar da maneira que vc fez. Eu ainda não li esse livro porque tenho alguns pendentes na frente e principalmente porque eu ainda estava com receio de ler, mas todos tem falado tão bem da história que eu acho que irei dar uma chance assim que eu tiver mais tranquila com tudo que tenho para ler aqui. Seilá, ando meia desanimada com leitura ultimamente, mas tento não ficar para poder seguir em frente. Vamos ver né? Mas eu amei sua resenha. Vc parece ser bastante sentimental como eu. =]

    Olha parabens linda...sério, adorei a sua resenha
    e acho que a autora deveria ler a sua resenha de tão tocante que é.
    Se cuida e fica com Deus viu?

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. OMG! Como eu quero ler este livro!

    Ache a capa perfeita, e confesso que foi a primeira coisa que me chamou a atenção, depois claro, a sinopse e saber que é de uma autora nacional!
    Amei sua resenha, me deixou mais curiosa ainda! Os quotes são perfeitos!!!! *o*

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Ui!
    Me animei ainda mais a lê-lo!!
    Esse livro está mto lindo e a Bianca é uma fofa!
    Gostei de saber q vc n queria mais terminar de ler o livro! hahaa
    Adoro qnd isso acontece! hehe

    ResponderExcluir
  4. Estou doida pra ler esse livro, amo história com universo musical como plano de fundo e essa parece ser ótima!

    ResponderExcluir
  5. Ah, linda!
    Que amor de resenha.
    Muito obrigada pelo carinho.
    Estou muito feliz.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Este livro sem duvidas ainda irei ler!
    Romance realmente muuuito perfeito e
    sem duvida aquele tipo de livros que nos
    prender totalmente!

    ResponderExcluir
  7. Todos comentando desse livro kkkkkkkkkkkkkk
    Lerei nesse mês e espero realmente não me decepcionar....
    Mas a história parece ser bem interessante...de prender até a última página. Vamos ver né...

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!