Resenha: Tipo Destino - Susane Colasanti.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Editora: Novo Conceito
Autor: Susane Colasanti
Titulo Original: Something Like Fate
ISBN: 9788581632612
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradutor: Ana Lucia Guilherme Rodrigues

Sinopse:
Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason…
Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era!
Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele.
Então, Erin viajou durante todo o verão…

Resenha:
 E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga? 

“Tipo Destino” conta a historia de Lani e Erin, duas amigas de longa data e que possuem uma historia intensa que as liga.
Lani faz o tipo mais reservada, estudiosa e interessada em astrologia e em qualquer coisa relacionado a previsões e formas de interpretar e desvendar o seu real destino, além de ser uma ativista em prol do meio ambiente.
Já Erin é o tipo popular, com muitos amigos. Mas, apesar das diferenças entre elas, são amigas quase inseparáveis.
 A amizade entre as meninas surgiu a bastante tempo, mas o que realmente as ligou foi um acidente de carro que sofreram. Foi neste momento, quando Erin salvou Lani que elas se tornaram praticamente irmãs de alma.

Durante todos os anos de amizade, nada se pos entre as duas, que apesar de amigas, são completamente o oposto uma da outra, incluindo no gosto para rapazes. Mas, o destino, que Lani tanto tenta compreender e desvendar, acaba pregando uma peça em ambas quando Erin conhece Jason, um dos meninos mais bonitos e popular da escola e também super inteligente, que parece fazer parte de todos os grupos possíveis da escola.
Logo que Erin apresenta Jason para Lani uma conexão surge entre os dois, algo forte e indescritível, muito além da compreensão de Lani.
O ensino médio pode ser um desastre para qualquer adolescente, mas Lani se vê em uma enrascada, quando começa a passar mais tempo do que o aceitável na companhia de Jason.
Como explicar para seus amigos que ela pode, talvez, estar se apaixonando pelo namorado da melhor amiga?
“Sera que o destino nós uniu,usando Erin como ponto de ligação?Ou teríamos nós encontrado de qualquer modo?”
Eu já tinha lido “De repente acontece” que é da mesma autora, que também é do mesmo estilo, retrata o cotidiano adolescente. Apesar de não gostar muito desse estilo, tenho que admitir que a escrita da autora é bastante agradável, rápida, com um vocabulário simples, assim como o desenrolar dos fatos, que acontece de forma concisa e sempre tem aquele “lição” em todas as atitudes tomadas pela protagonista. Outro ponto positivo é a forma como a autora aborda temas bem polêmicos, como a homossexualidade, de forma leve, até onde é possível, e exemplificando atitudes certas e erradas de lidar com o assunto.
O livro é dividido não somente por capítulos, ele é também divido em meses, pulando para diversas fases do ano escolar de Lani e Erin.
Uma das característica da autora é a introdução de diversos personagens, e todos eles desenvolvidos de forma da satisfatória, com personalidades próprias e complexas, mantidas do inicio ao fim, e todos contribuem para o desenvolvimento de trama. Todos são bastante reais, com historias e bagagem emocional.
 “Tipo destino”  é clichê!? SIIIM! É para adolescentes? Siim!! Tem amor platônico e um triangulo amoroso? Siiim!! Mas vale a pena ler, é um livro simples, com pouca historia mas bem desenvolvido e bastante leve.
Sobre o livro físico, ele é ótimo, uma diagramação simples mas completa e de boa qualidade, paginas amareladas e fonte bem agradável para a leitura. A capa é um pouco sugestiva demais, não condiz exatamente com o enredo, já que não existe a traição realmente.
Enfim, se você procura uma leitura para passar o tempo ou então curte esse estilo mais teen, não deixe de ler, é praticamente uma leitura indispensável.
" O destino é assustador. Sempre terei medo do futuro. Mas a questão é que o destino também pode ser empolgante. Sua vida pode mudar de um instante para o outro. Mas, às vezes, essa mudança é a melhor coisa a lhe acontecer na vida. "

0 comentários

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!