Retrospectiva Literária 2014 - Desafio Facebook

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Desde o finalzinho de 2014 e ainda hoje venho vendo meus amigos desafiando uns aos outros para uma mini retrospectiva literária.
Assim, resolvi trazer para o blog as questões do Facebook para compartilharmos com vocês um pouco das nossas leituras do ano que passou.

1) O melhor livro que li em 2014: Maybe Someday da Colleen Hoover
Ainda estou encantada com este livro. Colleen mais uma vez prova que sua criatividade na narrativa e a sutileza com a qual trata os sentimentos e emoções dos personagens são cativantes, não deixando outra alternativa ao leitor a não ser cair de amores por seus livros.
AMEI Maybe Someday da primeira à última página. Me emocionei muito durante a leitura mas de um jeito maravilhoso, sem stress como em outros livros que li dela este ano, mas completamente contente com a leveza e a beleza desta linda e envolvente história de amor que Colleen Hoover criou. E o bônus ainda foi a playlist do livro, ahhhhh uma música mais linda que a outra nos embalam com Ridge, Sidney, Meg, Warren e inclusive a vaca da Bridgette.


2) Surpreendeu positivamente: Querida Sue da Jessica Brockmole
Este livro me ganhou na singela simplicidade de sua narrativa. Completamente despretensiosa, Jessica conta uma linda história de amor através de cartas entre "Sue" e "David" durante a Primeira Guerra Mundial, que são descobertas pela filha de Sue durante um atrito com a mãe na Segunda Guerra Mundial. Dois pontos de vista sobre o amor. Mãe e filha juntando pedaços de sua história e nos deleitando com uma narrativa cativante e acolhedora. Querida Sue é um livro doce, que nos encanta do início ao fim.
Confira a resenha publicada aqui no GMN: Clique aqui!

3) Surpreendeu negativamente: Escola Noturna, C. J. Daugherty 
Gente, este livro acho que foi a minha decepção literária de 2014. Com uma capa linda e super sugestiva, fui com a maior sede ao pote imaginando que seria um New Adult muito Sexy. No fim, acabei me deparando com um YA, com uma narrativa super misteriosa e um quê de sobrenatural. Até aí tudo bem, pois quem me conhece sabe que adoro um bom YA, mas este livro acabou sendo muito frustrante em todos os sentidos. 
A autora levanta tipo 1 milhão de hipóteses e o livro acaba sem resolver nenhuma, nos deixando mais perdidos do que quando começamos, a impressão que tive foi que corri atrás do rabo (igual cachorrinho) durante toda a leitura e não cheguei à lugar algum. Confira a resenha completa: Aqui!

4) Abandonei, mas vou dar uma chance:  Complicado Demais, S. C. Stephens
Na verdade a Kiera me irritou tanto em Intenso Demais, que mesmo amando Kelan e os D-Bags começo a ler o 2º livro, mas o mimimi na cabeça dela é tanto, ela é tão insegura e boba que acaba me irritando...então eu solto o livro...dou uns dias, pego o livro de novo...mas desta vez vai!! Não vou parar até terminar!
Confira a resenha de Intenso Demais: Aqui!


5) Leitura difícil: Proibido da Tabitha Suzuma
Definitivamente esta foi a leitura mais difícil do ano! Um livro que leva o leitor ao seu limite. Com uma narrativa muito densa e extremamente emocional, Tabitha descarrega um caminhão de emoções conflitantes em  cima de nós durante a leitura, que até hoje, meses depois da leitura eu ainda sinto um peso e um aperto no coração ao lembrar do drama de Loke e Maya. O abandono sofrido por eles e os irmãos menores por parte de sua mãe leviana e a cadeia de sentimentos que culminaram em algo tão errado, mas que na cabeça deles era tão certo e no fim acabou se tornando tão destrutivo. A resenha que publicamos no GMN pode ser conferida AQUI!

6) Chorei (de soluçar ou só o 'cisco no olho'): Um Caso Perdido, Colleen Hoover

Assim como ocorreu com a leitura de Proibido, Um Caso Perdido também foi um livro que me desestabilizou emocionalmente durante a leitura, e EU CHOREI DE SOLUÇAR!!! Como mãe, há situações que nunca gostaria de imaginar minhas filhas passarem, e estes dois livros abordaram meus maiores temores de uma maneira tão crua e direta que não tive como não absorver esta carga.
Embora Colleen tenha sido maravilhosa em tecer uma narrativa com uma das histórias de amor mais lindas que eu já tive a oportunidade de ler, o tema principal é o abuso infantil e isso dói em você (principalmente se for mãe) juntamente como dói em seus personagens durante o desenrolar da trama. Clique AQUI e veja a resenha completa.


7) Divertido: A Ruiva Misteriosa de Alice Clayton
Com certeza a trilogia da Ruiva mais popstar da literatura foi uma grata surpresa!! Grace é uma aspirante a atriz que mesmo sendo bem mais velha namora o novo queridinho de Hollywood. O que nós temos daí?? Livros muito engraçados, pois ela é muito maluca e os dois juntos são dados a muitas peripécias e cenas muito hots que garantem vários "Me Abana!" Realmente uma das minhas séries favoritas do estilos cômico-hot!
Veja as resenhas completas de A Ruiva Misteriosa e a Ruiva Revelada.

8) Próxima leitura: Bela Distração de Jamie McGuire
Simplesmente não vejo a hora de ter mais dos irmãos Maddox!! \o/



9) Quero ler, mas ainda não tenho: Batida do Coração da Katie Ashley

10) Metas para 2015? Ler o dobro de livros que li em 2014, principalmente minhas coleções que estão pela metade.

Bom galera, espero que tenham gostado da minha retrospectiva e que em 2015 tenhamos muito mais livros lindos, emocionantes, engraçados e totalmente maravilhosos para comentar por aqui em nossas resenhas, notícias e eventos!!

2 comentários

  1. Acredita que ainda não li nenhum desses livros? Acho que jamais conseguiria ler Proibido devido a temática, não teria estômago. Já a Ruiva Misteriosa está na minha wishlist, fica a dica hahahahaha Ah, dê uma olhadinha no meu blog: http://chegadetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiiii. Eu amei o seu flash back literário!
    Já li Hopeless e Maybe Someday e A-D-O-R-E-I.Colleen Hoover roubou meu coração literário rsrs. Quanto à Complicado Demais, li me arrastando mas terminei rsrsrs. A pobre da Kiera sofre de tão mal falada kkkkkk. #Ninguém Aguenta a Garota. Minha humilde opinião? Esse livro seria perfeito se fosse um só!
    Fiquei curiosa sobre Proibido e já vou colocar na minha lista de prioridades.
    Agora, estou torcendo muito para que você goste de Bela Distração. Mais um Maddox para o seu coração. É o que desejo para seu 2015. Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!