[RESENHA] O grande Ivan - Katherine Applegate

quinta-feira, 30 de abril de 2015


"Nunca pedi para ninguém me prometer nada antes, porque promessas são para sempre. E 'para sempre' é um tempo muito longo. Especialmente quando se vive em uma jaula."

Ivan é um gorila. Não apenas um gorila: o grande gorila das costas cinza prateadas. Ivan mora em um circo há 27 anos, localizado em um shopping. Sua casa se resume a uma jaula. Sua diversão é desenhar e ver televisão. Seus amigos são uma elefanta, um cachorro vira-lata e a filha do zelador.

A vida no circo é sempre a mesma: realizar shows 3 vezes ao dia (365 dias no ano), fazer desenhos para vender, comer e dormir. Mas a vida de Ivan nem sempre foi assim. Ivan vivia com o dono do circo, e era tratado como um humano, praticamente o filho do dono. Mas Ivan cresceu, e cresceu demais, e foi parar no circo.

A vida de Ivan muda quando chega uma nova integrante no circo: Rubi, uma filhota de elefanta. Ivan promete dar uma vida boa à Rubi, e começa a realizar seu plano de ir para um zoológico, daqueles que ele vê na televisão. Vemos ao longo da história, como Ivan foi capturado, como era sua família e seu antigo habitat, e vemos seu dia-a-dia no meio de seres humanos, fora do convívio com outros gorilas (desde que foi capturado, Ivan nunca mais teve contado com outros gorilas).


"Estou no meu domínio há 9.855 dias. Sozinho. Durante algum tempo, quando eu era novo e bobinho, pensei que eu fosse o último gorila do planeta. Tentei não me chatear com isso. Mesmo assim, é difícil ficar contente quando você acha que não existem outros iguais a você."

A história do grande gorila das costas cinza prateadas é baseada em uma história real. Ivan existiu de verdade, e morava em um shopping de verdade, nos E.U.A. A autora resolveu dar voz ao Ivan, criou seus amigos, que não existiram de verdade, seus pensamentos e suas vontades. A história é linda, cativante, doce e tem um toque de humor, mostra o poder da amizade, o descaso dos humanos com os animais, e acima de tudo, mostra que todos que querem realizar um sonho devem ir atrás deles, com força e determinação.

"Um gorila furioso é barulhento. Mas um humano nervoso também pode ser."

O livro é do selo Irado, da Novo Conceito, e é um dos livros mais lindos que eu já vi! A capa é dura, têm ilustrações lindas, as folhas tem uma gramatura maior e o espaçamento da fonte permite uma leitura bem mais rápida.


É um livro voltado mais para crianças, mas eu recomendo a leitura para todos. Pois ele dá um choque na nossa realidade e tem uma história de amizade sincera linda.

"Existe algo mais doce do que o toque de uma gorila enquanto ela retira um inseto morto do seu pelo?"






4 comentários

  1. Oi Ellen
    Sou louca para ler este livro, ele parece ser muito bom. E a diagramação dele está linda!!
    Ameii suas fotos.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!
      Super recomendo a leitura dele, é um livro muito fofo! Além de ser lindo, claro (ouso dizer que é um dos mais lindos da minha estante, capa dura preta é simplesmente perfeita, fora a diagramação digna!).

      Hehe! Que bom que gostou das fotos!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Amei esse livro, história linda, fofa e super emocionante.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!