[RESENHA] Sublime - Christina Lauren - @univdoslivros

terça-feira, 21 de abril de 2015

SUBLIME
CHRISTINA LAUREN
I.S.B.N. 9788579308338
Cód. Barras 9788579308338
Número de Páginas 320
Idioma Português
Acabamento Brochura
Tradutor Flora manzine
NÚMERO 1
ANO 2015

Sinopse: Lucy é uma garota que aparece misteriosamente no refeitório da escola, confusa e perdida em suas memórias – ou na falta delas. Apesar das dúvidas que carrega consigo, ela tem uma certeza: sua presença no mundo dos vivos é atraída por Colin, um garoto atraente que gosta de adrenalina e de testar seus limites, mesmo que isso o leve a arriscar sua vida.A afinidade entre os dois nasce à primeira vista e cresce conforme eles passam a conviver nas paisagens da escola Saint Osanna. Mas o que você faria no lugar de Lucy? E se o seu amor pertencesse a outro mundo?
Christina Hobbs e Lauren Billings, conhecidas pelo pseudônimo Christina Lauren, causaram grande impacto com seu Cretino irresistível. A série entrou nas listas de mais vendidos no Brasil e é best-seller do USA Today e do The New York Times. Agora, elas apresentam Sublime, uma história que prova que no amor nada é impossível.


Amor é lindo, perigoso, assustador, sublime.

Quando a Universo dos Livros anunciou que iria publicar Sublime, eu fiquei eufórica!!
1. Porque eu AMO um bom YA com temática sobrenatural;
2. Porque simplesmente AMEI todos os livros das minhas cretinas favoritas Christina e Lauren até o momento;
3. A capa já havia me conquistado logo de cara, mesmo agora eu gostando muito mais da capa original, a brasileira ficou muito bonita também.

Embora a sinopse seja um tanto vaga e dê apenas uma ideia de um amor impossível com aquele quê de sobrenatural, eu comprei o livro assim que ele foi lançado. Mesmo com o preço ainda um pouco salgado, fui com tanta sede, pois tinha certeza de que o livro valeria o investimento. Infelizmente acabei me frustrando um pouco com a leitura, visto que Sublime tinha tanto potencial.

Colin é o garoto órfão residente no internato de Saint Osanna. Ele vive quebrado e estropiado devido às suas peripécias com a bike. Sua droga é a adrenalina que pulsa em suas veias sempre que corre contra a morte em manobras suicidas em cima de sua bicicleta.
Eternamente insatisfeito, seu vazio existencial apenas é aplacado pelo sabor do perigo. Isso até ele conhecer Lucy.

Lucy aparece misteriosamente em uma trilha perto do lago da escola. Sem memórias, ela não sabe de onde veio ou por quê está ali. Apenas uma certeza fica clara, ela está de volta por causa de Colin.

Christina e Lauren, como sempre são fantásticas na hora de descrever personagens sedutores. Assim como um canto de sereia, as descrições de Colin e a interação dele com Lucy cativam as leitoras fazendo o nosso coraçãozinho amolecer e querer cair de amores pelo livro.
Seus olhos percorrem cada parte dele; os pulmões, ansiando por um fôlego que ela, até então, nãos e lembrava que precisava. Ele é alto e magricela, de alguma forma conseguindo parecer forte. Seus dentes são brancos, mas levemente tortos. Uma pequena argola prateada faz uma curva inteira em torno do seu lábio inferior, e os dedos dela ardem com o desejo de se aproximar e tocá-lo. Seu nariz foi quebrado pelo menos uma vez, mas é perfeito. E alguma coisa na luz em seus olhos quando levanta o olhar faz ela ansiar dolorosamente por dividir a si mesma com ele. 
Sublime - pág. 13
A atração explosiva e magnética entre Colin e Lucy simplesmente é irresistível, tendo um excelente potencial para um romance sobrenatural de tirar o fôlego.



Mas, Lucy não é deste mundo. Assim como inúmeras outras lendas urbanas que giram em torno da escola, ela é mais um morto vivo que se materializou dentro da propriedade e vaga sem propósito, mas ainda assim presa à orbita de Colin.

E enquanto estamos acostumados às tramas divertidas e sexys das autoras, Sublime deixa a desejar com uma narrativa truncada. Onde vamos coletando, coletando, coletando informações e tecendo algumas poucas hipóteses juntamente com Lucy sobre o seu destino e sua missão agora que está novamente na terra. Assim, como com Colin e sua ânsia angustiante em ficar com Lucy. Estar com ela, ser parte dela, amá-la para sempre.


Narrado em terceira pessoa alternando os capítulos entre Colin (ELE) e Lucy (ELA), a trama acaba caindo lentamente num ritmo morno. Não temos muita ação a não ser as diabruras de Colin e sua obsessão em transitar no mundo de quase morte para poder estar plenamente com Lucy.
Alguns fatos na trama apresentam-se desconexos de outros, sem objetivos e isso vai esfriando o clima entre o leitor e o livro.

Muita coisa acontece e ao mesmo tempo nada de útil para dar peso à história. Ficou muito complicado ir até o final. Você se sente como se corresse em círculos não saindo do lugar e embora o livro tenha muitos momentos fofos e a gente passe praticamente o livro todo realmente se esforçando para gostar do conjunto como um todo.
Infelizmente o livro acaba um pouco sem sentido ao meu ver.

Mesmo os dois personagens principais acabam sendo muito rasos. Tudo acaba girando somente no fato de Colin tentar ficar com Lucy a qualquer preço.
Os personagens secundários são praticamente inexistentes e alguns inclusive aparecem de formas desconexas com opiniões ou situações que acabam nos gerando novas expectativas para se desenrolarem e no final acabam sendo podadas.

Embora eu prefira a capa americana, a capa brasileira também ficou linda. A diagramação está caprichada, com páginas amareladas e uma letra bem agradável. A revisão também não ficou com nada a desejar, tornando Sublime um belo exemplar.

Christina e Lauren ainda mantém seu toque sensual e mesmo sendo um YA, temos alguns vislumbres da sensualidade latente que são a sua marcar registrada. Mesmo assim, não é o bastante para dar peso à obra que ao final me deixou com a impressão de literalmente assim como Colin, apenas ter caído no canto da sereia.

Não consegui chegar a nenhuma conclusão para o romance. O livro termina e continuamos sem saber de onde Lucy vem e qual seu propósito. E embora eu tenha mantido a minha esperança até o final, não pude deixar de me decepcionar com Sublime e suas hipóteses não resolvidas.

Pelos padrões que já estávamos acostumados com as autoras, SUBLIME se demonstrou extremamente a quem do potencial delas e das expectativas do leitor.

Ficou curioso? Adquira seu exemplar e depois nos diga o que achou.

11 comentários

  1. Me senti exatamente da mesma maneira, o final foi frustrante e vago, sera que vai ter um segundo livro?
    Sinceramente, esperava mais desse livro, nada acontecia e quando o fazia, era tremendamente confuso, meio desconexo e com muitos mistérios, que no final não foram resolvidos e que nos deixa totalmente raivosos e curiosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o livro acabou sendo muito fraco. A gente foi com tanta expectativa e no fim ficamos chupando dedo. :(

      Excluir
  2. Tem quantos capítulos esse livro?
    Ele foi sorteado num clube do kindle que participo e estou super desanimada para ler... vim pesquisar resenha e fiquei ainda pior... você disse que gosta das autoras e reclamou do livro, imagina eu que não conheço as autoras e não gosto da temática? Vai ser bronca...

    ResponderExcluir
  3. Foi o melhor livro que li neste ano.
    Li em apenas dois dias, eu achei a historia maravilhosa e o livro é realmente nesse seguimento de suspense, gostaria que tivesse o dois, com um reencontro deles para viver tudo o que Colin sempre quis, toca-lá profundamente.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do livro no geral, mas me decepcionei com o final. As perguntas não foram respondidas e foi meio confuso. Espero que tenha um Segundo.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei o livro de modo geral mas, o final me deixou frustada pois, sei la foi muito fraco....

    ResponderExcluir
  6. Eu amei o livro de modo geral mas, o final me deixou frustada pois, sei la foi muito fraco....

    ResponderExcluir
  7. Aff eu to na metade do livro e depois q li esse comentários to desanimada 😡. So fã dessas escritoras. Mais nao vou desanimar vou terminar o livro ....

    ResponderExcluir
  8. eu amei esse livro li ele o dia todo n sai do quarto pra nd mais tbm me decepcionei com o final mais saber que os dois de fatos estao juntos pra mim foi um alivio mais seria otimo saber oque aconteceu com o resto do pessoal façam o 2 ou um filme POR FAVOR

    ResponderExcluir
  9. não gostei do livro é paradão, não prende a historia, não da vontade de ler.
    ainda mais depois que fiquei sabendo que o final não é la essas coisas, vou demorar
    mais para termina-lo

    ResponderExcluir
  10. Eu terminei o livro em um dia,gostei da história e tudo mais fiquei bem confusa em algumas partes esperado uma explicação pra tudo e depois fiquei "como assim já acabou" eu esperava mais da personagem esperava um propósito maior foi como se nada tivesse sido por um propósito maior, isso acabou sendo meio frustrante.Sempre procuro ler críticas sobre os livros que leio depois de terminados para ter uma opinião e ainda estou com muitos porques e pensando que não era o rumo que eu esperava mas mesmo assim foi umal leitura que me tirou de meus padrões literários.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!