[RESENHA] Ele está de volta - Timur Vermes - @intrinseca

sábado, 25 de julho de 2015


“- O senhor não quer mesmo parecer uma pessoa normal? – perguntou o jornaleiro.
- Onde acha que eu estaria se sempre tivesse feito como as pessoas consideradas normais? – retruquei. – E onde estaria a Alemanha?”

O livro de Timur traz um personagem um tanto delicado. Hitler. Sim, o próprio! Adolf Hitler acorda em um terreno baldio, na Alemanha, no ano de 2011, com suas roupas de guerra e seu bigodinho implacável (para quem está se perguntando, Hitler se matou em 1945, durante o final da II Guerra Mundial, a qual ele foi o principal responsável). Seu país mudou: a Alemanha é governada por uma mulher, os austríacos tomaram conta do comércio e a tecnologia se alastrou. Será possível que ele tenha simplesmente acordado despois da morte? Será que o grande líder da antiga Alemanha ainda tem poder sobre o país? Cadê a Alemanha de Hitler?

“Os corações das mulheres são como batalhas. Não conseguirá conquista-los se titubear. Precisa reunir todas as forças e usá-las sem medo.”

Eu sempre gostei do tema II Guerra Mundial, e quando eu vi esse livro eu pensei “eu PRECISO disso!” (não, eu não sou louca, apenas amo a Alemanha e gosto de conhecer sua história!). Timus Vermes conseguiu transformar um tema delicado em algo engraçado, algo surreal misturado com o real. Pera, como assim?

Hitler acorda, sem saber direito o que está acontecendo, achando que irá dominar/governar a Alemanha novamente. Mas não é bem isso que acontece! Todos acham que ele é mais um, mas o melhor sósia comediante (todos riem das suas “piadas”) do carrasco nazista, as pessoas fingem acreditar nele, acham que ele realmente encarnou um personagem, mas na cabeça de Hitler, as pessoas estão o reconhecendo como o Führer que sempre foi. Então, como antigamente, Hitler prega seus discursos e tenta difundir sua ideologia alemã (e tudo isso na televisão, em um programa!!). Sim. Ele ganha um programa de tv. Quem diria! Mas o programa é uma comédia... só ele que não percebe!

A história conta a trajetória do Führer que virou campeão de views no youtube, mas que acredita estar conquistando a todos. O Hitler da história é hilário! Ele descobre as novas tecnologias e se surpreende com a forma que as pessoas agem ao seu redor. Será que ele vai conquistar seu posto de volta na Deutschland?

“E então, me apresentou a uma das invenções mais surpreendentes da história da humanidade: o computador.”

Eu adorei a história! Eu ri bastante! Em até simpatizei com o Führer do livro (do livro, que isso fique bem claro), pois ele é mais leve e nos dias atuais, é bem engraçado. Gostei também que durante a leitura temos algumas palavras em alemão e conhecemos bastante da cultura do país.

O autor é alemão, e esse livro dele é uma proposta ótima de leitura. Além dele satirizar o pior inimigo do país, ele dá alguns tapas na cara da sociedade. Temos nele algumas lições de moral!

Diagramação perfeita, acabamento idem. A capa eu AMEI! Haha! O bigodinho tá na capa gente! Gostei muito de saber que a editora apostou em um autor alemão, com uma proposta tão diferente das outas! Ponto positivo!

Para quem gosta de história antiga e de rir, tem a combinação perfeita nesse livro. Ele é um livro com leitura densa (eu que gosto desse tipo de coisa e da história alemã, achei isso, então né...), pelo fato de possuir muito conteúdo histórico e palavras em outra língua, mas eu continuo recomendando ele a todos!


“O que mais me irrita nessas pessoas matutinas é o maldito bom humor, como se elas já estivessem acordadas há três horas e tivessem conquistado a França nesse meio tempo.“








 



6 comentários

  1. Nossa, adorei essa resenha e fiquei muito a fim de ler o livro. Em geral não gosto de histórias sobre Hitler, mas essa sátira parece valer a pena ler. Mas um livro relatando a presença deste cara na atualidade, é uma ideia genial! Com certeza está na minha lista de próximas leituras!
    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante de histórias sobre a II Guerra Mundial, mas esse livro não fala sobre isso, ele é atual e super divertido! Espero que leia, e se ler, vem aqui e me conta o que achou :)

      Excluir
  2. Ellen,também amo livros que falam da Segunda Guerra Mundial,é muito Surreal para mim imaginar Hitler vivo no ano de 2011,e achando que vai dominar tudo outra vez ganha um program de comédia na televisão ,isso definitivamente é hilário,gostei de saber que o livro traz lições de moral.com certeza entrou para minha lista.Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosta mesmo?? *-* é bem difícil encontrar gente com esse bom gosto <3 hehe Espero que goste da leitura!!

      Excluir
  3. Fiquei bastante surpresa ao conferir a resenha do livro, nunca imaginaria que ele seria assim, também adoro este tema, e apesar de ser a primeira resenha que leio sobre o livro, com certeza vou inclui-lo a lista de desejados, deve ser uma leitura muito diferente, pois imaginar ele vivendo nos dias atuais, e ter esta ideia criticas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mih, vale super a pena ler!! É bem descontraído o livro! E melhor ainda para quem gosta do tema!!

      Excluir

Deixe seu Comentário!