[RESENHA] O Protetorado da Sombrinha #1 - Alma? - Gail Carriger - @EdValentina

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Alma?
Gail Carriger
Editora Valentina
I.S.B.N. 9788565859042

Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ? ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.

Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?


Alexia TaraboTti é uma solteirona de 26 anos, sem papas na língua e uma personalidade ácida. Exatamente por já haver se conformado com sua aparência e situação, não faz mais a mínima questão de moderar suas opiniões para tentar se encaixar na sociedade.

Mas, muito mais do que uma personalidade audaz (por assim dizer) Alexia ainda goza de uma condição mais do que peculiar: é uma preternatural.

Uma pessoa teoricamente sem alma e que tem o dom de anular os poderes e condições de qualquer ser sobrenatural que caminhe sobre a terra e nisso incluem-se vampiros, fantasmas, lobisomens e similares...hehehehe
Criadora da série Steampunk mais cultuada do mundo Gail Carriger nos trás uma heroína que é a antítese de tudo o que estamos acostumados nos romances de fantasia. Ácida, bem humorada e brilhantemente inteligente, Alexia é o nosso Sherlock Holmes de saias e uma sombrinha que vem muito à calhar!

Narrado em 3ª pessoa, mas com uma narrativa rápida, fluída e desafiadora, Gail dá um ritmo intenso à trama e à suas personagens. Misturando vampiros, lobisomens, ficção científica, muitas invenções e mistérios de fazer o leitor prender o fôlego e traçar diversas teorias e conjecturas para junto com Alexia os solucionar, ALMA? é simplesmente eletrizante e com certeza a pedra para a escalada ao topo dos melhores Steampunks da atualidade.

Esta série simplesmente é muito divertida.

Ao mesmo tempo em que ficamos presos envoltos ao mistério, ainda somos encantados por diversas geringonças e sobre tudo rimos horrores com nosso Vampiro Fashionista, mas de índole duvidosa Lorde Akeldama e os embates verbais acalorados entre Alexia e um certo Lobisomem mal humorado Lorde Maccon... isso sem falar da melhor amiga de Alexia e seu gosto mais do que excêntrico para chapéus.

Mas sério gente, Alexia e Lorde Maccon são hilários juntos! Ele todo mal humorado resmungão metido a macho alfa e ela nem te ligo! Continua sendo teimosa, com opinião própria e completamente intrometida nos assuntos do DAS, querendo ele ou não. O que poderia resultar disso? Uma paixão sobrenaturalmente explosiva!! Kkkkkkkkkkkkk
- Quem a mordeu? - vociferou.(...)- Você. - Então foi brindada com a impressionante visão de um lobisomem Alfa totalmente envergonhado.- Eu?Ela arqueou as sobrancelhas.- Eu.(...)- Maldição! - exclamou. - Sou pior que um filhote no primeiro cio. Lamento, Alexia. Isso é por causa da lua e da insônia. (...)- Sei. Hã. Isso o quê?- O autocontrole.(...)- Que autocontrole?- Exato!
Ri horrores com eles durantes todas as páginas!

A criatividade de Gail não tem limites e sua trama é tão bem trabalhada que realmente nos tornamos viciados nesta série! A capa e toda a parte gráfica feita pela Valentina estão lindos, caprichados e complementam uma edição perfeita em todos os sentidos!

ALMA? É um livro recheado de surpresas e situações impagáveis. Coroando Gail Carringer como a Diva do Steampunk e Alexia como a musa visionária da literatura de fantasia. Não tem como resistir!!

O que é Steampunk???

Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.

O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.




Conheça o Protetorado


3 comentários

  1. Adoro livros que arrancam risos quando estou lendo, super me interessei por esse livro, e as capas da coleção são lindas, adorei sua resenha, e fiquei super curiosa para saber o que vai acontecer na história.
    Adicionei o livro em minha lista de leitura e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Scheila não imaginava que o livro era tão criativo assim. Fiquei com muita vontade de conhecer esse por completo. Adorei!

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fui em um evento literário sobre Steampunk e foi mto bem falado sobre a série O Protetorado da Sombrinha.
    Eu nao conhecia nada sobre esse genero literário e agora virei uma fã por tudo, pela historia, pelas invencões malucas e com esse estilo antigo, por Londres ser o cenário da maioria dos livros. Amando MTOOO conhecer!
    O Protetorado da Sombrinha é uma série que gostaria de ler e a sua resenha me deixou animada, ainda maos por falar que é divertida, pq eu ando lendo só drama arás do outro...chega ne?!
    Amei que fizeram a resenha do livro e quero saber depois dos outros.
    Bjus

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!