[RESENHA] Coraline - Neil Gaiman

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Coraline
NEIL GAIMAN
EDITORA Rocco
I.S.B.N. 8532516262
ALTURA 21.00 cm
LARGURA 14.00 cm
PROFUNDIDADE 1.20 cm
IDIOMA Português
CÓD. BARRAS 9788532516268
Sinopse: Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Resenha por Caroliny Flores

Coraline é um livro bem curto, mas bem intenso, com um belo toque de terror que envolve os leitores. Uma leitura rápida, dinâmica que em um piscar de olhos acaba e você fica querendo mais.

Um belo livro, com gravuras que ilustram e acentuam o terror da narrativa, mostrando que nem tudo nas histórias infantis é "belo". Esperava que fosse um pouco mais assustador em algumas partes, ou um pouco mais nojento e demoníaco em outras. Confesso que acabei lendo o livro por influência do filme, porque gosto muito dele. 
Comparando as duas obras (sei que nunca se deve fazer isso), no livro, Coraline é uma criança bem mais inocente, que em algumas partes chega até a ser meio irritante, diferente do filme onde ela é muito mais astuta e petulante. 

Também há a introdução de vários personagens e elementos no filme que não existem no livro, mas que tornaram o filme mais interessante. 

Achei que as coisas se desenrolam muito rápido no livro, uma coisa por cima da outra, acho que o autor poderia ter se aprofundado mais no tema. 
Senti um pouco de falta da descrição dos personagens, como características físicas e pessoais e isso dificulta um pouco imaginar os personagens. Claro que entendo que o desenrolar de um enredo em uma grafic novel é diferente de um livro propriamente dito, mas acabei sentindo falta de alguns elementos.

Foi nítido que no filme tiveram que introduzir muita coisa para ambientar melhor o espectador, e dar mais tempo na tela. Todas as adaptações foram bem feitas e apesar de terem amenizado muita coisa no filme, toda a essência do livro está lá. Neil Gaiman é uma leitura obrigatória em qualquer tempo e qualquer idade, que sempre cativará o publico com a sua loucura inusitada e arrepiante.




21 comentários

  1. Acredita que nao vi o filme ? hahaha
    Mas sempre é assim, as vezes mudam alguma coisa do livro no filme que pode ser melhor e pode ser pior ne. nesse parece que foi melhor né, Ahh e tbm nao li nada de Neil Gaiman :(

    ResponderExcluir
  2. Scheila e Caroliny,não li ainda esse livro,só vi o filme.Acho sim que a história é intensa e não muita beleza.Irei ler o livro para conferir a diferença entre as protagonistas.Pena o autor não ter se aprofundado muito no tema.Mas irei conferir,afinal é Neil Gaiman e como você mesma disse leitura.Obrigatória!!!Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar no filme e não sabia que ele era baseado em um livro. Fiquei curiosa para ver o filme, mas confesso que o livro não me despertou o mesmo desejo.
    O tema é interessante e fã de suspense e terror como sou, sei que deveria dar uma chance a esse livro. Mas saber que as cenas se desenrolam rápido demais não me agradou muito, pois odeio a sensação de uma narrativa "corrida".
    Vou ver o filme, e se me agradar, penso em dar uma chance ao livro em um futuro mais distante.

    ResponderExcluir
  4. O filme tbm tem essa pegada suspense/terror? Se o livro é curto, acho natural então que o desenrolar seja rápido, mas, apesar de gostar do gênero, sou extremamente medrosa.

    ResponderExcluir
  5. Hello!
    Quando vi a capa fiquei em dúvida se tratava de uma história infantil ou não e ainda mais que tem toques de terror. Se bem que hoje em dia criança aguenta ate filme de terror melhor que eu, hehe.
    Realmente eu lembro vagamento do filme, mas lembro que ela toda espertinha e o livro nao retratou assim tb, mas acho q é apenas um jeito diferente ne?
    EStou começando a gostar de Neil Gaiman, vou tentar ler esse livro e com certeza vou rever o filme.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro o Neil Gaiman,tenho esse livro!
    A comparação acaba sendo inevitável,recomendo conhecerem os dois.
    Coraline tem um ar de Alice com uma ambientação mais sombria,consegue ser um juvenil que encanta adultos também,é apaixonante!E a animação é visualmente linda,vale a pena!
    Sou fã dele e concordo,Gaiman é uma leitura obrigatória em qualquer tempo e qualquer idade.

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Já ouvi falar mas não conheço o livro nem o filme, parece ser interessante, algo parecido com Tim Burton e o fantástico mundo de Jack ou viajei agora? Enfim se conseguir quero conferir.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já assisti o filme e li o livro. Foi um dos primeiros livros que eu li e ADOREI. Tenho o livro até hoje e tenho orgulho por ter cuidado dele tão bem. No momento não lembro muito bem a história detalhadamente, então não posso concordar e nem discordar sobre você ter achado que a história "correu" com seu andamento.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Caroliny!
    A capa de Caroline é bem interessante mas a sinopse - que é o mais importante para mim - não me atraiu, não sei se é por causa do gênero - terror - que não costumo ler ou se é por causa da idade da personagem - também não leio livros onde os personagens tem essa faixa etária -, não sei, não saberia dizer. Mas assisti ao filme e lembro que achei bem legalzinho.
    Concordo com você, essa falta de descrição dos personagens é um ponto bastante negativo, sem elas é muito difícil pra mim imaginar as características dos personagens, sem falar que não gosto do desenrolar da história ser corrido. Portanto, Caroline é um livro que eu não leria.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda não conhecia nem o livro e nem o filme, parece um livro legal só que não gosto desse gênero por isso costumo passar, mas gostei das gravuras que temos nesse livro que para mim e novidade é legal quando achamos uma adaptação que consegue pegar todos aspectos do livro !!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha, mas tenho de confessar que não tenho muito interesse por livros nesse gênero. Como ouço falarem muito bem tanto sobre "Coraline" quanto sobre "Neil Gaiman", pode ser que venha a dar uma chance.

    ResponderExcluir
  12. Não vejo a hora de ter o livro em mãos. Quando terminei "Meu Romeu" fiquei sem saber o que fazer. Depois de ter lido a resenha então, esses quotes, nossa. Quero pra já!

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar a respeito do livro e do filme, porém nunca parei para conhecer nenhum dos dois. O autor também é bastante conhecido e tenho vontade de ler uma obra dele. Gostei da premissa, mas fiquei um pouco receosa com as ressalvas que fez na resenha. Não gosto de tramas rápidas demais, que não são detalhadas a ponto de serem narrativas críveis. Apesar do interesse na sinopse, não sei se leria o livro.

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar do livro antes, mas não li ele e nem assisti o filme. Confesso que o livro em si não me interessou, mas o filme sem dúvida eu assistiria.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho bastante vontade de ler esse livro, gosto de todos os livros do autor e já imagino que vou gostar desse também. Eu já vi ele na livraria e acho que não tem nem 200 páginas, então já esperava que as coisas desenrolassem bem rápido já que o livro é bem curto. Ainda quero muito ler o livro, e também quero muito ver o filme :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Embora eu não tenha lido nada do Neil Gaiman, recebo muitas indicações sobre o autor, sempre elogiado por sua escrita, principalmente no terror abordado em Coraline. É uma pena que alguns assuntos tenham se desenvolvido muito rapidamente, sem aprofundamentos. Mesmo assim, recomendação aceita.

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol :)
    Nunca li nada do autor Neil Gaiman, mas sempre vejo o pessoal elogiando as obras dele! Confesso que não conhecia o livro, e muito menos sabia que já havia também o filme, não vou mentir, a sinopse não me conquistou, e não consegui me empolgar com sua resenha. Se algum dia eu tiver oportunidade eu até irei ler, mas a expectativa não é tão boa!
    Bj
    Visite: Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  18. Carol, a sinopse nao me chamou a atençao nao! eu não assisti o filme e nem li o livro porque não faz muito o meu gênero literário (fico com medinho sim!! Haha), a pesar de sempre ler comentários positivos sobre os livros do Neil Gaiman, nao li nenhuma obra dele ate o momento...

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro o Neil Gaiman e quero muito ler este livro.
    Eu não vi o filme porque quero exatamente ler o livro antes.
    Achei bacana saber que o filme é bom e na sua opinião até mais interessante que o livro.
    Eu preciso ler e ver o filme logo, porque agora que li sua resenha preciso conferir.
    Adoro o nome da personagem.
    Quero muito conferir o terror de um livro infantil (eu considero infantil, mas não sei se de fato é). Nunca li algo do gênero.
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Morro de vontade de ler esse livro, amo livros desse gênero e adoro as obras do Neil Gaiman.
    Desde que o filme lançou não parei de assistir ele, porém, pela sinopse parece que vou me decepcionar com o livro, pois adoro livros com bastante detalhes e com um desenrolar mais lento, mas ainda assim quero muito ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oie
    Acho que sou uma das únicas pessoas que nunca leu o livro nem viu o filme,mas tenho muita vontade kkk.E é uma pena os personagens não serem detalhados.Quem vê o filme primeiro sempre vai ler o livro na esperança de encontrar uma história mais profunda do que aquela das telonas.Mas esse é um clássico ,então espero poder ler.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!