[DESAFIO] #MulheresdaLiteratura - Dia internacional da Mulher

terça-feira, 8 de março de 2016

Tudo bem com vocês?

Então, hoje é 08 de março, dia internacional da mulher <3

E para não passar em branco, eu resolvi responder a tag #MulheresdaLiteratura criado pelo blog Queria Estar Lendo, que consiste em responder 31 perguntas sobre mulheres nesse mundo mágico da literatura. Adorei as perguntas, mas confesso que algumas foram difíceis para mim. Tive que pensar bastante antes de respondê-las! E agora, que tal conferir?

- - -
1 - O primeiro livro escrito por uma mulher que você leu; Harry Potter, de J.k. Rowling (Eu considerei só os livros mais atuais, de depois dos meus 14 anos! Quando eu era mais nova eu lia muito livrinho infantil das quais a maioria não me recordo nome/autor!).
2 - O seu livro preferido escrito por uma mulher; Jogos Vorazes, de Suzanne Collins (Nem preciso dizer nada, apenas amo).
3 - O seu livro preferido protagonizado por uma mulher; A seleção, de Kiera Cass (Aqui se aplica também Jogos Vorazes!).
4 - Sua autora preferida; Meg Cabot, minha diva rainha <3 (Simplesmente a melhor autora para mim. Acredito que tenha mais de 20 livros dela e o dia que a conheci foi um dos melhores que tive no ano passado).
5 - Um livro com uma amizade forte entre mulheres; Pretty Little Liars, de Sara Shepard (Os livros dessa série contam a história de 4 amigas, depois que a 5ª delas desapareceu, e apesar de todas passarem por problemas e se distanciarem, elas se mostram muito unidas quando alguma precisa de ajuda e apoio).


6 - Um livro com uma heroína que salva a si mesma; -
7 - Um livro com uma heroína que não tem medo de armas e lutas; Estação onze, de Emilye John (Kirsten é a protagonista, que vive num mundo apocalítico e teve que aprender a se defender, então, se for preciso, ela matará. Confira a resenha aqui).
8 - Um livro de romance escrito por uma mulher; Isla e o final feliz, de Stephanie Perkins (Sim, existem milhões que eu poderia dizer aqui, mas esse é tao fofinho! E tem resenha aqui no blog!).
9 - Um livro de romance policial escrito por uma mulher; Garota exemplar, de Gullian Flynn (Embora eu não tenha lido, já sei a história, então sim, romance policial!).
10 - Um livro de fantasia escrito por uma mulher; Instrumentos mortais, de Cassandra Clare.
11 - Um livro sobrenatural/sci-fi escrito por uma mulher; Sonhos, de Alyson Noël.


12 - Um livro de terror escrito por uma mulher; A mulher de preto, de Susan Hill.
13 - Um livro com a heroína na capa; A hospedeira, de Stephenie Meyer.
14 - Um livro com uma heroína que não se conforma em ser o que esperam dela; Minha vida mora lado, de Huntley Fitzpatrick (Li recentemente esse livro, e tem resenha aqui. Nele, a Sam luta para não ser aquilo que a mãe quer ela se torne, além de lutar pelo amor e pela verdade).
15 - Um livro escrito por duas (ou mais) mulheres; O desafio de ferro, da Cassandra Clare e Holly Black.
16 - Um livro com a sua heroína preferida; Jogos Vorazes, a Katniss (sim, Katniss é minha heroína preferida, mesmo fazendo tudo meio torto as vezes, ela se mostrou uma vencedora).

  
17 - Uma autora que te inspira; J.K. Rowlling
18 - Um livro com uma heroína na qual você se espelha; -
19 - Um livro com uma heroína que as meninas deveriam conhecer desde novas; Eu sou Malalah
20 - Um livro com uma protagonista que você não esperava ser tão forte quanto foi;Todos os nossos ontens (Sim, eu duvidei das capacidades da Em! Resenha aqui).
21 - Um livro com uma heroína que você começou odiando e terminou amando; -

 

22 - Um livro onde a heroína salva o herói; Magnus Chase e a espada de verão, de Rick Riordan (Quem salva o Magnus quando ele morre é Sam, uma Valquíria, que depois se torna parte importante do grupo do semi asgardiano, ajudando-o a salvar Midgard. Tem resenha dele aqui no blog!).
23 - Um livro com uma mulher transsexual; -
24 - Um livro com uma mulher bissexual/homossexual; Apenas um dia, de Gayle Forman (Tem uma personagem que se revela bissexual na obra; e sim, o foi o único livro que lembrei no momento! E também tem resenha aqui).
25 - Um livro com uma personagem feminina que seja uma figura de poder; A esperança, de Suzanne Collins (Tão cansando de ver ele aqui? Dessa vez a escolha é pela Coin, a comandante do distrito 13).
26 - Um livro com uma mulher que escolheu a família; Para todos os garotos que já amei, da Jenny Hann (Não sabe que livro é? Eu fiz resenha dele aqui no blog, confere lá!).


27 - Um livro com a melhor vilã; -
28 - Um livro com uma protagonista negra; A agenda de Carol (Acabei de perceber que são poucos os livros com protagonistas negras, por isso pesquei um livro que li quando era mais novinha).
29 - Um livro com uma protagonista que superou abusos físicos e/ou emocionais; -
30 - Um livro com uma protagonista que não queria salvar o mundo; Jogos Vorazes (De novo! Katniss desde o começo deixou bem claro que queria salvar a Prim, sua irmã, e não Panem. Salvar Panem foi uma consequência dos seus atos).
31 - Um livro com uma personagem feminina (ou a autora) que represente o que é ser mulher para você. -


Acho que vocês perceberam algumas lacunas nas respostas certo? Que tal me ajudarem? Comentem aqui no post quem inspira vocês e me deem dicas nas perguntinhas que faltaram! Afinal, é sempre bom adicionar novos livros à nossa wish list, certo? 

E um extra, que eu criei:
32. Cite uma autora feminina que você quer muito ler: Jane Austen! 
(quem sabe rola leitura esse ano?)

E sim: feliz dia da mulher <3



Me acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | skoob | twitter | Küsse leute :)




9 comentários

  1. Olhando pra minha estante hoje , me dou conta que sempre li mais mulheres que homens ....talvez seja inconsciente; na literatura eu nunca tive problemas em encontrar livros de mulheres ou sobre mulheres que sejam inspiradores ! de J.K Rowlling a Colleen hoover sempre estive bem acompanhada.

    ResponderExcluir
  2. Curti muito essa Tag, já li alguns desses livros e vários dos outros estão na lista de leitura, Meg Cabot é uma das minhas autora favoritas, tenho várias não saberia escolher somente uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um livro com uma heroína na qual você se espelha: eu escolheria Claire de Outlander

      Excluir
  3. Oi!
    Muito legal a tag, ainda não li todos os livro e quero muito ler Eu sou Malalah pois só conheço partes da historia e também quero muito ler Jane Austen esse ano sempre coloco na minha lista de leitura mas sempre acaba que não ler !!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ellen adorei os livros que você escolheu, uma autora que eu estou amando ler é a FML Pepper, e uma autora que eu quero muito ler é a Julia Quinn bjs.

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse post! Também acho Isla e o final feliz, muito fofo *-* E tenho muita vontade de ler Eu sou Malala, coisa que pretendo fazer esse ano. Uma autora que quero muito ler é Julia Quinn, já que eu amo romance de época e todo mundo fala muito bem da escrita e dos livros dela, espero gostar. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. O Tema do desafio foi uma escolha ótima! Conheço a maioria do livros que tu citou, Jogod Vorazes é com certeza uma das melhores distopias que já li e tudo isso graças a personagem feminina Katniss Everdeen, essa menina é uma guerreira!
    Não li ainda Garota Exemplar mas Gillian Flynn escreve ótimos romances policiais.

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante as perguntas e principalmente as respotas...rsrs
    bom que já pego umas dicas de leitura, alguns dos livros citados já li, Jogos vorazes, Harry Potter, Garota exemplar, A seleção e concordo contigo...rsrs
    Mas na pergunta autora favorita... Minha do coração ♥ Agatha Christie ♥ minha rainha do crime do meu ♥ hahahahahah

    ResponderExcluir
  8. Adorei o desafio, já li alguns dos livros que foram citados, e olhando par minha coleção, acho que a maioria deles são escritos por mulheres.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!