[RESENHA] Temporada de acidentes - Moïra Fowley-Doyle - @intrinseca

sexta-feira, 13 de maio de 2016

 
"Tento me convencer de que não acredito que, todo ano, durante um mês, minha família fique inexplicavelmente mais propensa a sofrer acidentes. Tento fingir que não me lembro dos acidentes - os grandes, os graves - nem das tragédias do passado."

Outubro é o mês do horror. Para as famílias comuns, é o mês do morcego, das aranhas e das bruxas. Já para a família de Cara, outubro é sinônimo de perigo. Durante os 31 dias do mês, todos os tipos de acidentes acontecem em sua casa (na rua ou na escola, seja onde for), e alguém sempre se machuca, se arranha, quebra alguma parte do corpo ou morre. Para a família de Cara, outubro é a temporada de acidentes.

Ninguém sabe quando essa praga da temporada começou, mas todos na família a temem. Foi durante temporadas passadas que o pai, o tio e o avô de Cara morreram. E essa temporada nova promete ser a pior de todas, afinal, a melhor amiga de Cara, a Bea, leu isso nas cartas de tarô (quem mais aí quer uma amiga assim, que prevê o futuro?).

É fato que: todos na família sofrem disso. Até mesmo Sam, o irmão postiço de Cara é pego pela temporada. Com uma preocupação enorme, Melanie (a mãe), vive em tensão e depressão durante todo o mês, sempre querendo proteger, Cara, Alice (sua irmã) e Sam de tudo o que está por vir. Ela inclusive faz com que eles usem milhares de camadas de roupas e os dispensa das aulas de educação física e química nesse período.

Por mais que ele se cuidem, escondam as facas, não usem o fogão (alô tempo das cavernas!) e usam milhões de roupas, ainda continuam se machucando, e as vezes, se machucando feio.

Mas essa temporada é diferente. As cartas previram isso! Mas o que mudou? Esse ano, Cara descobriu que em TODAS, sim, eu disse TODAS as suas fotos, Elsie, sua ex amiga, aparece. Não é possível! Para esclarecer isso, a garota decide ir atrás de Elsie no colégio e descobre que ninguém lembra dela, e que ela simplesmente desapareceu da face da Terra.

Além de lidar com essa surpresa, Cara ainda precisa encarar os desafios do primeiro amor e sobreviver a temporada de acidentes. Parece que não vai ser fácil!

Segredos bombásticos serão revelados e ossos serão quebrados.
Preparem-se para a temporada de acidentes!



 
"Então, brindemos à temporada de acidentes,
Ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas,
Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão,
Mais um brinde à estrada de água."

Posso dizer que amei? Super amei! A história é diferente daquilo que estamos acostumados a ver em um livro. A autora mistura ficção com realidade de uma forma magnífica! E ah, ele é místico! E leve, envolvente, apaixonante e surpreendente.

O livro é narrado pela Cara, e somos inseridos completamente no seu mundo real e nos seus pensamentos loucos. O que mais me chamou a atenção foi a história da Elsie, inclusive, para mim, chamou mais do que a temporada em si. Esse mistério foi enlouquecedor! Não estou desmerecendo os acidentes, mas eu senti mais angustia por não saber quem era ela, do que por não saber o porquê dos acidentes.

Embora não tenha foco em romance, achei a abordagem do casal Cara + fulaninho (sem spoiler!) bem fofinha. Foi leve, e a situação era, de certa, delicada, mas foi muito bem desenvolvida e desenrolada pela autora. E falando em casal, os outros casais do livro me surpreenderam bastante! Tem umas reviravoltas e descobertas bem loucas que deram um toque a mais no livro. Quanto as personagens, individualmente falando, Sam foi o que mais me encantou. O pai do garoto namorava Melanie, e então um dia ele foi embora e deixou Sam para trás com a nova família. Ele é educado, protetor e amigo, e eu fiquei desejando um Sam para mim! (risos) Bea é a amiga diferentona, que lê tarô e é meio vida louca. Alice é a irmã mais velha que namora um rockstar e não liga pra a temporada de acidentes. Cada um deles é diferente, mas todos muito bem construídos e que deram suas contribuições para a trama se desenvolver.

O único ponto um pouco mais negativo para mim foi a maneira que os adolescente levam a vida. São bem vida louca, fumam, bebem e se drogam, e isso meio que me incomodou um pouco. Mas nada que eu dissesse "socorro, que horror". Só acho que não precisa ter exagerado tanto nessa liberdade que eles tinham.

Definitivamente esse livro pode (e deve!) virar um filme bom! Tem um suspense que te prende do começo ao fim, bem estilo de filme. Então não tenham dúvidas: leiam já ~ e escondam as facas da casa! E não sei se vocês notaram.. mas hoje é sexta-feira 13 e tem tudo a ver com esse lindo <3

"Tenho a impressão de que muita coisas não está sendo dita. Acho que minha família toda é assim: evitamos falar das cosias sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá à tona."


 
Ótimo! 










Me acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | skoob | twitter Küsse leute :)



22 comentários

  1. Oi, Ellen!
    Confesso que não me interessei pela trama de Temporadas de acidentes, acho que é porque o livro não foca em um romance, e sinceramente, não curto livros onde há vários personagens secundário, sem falar que também me incomoda esse estilo de "vida louca" dos adolescentes...
    Mas amei as fotos, principalmente a primeira com a caveirinha rsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Desde o lançamento eu me interessei neste livro, achei muito legal este mistério e a capa é muito linda, a autora conseguiu criar dois suspenses que se completam, amei isso ! gosto de livros que não foquem no romance, acho que os personagens são bem construídos pelo que você disse, amei as fotos e acho que pelo enredo daria mesmo um bom filme, e eu iria assistir com certeza

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você amou,Ellen!
    Achei bem curiosa a sinopse,e divertida.
    As reviravoltas e a parte mística mostradas na resenha são pontos positivos pra mim,gosto de livros com esses elementos.
    Que legal as fotos,especialmente a primeira/última com a caveirinha e os band-aid cruzados.

    ResponderExcluir
  4. Só tenho uma coisa a dizer sobre essa resenha/ fotos = LINDAS

    E sobre o livro mais uma coisa a dizer = Preciso


    kkkkkkkkkk , serio eu fiquei mto curiosa e vou coloca lo imediatamente nos meus quero ler !

    ResponderExcluir
  5. A sinopse dele tinha me chamado atenção, mas não esperava que fosse tudo isso. Só tinha achado que era o melhor lançamento do mês da editora, mas não sabia se lia ou não.
    Caramba se não deu vontade ler! Já vou colocar na lista de leituras pra ontem! xD
    A trama dele é bem interessante pela resenha. Parece ser boa. Só não sei o que pensar dessa parte das "liberdades" deles. Não gosto muito quando exageram isso em um livro. Mesmo assim acho que vale a pena, faz parte da história isso aí e não deve ser ruim. Deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de conhecer. Adorei essa ideia Outubro ser uma temporada de acidentes na família, e fiquei super curiosa pra saber o porque disso. Gostei de saber que o livro é leve, e tem um pouco de romance (mesmo que não seja o foco). O livro já entrou para a minha listinha =)

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Como você disse, esse não é um tema que encontramos com frequência nos livros. A história parece ser boa com todo esse mistério envolvendo a família e tudo, mas esse livro não é um que eu leria de imediato, talvez quem sabe em outra oportunidade.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ellen!
    Primeiro: a sua imaginação para fotos é incrível, adoro todas elas, rsrs.
    Quando vi o livro e li a sinopse já me interessei, mais depois de ler sua resenha fiquei com a curiosidade atiçada! Que enredo eim... Se eu que nem li já fiquei louca para saber o mistério que envolve a Elsie, imagino você no meio da leitura! Com certeza irei comprar e ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. so não gostei do mes pois é o mes do meu aniversario, mas o livro pela historia uma supresa e um desafio a ser descoberto em cada capitulo que prende o leitor do inicio ao fim querendo saber o que vai acontecer, qual a tragédia que virá, não li ainda mas deve ser uma historia bem envolvente

    ResponderExcluir
  10. O título m chamou muito a atenção logo que a história foi publicada, Pra era mais um livro com adolescentes chatos e mimimizentos, mas, olha, o que é outubro pra essa turminha?! Fiquei curiosíssima pra saber que é o mistério envolvendo a amiga e já te digo que comprarei o livro!

    ResponderExcluir
  11. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser mesmo ótima.

    ResponderExcluir
  12. Desde que olhei esse livro na turnê intrínseca eu fiquei o desejando, já que tinha amado a premissa dele, e achei bem criativa e muito diferente das que a gente vê por aí. Mas após ler algumas resenhas sobre ele, acabei me desanimando um pouco com a leitura, já que a maioria dos comentários falavam que ele era muito previsível, e eu particularmente não gosto de livros assim.
    E após ler a sua resenha, acho que vou acabar reconsiderando.
    Eu adorei a resenha, os personagens parecem ser super envolventes e adorei saber que o livro possui reviravoltas, já que é uma coisa que eu adoro. Também adorei a presença do romance, apesar de ser bem leve. Enfim, espero gostar do livro.
    Ah, e as fotos ficaram lindas *-*

    ResponderExcluir
  13. Eu estou com bastante vontade de ler esse livro, desde a primeira vez que vi ele. Eu achei a história dele super diferente, e me deixou super curiosa. Já gostei dos personagens, e eles parecem ser bem construídos mesmo. E gostei bastante dessa capa :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. como disse antes poderia ser outro mes mas porque outubro, mas tudo bem, gosto de um livro de misterio com romance, mas não li ainda, vai para a minha lista, mas pela resenha vai ser bem interressante

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Esse livro já está na minha estante, assim que vi ele no lançamento achei a historia interessante e principalmente diferente, gostei muito do enrendo que a autora cria com essa mistura de real e sobrenatural e achei o mistério em torno da Elsie sombrio e muito intrigante, doida para poder ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  16. O livro está em minha lista de desejados para esse ano!!! *--* e gostei de saber que o livro não está focado muito em um romance.
    Também adoro histórias que envolvem mistérios e desde que vi a primeira resenha sobre Temporada de Acidentes, já fiquei bem intrigada.

    ResponderExcluir
  17. Quando vi esse livro no post de lançamento logo de cara fiquei intrigado com o mistério que envolve a família da Cara. Adoro histórias com muito mistério envolvido e com suspense presente durante toda a narrativa, isso sempre me fisga num livro. Estou bem curioso pra ler esse livro, está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  18. Caramba, que vontade de ler esse livro! Já o coloquei na minha lista. Faz tempo que não leio algo com um pouco de suspense e mistério. Essa sensação de terminar um livro e ficar pensando no final, repensando em cada detalhe, é maravilhosa <3 Sua resenha conseguiu arranjar uma nova leitora para a autora, parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Conheci um pouco mais sobre Temporada de Acidentes na Turnê Intrínseca.
    Eu fiquei curiosa para ler o livro porque gosto de histórias que envolvem famílias e, de certa forma, mistério. Mas confesso que fiquei com medo por conta de uma personagem específica. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  20. Eu não costumo ler nada de suspense, e quando assisto algum filme do gênero fico morrendo de medo! Hahaha
    Maaaas eu gostei muito dessa história. É bem diferente mesmo de tudo que já vi! Olha, eu não queria uma melhor amiga que lesse meu futuro não, deixa quieto mesmo hahaha e acho que os adolescentes vida loka também me incomodariam um pouco :(
    Gostei mesmo! Se eu tiver oportunidade um dia vou ler <3

    ResponderExcluir
  21. Olá, Ellen! A resenha está super bacana, mas as suas fotos são o diferencial! Sempre tão lindas!

    Comecei a ler este livro, abandonei antes de chegar na metade, mesmo ele sendo curtinho...Sei lá, não deu liga, acredita?

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi.
    Eu amei a resenha, estou lendo o livro e sinceramente estou amando, achei o romance dos dois bem leve, sem ser forçado e isso simplesmente me encantou, a capa é perfeita.
    E essas fotos ficaram absolutamente lindas.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!