[RESENHA] A CASA DA PRAIA - NORA ROBERTS

quarta-feira, 22 de junho de 2016



Título Original: Whiskey Beach 
Tradutor: Paulo Afonso
EAN: 9788528620511
Gênero: romance estrangeiro
Páginas: 476
Formato: 16 x 23 x 2,4 cm
Editora: Bertrand Brasil

Sinopse:  O novo sucesso mundial de Nora Roberts

Advogado em Boston, Eli Landon acabou de passar por um ano intenso.

Após ser inocentado pelo assassinato de Lindsey, sua ex-mulher, ele se muda para a casa desocupada de sua avó em Whiskey Beach: Bluff House, um casarão que há mais de trezentos anos atua como guardião inabalável do litoral... e de seus segredos.

Tudo o que Eli deseja é um pouco de paz e tranquilidade para trabalhar em seu romance. Mas, quando chega em Bluff House, ele descobre que sua avó incumbira a casa e Eli aos cuidados da jovem vizinha, Abra Walsh.

Eli acredita ser capaz de cuidar de si mesmo, mas, conforme se vê gradualmente cedendo às palavras amáveis e refeições apetitosas de Abra, os dois passam a se ver presos em um emaranhado que se estende por séculos e que tem seduzido aquele cujo maior desejo é destruir a vida de Eli de uma vez por todas.


Não querendo iniciar uma resenha sendo repetitiva, mas fica impossível não ser, quando a resenha é de algum livro da autora Nora Roberts... então vamos a repetição: Nora Roberts é uma das minhas autoras favoritas, ou melhor, é minha autora favorita. Posso algumas vezes não simpatizar com algumas narrativas da autora, mas seus personagens serão sempre inesquecíveis.

Em A Casa da praia não poderia ser diferente, além dos personagens, a narrativa é completamente arrebatadora. Nora Roberts nos brinda com mistério, assassinato, personagens cativantes e uma busca ao tesouro. Apenas para esclarecer, esse livro não faz parte de nenhuma série, e também uma publicação recente da autora, foi lançado em 2013. Mas vamos começar a resenha...

Eli London tem sua vida devastada, começou com problemas no casamento, devido uma infidelidade da esposa, e posteriormente o assassinato da mesma, sendo ele o principal suspeito.


Depois de um intenso ano de acusações, investigações, nenhuma prova foi encontrada contra London. Porém ele já tinha perdido tudo, desde emprego até pessoas que ele considerava amigo, ou seja, sua vida ruiu durante o turbulento ano.

Eli que durante o casamento renegou a própria família em detrimento da esposa, Lindsay, que não mantinha um bom relacionamento com a família de Landon não contribuindo para um bom convívio.


Decidindo que precisava de um período para se reerguer, e também retornar a escrever um livro, que antes ele mantinha apenas como uma distração, pois seu exaustivo trabalho na firma de advocacia no qual almejava ser sócio, não permitia outros compromissos, mas tudo isso ficou no passado.


Revolve retornar a antiga casa ancestral da família, Bluff House, que ficava na cidade costeira de Whiskey Beach (título original do livro), onde sua avó morava até acontecer um acidente, obrigando-a morar temporariamente com os pais de Eli até a recuperação.

Imaginando que ficaria sozinho para se dedicar exclusivamente ao livro e cuidar da casa até o retorno da avó, mas ele não esperava que teria uma companhia tão assídua nesse tempo...

Abra Walsh, que além de vizinha, era contratada para ajudar na organização da casa, e também era professora de yoga, fazia bijuterias, quase uma faz tudo. E não diferente de Eli, também algum tempo atrás veio para Whiskey Beach para se reconstruir.


Porém a missão de Abra era recuperar Eli, que além de emocionalmente abalado, estava fisicamente debilitado, e através das apetitosas comidas de Abra, também iria usar de sua personalidade amorosa, otimista e perseverante reconstruí-lo como conseguiu reformular sua própria vida.


Inicialmente Eli fica incomodado com a constante presença, e algumas vezes intrusivas de Abra, mas com o tempo irá perceber que a companhia dela estava sendo benéfica e essencial para ele retomar o rumo da sua vida.

Mas Eli estava longe de ter paz, quando pensa que o passado estava esquecida, ele volta a perturbá-lo...


Com a chegada de um detetive na cidade fazendo perguntas a seu respeito, e ao mesmo tempo a família da ex-esposa entrando com um novo processo contra ele, e para piorar o tal detetive é assassinado.


Novamente Eli se torna suspeito, e traz de volta um antigo detetive, Wolfe, que o atormentou acusando e não acreditando na inocência de Eli. Inicialmente suspeitava que o detetive morto estivesse em busca de provas contra Eli sobre o assassinato de Lindsay, mas na verdade o motivo poderá ser outro.


Aparece um nova linha de investigação, que talvez esse assassinato esteja ligado a busca de uma lenda, um tesouro perdido na época dos antepassados dos Landon, conhecido como o Dote da Esmeralda, que teria sido enterrado no porão da casa dos Landon.


O que leva Landon e Abra a uma investigação pela história da família Landon para descobrir a veracidade da existência do tesouro, e ao mesmo tempo desvendar os crimes praticados, colocando em dúvida se a queda da escada sofrida pela avó de Landon foi apenas um acidente, e talvez tudo esteja interligado, desde a morte de Lindsay até o assassinato do detetive.


E no meio dessa turbulência Abra e Eli tentam estabelecer uma relação, ambos foram machucados no passado, enquanto Eli envolvido com traições e assassinatos. Abra teve sua vida transformada por ter sido vítima de um relacionamento abusivo que acabou em violência física e um trauma pessoal, e acabou encontrando seu refúgio em Whiskey Beach, e talvez a reabilitação total na relação com Eli.


Mas para a cidade de Whiskey Bearch voltar a ser pacata, e os moradores de Bluff House terem paz novamente, terão primeiro que descobrir o assassino e as ligações entre as vítimas.

Concluindo...
Nora Roberts novamente nos presenteia com uma narrativa arrebatadora e que aguça a curiosidade do leitor do início ao fim, pois somente algumas páginas antes do final do livro que descobrimos a identidade do assassino, e os motivos que o levaram a cometer os crimes.


A Casa da Praia é um livro com uma narrativa instigante, personagens tanto os protagonistas quanto os secundários imprescindíveis para o desenvolvimento da narrativa, e ao mesmo tempo cativantes e inesquecíveis na visão do leitor.

19 comentários

  1. Olá, Patrícia.
    Nunca li nenhum livro da Roberts, mas tenho curiosidade com a série Quarteto de noivas.
    Não gostei muito do enredo que envolve Casa na praia. Por parecer um romance clichê e previsível. Não faz muito meu estilo de leitura. Mas quando li sua resenha e notei que tem algo a mais ali além de um romance, fiquei curiosa pra saber como o romance se desenrolaria no meio de tanto drama e suspense.
    Deve ser mesmo maravilhoso ver como um livro do nosso autor favorito ainda consegue nos surpreender.
    Fiquei curiosa com a trama, mas não sei se o leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser começar a ler Nora... te indico Mentiras Genuínas ou Segredos.

      Excluir
    2. Se quiser começar a ler Nora... te indico Mentiras Genuínas ou Segredos.

      Excluir
  2. Tinha visto esse livro na época do lançamento e pensei em ler. Gostei dele por ter esse clima de mistério, investigação e etc. Foi diferente, pois normalmente vejo outros tipos de livro dela, mais romance mesmo, e achei legal esse ser assim. E é bom saber que ele tem uma narrativa gostosa de ler e que prende, e também personagens cativantes e uma história que faz querer saber o que aconteceu até o fim. Bom. Deve ser uma boa leitura mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Patrícia!
    Acredita que ainda não li nenhum livro dessa autora? Espero poder conhecer algumas de suas obras em breve e me parece que esse livro seria perfeito , já que não se trata de nenhuma série. Gostei demais dessa premissa. Parece aquele tipo de leitura que uma vez iniciada não conseguimos parar. Uma trama intrigante cheia de suspense, mistério, reviravoltas, assassinatos e traições. Isso resumi muito bem os liros da Nora.
    Espero poder lê-lo muito em breve.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te indico Mentiras Genuínas, Segredos, Santuário... começa pelos livros únicos da autora.

      Excluir
    2. Te indico Mentiras Genuínas, Segredos, Santuário... começa pelos livros únicos da autora.

      Excluir
    3. Obrigada! Vou procurar esses títulos que você indicou. :-)
      Bjos!

      Excluir
  4. Eu confesso que li poucos livros da Nora Roberts, gostei bastante da autora, e os personagens realmente são inesquecíveis. E já tenho certeza de que vou amar o Eli. A história desse livro não parece ter nada muito diferente, mas parece ser muito boa.
    O livro já entrou para minha lista =D

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, Patrícia!
    Também gosto dos livros da Nora mas confesso que faz um tempo que não leio nada dela pois nenhum me interessou tanto a ponto de desejar lê-lo, mas achei interessante A casa da praia, fiquei curiosa para ver como Abra fará o Eli voltar a sentir, sem falar em todo esse mistério presente na história... Então, valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Patricia, sua resenha me pegou logo de cara pois tem Chris Hemsworth <3 haha (esse homem é lindo demais), então já viu né... super me interessei pela história, a sinopse é interessante e a resenha também, um livro que envolve romance, mistério, suspense e traumas do passado deve ser um bom livro. Confesso que da Nora eu li apenas uma série que foi a da Cordina, pois gosto muito de livros que envolvem a realeza, gostei de alguns mais que outros, mas no geral são bons livros, quero ler outros livros da autora e acho que esse vai me prender, vou adicionar nos livros que quero ler ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu só li Mentiras Genuínas da Nora Roberts, e gostei bastante do livro. Tenho muita vontade de ler mais livros da autora, sou doida pra ler a série Quarteto de Noivas!
    Não conhecia esse livro, mas ele parece ser ótimo, a história dele é interessante, e todos os personagens parecem ser bem construídos. Já vou colocar o livro nos meus desejados :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da Nora, mas prefiro histórias voltadas mais pra família, como Os Mackades... não tem como não amar! Já tinha lido uma outra resenha desse livro, mas não me chamou muito a atenção, mas, desde já, digo que amo um mocinho injustiçado!

    ResponderExcluir
  9. Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Nora Roberts, uma das minhas autoras favoritas, parece ser bem emocionante e essa resenha me deixou ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece excelente.

    ResponderExcluir
  10. Como sempre, você arrasando nas resenhas!! Eu to louca por esse livro da Nora, amo qualquer coisa que ela escreve, acho que esses foi um dos poucos que eu ainda não li da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho muita vontade de ler algum livro da Nora, mas infelizmente ainda não tive oportunidade. Confeso que a premissa do livro não me chamou muita atenção, mas a sua resenha conseguiu despertar bastante a minha curiosidade, principalmente pra desvendar logo esse mistério de quem é o assassino. Vou tentar ler em breve e tirar logo o meu atraso por nunca ter lido nada dessa autora kk Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu gostei bastante do que li! Nunca li nada da autora, mas essa deve ser uma boa história pra começar.
    Esse mistérios junto com romance parece ser muito legal. Quero descobrir quem matou a esposa de Eli!

    ResponderExcluir
  13. Oiie, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, infelizmente ainda não li nenhum livro da Nora Roberts, mas sempre vejo vários elogios, espero ter a oportunidade de ler em breve, que bom que nesse livro temos uma escrita arrebatadora e nossa fico muito feliz em saber que os personagens da Nora sempre são inesquecíveis, e essa mistura de mistério, assassinato deve nos prender até a última pagina do livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nada da autora, mas fiquei interessada após a resenha, ela parece construir muito bem seus personagens e fazer nos envolver com eles, gostei da premissa, amo livros com mistério e assassinos, a história parece ser cheia de investigações e com personagens que já passaram por relacionamentos péssimos, quero muito ler o livro

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!