[RESENHA] Orgulho e Preconceito e Zumbis - Jane Austen e Seth Grahame-Smith - @intrinseca

sexta-feira, 3 de junho de 2016




"De todas as armas que já manipulara,
 aquela sobre a qual menos tinha controle era o amor;
e de todas as armas do mundo, o amor era a mais perigosa."
.
Pegue um livro clássico e acrescente zumbis à mistura. Isso mesmo, zumbis! Aqueles seres mortos que retornam à vida querendo comer os cérebros dos que ainda estão vivinhos. Certamente esse acréscimo vai resultar em uma obra no mínimo interessante.

Mash up é o nome dado a esse tipo de mistura de gêneros. Quando inserimos no universo dos clássicos algo da história mais contemporânea, como zumbis, vampiros, lobisomens e monstros.

Em Orgulho e Preconceito e Zumbis temos um mash up perfeito e incrivelmente bem elaborado! Muito sangue, tripas, cérebro, romance e bravura estão presentes na obra de Seth Grahame-Smith.

Europa, século XIX.

Assim como na história clássica de Orgulho e Preconceito, nós somos inseridos na vida e cotidiano das cinco irmãs Bennet: Jane, Elizabeth, Lydia, Mary e Kitty. Mas...
diferente do original, aqui elas são guerreiras treinadas na China e protegem Meryton, o local onde moram, dos imortais zumbis. Ainda com elas, acompanhamos a saga da Sra. Bennet, a mãe da família, para conseguir casar todas as famílias com maridos ricos, e conseguir sua casa da ruína. Ao contrário dela, o pai, Sr. Bennet, só quer o bem das filhas e se empenha ao máximo em garantir a segurança de todos. Os dois não poderiam ser mais diferentes um do outro!

Mesmo com a Inglaterra tomada por esses seres, a população ainda mantém muitos costumes da época, como bailes luxuosos e extravagantes. E é em um desses bailes que surge uma família nova no pedaço: os Bingley. Charles Bingley é o filho da família, solteiro, lindo e rico, que está sempre junto de seu melhor amigo, Fitzwilliam Darcy, um arrogante sabichão que mata todo e qualquer zumbi que apareça na sua frente. Quase que instantaneamente, o Sr. Bingley se apaixona por Jane, e na mesma velocidade que o amor deles surge, o ódio entre Sr. Darcy e da Elizabeth aparece, um ódio tão grande que faz com que Elizabeth deseje cortar a cabeça e arrancar a vida de Darcy (querida ela, não?). Mas, após um ataque de zumbis, Darcy enfim percebe a grande guerreira que Elizabeth é, e então seus sentimentos começam a mudar.

Em meio à confusão de sentimentos em relação a Darcy, Elizabeth ainda precisa se preocupar com os atos de sua leviana irmã Lydia, com sua querida e estimada amiga Charlotte, com propostas de casamento nada atraentes e com a vida amorosa da irmã Jane. Além, é claro, de proteger Meryton dos perigos eminentes.

Pessoas virando zumbis, mortos voltando à vida, amores não correspondidos, ego nas alturas e a incrível história de amor entre Darcy e Elizabeth. Numa terra tomada por zumbis e verdades não ditas, precisamos cuidar em quem confiamos de verdade.


"É uma verdade universalmente conhecida que um zumbi, 
uma vez na posse de um cérebro, necessita de mais cérebros.”

Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro. E quando finalmente peguei ele, fiquei muito feliz, e com um certo medinho de ler, admito. Afinal, pegar uma obra clássica e acrescentar zumbis requer muito cuidado para que dê certo. E deu!

Eu não li Orgulho e Preconceito, mas vi o filme para comparar com o livro, e digo que está incrivelmente muito fiel à obra de Jane Austen! É uma característica de um mash up manter frases idênticas do livro original, ou pelo menos, muito parecidas. Toda a essência, e pelo meu ver, todos os diálogos estão aqui presentes, mas claro, com o acréscimo de sangue e cérebros a la carte.

O foco aqui ainda continua sendo o romance aos trancos e barrancos do casal principal, Darcy e Elizabeth. Mas os zumbis muitas vezes roubam a cena e dão um toque especial ao que está acontecendo. Um detalhe para os zumbis do livro: todos os humanos que foram enterrados, sem cremação, um dia irão sair da terra úmida e retornarão atrás de cérebros frescos, ou seja, quando chove, ninguém vivo pode sair de  asa.

Outros personagens que compõe a obra são o Sr. Collins, um primo gordinho que deseja se casar com alguma das irmãs Bennet; Lady Catherine de Bourgh, simplesmente a melhor matadora de zumbis da Inglaterra que já existiu; Sr. Wickham, galanteador, conquistador e rival ferrenho de Darcy; e Sr. e Sra. Gardiner, os melhores tios que alguém pode ter, e a quem Elizabeth sempre poderá contar.

É um livro com uma carga um pouco pesada de se ler. Pessoas com estômago fraco: não recomendo! Realmente aparece muito sangue, decapitação, assassinatos e vômitos. E infelizmente (ou felizmente, rs) nem todos tem um final feliz. Aliás, cheguei a sentir pena de alguns personagens no final, tamanha foi a desgraça que aconteceram devidos a seus atos no passado. Afora as pessoas com estômago fraco, esse livro merece e deve ser lido por todos! Para aqueles que não têm costume de ler clássicos, essa é uma ótima pedida para iniciar.

Um adendo: esse ano foi lançado o filme inspirado no livro! Orgulho e Preconceito e Zumbis (veja resenha do filme aqui!) não é um cópia fiel do livro. Muitas das coisas que aparecem na obra cinematográfica não se encontram na literária. Isso não anula o outro! O filme é mais dinâmico, tem mais ação, é mais fluído, e enfatiza mais nas lutas femininas, mas o livro tem mais carga emocional e romance clássico. Ambos são ótimos, e recomendo que prestigiem os dois! 

Só para finalizar, caso não tenha ficado claro:
LEIAM, LEIAM JÁ, LEIAM AGORA, SUA ETC

 
Excelente! Leia Agora! 

 
 
 
Dentro do livro tem umas ilustrações bem bacanas de cenas com os zumbis!



Me acompanhe nas redes sociais: facebook | instagram | skoob | twitter Küsse leute :)

25 comentários

  1. Quando eu já ia perguntar o quanto fiel é o filme em relação ao livro você me respondeu no final haha, gostei da resenha e vou querer ler o livro com certeza e ver como se desenrola a relação de amor e ódio de Elizabeth e Darcy. Eu ainda não li os livros que envolvem essa história, seja o original Orgulho e Preconceito da Jane ou os que se baseiam nele, mas vi alguns filmes que usam ele como base e sempre saio apaixonada pela história. O filme deste livro mesmo me deixou bem empolgada, mas com um porém e tenho que te perguntar o filme tem um final em aberto, o livro também?

    ResponderExcluir
  2. É simplesmente genial acrescentar zumbis na história de Orgulho e Preconceito (sou suspeita a falar, pois amo zumbis e Jane Austen), e também não sabia que foi lançado um filme inspirado na obra. *--* Com certeza irei ler a resenha e se eu tiver um tempinho, já começarei a assistir o filme. <3

    ResponderExcluir
  3. Também sou a diferentona que nunca leu Orgulho e preconceito rsrs
    Amo obras com zumbis,acho que também conseguiria comparar ele com o filme, gostei de misturarem romance e zumbis de uma maneira que parece ser essencial, com um pouquinho de tudo, que pena que o final é triste :-( até imagino o que acontece... mas enfim, amei as fotos, a capa é linda, esse Funko combinou muito rsrs

    ResponderExcluir
  4. Também ainda não li Orgulho e Preconceito, mas pretendo. Achei a premissa de Orgulho e Preconceito e Zumbis bem interessante e estou realmente curiosa para lê-lo. Porém, confesso que estou também um pouco receosa com relação ao livro, pois não sei se a leitura do mesmo irá me agradar totalmente. Espero gostar dos personagens e principalmente da narrativa. Adorei as fotos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Também não li Orgulho e Preconceito, mas sempre vejo tantos comentários, que já estou curiosa em relação a esse clássico. Amei a capa desse livro e sua resenha me deixou bem ansiosa para conhecer a obra, pois adoro enredos com "zumbis". Realmente é uma ótima ideia iniciar a leitura do clássico, já por esse lançamento. Já adicionado a minha listinha! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Ola, tudo bom? Eu já ouvi falar desse livro mas nunca tive interesse em ler, histórias com zumbis não fazem meu gênero, tenho estômago fraco hahaha, porém, adorei o interior do livro, a intrínseca caprichou! Ainda não li Orgulho e Preconceito também, está na minha estante mas sempre passo outros na frente rs pretendo ler esse mês ainda, tomara! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia o livro faz um tempo e desde que disseram que iriam fazer filme queria ler pra poder comparar e etc ao assistir. Li o "original", então dá pra entender as referencias. É uma mistura interessante e que parece ter ficado muito boa. E quem imaginaria uma coisa assim num livro da Austen? Aqueles personagens nesse mundo deve ser bem louco, gostei. Haja estomago mesmo, porque tem coisa bem tensa aí. Queria ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ellen!
    Confesso que não curto livros com zumbis, não tenho nada contra esses seres mas pra mim não rola, acho que é porque tenho estômago fraco rsrs, então definitivamente eu não leria Orgulho e Preconceito e Zumbis, mas achei interessante a parte de "guerreiras treinadas na China", e amei as fotos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Estou doida pra ler esse livro, curto muito histórias com zumbis, parece ser super eletrizante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  10. Kkkkkkkk Jane Austen deve estar se
    remexendo no túmulo 😂
    Gente que massa!
    Tava ansiosa pra ver o filme é não tinha a menor idéia que existia um livro, imagina minha surpresa 😶
    JÁ sei quem vai ter um final ruim pelos seus atos do passado. ... quem já leu o livro original já tá bem na cara né 😂
    Querendo muito ler, principalmente pelas ilustrações

    ResponderExcluir
  11. Kkkkkkkk Jane Austen deve estar se
    remexendo no túmulo 😂
    Gente que massa!
    Tava ansiosa pra ver o filme é não tinha a menor idéia que existia um livro, imagina minha surpresa 😶
    JÁ sei quem vai ter um final ruim pelos seus atos do passado. ... quem já leu o livro original já tá bem na cara né 😂
    Querendo muito ler, principalmente pelas ilustrações

    ResponderExcluir
  12. Só assisti o filme (nas duas versões ) e estou bem animada pra ler o livro, esse novo gênero tá me conquistando, super criativo e engraçado kkkk
    Essa carnificina aí é muito loca 😂😂

    ResponderExcluir
  13. Não sou muito fã de Releituras desse tipo, mas que é criativo é!
    Acho o humor bem forçado e superficial; -; todo mundo me olha estranho quando falo isso kk
    Mas pra parar com preconceito vou tentar ver o filme é talvez... TALVEZ ...tenta ler o livro

    ResponderExcluir
  14. Eu estou doida pra ler esse livro e pra ver o filme. Amo tudo relacionado a Orgulho e Preconceito, e amo livros com zumbis. Então acho impossível não gostar desse livro hahaha
    Acho a história do livro bem interessante, mas acho que vou gostar mais do filme por ter mais ação...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Li muitos comentários que diziam que Jane Austem deveria estra se revirando túmulo por conta desse absurdo, mas, como ainda não li nada de Jane Austen, não fico indignada pela referência hahahahahaha
    Quero ver o filme, o livro não me chama a atenção.

    ResponderExcluir
  16. Oiiee, tudo bom?
    Amei a resenha, já tem um tempo que também quero ler esse livro, também quero muito ver o filme, como você eu ainda não li Orgulho e preconceito, para falar a verdade nem sequer vi o filme também, mas tenho muita vontade, que bom que foi fiel e que os zumbis deram algo a mais para a historia, não li nenhum livro que tivéssemos os mortos-vivos, mas pretendo ler em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  17. Eu não gosto de história com zumbis, mas achei interessante essa releitura. Também não li Orgulho e Preconceito, mas estou bem curiosa. E se eu não fosse tão medrosa, até encararia essa história aí, rs.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista de junho e concorra ao livro The Kiss of Deception

    ResponderExcluir
  18. Gente, quero muito ler esse livro (tanto quanto ver o filme). Eu adoro Orgulho e Preconceito e quero ver como ficou essa história com os zumbis (apesar de não gostar tanto de livros com eles :/) *-*
    Adorei a resenha e fiquei mais animada com a leitura, espero poder ler em breve. beijo :)

    ResponderExcluir
  19. Não sou muito de ler clássicos, mas fiquei mega curiosa com esse por causa dos zumbis, hehe. Deve tornar a história original um pouco mais interessante.
    Baixei o filme pra assistir, mas ainda não achei um tempinho.
    Talvez eu comece assistindo ao filme Orgulho e Preconceito pra saber o que esperar da obra, mas o livro com a adição de zumbis está na lista de desejados, hehe.

    ResponderExcluir
  20. Oi Ellen!
    Apesar de não curtir nada relacionado a zumbis, assisti ao filme e fui surpreendida. Simplesmente adorei! Principalmente as partes de ação e lutas, sem contar que foi bastante dinâmico. E talvez por isso tenha ficado curiosa quanto ao livro. Sei que as adaptações tendem a ser diferente dos livros, mas se gostei do filme, só posso imaginar que vou gostar ainda mais do livro.
    Eu tenho fortes sentimentos com relação à essa obra e dizem que o livro bem engraçado. Com certeza vou conferir.
    abraço!

    ResponderExcluir
  21. Eu também estava com o mesmo medo que você em relação a esse clássico, e confesso que por mais que ele estivesse na minha lista de desejados, eu não estava fazendo nenhum esforço por ele, mas então com a sua resenha fiquei um pouco mais interessada, mas ainda com receio por que como você disse, ele não é para pessoas com estomago fraco para tanta coisa ruim que acontece, e eu sou uma medrosa de mão cheia kkkk, então estou com medo de me arriscar e acabar abandonando o livro, mas a curiosidade também fala alto.
    Achei legal o livro manter as frases originais do clássico da Jane Austen e também por ser fiel, e claro os personagens também ficaram muito bons.
    Bjoes

    ResponderExcluir
  22. Eu assisti o filme essa semana, e gostei bem mais do que eu esperava. Eu eu também acho que nessa história, a mistura do clássico com zumbis deu certo!
    Agora estou querendo muito ler o livro, ainda mais sabendo o filme não é totalmente fiel ao livro =)

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  23. Oi,Ellen^^
    Haha,divertida as ilustrações!
    Ainda não li o clássico,nem esse com uma mistura tão inusitada,preciso pegar o original primeiro antes de me aventurar com os zumbis.

    ResponderExcluir
  24. Oi.
    Eu amei a resenha, confesso que não gosto muito de livros clássicos não, sou mais livros contemporâneos, mas confesso que fiquei muito mais muito curiosa para conferir, amo livros de zumbi e irei ler esse com certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da resenha e do gênero do livro, apesar de nunca ouvir falar desse gênero. Já assisti o trailer do filme, e gostei muito dele. Apesar do que você falou que não é tão parecido com o livro, pretendo ver ele antes de ler o livro.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!