[RESENHA] As provações de Apolo: o oráculo oculto - Rick Riordan - @intrinseca

segunda-feira, 25 de julho de 2016

"Meu nome é Apolo. Eu era um deus."


 O incrível, maravilhoso e perfeito - apenas o máximo, última bolachinha do pacote, irresistível - Apolo, deus grego do sol, da profecia, da música e da cura está na Terra, habitando um corpo humano de um adolescente de 16 anos, com espinhas e um corpo não musculoso chamado Lester Papadopoulos. E detalhe: ele não é mais um deus! Punido, após a guerra de Gaia, pelo seu pai, Zeus, deus grego dos céus e rei dos deuses, Apolo agora precisa obedecer a um semideus se quiser ter seus poderes deusísticos e sua beleza de volta.

Das outras duas vezes que sofreu essa punição, Apolo serviu a grandes semideuses e após provar dignidade, teve o perdão de seu pai. Nessas duas vezes, ele ainda manteve alguns de poderes vivos dentro si, enquanto era um mero humano. Mas agora, nada, absolutamente nenhum poder lhe restou. E para piorar, ele terá de servir e passar por uma série de provações com uma semideusa desconhecida chamada Meg McCaffrey, de 12 anos, que tem o poder de controlar frutas podres - e que não sabe da sua origem. Ah, pobre Apolo!

Como se sua vida já não estivesse difícil o suficiente - afinal, ele tem espinhas, serve a uma criança e por céus, não tem uma carruagem! - ele ainda precisa ajudar a recuperar oráculos perdidos, profecias inexistentes e semideuses que estão sumindo do acampamento meio sangue. TUDO ISSO SENDO HUMANO.

No meio de tudo isso, a única coisa que Apolo tem certeza é:
"- Você é lindo e as pessoas te amam." 
(Sim, essas são palavras de Apolo! Nem um pouco convencido, não é?)



Rick Riordan está entrando para o top autores que estou amando! Esse é o segundo livro que leio dele, e cada vez me apaixono mais pela forma como ele nos insere dentro das mitologias - e de uma forma leve e extremamente engraçada!

O primeiro livro (de uma série de 5 volumes) de As provações de Apolo está recheado de humor, de amizades, de amores, de provas e de personagens de outros livros do autor: Percy Jackson, por exemplo, tem um papel de destaque no início da história. E queria destacar aqui um personagem muito querido, que Rick deve ter criado para homenagear os fãs brasileiros: Paulo, um semideus lindo e brasileiro, que só fala português e que rende várias cenas ótimas! Além de Apolo/Lester e Meg, ainda temos na estrutura principal os três filhos do deus grego, Will, Kayla e Austin, e claro, muitos outros semideuses, como Nico e Harley.

Genial! É a palavra que que eu consigo pensar nesse momento para descrever esse livro. Só o fato de tirar tudo de um deus narciso já rende uma ótima história, mas com todos os elementos extras e personagens fantásticos criados pelo autor, o livro acabou ficando incrível.

E humor é uma coisa que vocês não sentirão falta nesta leitura. Considero Apolo o melhor dos personagens de livros de fantasia que eu já li nos últimos tempos. Um deus lindo e nada mais do que perfeito num corpo de adolescente... coitado entra em cada surto que só lendo! E a melhor coisas era ele achando que todo mundo o amava e idolatrava - convenhamos, não é para tanto Apolo. Fazia tempo que eu não me divertia assim!

Um tema que achei muito importante que foi trabalhado no livro foram os relacionamentos. Tem um casal gay na trama. Apolo já namorou homens e mulheres. Kayla é filha de um pai mortal com um deus. Fica bem claro, durante toda a leitura, que amor é amor, não importa o sexo dos envolvidos! Ponto positivo para o todo o amor aqui envolvido <3

Se vocês querem viver uma aventura, querem ler algo leve e envolvente, querem conhecer mais da mitologia grega ou querem simplesmente rever e matar a saudade de personagens de Percy Jackson, então leiam esse livro! Está mais do que dada a dica!

E o melhor: para ler As provações de Apolo, não precisa ter lido nenhum livro de Percy Jackson antes! Embora se passe no mesmo ambiente, tenham alguns personagens iguais e algumas referências sejam dos livros do Percy, a história aqui é outra. Rick não deixa ninguém perdido e sempre explica tudo o que acontece, mesmo sendo de outra saga. Eu mesma nunca li Percy Jackson e super entendi As provações de Apolo :) Maaaas, As provações de Apolo contém spoilers de Percy Jackson e os Olimpianos e Heróis do Olimpo.

Agora, é só esperar pela continuação, que deve sair só lá em 2017 #chatiada



Excelente! Leia Agora!






4 comentários

  1. Oi Ellen, Rick é um autor fantástico realmente eu já li quase todos os livros de Percy, pois eu me encantei pela escrita do autor e pelos seus personagens dos livros de Percy Jackson, super recomendo, Percy Jackson e os Olimpianos e Heróis do Olimpo são séries ótimas e se vc ler tenho certeza que irá gostar. Sobre esse livro, gostei muito da resenha e de saber que o autor aborda temas atuais, como todas as formas de amor (ele já tinha tratado de forma superficial esse tema em Os Heróis do Olimpo), o que é válido e importante para ajudar as pessoas a compreenderem e respeitarem as escolhas individuais dos outros. ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu achava que não ia mais ler os livros do Riordan, que pra mim já tinha dado essa história de semideuses, mas poxa, como evitar ler sobre o Apolo? Impossível! Eu vou ter que conferir e que bom que o humor está forte, adoro quando o autor puxa pra esse lado!

    ResponderExcluir
  3. Até hoje só consegui ler um livro dele. Mas o autor é bom em criar histórias e pelos trechos e coisinhas que vejo de outros livros, é bem engraçadinho na hora de fazer palhaçada.
    Adoro esses com mitologia e ele parece escrever muita coisa legal, leve mesmo e divertido de ler por criar umas coisas novas e diferentes encima daquilo que a gente já conhece. Adoraria ler esse, parece ser muito bom mesmo. Só acho que teria de ler os outros pra entender melhor as referências e coisas assim. Mesmo não sendo extremamente necessário, ainda acho importante.

    ResponderExcluir
  4. Oiiee, tudo bom?
    Amei a resenha, estou super curiosa para ler o livro, e ver como Apolo irá lhe dar com essa situação hahahah, tenho certeza de que ele deve achar um saco ser humano, um garoto ainda hahahaha e pedir ajudar para o Percy, vou amar, tenho certeza, espero poder ler em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!