[RESENHA] A Mediadora: Lembrança - Meg Cabot - @galerarecord

sábado, 13 de agosto de 2016


"Está entendendo o que quero dizer, Simon?
Você pode tirar o garoto da escuridão, mas não pode tirar a escuridão do garoto."

Suzzanah Simon e Jesse de Silva estão de volta! Meg Cabot presenteou os fãs ~ 15 anos depois do lançamento do primeiro livro ~ da incrível série A Mediadora com uma nova história: Lembrança.

*Como esse livro é o sétimo de uma série, pode e irá conter spoilers dos volumes anteriores.

Seis anos após Crepúsculo muita coisa mudou. Suzzanah está crescida e além de mediadora é estudante de psicologia. Para ajudar na sua formação, ela faz estágio não remunerado na sua antiga escola, e com a ajuda do Padre Dom ~ seu atual chefe ~ continua encaminhando espíritos para a luz. E claro, ela continua com Jesse, que além de lindo e perfeito, agora é médico, mas mais do isso, agora é seu noivo!

Andy, seu padrasto, agora é apresentador de um programa de reformas de casas, e viaja o país inteiro com sua mãe. Seus meio-irmãos Jake, Brad e David surpreenderam e levaram suas vidas da forma que ninguém imaginava (sem estragar surpresas por aqui!). Mas claro que nem todo mundo mudou. Paul Slater continua sendo o babaca ~ lindo e apaixonado por Suze ~ que sempre foi. E é ele quem vai causar todos os problemas que ela não precisa.

Acontece que Paul comprou a antiga casa de Suze e quer derrubá-la. Sim, a casa em que Jesse foi assassinado e onde ele e Suze se conheceram. Estaria tudo bem se não existisse uma maldição dizendo que, caso o local de descanso do fantasma fosse violado/destruído, o mesmo libertaria um demônio. Ou seja, Jesse estava em perigo e poderia virar um ser do mal. Como Paul não é bobo nem nada, ele propõe a Suze um acordo: se ela dormir com ele, a casa continua de pé. Sim, chantagem sexual, de um ex louco e rico.

Mas como nem todo problema vem sozinho... Suze ainda precisa lidar com uma PMNO ~ pessoa morta não obediente ~ bem poderosa que esconde um grande segredo.



"Quando foi que as coisas ficaram tão complicadas? Se não fosse um babaca do passado aparecendo para me chantagear sexualmente, era um espírito-mirim homícida estraçalhando meu escritório. Pessoas não obedientes, vivas e mortas, pareciam sempre chegar do nada e arruinar minha vida. Será que eu nunca conseguiria relaxar e curtir o momento, só para variar?"

Quando li A Mediadora, eu devorei os seis livros numa sentada só, há alguns anos atrás, e me apaixonei instantaneamente pela história da Suzzanah e do Jesse. E quando fiquei sabendo do lançamento de um novo livro eu quase surtei! Acho que uma coisa que os leitores muito desejam é descobrir como seus personagens queridos estão após anos da finalização dos livros. E foi isso que Meg Cabot prometeu: nos mostrar exatamente onde e a quantas anda o relacionamento Suze/Jesse. Então sim, esse livro é um presente para os fãs.

Ele continua seguindo a mesma linha dos outros volumes. Continua tendo um fantasma e problema principal. Além de manter aquela narrativa divertida, leve, encantadora e jovem ~ além de uma Suze desbocada e extremamente forte. Confesso que eu me perdi um pouco por não lembrar de todos os acontecimentos dos outros livros de forma instantânea, mas aos poucos a autora vai relembrando sutilmente tudo o que aconteceu no passado, permitindo que a gente entenda perfeitamente bem tudo o que está se desenrolando em Lembrança.

Não só Suze cresceu e amadureceu. No novo livro, os temas principais abordados foram mais sérios: assédio sexual, feminismo, abuso infantil e chantagem emocional. Aliás, a história da PMNO deste livro foi a mais profunda de todas, mas acho que faltou dar uma finalização melhor nela, e quem sabe, um aprofundamento melhor no assunto (mas isso não atrapalhou em nada na trama).


- Como uma pessoa tão jovem e linda consegue ser tão sarcástica e cínica?
- Passando tempo demais com gente morta?

Sobre o relacionamento da Suze com o Jesse? Que coisa mais linda desse mundo! Mesmo agora não sendo mais um fantasma, Jesse ainda mantém o mesmo tipo de ligação que mantinha com Suze. Ele é protetor e sempre sabe quando ela precisa de ajuda ~ e quando está mentindo, o que ela faz muito. Tiveram apenas dois pontos que me deixaram incomodada: a Suze está muito mais sexy e digamos, necessitada, do que nos outros livros (Jesse acredita somente em sexo após o casamento...) e Jesse não chama mais a Suze de mi hermosa, e sim de mi amada (aqui realmente não sei dizer se foi a tradução que falhou, ou se foi a autora que trocou o termo, mas não me agradou nem um pouco).

Rever o triângulo Paul-Suze-Jesse foi maravilhoso. Mas acho que o melhor foi ver como todos os personagens estão no futuro! Brad, Jake, David, Andy, Gina, Cee Cee, Adam, tia Pru, Padre Dom e até Debbie e Kelly. Quem diria!

Definitivamente, tive um momento nostalgia com o fechamento da série <3 Pude rir, chorar, me emocionar e reapaixonar a cada página nova. Suze, Jesse e Paul continuam sendo meus personagens mais queridinhos de triângulos. E eu não reclamaria se tivessem mais história de fantasmas desobedientes e confusões da vida de Suze para ler!



Excelente! Leia Agora!







13 comentários

  1. Li os primeiros seis volumes dessa série no comerço desse ano e não vejo a hora de ler Lembrança, só não gostei de saber que o Paul está de volta para atrapalhar esse meu casal favorito, pense num personagem por quem eu não simpatizo, ainda mais agora depois dessa chantagem dele... Provavelmente não irei gostar de rever esse trinâgulo Paul- Suze-Jesse, esse detalhe foi algo que não me agradou na série, mas vou ler o livro com certeza, estou super curiosa para saber sobre os destinos de todos os personagens, principalmente dos três irmãos da Suze...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ellen, não li ainda (mas quero) essa série de livros mas acho que ela parece ser realmente muito boa e a ideia da autora de escrever alguns anos depois de ter terminado a série é maravilhosa e acho até que outros autores poderiam se inspirar nela e presentear os leitores com mas livros assim, saber o que aconteceu com personagens que se tornaram queridos é realmente um sonho <3 Não posso esquecer de falar que achei linda a capa desse livro ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ellen.
    Eu amo essa série. O Jesse foi meu primeiro amor literário. Então é claro que quero ler esse. Mas antes vou ter que reler porque você citou ali os nomes dos personagens e confesso que só lembro do casal principal hehe. Nem do vilão estou lembrada hehe. Adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal a autora escrever mais um livro para a série. Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas eu sou louca pra ler essa série. Parece que esse livro também é muito bom, e se eu com certeza teria amado matar a saudade dos personagens se eu já tivesse lido os livros :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Também fui uma que devorou essa série dela quando leu. Gente, é tão gostosa de acompanhar! Rápido e fácil de ler e muito bom. E essa ideia de dar uma olhada em como estão com um livro mais maduro foi demais! Assim pra quem já leu faz tempos, ou quando era adolescente e já cresceu, acho que fica bem "igual" aos personagens, aquele crescimento deles que coincide com o seu, sei lá. Achei bacana. E estou doida pra ler. Parece ser muito bom também *-*

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ellen!!
    Não li nenhum livro da Meg Cabot!! Mas adorei sua resenha!!!
    Agora fiquei mega curiosa!!
    Vou procurar os livros da série para começar a ler!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da escrita da Cabot, tenho muito vontade em ler essa série, parece excelente, essa resenha me deixou ainda curiosa, mas para isso acontecer tenho que primeiro ter todos os volumes em mãos.

    ResponderExcluir
  8. Ai Jesus, eu preciso começar a ler essa série. Todo mundo fala muito bem da Meg Cabot, a cada resenha fico mais ansiosa

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li essa série da Meg, mas a cada resenha que eu leio fico ainda mais louca para ler logo!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Eu não li a série da Meg, mas pela sua resenha eu gostei do lançamento deste livro, quem dera se isto acontecesse com séries que eu li no passado, deve realmente ser ótimo poder rever os personagens agora mais maduros, acompanhar o que mudou em suas vidas depois de todos os acontecimentos. Como não conheço o enredo da série eu não compreendi muito o enredo, mas gostei da resenha. Espero um dia conferir.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito dessa série, e já estou doida pra ler esse livro. Amei saber que a autora ia escrever mais um livro, e já me deu até saudade só de ler sua resenha.
    Quero muito saber como a Suze e o Jesse estão, na verdade quero saber de todos os personagens hahaha
    O livro já está na minha lista de super desejados =D

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li essa série, mas cada vez que leio sobre fico mais interessada. Como já gosto do trabalho da Meg/Patricia Cabot certamente com essa serie não será diferente. E adoro o fato de como os trabalhos dela são gostosos e divertidos de ler. Sem contar que a capa do livro está linda, o que da mais vontade de ter o livro na estante! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Estou muito ansiosa para rever meus queridos personagens, ano a série A mediadora, Suze como sempre se metendo em problemas, enfim adorei de paixão, não vejo a hora de ler.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!