[RESENHA] Cidade dos Etéreos - Ransom Riggs - @intrinseca

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Recadinho do Jacob para vocês:
Cidade dos Etéreos é o segundo volume da trilogia O orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares, de Ransom Riggs, portanto, essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro! 

Em O orfanato da Srta Pegregrine para crianças peculiares, Jacob, nosso protagonista, viaja até Cairnholm, para tentar desvendar o mistério do passado do seu avô e descobrir quem o matou. Lá, ele encontra um mundo novo, onde todos os dias é 03 de setembro de 1940 (isso graças a fenda temporal em que vivem), e é habitado por crianças com poderes distintos, chamadas de peculiares. O que Jacob não sabe é que ele também é um peculiar. Seu poder é enxergar etéreos, seres do mal que roubam almas de peculiares - e que são os grandes vilões do livro.

O segundo volume da trilogia começa exatamente onde o primeiro terminou. O grupo de peculiares foge da ilha junto com a Srta. Peregrine. Mas infelizmente, a ymbryne não consegue voltar a sua forma humana ~ as ymbrynes são as protetoras dos peculiares, e elas se transformam em aves. Como o objetivo deles é sempre salvar sua ymbryne, eles decidem ir atrás de ajuda, e para isso, precisam chegar ao País de Gales.

A travessia não ocorre de forma tranquila, mas eles chegam ao seu destino. Porém, no caminho, eles acabaram perdendo todos seus pertences, exceto um baú super pesado. Nesse baú existe uma edição dos Contos Peculiares, que acaba sendo o livro guia dos jovens na jornada de encontrar outras fendas temporais seguras ~ ele contém informações mascaradas que revelam a localização de fendas secretas!

E é com a ajuda dos Contos que eles entram na primeira fenda e descobrem como libertar a Srta. Peregrine do seu corpo de ave. Mas é óbvio que fazer isso não vai ser nada fácil. Jacob, Emma, Millard e os outros peculiares partem para Londres, em uma missão arriscada, mas que poderá salvar o mundo peculiar. E claro, eles precisam fugir dos etéreos e dos acólitos.

Mas para Jacob essa missão vai trazer um novo questionamento: será que ele pertence a esse mundo, onde tem a Emma, ou ele pertence ao século XXI em sua família rica?






Estou simplesmente encantada e fascinada com o mundo que Ransom Riggs criou! Se o primeiro livro me conquistou, esse conseguiu superá-lo. É simplesmente uma história rica em detalhes, que tem de tudo um pouco: romance, batalhas, questionamentos, decisões, amizades, poderes, família. Além disso, esse é aquele tipo de livro que não te deixa ficar morno. Quando parece que a calmaria vai chegar... BAM!

A narrativa é em primeira pessoa, pelos olhos de Jacob. Ele se mostrou muito preocupado com os peculiares e evoluiu bastante desde o primeiro livro, mas ainda consegui ver um menino meio incerto sobre seu futuro e as vezes muito adolescente (o que ele de fato é). O romance com a Emma ~ menina que produz fogo com as mãos ~ ainda não me convenceu, mas isso quem sabe irá mudar no último livro?

Cidade dos etéreos nos permite conhecer bem melhor os outros peculiares, suas habilidades e suas origens por exemplo. Destaque para Millard  ~ o menino invísivel ~, Olive ~ a menina mais leve que o ar ~ e Bronwyn ~ super forte, e extremamente protetora! Claro que além dos conhecidos peculiares da Srta. Peregrine surgem outros. Inclusive animais peculiares (óin!).

A história está perfeita e impecável, e é impossível não se sentir dentro do mundo peculiar e não se apegar a alguém. E uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o ambiente real inserido no texto: os peculiares estão na Europa nos anos 40, ou seja, bem no meio da Segunda Guerra Mundial, e isso influencia e faz parte de muitas cenas, dando um toque de verdade a tudo (será que existem peculiares por aí?).

Falando em coisas que chamaram atenção... não posso deixar de falar das fotografias. Elas, assim como no primeiro volume, continuam dando um charme e toque único a obra. Mas diferente do Orfanato, em Cidade Ransom não construiu a história a partir das fotos, e sim procurou a foto perfeita para a cena já criada. Não preciso nem falar quem algumas imagens dão arrepio né? (mais alguém tem medo de fotografias antigas e bizarras?).





Outro ponto super positivo é a edição luxuosa que a Intrínseca fez! Capa dura, de um azul claro encantador, e com jacket ~sim! As folhas internas são mais ásperas e amareladas, e algumas são até coloridas. A diagramação interior segue o mesmo padrão de design do livro antecessor. Ou seja, tudo lindo demais. E vou contar uma novidade para vocês: o terceiro livro também tem capa dura (verde lindo!) e jacket. E vou contar mais uma novidade: a Intrínseca anunciou que irá lançar o primeiro livro nesse mesmo padrão! (O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares foi lançado no Brasil originalmente pela editora Leya, mas agora, os direitos da obra pertencem à Intrínseca!). Ou seja, teremos uma coleção maravilhosa para expor na estante! (e ler, é claro!).

Querem uma dica? No final do livro tem uma entrevista com o autor. Essa entrevista é muito legal e esclarecedora ~ e traz mais fotinhos bizarras ~ mas contém spoilers do livro, portanto, só leiam depois de terminar a leitura do livro!

Bem, com muitas (muitas!) reviravoltas e cenas de tirar o fôlego, Cidade dos Etéreos veio para arrebatar de vez o coração de todo mundo, e deixá-los super ansiosos pela continuação (Biblioteca de Almas).



Excelente! Leia Agora!


Obs.: quero agradecer ao meu irmão por fazer o cosplay de Millard (menino invisível) e dizer que o menino tá louco para ler o livro e ver o filme! Ah, e como eu sou a louca dos cospobres, fiz algumas fotinhos como Emma (menina do fogo) e Olive (menina que flutua). Espero que gostem!







15 comentários

  1. Arrasou nas fotos Ellen, amei :)
    Sobre o livro não sabia que fazia parte de uma trilogia, na verdade conhecia muito pouco (pra não dizer nada) da história e percebi que ela foge e muito da minha zona de conforto, rs, no entanto pode valer a pena a leitura. A edição com capa dura e jacket (que descobri o que era através do blog) tá um arraso e vou esperar o lançamento do primeiro livro nesse mesmo formato pela Intrínseca, deve ficar tão lindo quanto esse ;)

    ResponderExcluir
  2. Odeio spoilers então não li tudo da resenha, mas achei as fotos demais e pelo que li, o livro possui muitas reviravoltas e eu simplesmente AMO livros com reviravoltas!
    Acho que vou ler o primeiro da série no fim desse mês =)

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei os Cosplays de vocês hahahahaha eu estou simplesmente louca para ler este livro, li o primeiro e o segundo está a caminho da minha casa, não vejo a hora que chegue logo. Confesso que pulei algumas partes da resenha para não pegar spoilers.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li e agora com a editora dizendo que vai lançar em capa dura vou é esperar pra ter esses três assim. Essas histórias são muito boas. E se ele permanece tão de tirar o fôlego e gostoso de ler nesse segundo, ahh, vale a pena acompanhar. Romance, batalha, momentos de calmaria que duram pouco....tem tudo pra ser bom demais! As bizarrices e aquelas fotos, diagramação e toda a loucura criativa que é essa história só me fazem querer ler o quanto antes.
    E que fotos legais! Adorei ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ellen!!
    Estou louca para ler esses livros!! Ainda mais agora que vai sair o filme!! Excelente resenha!! Adorei as fotos com os cosplay.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Ellen!
    Não conhecia a série, porém como gosto muito de livros de fantasia carregados de aventuras, gostei muito da sua resenha e de saber um pouco o que acontece no livro.
    Amei as fotos, ficaram ótimas.
    “Demore na dúvida...E descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras.”(Padre Fábio de Melo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou com os dois livros na estante, mas ainda não comecei a leitura. Super ansiosa! Amei as fotos, todas lindas. E a resenha está perfeita, fiquei muito mais motivada para começar em breve a ler. As capas são lindas e a premissa me encanta. Estou muito curiosa pelo enredo e personagens. Obrigada! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou querendo muito ler essa série! Acho o enredo super diferente, e eu amei o trailer do filme, me deixou super interessada em conhecer os livros! E pelo jeito o autor continua surpreendendo nesse segundo livro. Amei essa capa! E gostei muito das suas fotos :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Meu deus do ceu, desde que eu soube do filme, estou mais do que ansiosa pra conhecer esse livro, mas todas as edições estão mais caras do que o meu bolso pode pagar. De qualquer forma, mesmo a narrativa sendo em primeira pessoa, não me tirou nada o encanto, imagino que deva ser uma história mesmo "peculiar". Queria mesmo era ler antes de ver o filme, mas estou vendo que isso não vai acontecer. Aliás, todas as imagens estão muito boas e muito bem editadas, adorei todas! Parabéns.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Ellen, tudo bem? Como quem avisa boa amiga é, obrigado pelo aviso de spoleir, ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro,apesar de já ter ele na lista de desejados, da resenha fui dando uma " olhadinha" para ver se tu tinha gostado, e pelo visto não me enganei, o que me deixa mais curiosa para conferir os livros!

    ResponderExcluir
  11. Cidade dos Etéreos parece ser um prato cheio com muitas aventuras, romance e etc, mas sinceramente livros com adolescentes não conseguem despertar meu interesse, mas eu amei as fotos, ficaram show, você como Emma ficou muito legal, e o cosplay de Millard então nem se fala... Parabéns!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Estou doida pra começar a ler essa trilogia, curto muito esse gênero e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Eu quero muito ler essa trilogia, não li a resenha do segundo com medo de pegar spoiler do primeiro, mas adorei o post.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  14. Eu li o primeiro livro e até gostei dele, mas esperava bem mais. Achei a história bem diferente, e gostei muito da escrita da autora. Mas me animei mais com esse livro, ele parece ser muito bom também, e gostei de saber que esse livro mostra mais os outros peculiares. E essa edição está muito linda, e adorei saber que a editora vai lançar o primeiro livro nesse padrão também!
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  15. Ui, arrasaram na sessão de fotos! Não li ainda, apesar das ótimas resenhas que tenho lido em blogs, mas quero assistir ao filme. Adoro fantasia e a história é "peculiar" mesmo, em todos os sentidos hahahahaha

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário!